• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gays

Na Idade Média havia casos de homossexuais, mesmo isso sendo reprimido e tal. Em outras culturas havia a necessidade de procriar, mas mesmo assim havia caso de homossexuais. Ambos não acontecem com os indígenas.

Bom, o Menegroth falou que há casos, então não sei. Foi um cacique que falou, e ele me parecia bastante convicto. Mas confesso que não cheguei a pesquisar a respeito.
 
Haran, isso me parece algo que ele tenha falado meio sem pensar muito, meio que querendo dizer "eu nunca vi índios homossexuais", mesmo porque ele é chefe de só uma tribo, e não acho que ele saiba detalhes sobre todos os indígenas do Brasil ou seja lá o universo ao qual ele estava se referindo. Quer dizer, ele fala sobre o que ele conhece, mas não tem como garantir que não existam índios gays.
 
Haran, isso me parece algo que ele tenha falado meio sem pensar muito, meio que querendo dizer "eu nunca vi índios homossexuais", mesmo porque ele é chefe de só uma tribo, e não acho que ele saiba detalhes sobre todos os indígenas do Brasil ou seja lá o universo ao qual ele estava se referindo. Quer dizer, ele fala sobre o que ele conhece, mas não tem como garantir que não existam índios gays.

Eu tive algumas aulas de antropologia na faculdade, o professor nos passava alguns textos para ler. Um deles tinha o nome de 'O arco e o cesto' (ou 'O cesto e o arco'), que tratava justamente da reação da tribo aos índios homossexuais.

Felizmente consegui encontrar um trecho de uma análise do texto:

Quando começamos a ter contato com a literatura antropológica lemos a obra de Pierre Clastres, “O arco e o cesto”, divulgada em 1966 numa revista francesa de Antropologia, que nos causou grande impressão, por enfocar a homossexual sob um ângulo muito diferente do que estávamos acostumados a olhar. O trabalho foi baseado em pesquisa realizada pelo autor entre os índios Guayaki (do Paraguai), onde a oposição entre homem e mulher era muito clara, organizava e dominava toda a vida quotidiana. No grupo em questão, os homens caçavam com arco e flecha e as mulheres coletavam alimentos na floresta com um cesto. Segundo o autor, a oposição entre homem e mulher era perpetuada através de um sistema de proibições recíprocas: era proibido às mulheres tocar o arco dos caçadores e aos homens tocar no cesto. Qualquer transgressão acarretaria o “pané”, como por exemplo, a má sorte na caça, o que seria desastroso na economia guayaki. Quando um homem não conseguia se realizar como caçador, ele cessava de ser homem, era obrigado a abandonar o arco, inútil para ele, e, renunciando à sua masculinidade, “trágico e resignado” se encarregava de um cesto.

No exemplo apresentado o “pané”, que antecede a renúncia à masculinidade, é um azar, não tem uma base orgânicas e nem é explicado por uma falha na socialização (na identificação com os modelos masculinos), embora possa ser causado pelo desrespeito a um tabu (ser homem e segurar um cesto, o que, em última analise, é um desvio, geralmente “voluntário”, do padrão masculino).

Entre os guayaki estudados por Pierre Clastres, haviam dois casos de homens que foram “obrigados a renunciar à masculinidade” por serem “pané”, mas, o comportamento deles era muito diferente. O primeiro era viúvo e objeto de zombarias, pois, era desintegrado do meio masculino e feminino (não acompanhava os homens à caça e andava com as mulheres, mas, carregava o cesto que uma mulher dera a ele de modo diferente delas e apanhava algumas caças, pouco valorizadas, com a mão). Era um escândalo, como explicou o autor, pois, era homem sem ser caçador. O segundo caso de “pané” era o de um homem que vivia como uma mulher (adotara atitudes e comportamentos peculiares ao sexo feminino) e que, apesar de “pederasta oficialmente reconhecido”, não chamava atenção e não era objeto de zombaria, pois, era integrado ao meio das mulheres. Analisando os dois casos, o autor comenta que o primeiro era anormal e introduzia na sociedade um fator desordem, enquanto o segundo era, até certo ponto, normal.

No exemplo dado, dois homens são “obrigados” a desistir de ser homem por incompetência na função de caçador (econômica), mas, só um adota atitudes e comportamentos peculiares ao sexo feminino. O que não tornou-se mulher é caracterizado pelo autor como: desintegrado, ocioso, nervoso e descontente. O outro fazia os trabalhos com arte, era adaptado, sereno, à vontade e integrado ao meio feminino.

Fonte: link gigante

De qualquer forma, isso é o que acontece em uma tribo, assim como cada grupo (sociedade, povo, enfim) tem sua peculiaridade, cada tribo deve tratar a homossexualidade de uma forma.
 
Vi um indígena afirmando que nas comunidades indígenas não há casos de homossexualismo. O que pode-se concluir sobre isso? Será que o homossexualismo é algo exclusivo de brancos ou outras raças, e não da raça indígena? Seria isso uma evidência que o homossexualismo não é tão natural assim para humanos? Será que ele só surge em comunidades mais complexas (como Grécia, e tal), longe do bom selvagem, se é que isso existe?

P.S.: favor evitar frescuras sobre o termo "raça".

Gostaria de saber onde você viu isso, Haram. Enfim, não sou antropólogo ou algo do tipo, mas acredito que a cultura influencia sim a opção sexual do indivíduo, mas creio que um índigena, mesmo sendo cacique de uma tribo, não reflete na realidade de toda uma raça (evitando o sentido negativo de "raça"). Ele pode se referir a sua tribo nos últimos 30, 40 anos, entretanto não podemos considerar sua afirmação válida para os últimos 4.000 anos, por exemplo.

Devem existir casos de indígenas homossexuais (óbviamente raros, afinal nunca vi tão pouco conheço alguém que viu um índio viado :lol:). Acredito que eles devem de alguma forma serem excluídos da convivência na tribo e tão pouco serem relatados, esses casos, a qualquer antropólogo que chegue com jeitinho perguntando:

- E aí? Tem alguma bicha nessa tribo?
 
To com sono para ler o pricípio da discussão, mas vou responder de qualquer maneira.
Claro que existem indios gays (lembrar de postar uma frase do Proust da outra vez que visitar isso aqui)! O que muda é a recepção da tribo perante esses membros, exatamente como em nossa sociedade. Não faço antropologia, mas como graduando em história com algumas informações etnográficas, acho que posso opinar um pouco.
Tem algumas narrativas mitológicas reunidas por Leonardo Boff que falam sobre um índio que coletou um pedaço de madeira semelhante a um falo e o guardou, "para usar mais tarde". O pajé da aldeia tomou conhecimento disso e untou o objeto com uma resina "apimentada". Quando o 1° indio foi cumprir suas intenções, obviamente não obteve bons resultados. Essa história seria uma lição de moral para assustar os meninos sobre os desejos homossex.
Isso em uma tribo.
Porem, tem uma etnia no que habita o Norte do País (depois busco melhor a informação) que trata melhor seus gays. Há relatos históricos de um individuo que se sentia como uma mulher em corpo de homem, e era tratado como uma, inclusive tendo uns dias por mês de "descanso", que seriam os dias da menstruação. Para essa sociedade, ser homem não é apenas nascer com um pênis, é preciso se sentir homem :)
 
Gente, calma! Estão falando de antropologia, pois bem, eu faço Ciências sociais na Unicamp, ou seja antropologia também! No caso do cacique ter dito que não Gays em sua tribo, o que não pode ser generalizado, pode ser verdade ou não, seria o mesmo que um pai dizer que seu filho não é gay simplesmente pq ele não quer admitir. Tem tribos que repudiam esse tipo de atitude, assim como fez, e ainda faz, a nossa sociedade, se não há essa ocorrência é pq é mal vista, mas se é mal vista tem que ter ocorrido pelo menos alguns casos, não há como você achar algo ruim sem cogitar a sua existência, então cai por terra o argumento que isso só surgiu em sociedades como a nossa. Como foi dito há tribos indígenas em que o homossexualismo não é mal visto e é bem aceito, os gays podem se comportar como mulheres, são aceitos assim, vivem entre elas e fazem suas tarefas, segundo o que eu li a tribo aceita mas existe também alguns indígenas que não concordam plenamente, mas como em todas as sociedades há excessões, e eles seriam essa.
É bom lembrar que as sociedades indígenas, ou qualquer outra não é menos complexa do que a nossa, tampouco segue padrões, como normalmente queremos enxergar, também é complexa, tem casos e casos e estão muito distantes de serem semelhantes umas as outras.
Então pessoal, por tudo que eu li homossexualismo não é doença, nem causado por fatores apenas sociais. São vários fatores atrelados que levam uma pessoa a ser homossexual, hetero, ou qualquer outra opção que lhe seja conveniente, esses fatores são psicológicos, biológicos e sociais!:mrgreen:
 
Eu ouvi dizer qie em algumas tribos, quando aparecia algum menino meio "afeminado"
ele era isolado e era ensinado para ser o próximo "conselheiro espiritual" da tribo, pq só alguém muito abençoado pelos deuses para receber no mesmo corpo dois sexos diferentes!
Mas de qualquer jeito, pode parecer preconceito mas não entra na minha cabeça, não consigo me acostumar com a ideia dessa banalização de absurdos que anda acontecendo na mídia, entre esses absurdos, a homossexualidade.
Não é natural gente, não tem fim biologico!!! Para mim é inaceitável...
 
Eu ouvi dizer qie em algumas tribos, quando aparecia algum menino meio "afeminado"
ele era isolado e era ensinado para ser o próximo "conselheiro espiritual" da tribo, pq só alguém muito abençoado pelos deuses para receber no mesmo corpo dois sexos diferentes!
Mas de qualquer jeito, pode parecer preconceito mas não entra na minha cabeça, não consigo me acostumar com a ideia dessa banalização de absurdos que anda acontecendo na mídia, entre esses absurdos, a homossexualidade.
Não é natural gente, não tem fim biologico!!! Para mim é inaceitável...

Cada um faz suas escolhas, eu por ser heterossexual, não me acho melhor ou pior do que um homossexual, não é a atração por pessoas do mesmo sexo que vai determinar seu caráter, são suas atitudes. Acho que cada um na sua, respeito é a base de toda relação interpessoal.
 
Cada um faz suas escolhas, eu por ser heterossexual, não me acho melhor ou pior do que um homossexual, não é a atração por pessoas do mesmo sexo que vai determinar seu caráter, são suas atitudes. Acho que cada um na sua, respeito é a base de toda relação interpessoal.
Eu sei disso, escolhas são pessoais e tal. não saio matando os gays que vejo, até porque tem na minha família. Mas eu não consigo encarar com naturalidade, não consigo banalizar... Vai ser sempre uma coisa muito estranha para mim, entende?
 
Eu ouvi dizer qie em algumas tribos, quando aparecia algum menino meio "afeminado"
ele era isolado e era ensinado para ser o próximo "conselheiro espiritual" da tribo, pq só alguém muito abençoado pelos deuses para receber no mesmo corpo dois sexos diferentes!
Mas de qualquer jeito, pode parecer preconceito mas não entra na minha cabeça, não consigo me acostumar com a ideia dessa banalização de absurdos que anda acontecendo na mídia, entre esses absurdos, a homossexualidade.
Não é natural gente, não tem fim biologico!!! Para mim é inaceitável...

Reflita sobre as suas atitudes e pondere o que nelas é natural ou com fim biológico?!
Posso citar exemplos caso queira, mas com certeza achará muitos mais!

Exemplos cotidianos:

Pq vc usa roupas diferentes para dormir, para ficar em casa e para ir em uma festa?
Fim biológico: manter-se aquecida, protegida, mas pra isso não presicam ser roupas diferentes ou vc se importar com a cor e modelos.
Natural: olha os índios...eles não são naturais, mas se fosse natural todas as sociedas estariam vestidas!

Pq vc, ou as pessoas hetero consideradas por vc naturais e normais, usam camisinha pra fazer sexo?

Fim biológico: o oposto né?! faz sexo por prazer não pra reprodução, ã?! Caiu na mesma dos gays

Natural: o natural é fazer por prazer...por isso não somos animais irracionais ( não só por isso, mas tambem por isso!)


Bom, espero que tenha entendido...:D
 
Ha sei la eu acho q vai de cada um!
Eu respeito quem é homossexual mas eu não acho normal isso é certo mas...
Ha mas por outro lado sei la se a pessoa se sente bem do jeito q é...
Abraço!
 
Última edição:
É engraçado ver isso no index:
attachment.php


Ele deve ter posse de vários indivíduos.
 

Anexos

  • dirhil.JPG
    dirhil.JPG
    1,4 KB · Visualizações: 204
Ok

Mariana Hoffman disse:
Não é natural gente, não tem fim biologico!!! Para mim é inaceitável...

O ser humano não funciona apenas biologicamente.

Se fosse assim, vc não se apaixonaria, não amaria. Você pegaria qualquer homem na rua, em épocas de reprodução. Não deveria haver escolhas se ele é branco, preto, alto, baixo, gordo, magro, novo ou velho.

Se vc tem o livre arbítrio pra escolher essas e outras características para gostar de alguém, pq alguém não pode escolher se é homem ou mulher?


Shazan disse:
Ele deve ter posse de vários indivíduos.
Na verdade eu construí uma imagem promíscua aqui no Fórum. Já chegaram a fazer PIADAS com o fato de que eu morreria de Aids. Eu já me chateei com muitas pessoas aqui do Fórum, por conta disso. O que eu faço ou deixo é problema meu. Mas vejamos, muitas coisas mudam. Inclusive as pessoas. E o que ninguém notou agora, é que eu sou uma pessoa fiel. E como estou namorando atualmente, eu estou fiel.

Me interesso por outros caras e por outras gurias. Mas não concretizo nada, por respeito e por gostar mais com quem estou. Essa imagem que a Valinor possui de mim é algo que me cansa. Mas tento não me irritar mais com isso.
 
Eu tenho vários amigos gays, amigos mesmo, daqueles que você sabe que pode contar a qualquer momento, dão colinho, carinho, compartilham confidencias, dão puxão de orelha quando preciso, te fazem sentir bem nos piores momentos da sua vida. Confesso que ainda não desconheço esse fato entre nascer gay e escolher ser um. Eu e o Dirhil já discutimos isso, de forma saudável, e já comentei diversas vezes com outras pessoas do Fórum também. Mas, o que mais me importa é saber respeitar este espaço, a opção de vida.

Na verdade eu construí uma imagem promíscua aqui no Fórum. Já chegaram a fazer PIADAS com o fato de que eu morreria de Aids. Eu já me chateei com muitas pessoas aqui do Fórum, por conta disso. O que eu faço ou deixo é problema meu. Mas vejamos, muitas coisas mudam. Inclusive as pessoas. E o que ninguém notou agora, é que eu sou uma pessoa fiel. E como estou namorando atualmente, eu estou fiel.

Me interesso por outros caras e por outras gurias. Mas não concretizo nada, por respeito e por gostar mais com quem estou. Essa imagem que a Valinor possui de mim é algo que me cansa. Mas tento não me irritar mais com isso.

Di, o problema na verdade é que a humanidade tem a mania de julgar os outros antes de conhecê-la. Aqui no Fórum então, noooooooossa, nem se fala...a pessoa pode nunca ter visto você antes ou conversado com você nem sequer por MSN ou MP, o que for, mas qualquer coisa que você diga e o outro não goste é motivo pra ser julgado de forma errada.

Você tá certo em ignorar, tem certas coisas que machucam mas se você ficar se preocupando com isso não vive. Você é independente, tem sua própria vida, aqui ninguém paga suas contas, então não deve satisfações ou explicações qualquer pra ninguém.

:kiss::abraco:
 
Thatá disse:
Di, o problema na verdade é que a humanidade tem a mania de julgar os outros antes de conhecê-la. Aqui no Fórum então, noooooooossa, nem se fala...a pessoa pode nunca ter visto você antes ou conversado com você nem sequer por MSN ou MP, o que for, mas qualquer coisa que você diga e o outro não goste é motivo pra ser julgado de forma errada.
Pior é pessoa que só vê e pensa que tem intimidade e sabe tudo da sua vida. Com esses sim eu me irritei muito já.

Sei que o comentário do Shazan não foi por maldade. Mas são piadinhas assim, na "não-maldade" que acabam saturando muitas vezes.
 
Di, o problema na verdade é que a humanidade tem a mania de julgar os outros antes de conhecê-la. Aqui no Fórum então, noooooooossa, nem se fala...a pessoa pode nunca ter visto você antes ou conversado com você nem sequer por MSN ou MP, o que for, mas qualquer coisa que você diga e o outro não goste é motivo pra ser julgado de forma errada.

Você tá certo em ignorar, tem certas coisas que machucam mas se você ficar se preocupando com isso não vive. Você é independente, tem sua própria vida, aqui ninguém paga suas contas, então não deve satisfações ou explicações qualquer pra ninguém.

:kiss::abraco:

Isso é fato, não tem discussão, muitos julgam MESMO sem ao menos conhecer, forçando a ter que criar uma "imagem" ou um tipo de "capa", para que depois da "capa" ter passado no "julgamento", possa ser conhecido o "conteúdo". Isso é tão absurdo, e principalmente ( penso eu ) que isso ocorre com os homosexuais, ou até mesmo, apenas amigos de homosexuais. Infelizmente, essa é nossa sociedade.
 
Isso é tão absurdo, e principalmente ( penso eu ) que isso ocorre com os homosexuais, ou até mesmo, apenas amigos de homosexuais.

Nossa.... ponto crucial.

O velho ditado "diga-me com quem anda que te direis quem é", é uma das coisas mais chatas para os heteros que são amigos de homo.

E isso acaba criando barreiras: heteros ficam com receio de ser amigos de homos; homos não acreditam que aquele seu amigo gostosão seja hetero; e por aí vai.
 
Pior é pessoa que só vê e pensa que tem intimidade e sabe tudo da sua vida. Com esses sim eu me irritei muito já.

Sei que o comentário do Shazan não foi por maldade. Mas são piadinhas assim, na "não-maldade" que acabam saturando muitas vezes.


Isso é ainda mais comum aqui no Fórum, aliás, em qualquer outra comunidade virtual. No fundo todos julgam sem saber, o que incomoda demais, mas realmente pior é aquele que nem sabe quem você é na realidade e se acha o "amigão íntimo". :roll:


Isso é fato, não tem discussão, muitos julgam MESMO sem ao menos conhecer, forçando a ter que criar uma "imagem" ou um tipo de "capa", para que depois da "capa" ter passado no "julgamento", possa ser conhecido o "conteúdo".

Sabe, houve uma época em que eu realmente me incomodava com isso e me sentia mal, hoje sinceramente eu quero que todas se explodam. Eu sou quem sou, ninguém vai me mudar, se incomodo alguém então a pessoa que pare de vasculhar e se intrometer na minha vida e cuide da própria.
O Di tem toda razão, é f*** você ficar sendo julgado e lendo certas piadinhas tolas. Tudo tem seu limite, respeito é bom, sempre!


O velho ditado "diga-me com quem anda que te direis quem é", é uma das coisas mais chatas para os heteros que são amigos de homo.

E isso acaba criando barreiras: heteros ficam com receio de ser amigos de homos; homos não acreditam que aquele seu amigo gostosão seja hetero; e por aí vai.

Cara, eu tenho amigos homo assim como tenho amigos heteros e bi...nunca vi problema nisso. Muito pelo contrário, as vezes me sinto muito mais a vontade em determinadas situações ou com algumas conversas com os homo e bi do que com os heteros. Eu as vezes brinco com um amigo meu que é o estilo "gostosão" e homo, falo que ele é um desperdício de homem...no começo eu tinha receio de magoar, mas ele mesmo começou a brincadeira e hoje em dia rimos disso. Mas tudo na boa, e não faço a brincadeira com quem não tenho intimidade.

É bem como disse o Pips, as pessoas tem medo do incomum. Elas não aceitam quem seja diferente delas, seja qual for o ponto de vista...infelizmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo