1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Curufinwë ¥

    Curufinwë ¥ Usuário

    Será que, Gandalf, ao cair da ponte de Khazad-dûm, morreu, foi mandado até os palácios de Mandos, ou será que foi até Valinor onde resolveram deixá-lo voltar?
    Ele menisona, após retornar a terra-média que parecia ter ficado muitas eras longe, perdido em pensamentos, o que será que aconteceu a Gandalf nesse periodo?
     
  2. Gildor

    Gildor Usuário

  3. Fory

    Fory Usuário

    Gandalf o Cinzento morre, vai para Valinor, e é mandando de volta como Gandalf o Branco, mais forte (pois não tem mais o mesmo corpo carnal).
    Vejam que MORRER para os livros é a separação de corpo e espírito.
    Os corpos de Gandalf e do Balrog são destruídos, mas o Balrog, sendo um servo de Morgoth não pode voltar para Valinor, e o Balrog não tinha um corpo físico, foi destruído seu poder, quanto a Gandalf que usava um corpo físico, o qual foi destruído, voltou em segurança para Valinor.

    Acho que é isso, os Gurus de Tolkien que me corrijam onde eu errei.
     
  4. Pippintfc

    Pippintfc Usuário

    nuuuuuussa ! nem sabia q ele "MORRIA"
     
  5. _HoMeR_SiMpSoN

    _HoMeR_SiMpSoN Usuário

    Como ele não tem o mesmo corpo carnal, se ele continua igual ao antigo???
    Ele morreu e voltou no mesmo corpo que antes era de Gnadalf, o Cinzento.
    :x
     
  6. Fory

    Fory Usuário

    Na na ni na não... Seu corpo antigo é destruído. O corpo de Gandalf o Cinzendo é destruído, ele volta com um novo corpo, volta como Gandalf o Branco, que não é um corpo, é tipo uma vestimenta do espírito para que ele interaja nas terras mortais (Terra Média), por isso ele diz que flachas ou espadas não poderiam atingí-lo. E ele fica muito mais ativo, muito mais "forte" pois pode mostrar mais seu poder através desse novo "corpo" espiritual.
     
  7. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Não... ele voltou num fana, que basicamente é uma vestimenta... não um corpo... tipo, se quiser, ele pode se locomover sem o corpo...
     
  8. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Tipo... da pra considerar um fana como um corpo? Fiquei em dúvida agora...
     
  9. Fory

    Fory Usuário

    Pelo o que sempre eu vi/ouvi, etc Sim fana seria um "corpo", mas não carnal, um corpo espiritual, por assim dizer, poderia ser tocado, etc. Porém bem menos frágil do que o corpo que ele estava usando (veja o modo como Saruman morre).
    É o mesmo tipo de "corpo" que os Balrogs usam (e Sauron também).
     
  10. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Um Hroa, como o do Gandalf Cinzento, é um corpo propriamente dito: come, dorme, defeca, tem órgãos e funções biologicas...

    Ja um fana, como o do Gandalf Branco, é mais uma "forma fisica" que um corpo, pq não tem funções vitais e não precisa nem mesmo ter materia (os balrogs, por exemplo, tem corpos feitos de energia).
     
  11. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila


    Os homens e elfos, tinham um corpo físico, chamado Hröa. Já os Ainur assumiam uma encarnação corpórea, denominada fánar.

    O fánar diferia do hröa nas questões biológicas. Eles poderiam ter a mesma aparencia, mas um fánar não estava sujeito a fome, cansaço ou
    envelhecimento. Além disso, o Fánar era incapaz de reprodução.

    No entanto, era possível, que um ainur, assumisse uma hröa, se assim
    desejasse ou lhe fosse ordenado. Ele ficaria então preso àquele hröa e teria as mesmas limitações. Foi isso que aconteceu com Melian, que tomou um hröa de um Eldar. Já os Istari, foram ordenados a tomar hröa de homens, para que sentissem na pele o sofrimento daqueles que viviam na Terra média, e entendessem melhor suas agonias.
     
  12. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Só pra deixar claro singulares e plurais das palavras estranhas do tópico:

    Hröa => singular
    Hröar => plural
    (corpo físico)

    Fána => singular
    Fánar => plural
    (corpo "espiritual")

    Fëa => singular
    Fëar => plural
    (espírito)


    Esper ter ajudado, etc. :wink:
     
  13. _HoMeR_SiMpSoN

    _HoMeR_SiMpSoN Usuário

    Então oq poderia atingi-lo?
    Ou será ki ele voltou como um imortal de Valinor?
    :o?:
     
  14. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Sim, ele voltou como um imortal de Valinor, num fana...
     
  15. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Acho q ficaria melhor:

    Hröa => singular
    Hröar => plural
    (corpo fisiologico)

    Fána => singular
    Fánar => plural
    (corpo material)

    Vai ver o corpo novo não era d carne, era de algo mais resistente...
     
  16. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Eu sempre pensei que essa "imunidade" era que as espadas e armas simplesmente atravessavam o corpo. :?
     
  17. Riff

    Riff Usuário

    Realmente

    Um hroa era da matéria de Arda
    Um fána era divino, eram formas q podiam ser formadas e deformadas
     
  18. Andiara

    Andiara Usuário

    Acho que ele foi "prestar esclarecimentos"sobre sua missão aos poderes... já que a missão estava incompleta mas ele perdeu seu hröa na batalha mandaram ele de volta p/ termina e de quebra deixaram ele num fana que dá menos manutenção :lol: já ele tava tendo que trabalhar por 4 pelo menos 8O ( 2desaparecidos 1 corrompido +a parte dele mesmo)
     
  19. Doom

    Doom Usuário

    Ja havia ate posto certa vez um topico sobre isso, mas existe uma questao que martela minha cabeça... Galdalf com o fana poderia ser ferido, ou seja, sofrer dano fisico ao corpo? Tipo parece que o Balrog e Sauron sofreram, Sauron até perdeu um dedo quando estava com um fana, por isso a pergunta Gandalf o branco poderia ser ferido? se sim como(exemplo).
     
  20. Fory

    Fory Usuário

    Sim poderia ser ferido, mas somente em casos e por "pessoas" especiais.

    Isildur cortou o dedo de Sauron com nada mais nada menos do que Narsil, a espada de Elendil. Uma espada poderoso, nas mãos de um poderoso líder (Isildur).
    O Balrog de Moria, foi morto por um Maia (Gandalf), um poderoso Maia, que pereceu na luta também, pois o Balrog também é um Maia. Os outros Balrogs mortos, também foram destruídos por Elfos ou Homens muito poderosos, que também pereceram no combate.

    Gandalf poderia ser ferido também, mas esse "alguém" teria que ser muito poderoso, talvez somente se o próprio Sauron enfrentasse Gandalf, o Branco.
     

Compartilhar