• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf

No Sda Gandalf é detentor de um extremo conhecimento de línguas, escritas, e outras coisas. Mas em O Hobbit, ao encontrar Glandring(pág.42), ele diz:
"Estas lâminas parecem ser boas (...) Não foram feitas por nenhum troll, nem por um ferreiro dos homens (...), mas quando conseguirmos ler as runas, saberemos mais sobre elas."
Como pode aquele Maia de extrema inteligência não saber ler Cirth?
No fim das contas Elrond tem que fazê-lo....
 
Gandalf SEMPRE foi maiar... desde antes do "mundo" existir... se nao me engano ele era arauto de Manwe. Seu nome nas terras imortais era Olorin Somente apos a vinda dele pra terra media que os povos começaram a chamar ele por outros nomes... Mthrandir entre os elfos e os homens de gondor ao sul, Tharkun entre os anoes, no Harad ele era conhecido como Incanus e no leste entre os orientais ele nao tinha nome, pois para la ele nunca ia !!

Quanto ao lance das runas... isso me entrigou tbm... mas temos que pensar que ele num sabe tudo tbm !!
 
O Arauto de Manwë chama-se Eönwë, ele é bem mais poderoso que Gandalf, esteja certo disso.

As línguas e escritas da Terra-média não são universais; mesmo, por exemplo, o sindarin e o quenya variam de povo para povo. Gondolin ficou isolada por muito tempo, é muito bem possível que tenha se diferenciado um pouco do sindarin ou quenya convencionais. Elrond viveu entre os exilados de Gondolin, assim, ele provavelmente sabia muito bem ler e falar o possível (e até provável) dialeto dos Gondolindrim. Por isso, ele era o mais indicado, àquela época, para ler as runas. Gandalf não é obrigado a saber de tudo só por ser um Maia.
 
Eh... eu sabia disso... retratei-o mal chamando-o de "arauto" de manwe... o que eu realmente queria diser era "Servidor" de manwe.
Algo mais simples e de menos status... sem duvida.
 
O que o Mestre Fëaruin disse está certo dentro do contexto "histórico" das obras, por assim dizer. No contexto "do mundo real", podemos supor que Gandalf não tivesse ainda se tornado um Maia na mente de Tolkien, e nem fosse ainda tão sábio como vemos em SdA. Ou seja, o mago ainda não era tudo aquilo que sabemos que é, apesar de que já era um velhinho foda!
 
Bom, quando Tolkien escreveu O Hobbit, mal fazia idéia do que era na verdade Sauron. Tanto que a ele só se referem como o Necromante que retornara a Dor Guldur.

O anel mágico ainda não era o Um Anel, tanto que nem há qualquer intenção de associar Gollum e seu estado ao anel, e, pior, nas primeiras edições de O Hobbit Gollum nem era essa criatura tal como nos acostumamos a ver.

Gondolin já existia para Tolkien porque foi de Gondolin que Tolkien partiu pra escrever a sua mitologia, lá por volta de 1915.

Era possível que na mente de Tolkien Gandalf fosse muito mais uma inspiração no personagem homônimo da mitologia nórdica do que própriamente um mayar com todo aquele histórico que conhecemos.

Gandalf, ou Ólorin, não era o mais poderoso dos servos de Manwë, mas é dito no Silmarillion que era o mais sábio. :wink:
 
Inspiração no personagem homônimo eu não sei, Eru, mas acho que Tolkien usou só o nome mesmo, já que o Gandalf da Edda era um anão. E não sei ao certo também, mas acho que o velho teve outro nome antes, que Tolkien substituiu...
 
O Tolkein ao dar a continuação para o hobbit ele deu um fundo as para essas palavras de lugares e outras coisas assim como Gondolin e outras coisas... to errado?
 
Gandalf SEMPRE foi maiar... desde antes do "mundo" existir

Eu sei que Gandalf sempre foi maia desde o mundo existir, mas temos que levar em consideração, que durante a criação d'O Hobbit, não existia ainda o conceito de que Gandalf era um maia e tudo o mais. Ele era apenas um velho sábio com alguma história por trás, mas ainda naum era O Gandalf do SDA....
 
Na verdade, as citações dos tempos antigos estão em O Hobbit porque suas idéias principais já existiam na mente de Tolkien, e até no papel por assim dizer. Tolkien então inseriu O Hobbit no mundo que estava criando.
 
eu concordo com algum,as opiniões colocadas aqui de que gandalf, na cabeça de tolkien quando escreveu o hobbit não era um ser tão importante como se mostrou em sda, como exemplo disso podemos ver no capitulo do hobbit em que os orcs e wargs encurralam gandalf os anões e bilbo na em cima das arvores e gandalf assume ter sentido medo aquela hora, agora vejamos, quando o "gandalf de sda" sentiria algum receio de um grupo de orcs ou wargs?
por isso ele não conseguiu ler as escritas na glamdring, e depois tolkien, no hobbit tinha que dar algum crédito para elrond, mostrando que este era um ser de extrema inteligencia e importancia, esse quesito de elrond saber as runas e gandalf não devia mostrar o quanto elrond era importaNTE!!!
 
Panda, o nome anterior do Gandalf, se não estou enganado, era Thorin. 8-)

Como sendo um livro muito menos sério que o Silmarillion e o SdA, por exemplo, o Hobbit tem várias de suas afirmações questionáveis. Entretanto, eu não gosto de desconsiderar um livrinho tão batuta como O Hobbit, por isso elaborei na minha mente insana uma forma crível de explicar a situação. E pra mim tá bão assim. :mrgreen:
 
Acho q Tolkien nao tinha uma dimensao tao grandiosa para sua obra ao fazer O Hobbit, entao Gandalf nao era TAO sabio assim, pelo menos eu creio...
 
talvez nem fosse ele ser maia ou n o fato eh de q a espada devia tar em elfico dos nodor ou gandalf n se lembra da lingua msm, pois o cara devia conhecer muita coisa, e as vezes se esquece de algo pois:
'pois uma vez eu ja soube todos os encantos em todas as linguas'- gandalf no sda, e as vezes se esquece de muitas coisas, e quanto ao gandalf ser maiar ele soh se revela como um, na batalha da ponte de moria, e quando se torna o branco. :x
 
mas o gandalf naum conhecia todas as linguas como ele naum conseguiu ler as inscrições na runa ele sendo um Maia....
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Panda, o nome anterior do Gandalf, se não estou enganado, era Thorin. 8-)

Como sendo um livro muito menos sério que o Silmarillion e o SdA, por exemplo, o Hobbit tem várias de suas afirmações questionáveis. Entretanto, eu não gosto de desconsiderar um livrinho tão batuta como O Hobbit, por isso elaborei na minha mente insana uma forma crível de explicar a situação. E pra mim tá bão assim. :mrgreen:

Acho que era Thorin mesmo, e o anão doido tinha outro nome, bem feio.
E sim, Vinnie, a sua teoria é muito boa e crível, principalmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo