1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. BLIND WIZARD

BLIND WIZARD Ice Ice Baby

Eu estava lendo sobre generos líricos, quando me fiz algumas perguntas.
    O Hobbit pode ser consciderado uma fábula? Eu sei que ele provavelmente é do Genero Narrativo (romance), pelo menos é nisso que Senhor dos Anéis se encaixa, mas ele tem muitas caracteristicas de fabula, talves possa ser consciderado uma.

2. Arnostalion ¥

Arnostalion ¥ Usuário

Também já pensei nisso. A linguagem do O Hobbit é notadamente mais "infantil" do mesmo modo como são escritas as fábulas em geral...Por isso acho que ele é uma mistura dos dois gêneros.

3. BLIND WIZARD

BLIND WIZARD Ice Ice Baby

Se não me engano, em fábulas, é nescessaria (ou no minimo comum) a presença de perssogens como animais ou objetos falantes e isso é encontrado em O Hobbit.

4. Mith

Mith This server is too busy!

A idéia inicial de O Hobbit era de uma história para os filhos de Tolkien. Talvez ele tenha fugido um pouquinho da maneira de narrar por ser um livro meio infantil, assim, com aparência de fábula. :P

5. Witchking

Witchking Usuário

se formos partir da ideia d q o hobbit era uma fabula, entaum o senhor dos aneis tbm era, ja q Gwaihir, o Senhor das Grandes Águias à época da Guerra do anel, tbm falava e era um animal, obviamente...

6. Mith

Mas estamos fazendo apenas suposições, Witchking. Nada está decidido se é ou não uma fábula. Pela sua idéia, O Silmarillion também seria, já que Huan, o Cão dos Valar também fala (mesmo que lhe seja permitido tal fato apenas 3 vezes se não me engano). :P

7. Se não me falha a memória, toda fábula deve trazer a Moral da História no final, né? Nesse caso... fiquei confusa. :eek:

8. Witchking

Witchking Usuário

exatamente mith... mas axo q as obras d tolkien tem um poko d tudo q existe na literatura, vcs naum axam?

9. Eönwë Ð

Eönwë Ð Arauto de Manwë

Não não consideraria um fábula mas sim uma história de ficção. É como: toda fábula tem, por exemplo, animais falantes mas nem toda história que tem animais falantes é fábula. :mrgreen:

10. Imrahil de Dol Amroth

Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

Fabula tem que ter "moral da história", não é?

11. Mith

Fábulas tem que ter sim uma moral no final da história. Mas eu acho que não estamos dizendo que O Hobbit é uma fábula, acho que estamos considerando que tem pelo menos as características de uma fábula. Entendem? :uhum:

Witchking, acho que ter um pouco de cada gênero da Literatura já é meio exagero, não? :lol:

12. Erunámo Lótuion

Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

Exato, até porque o Hobbit se baseia basicamente numa narrativa, que é um etilo do prosa. Sem ser muito especifíco, mas há outros gêneros, dissertação, etc...
    Também há o lirismo dentro do Hobbit, na forma de poesia e canções.

Mas daí a falar que existem todos é forçar a amizade. :wink:

13. Gollum_SDA

Gollum_SDA Usuário

Eu acho que ele é uma mistura de fábula com narrativa.

Compartilhar