1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gente feia favorece sobrevivência da espécie

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Ana Lovejoy, 29 Mar 2007.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Se temos uma tendência a preferir parceiros bonitos em relação a feios, porque a seleção natural não agiu até agora para eliminar gente feia do mundo? Esse grande paradoxo da evolução acaba de ser respondido por dois cientistas do Reino Unido. De acordo com seu estudo, isso acontece porque um gene que causa mutações no nosso genoma “pega carona” naqueles ligados às características que apreciamos, como a beleza. Por isso, em vez de a seleção sexual diminuir as diferenças entre nós, como ditaria a lógica, ela, na verdade, nos torna cada vez mais diferentes.

    O fato de a seleção sexual não ter nos transformado em uma espécie formada apenas por Giseles Bündchens e Reynaldos Gianecchinis é um dos argumentos preferidos dos criacionistas para derrubar a teoria da evolução de Charles Darwin. Agora, Marion Petrie e Gilbert Roberts, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, respondem. Segundo seu estudo, a evolução não age por um mecanismo tão simplista.

    No trabalho publicado na revista científica “Heredity”, do grupo da prestigiada “Nature", eles usaram um modelo computacional para verificar se um elemento que alterava as mutações genéticas em bactérias também causava impacto em espécies que se reproduzem de forma sexuada, como nós. A resposta foi um surpreendente “sim.”

    “Esse é um extraordinário dilema evolucionário. Um grande paradoxo da teoria da evolução”, disse Petrie ao G1. “Na verdade, mecanismos que nós achávamos que não tinham muita importância na seleção natural são, de fato, muito relevantes. A questão é bem mais complexa do que parece e a seleção sexual uma ferramenta ainda mais poderosa do que pensávamos.”

    Pela lógica, toda forma de seleção diminuiria as diferenças entre uma espécie em algumas gerações. Mas, na verdade, não temos nada a ganhar nos transformando em um grupo homogêneo de indivíduos. Para começar, a própria seleção natural pararia de funcionar. Afinal, se somos todos iguais, ela vai selecionar o quê? Depois, o fim da diversidade genética é um risco: sem variações dentro da espécie para resistir, uma única doença causada por uma única bactéria poderia nos dizimar a todos.

    Por outro lado, mutações também não são a coisa mais segura do mundo. “Mutações benéficas são raras”, afirma Petrie. A maioria delas causa problemas, como o câncer. Por isso, embora a falta de diversidade seja um problema, seria compreensível se a lógica seguisse seu curso e a seleção sexual diminuísse a quantidade de mutações dos nossos genes.

    Resolvendo o paradoxo, entra em cena o tal gene modificador, que os cientistas acreditavam que só agia em bactérias. Segundo a pesquisadora, o gene aumenta o número de mutações genéticas. Aumentando o número de mutações como um todo, ele também aumenta o número de mutações benéficas. Mutações essas que são selecionadas por nós, através da seleção sexual, que levamos de brinde o gene modificador, que vai aumentar o número de mutações e a diversidade, começando tudo outra vez.

    “É um círculo. Sem diversidade não há seleção sexual. Então a seleção sexual seleciona indiretamente o gene modificador, que aumenta a diversidade, que permite que a seleção sexual continue existindo”, afirma Petrie.

    Ou seja, não apenas a teoria da evolução não está errada, como ela é muito mais sutil e complexa do que pensávamos. E se não somos uma espécie de top models, pelo menos seremos uma espécie que vai durar mais tempo.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. TT1

    TT1 Dilbert

    Eu ia postar isso :g:

    Viu só? Quem disse que eu não ajudo o planeta? :clap:
     
  3. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Agora me sinto importante.
     
  4. Elminster

    Elminster Usuário

    Não entendi quase nada TT1 :ahhh:
     
  5. Eldaráto Calimanar

    Eldaráto Calimanar On the heels of his desire

    EOUL TENHU CHANÇIS !1!!11!!! :joy:
     
  6. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Ainda assim é importante escolher bem.

    Pikachu, eu escolho você.
     
  7. Danee

    Danee Demônio angelical

    soh deu um nó na minha cabeça isso..
    huasuahsuahs...
     
  8. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Eu sempre achei que a resposta para essa pergunta tava no fato da invenção do $$$.
    Afinal, a mulher esperta brinca com os que ela considera bonitões mas que são duros, mas engravidam mesmo só dos feios ricos.
     
  9. Isso sem falar nas alterações de fenótipos (também conhecidas como cirurgias plásticas) que não alteram o genótipo, que é o que vai ser passado adiante... :g:
     
  10. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Puxa, quer dizer que eu sou um inútil:think: ???? Eu pensava que eu era importante pra humanidade, e agora descubro que meus amigos feios são mais importantes que eu!!!:roll: .....brincadeirinha :mrgreen: interessante, vamos chamar o miss e mister valinor de inúteis :cerva:
     
  11. Omykron

    Omykron far above

    ser burro != ser feio ph...


    mas esse estudo só da um fundo teórico para os bebados com sindrome de são jorge. Vê um dragão e já quer meter a lança.
     
  12. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Enfim ficou reconhecida minha importância para a humanidade! :mrgreen:
     
  13. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    :lol:
     
  14. Excluído033

    Excluído033 Excluído a pedido

    oras! vide as baratas são feias, e todo mundo sente nojo delas, mas mesmo assim são as unicas que sobreviveriam numa guerra nuclear, logos os feios nada mais são que um especie evolutiva da barata! pensem nisso!

    :lol:
     
  15. Elminster

    Elminster Usuário

    Nossa Kamus disse tudo :cerva:

    Se bem que tem um fundo de verdade nisso, pois os feios pagam sua feiúra com esperteza ou din din
     
  16. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Só agora percebo...
    Minha missão neste mundo é tão... é tão... especial...

    Salvar a raça humana...
    Ai, ai...
     
  17. Sally

    Sally Un enfer de griffes et de croc

    Nossa... Fiquei feliz com essa noticia.
    Também me sinto importante agora :mrgreen:
     
  18. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eu costumava pensar só que pessoas bonitas não necessariamente têm filhos bonitos. Simples assim. Só ver a filha da Xuxa, p.ex.
     
  19. ?

    ? Banned

    Homem feio com mulher bonita costuma ter filha bonita.
     
  20. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Finalmente. O Sentido da Vida!
     

Compartilhar