• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gênesis - Robert Crumb

Phantom Lord

London Calling
(Postando novamente)

O Gênesis por Robert Crumb certamente foi um dos principais lançamentos do mundo dos quadrinhos em 2009 e como não foi comentado por aqui,crio o tópico para comentários desta importante obra do genial Crumb.
Ainda não consegui ler,só tive a oportunidade de dar uma rápida olhada e a primeira impressão foi ótima.

E aí,alguém já teve a oportunidade de ler?


Compartilho esta excelente matéria sobre a obra:


[size=large]O Gênesis de Crumb[/size]

Famoso autor de quadrinhos, ícone da contracultura, Robert Crumb ilustra o Gênesis e causa polêmica ao retratar fielmente o Deus das escrituras sagradas: cruel, tribal, patriarcal e genocida

Por Paulo Floro,editor da Revista o Grito!

Alardeado como uma das maiores obras dos quadrinhos já feita, Gênesis, do quadrinhista americano Robert Crumb ganhou o adjetivo de “monumental” e movimentou a mídia mundial. Trata de uma adaptação para as HQ’s do livro da Bíblia que conta a origem do mundo e os primeiros passos da Humanidade na Terra, segundo as escrituras. O livro teve lançamento mundial e ganhou por aqui uma luxuosa edição da Conrad. O que chama atenção é a proposta radicalmente realista de Crumb, ícone da contracultura, atualmente com 66 anos e morando na França. O Deus em seus traços é carregado de raiva, de cabelos e barbas longuíssimas. Cada trecho do Gênesis foi reproduzido fielmente, sem pormenorizar trechos mais crueis, como os dois genocídios cometidos pelo Todo-Poderoso, um durante o Dilúvio que se abateu sobre a Terra e outro quando derramou uma chuva de fogo e enxofre nas cidades de Sodoma e Gomorra. Sem falar nos incestos, sacrifícios e misoginia. “Eu não acho que o Gênesis seja um lugar ideal para se procurar por moral e espiritualidade”, afirmou Crumb em entrevista à agência internacional AP.

Polêmico, o autor preferiu não fazer interpretações próprias do livro, mas teve consciência de que seu trabalho iria incomodar muitos religiosos. Numa das conversas que teve para promover a obra no Brasil, ele disse à jornalista Rosane Pavam que dos judeus ortodoxos ele aguarda a repulsa por ter reproduzido a imagem de Deus. Dos cristãos fundamentalistas, ele espera pelo pior por conta de sua obediência ao texto, muitas vezes modificado, das escruturas. O autor utilizou a tradução recente de Robert Alter e, no decorrer do livro, existem diversas referências e anotações, fruto de muita pesquisa e estudo de Crumb para fazer a obra.

Conhecido por seus trabalhos underground recheados de sexo e drogas, entre eles o gato Fritz e Mr. Natural, causa espanto a fidelidade e por não dizer respeito que o autor teve ao adaptar. Na introdução, chega a se desculpar por ofender os religiosos que lerem o livro. Sua grande sacada é mostrar que, sem escárnio, bastou reproduzir o livro bíblico fielmente para deixar explícito as contradições e idiossincracias que aos nossos olhos, hoje, soam repulsivas. Como contextualizar um Deus tão vaidoso e genocida nas religiões atuais, que, ao menos no discurso pregam justamente o contrário? Desenhando esses acontecimentos, Crumb leva o leitor ao susto diversas vezes. Seu traço está mais contido, menos deformado, mas sem arroubos, ele apresenta um mundo onde Deus age de forma intempestiva, por vezes histérica e extremamente patriarcalista. Está tudo na Bíblia dos cristãos e na Torá dos judeus.

“Se minha interpretação literal e visual do Gênesis ofende alguns leitores, em minha defesa só posso dizer que me aproximei dele como um trabalho meramente ilustrativo, sem intenção de ridicularizar nada nem fazer brincadeiras visuais”, se defende o autor, na introdução da obra. Ateu, Crumb disse que se dedicou a estudar o Gênesis e seus comentários a cada capítulo são fontes importantes para entender como era o pensamento na época em que aqueles textos foram escritos. “É muito primitivo”, afirmou. O projeto foi iniciado em 2005 e só no início deste ano ficou pronto.

No Brasil, os evangélicos e católicos não se manifestaram quanto ao lançamento. Mais por ignorância do que qualquer outra coisa. Mas com certeza não seria a obra ideal para apresentar aos fieis. No entanto, por aqui, a capa foi modificado, optando por um preto mais sóbrio, em oposição à capa original que mostra Adão e Eva sendo expulsos do Éden. A opção teve como intuito conter as reações negativas por parte dos evangélicos.

attachment.php

Mesa de trabalho de Crumb para feitura de Gênesis em foto divulgada pela New Yorker


Força editorial
Tido como um dos mais importantes artistas do século 20, Crumb conseguiu reunir bastante mídia para o seu Gênesis. Para começar, foi feito um lançamento mundial em mais de 12 países, Brasil incluso. Com isso, a obra ganhou um status há muito não alcançado por uma HQ. Talvez nem Will Eisner (Spirit, O Edifício, Avenida Dropsie), um dos autores mais lembrados pela cultura popular quando o assunto é quadrinhos.

Meses antes, uma das revistas mais influentes dos EUA, a New Yorker – da qual Crumb é colaborador – publicou trechos do Gênesis. O retorno foi grande, o que gerou grande burburinho em sites especializados e até na grande imprensa. No Brasil, a revista piauí deu capa e reproduziu trechos do livro em suas páginas. Nos EUA, Gênesis é a HQ mais vendida segundo o jornal New York Times, em primeiro lugar desde a semana passada.

Nascido em 1943, na Filadélfia, Crumb mora desde 1991 na França, ao lado de sua mulher Aline Kominsky, também cartunista. Neste auto-exílio, o autor passa a maior parte do tempo ouvindo discos antigos e lendo bastante. Mesmo após 18 anos no país, ele ainda não sabe falar francês e sai pouco de casa. Nos últimos anos tem se dedicado integralmente aos desenhos. Além do Gênesis, tem feito histórias curtas para revistas como a New Yorker em parceria com Aline e recentemente topou fazer um projeto para a revista de moda e comportamento W, onde contou a trajetória feminina através dos séculos. Em uma série de paineis, ele retratou desde as mulheres nos tempos das cavernas até a soldado Lyndee England, que torturava prisioneiros no Iraque, em 2003.

Atualmente, Gênesis ganhou uma exposição no Hammer Museum, em Los Angeles, com todas as páginas dos 50 capítulos do livro. Depois de anos curtindo seu exílio, Crumb lida agora com a boa repercussão de seu livro e com as novas tecnologias que lhe batem a porta. Quem duvida vermos Crumb em iphones e e-readers em breve?



Capa da Edição Brasileira:
attachment.php


Capa publicada no Exterior:
attachment.php




[size=medium]Leia o trecho inicial do Gênesis por Robert Crumb[/size]
 
Eu passei por ela numa banca a quase dois meses e me arrependo muito de não ter comprado, mas ela vai entrar para minha lista de compras, porque depois do que li sobre a obra, a vontade de ler cresceu muito.
 
Eu nunca tive interesse, mas depois que li essa resenha do Sidney Gusman, aí foi que não tive vontade de ler mesmo [e é bem caro, né?]

E, sei lá... Ainda dá para ser iconoclasta ou contestador em se tratando de Bíblia?... Para mim é chutar quem está caído.
 
Eu to lendo desde o início do ano. Um ou ou dois capítulos por vez. É uma obra bem densa, o desenho bem detalhado, o texto constantemente cheio de referências. É um puta trabalho. Eu recomendo.
 
obnóxio disse:
E, sei lá... Ainda dá para ser iconoclasta ou contestador em se tratando de Bíblia?... Para mim é chutar quem está caído.

Acho que essa não foi a intenção dele. É só uma adaptação mesmo, o mais fiel que ele pôde.
 
Wilson disse:
Acho que essa não foi a intenção dele. É só uma adaptação mesmo, o mais fiel que ele pôde.
É verdade. Ele até tinha comentado que "a Bíblia não precisa ser satirizada. Ela já é tão louca" (aqui).

Mas se não é crítica, sátira e nem ao menos a visão dele, vira só "A Bíblia ilustrada por Robert Crumb".

Daí pode ser interessante para quem gosta do estilo dele ou de arte em geral, acho, ou da Bíblia.
 
Quando a notícia de que Robert Crumb, o grande nome da contracultura, faria uma versão em quadrinhos do primeiro livro da Bíblia, todos ficaram surpresos. Os trabalhos que tornaram Crumb famoso passam bem longe da religiosidade, assim como ele mesmo, um ateu. Suas histórias são “marginais”, com muita droga e sexo, que nos anos 70 confrontaram os valores morais ocidentais. Então como o nome mais aclamado dessa cultura underground decidiu ilustrar justamente o primeiro livro da Bíblia? E mais: qual seria o resultado desse trabalho? Em 2009, todos ficaram sabendo. O resultado foi Gênesis, uma obra que leva a sério o livro que “fundou” a cultura ocidental, que ressalta cada passagem escrita, reescrita e editada tantas vezes através dos séculos.

Para quem não sabe – o que é difícil –, o livro Gênesis narra a criação do mundo por Deus e também a história dos primeiros povos que habitaram a Terra e que deles descendem toda a humanidade. É o livro que fala de Noé e sua arca construída para sobreviver ao dilúvio provocado por Deus; da vida de Abraão, Isaac e Jacó; da destruição de Sodoma e Gomorra e, por fim, fala de José, um dos filhos de Jacó, que ascendeu no Egito. Crumb, antes de dar início ao quadrinho, explica ao leitor como escolheu o texto a ser utilizado nesse trabalho, levando em conta as várias versões existentes da Bíblia, e ressalta também que o utiliza na íntegra, uma prova do respeito pelo que iria ilustrar.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo