Thorin Escudo de Carvalho
Part-time Ninja
Eles foram de esquisitos à rejeitados e tiveram que agüentar a zoação da galera por um bom tempo. Agora, os nerds viraram o sonho de consumo de muitas meninas e jão considerados os namorados ideais. Saiba o porquê.
Achei essa informação no site da revista Capricho.Ele senta no fundo da sala, usa óculos, é cheio de espinhas, não se dá muito bem com as meninas e quando está sozinho costumar ler um livro enorme de física quântica e, em poucos segundos, já consegue devorá-lo. Esquece tudo isso! Isso que você acaba de ler é um estereotipo fajuto de um nerd.
Atualmente, eles cresceram, apareceram e mostraram que a inteligência não está sempre ligada com a estranheza e são disputados pelas mulheradas. O interesse de ambos esses caras, porém, não gira só em torno do conhecimento. Apesar de serem vistos como os tímidos e sem ação, eles caíram nas graças da mulherada e já estão no ranking das tribos mais adoradas por elas. Renata Furtado, dona da comunidade “Eu amo nerds”, diz que a idéia surgiu no interesse em saber se alguém mais no mundo amava os nerds. “Me surpreendi com o resultado, já que essa é a minha comunidade mais popular no orkut”, diz ela.
Mas você deve estar se perguntando “Nerds se dão mal com garotas, não se dão?!”. Sandino prefere dizer que problemas com relacionamentos são normais e acontecem com todas as pessoas. “Timidez, insegurança nas relações interpessoais e dificuldades em fazer novas amizades não são únicas dos nerds”, diz. Mas isso não é problema para a estudante Carolina Bussmann, de 16 anos. “Eles são diferentes. Além de terem assunto pra conversar, porque não são fúteis e ignorantes como a maioria dos garotos, eles não tentam se sobressair, o que é difícil encontrar hoje em dia”, diz ela.
Qual a diferença entre um nerd e um geek?
Para Sandino Leão, dono da comunidade do orkut “Orgulho Nerd”, ser um nerd é simplesmente ser fascinado por qualquer assunto a ponto de pesquisar o máximo possível sobre ele. “Podem ser os mais recorrentes como animes, tecnologia e cinema, mas também música, literatura, filosofia e história”, diz.
O que é preciso, porém, é diferenciar o nerd do geek, já que são termos relacionados à tipos diferentes de meninos. Enquanto os nerds são aqueles que se interessam por qualquer assunto, os geeks são pessoas com um interesse elevado pelas áreas de tecnologia. Sabe aquele seu amigo que ama saber tudo sobre o novo celular com câmera de 5 megapixels? Ou aquele que curte estudar a probabilidade de o computador com tela touch screen ser lançado no ano que vem? Exatamente! Ele é um geek.
Sandino acredita que a valorização dos nerds começou no cinema e ganhou muito mais força quando a tecnologia virou algo cobiçado por todos. “O homem-aranha, um rapaz excluído vestido de azul e vermelho saltando por aí, bateu seus próprios recordes de bilheteria nas duas sequências de seu primeiro filme. Quer maior exemplo de que nerd é moda?”, diz. Ele aproveita para dizer que os nerds nunca foram tão populares: “Preconceito e exclusão existe ainda hoje, mas os nerds nunca tiveram tanto espaço e nos mais diversificados lugares como agora”.
Lila Salles, uma das moderadoras da comunidade “Mulheres que amam nerds”, revela não entender qual o problema das meninas: “Muitas meninas entendem o namorado ir jogar futebol no sábado, mas poucas entendem se ele ir jogar RPG ou alguma coisa relacionada a computador”.
Pois, é... E você? Já se convenceu que inteligência é o melhor afrodisíaco de todos?
http://capricho.abril.com.br/comportamento/nerds-elas-gostam-mais-415849.shtml