• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gen – Pés Descalços (Hadashi no Gen, 1973)

Quadrinhos sao quadrinhos. sendo manga ou Hq.
Existem algumas diferenças quanto aos traços, forma de ler (De tras para frente)e pra mim a diferença mais significativa e que no manga existe uma senseçao de movimento que nao se transparece muito na maioria das Hqs.

Quanto a questao dos olhos... no Gen sao diferentes sim mas isso nao o descaracteriza como sendo do estilo manga na questao dos traços. isso e apenas uma variaçao de sub-estilo.

Sub estilos de manga :
-Shojo: Dirigido ao publico adolescente, tanto masculino como feminino. O traço desse estilo é caracterizado pelas pernas desproporcionais, olhos extremamente brilhantes e nariz/rosto mais fino que o normal.

-Shonen: É um estilo mais puchado para comics,que geralmente cativa mais os garotos. Os personagens são "super fortes" e com um fisico de halterofilista. São grandes, fortes e bonitos. As garotas desse estilo tem o corpo bem tornedo, seios "durinhos" e são impecáveis.

E não só classificações qto ao traço, mais qto ao enredo. Eles podem ser classificados como:

-Seinen: Enfoca vida social, trabalho, esportes como hipismo, automobilismo..... Esse tipo, tem objetivo o publico alvo masculino/adulto.

-Gekiga: Estilo dramático, sem nenhum traço de humor ou olhos grandes e expressivos. São histórias no estilo "Lobo Solitário" ou "Vagabond".

-Josei: Tem um enfase em trabalhos domésticos (!), e é dedicado as donas de casa e as "feministas de plantão" seu traço tem caracteristicas basicas o shojo.

-Hentai ou ecchi: É um estilo muito conhecido aqui no Brasil pelos garotos. É o pornô japones, mangás eróticos. Não tem muito valor no Japão devido a maioria serem trabalhos amadores e sem estrutura básica. No Brasil, são admirados por muitos, mas por quem realmente gosta de mangá, são odiados.

-Yaoi ou shoujo-ai: É o tbm chamado "Bishônen". É dirigido ao publico feminino e eo publico homossexual, devido a enfocar histórias com relacionamentos com pessoas do mesmo sexo.

-Aniparô: São paródias com temas de anime, games e outras coisas. Geralmente são tabalhos amadores realizados por fanzineiros japoneses.
 
The Berserk disse:
Quadrinhos sao quadrinhos. sendo manga ou Hq.
Existem algumas diferenças quanto aos traços

Isso é puramente cópia descarada do estilo de traço do Tesuka.

forma de ler (De tras para frente)

Não não, isso é coisa do país mesmo quanto a essa direção na leitura. Não deixa de ser mangá por estar da esquerda pra direita.

e pra mim a diferença mais significativa e que no manga existe uma senseçao de movimento que nao se transparece muito na maioria das Hqs.

Ainda cópia descarada do estilo de movimento do Tezuka, que era mesmo dinâmico. E também faz parte do estilo dele esse enfoque mais cinematográfico. Influência do Max Fleischer, né.

E quanto a isso ser incomum nos gibis ocidentais, tá simplesmente errado. As linhas de movimento fazem toda a diferença nesse caso. Inclusive muita gente lá na pequena ilha usa isso como muleta.

E também, parece que você tá pegando pouquissimos exemplos pra fazer uma afirmação tão taxativa, sendo que existem dezenas de estilos diferentes de desenho no mundo ocidental dos gibis. :?

quanto a questao dos olhos... no Gen sao diferentes sim mas isso nao o descaracteriza como sendo do estilo manga na questao dos traços. isso e apenas uma variaçao de sub-estilo.

O que se define como "estilo mangá" e que se difere do suposto "estilo comics" (isso já tá errado, porque comics têm uma variedade grande de estilos, principalmente variando de desenhista pra desenhista) é aquele toque mais cinematográfico mesmo.

Sub estilos de manga

O fato de essas vertentes serem seguidas acima do estilo próprio do autor é muito triste pra mim.

PS: Eu não li Gen ainda. :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo