• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, Tom Bombadil e Frodo. Conjecturas.

Menegroth

Bocó-de-Mola
Olha, pode parecer incrível como toda nova idéia parece ser e por isso é preciso ser debatida.
Mas lendo um texto que está na Valinor me veio algo na cabeça que pode, ou não, dar uma pista de quem Tom Bombadil era.
Ao menos pra mim me deu muita coisa pra pensar, pois o texto sobre Gandalf narra cronologicamente os fatos da vida do velho mago e nessa ordem me parece claro o seguinte:

Depois de terem destruído Sauron, os hobbits voltaram para casa acompanhados boa parte do caminho por Gandalf. No caminho Frodo pergunta ao mago onde ele pode descansar. Gandalf não responde e pondera sobre o assunto.

Bem, logo após isso Gandalf vai para onde? Sim! Para a casa de Tom Bombadil. É claro que a pergunta de Frodo fez Gandalf pensar:
- É, o único lugar que ele poderá curar as feridas causadas pelo Um e pela longa e penosa caminhada até a destruição do anel é as Terras Imortais, mas o pequeno não pode entrar lá.

Bem, pra mim fica aqui a parte boa da história. Gandalf foi fazer o que lá? Tendo em vista que antes de ser Branco ele nunca foi.
Até agora não tínhamos no que pensar. Mas....

Para mim fica claro que Gandalf foi até lá no mínimo para se aconselhar sobre essa questão. Como poderia fazer para colocar o pequeno pra dentro de Valinor?
Ou melhor. Quem sabe ele não foi pedir permissão para um Valar? (aqui podemos retomar aquela velha questão de que ele, Tom, seria um Valar)

Ainda me intriga o fato de que antes de virar Branco, Gandalf não dá lá tanta importância para Tom, mas depois de virar branco e derrotar Sauron ele pensa em dar uma passadinha lá.

Pra mim no mínimo ele foi se aconselhar com alguém muito sábio de como descolar um VIP para Frodo entrar nas Terras Sagradas...

Bem, acho que não me expressei bem.
O intuito aqui não é discutir quem é Tom Bombadil, apesar de ter que admitir que a conversa sobre essa conjectura será levada em algum momento ao tão sondado mistério sobre ele.

O intuito sim e tentar entender como é que foi permitido a Frodo entrar em Valinor.
- Porque Gandalf, logo após Frodo perguntar onde poderia descansar, pensa e vai a casa de Tom?

É nisso que eu acho que devemos pensar...
 
Última edição:
Realmente poder ser. Com certeza Tom Bombadil era muito sábio ( possivelmente até mais que Gandalf, como você disse). Como não era influenciado pelo Anel, Tom Bombadil era de uma raça "poderosa". Se ele for um Valar, será que há a possibilidade dele ser talvez um tipo de "olheiro" da TM? Não participa da história, apenas a observa. Como não li O Silmarillon, não posso falar muito sobre os Valar. Gostaria de saber onde que você pegou esse texto, pra eu dar uma lida e talvez ajudar em mais alguma coisa.:joy:
 
Realmente poder ser. Com certeza Tom Bombadil era muito sábio ( possivelmente até mais que Gandalf, como você disse). Como não era influenciado pelo Anel, Tom Bombadil era de uma raça "poderosa". Se ele for um Valar, será que há a possibilidade dele ser talvez um tipo de "olheiro" da TM? Não participa da história, apenas a observa. Como não li O Silmarillon, não posso falar muito sobre os Valar. Gostaria de saber onde que você pegou esse texto, pra eu dar uma lida e talvez ajudar em mais alguma coisa.:joy:
Krys, ler o Silma vai ajudar muito a entender os Valar mas não ajudará quanto ao Tom...:mrgreen:

Peguei o Texto aqui: http://www.valinor.com.br/content/view/7147/36/
 
Hum...:think: não acredito que o Tom seja um Valar (mas não quero discutir Tom, já aceitei sua existência inexplicável...rs), já a parte do Gandalf preciso pensar um pouco mais, mas é uma possibilidade, apesar de achar que eu to esquecendo algo...:think:
 
Eita, será que vão começar mais uma discussão sobre Tom Bombadil aqui? :lol: Eu pessoalmente já concluí que ele surgiu num surto de loucura tolkieniana ou de uma tragada da erva da qual dizem que a dos hobbits é uma alegoria. :assobio:

Kryshnack disse:
Se ele for um Valar...
Primula Cachopardo disse:
não acredito que o Tom seja um Valar
Só um detalhe: Valar é a forma plural. Para o singular usa-se Vala. :wink:
 
Última edição:
Sou novato, portanto se essa pergunta for inútil desconsiderem :mrgreen:
Tom Bombadil não poderia ir para Valinor?
Bem, se poderia ou não nós não sabemos, pois a resposta para essa pergunta depende do tipo de ser que Tom é, e se ele teria precisão de ir a Valinor por algum motivo (talvez ele pudesse ir ter com o próprio Ilúvatar). É impossível responder isso.
 
Gandalf até possa ter ido buscar um aconselhamento e tudo mais com Tom Bombadil (eu acho que ele é o Ilúvatar), mas como nem Tolkien deveria ter uma resposta para quem é Tom Bombadil a não ser a de que ele é um ser poderoso e sábio - o que de fato deve ter ajudado Gandalf em sua indecisão.

No final do rolo aí de cima: não creio que isso seja um indicio de que Tom era um Vala, e sim de que ele era alguém muito sábio e poderoso, alguém sábio o bastante em que Gandalf poderia se aconselhar.

Não se esqueça que Gandalf pode não ter dado atenção a Tom quando ele era o Cinza, porque acreditava que poderia confiar em Saruman.
 
Respondendo ao Mene, lá no primeiro post: Gandalf diz mais ou menos assim para Frodo: Vou visitar O Velho Tom, pois por muito tempo rolei como uma pedra, e ele é um fazedor de limo (limo, para quem não sabe, é o musgo que se fixa nas pedras, e muitas vezes ajuda a fixá-las em algum lugar).
Quando Bombadil, encontra os hobbits no Velho Salgueiro-Homem, ele diz a frodo que fora alertado pelos elfos de sua chegada. No Conseljo de Elrond, quando Gandalf fala sobre a guarda do Condado, ele menciona a proteção que Tom Bombadil exerce naquele lugar, e diz mais sobre o Velho Tom, coisas que explicam bem porque ele NÃO É UM VALA, NÃO TEM PODER PARA A LUTA, NÃO SE INTERESSA POR NENHUM TIPO DE PODER, MESMO QUE SEJA PARA FAZER O BEM.
Gandalf é um Maia de Valinor mandado à TM. como Maia, ele conhece todos os Valar, e também Sauron conheceria, bem como Morgoth. No silma fica bem claro que TODOS OS VALAR MORAVAM EM VALINOR, EXCETO ULMO!
Se é pra conjecturar sobre Tom Bombadil, por seu casamento com Fruta D'Ouro, a "Filha do lago", eu diria que ele está mais para um Maia de Ulmo...
 
Isso é só mais uma questão inexplicável que surge no meio de várias outras.
Não acredito que Tom seja um Vala, mas mesmo assim, existe a possibilidade.
Saurøn disse:
Não se esqueça que Gandalf pode não ter dado atenção a Tom quando ele era o Cinza, porque acreditava que poderia confiar em Saruman.

Pois é.
É um fato importante.
 
Pra que ir pra Valinor se ele tinha uma eternidade toda naquela floresta com a Fruta D'ouro? :aham:
 
Pra que ir pra Valinor se ele tinha uma eternidade toda naquela floresta com a Fruta D'ouro? :aham:
menos, Asca:gotinha: beeem menos

Gandalf até possa ter ido buscar um aconselhamento e tudo mais com Tom Bombadil (eu acho que ele é o Ilúvatar), mas como nem Tolkien deveria ter uma resposta para quem é Tom Bombadil a não ser a de que ele é um ser poderoso e sábio - o que de fato deve ter ajudado Gandalf em sua indecisão.

No final do rolo aí de cima: não creio que isso seja um indicio de que Tom era um Vala, e sim de que ele era alguém muito sábio e poderoso, alguém sábio o bastante em que Gandalf poderia se aconselhar.

Não se esqueça que Gandalf pode não ter dado atenção a Tom quando ele era o Cinza, porque acreditava que poderia confiar em Saruman.

Acho que vocês tão esquecendo de uma coisinha.
Gandalf é Olórin, o mais sábio dos Maiar(ó poderoso, salve), então é meio estranho ele se aconselhar com alguém(quem sabe?) de mesma ordem, como foi sugerido aqui. Se Tom for algum Maia, Gandalf deve ter ido lá para comunicar alguma coisa, ou só pra papear mesmo. vai saber:jornal:
 
Nunca, mas nunca discuti Tom Bambadil aqui no fórum, e só pretendo fazer essa única vez! Esqueçam qualquer conjectura e aceitem um fato único, que, se não me engano o próprio Deriel já citou e pasmem, até mesmo o próprio Tolkien: Tom Bambadil é.

Não queiram completar a frase, porque ela não tem reticências, ela tem ponto final! Ele é e ponto!!

Agora, em relaçao a Gandalf se aconselhar com ele: à exceção de Melkor, Tom foi o 1° ser a pisar em Arda, entao é certeza que ele tem mto, mas mto conhecimento sobre o mundo em si. Não que seja alguém poderoso, mas alguém que sabe de um bocado de história. Gandalf pode ter ido lá por diversos motivos: aconselhamento, descanso, uma visita rápida. Da mesma forma que Tom é uma incógnita, tudo que se relaciona a ele assim tb será!! :lol:
 
Bem, acho que não me expressei bem.
O intuito aqui não é discutir quem é Tom Bombadil, apesar de ter que admitir que a conversa sobre essa conjectura será levada em algum momento ao tão sondado mistério sobre ele.

O intuito sim e tentar entender como é que foi permitido a Frodo entrar em Valinor.
- Porque Gandalf, logo após Frodo perguntar onde poderia descansar, pensa e vai a casa de Tom?

É nisso que eu acho que devemos pensar...
 
Bem, acho que não me expressei bem.
O intuito aqui não é discutir quem é Tom Bombadil, apesar de ter que admitir que a conversa sobre essa conjectura será levada em algum momento ao tão sondado mistério sobre ele.

O intuito sim e tentar entender como é que foi permitido a Frodo entrar em Valinor.
- Porque Gandalf, logo após Frodo perguntar onde poderia descansar, pensa e vai a casa de Tom?

É nisso que eu acho que devemos pensar...


Também acho... só que só temos pistas e nenhuma prova concreta...realmente nunca vamos saber exatamente o que Gandalf foi falar com Tom. Isso realmente é um grande mistério... :stars:
 
Vocês complicam demais.

Do meu ponto de vista, Gandalf levou Frodo para ver Tom por que era seguro, tranquilo e todos ali se conheciam. É como a casa de um amigo em comum que não pode ser visitada sempre. Ali ele poderia descansar e esquecer um pouco a guerra do anel e tudo que se passou, antes de voltar para o Condado. E um detalhe adicional, seria que Tom tem um conhecimento especial de plantas e vegetais, logo poderia ajudar Gandalf a melhorar a ferida que Frodo ganha do espectro.
 
Bem, acho que não me expressei bem.
O intuito aqui não é discutir quem é Tom Bombadil, apesar de ter que admitir que a conversa sobre essa conjectura será levada em algum momento ao tão sondado mistério sobre ele.

O intuito sim e tentar entender como é que foi permitido a Frodo entrar em Valinor.
- Porque Gandalf, logo após Frodo perguntar onde poderia descansar, pensa e vai a casa de Tom?

É nisso que eu acho que devemos pensar...

Eu só quis dar uma luz na resposta sobre quem/o que é Tom Bombadil! :lol:

Sobre a ida de Frodo ao oeste, há a aseguinte situação: houve uma discussão a um tempo atrás se Gimli realmente havia entrado em Valinor juntamente à Legolas, e foi dito que não, que Gimli somente permaneceu em Tol Eressëa, pois não era permitido que mortais pisassem no Reino Abençoado. Talvez tenha sido o mesmo destino de Frodo e Bilbo: permanecer em Tol Eressëa, sob a luz de Valinor!!

E sobre a permissão para ir para o Oeste: não sei se Arwen tem algum poder de decisão sobre isso, mas aí vai um trecho que mostra ao menos uma coisa, ela cedeu seu lugar a Frodo no barco de Elrond:

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Muitas Despedidas, pág. 1033 da versão única, ed. Martins Fontes

Mas a Rainha Arwen disse: -Vou lhe dar um presente. Pois sou a Filha de Elrond. Não vou acompanhar meu pai quando ele partir para os Portos, pois a minha escolha é a mesma de Lúthien, e como ela eu também escolhi tanto o doce como o amargo. Mas você irá em meu lugar, Portador do Anel, quando a hora chegar, se você assim quiser.

Nao acho q Tom Bombadil tenha algo com a ida de Frodo para o Oeste. Como eu disse antes, Gandalf pode ter ido lá somente para um pequeno período de descanso, ou até mesmo para aconselhar Tom Bombadil!! Gandalf afirma categoricamente que Tom, apesar de não se interessar por nenhum tipo de poder, só tem autonomia para exercê-lo dentro de seu próprio território. Não acho provável que ele tome esse tipo de decisões!! :think:
 
Tom é Tom. Vamos repetir todos juntos e aceitar esse fato...


Tom é Tom.

(repita como um mantra, um dia você aceita, mas entender, NUNCA...:lol: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo