• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf tinha medo do Balrog?

Chuck Norris

Usuário
Gandalf fazia de tudo para não passar por Moria. Até tentou pegar o caminho mais difícil. E Saruman ainda comenta algo como: "E se Caradhras o vencer? Que outro caminho você irá tomar? Os anões cavaram muito fundo, e você tem medo do que eles despertaram nas chamas..." Ou seja, fica claro que ele não queria passar por Moria devido ao Balrog. Gandalf tinha medo dele? Ele imaginava que se a luta entre os dois ocorrese, perderia? Havia alguma referencia sobre a força dos Balrogs, para Gandalf julgá-lo superior?
 
Última edição:
Gandalf não tinha muito medo por si próprio, mas mais pelos outros que o acompanhavam. A comitiva não era um grupo muito forte e nem mesmo ele sabia até onde seus poderes teriam força para salva-los. Ele tentou evitar ao máximo o combate com o Balrog por que sabia que caso o balrog os encuralassem, vários amigos poderiam ser mortos sem chances de se defender.
 
Mas esse era um problema fácil de ser resolver. Seria o caso de, por exemplo, de Gandalf ir na frente. Eles poderiam ir juntos até a divisão do caminho, e depois davam algumas horas de frente para Gandalf. Gimili sabia algo do caminho, e poderia guiá-los um pouco. E sobre a força? Gandalf achava que numa luta entre os dois, ele poderia sair vitorioso?
 
Mas esse era um problema fácil de ser resolver. Seria o caso de, por exemplo, de Gandalf ir na frente. Eles poderiam ir juntos até a divisão do caminho, e depois davam algumas horas de frente para Gandalf. Gimili sabia algo do caminho, e poderia guiá-los um pouco. E sobre a força? Gandalf achava que numa luta entre os dois, ele poderia sair vitorioso?

Gandalf morreu quando combateu o Balrog. Ta certo que ele venceu, mas ele não sabia que ia voltar como branco. E convenhamos, ninguém quer morrer, seja aqui ou na TM.

No caso deles se separarem, e se o Balrog aparecesse para a comitiva enquanto Gandalf não estivesse por perto? Seria uma chacina. Era um inimigo grande demais, então ele estava tentando evitar esse risco ao máximo.
 
Mas Gandalf já não imaginava que o Balrog estava sob a ponte de Kâzadum? Acho que ele até fica um pouco hesitante quando chegam lá. E também devia imaginar que o Balrog estava em um local profundo, pois não poderia andar normalmente por Moria.
 
Ele não tinha como saber onde o Balrog estava por que nunca esteve em Moria. Mesmo sendo um bicho grande, ele não tinha como saber por onde ele poderia ou não andar. E não sabendo disso, o Balrog poderia ficar justamente na ponte de Khazad-Dum, bloqueando completamente o caminho da Comitiva. Era um risco, probabilidades e mais probabilidades que ele analisou e no final, achou melhor não tentar correr, só que acabou sendo obrigado a atravessar Moria, como era seu destino (pelo menos é o que aparenta).
 
Gandalf fazia de tudo para não passar por Moria. Até tentou pegar o caminho mais difícil. E Saruman ainda comenta algo como: "E se Caradhras o vencer? Que outro caminho você irá tomar? Os anões cavaram muito fundo, e você tem medo do que eles despertaram nas chamas..." Ou seja, fica claro que ele não queria passar por Moria devido ao Balrog. Gandalf tinha medo dele? Ele imaginava que se a luta entre os dois ocorrese, perderia? Havia alguma referencia sobre a força dos Balrogs, para Gandalf julgá-lo superior?

Você esqueceu do detalhe de quem escolhe o caminho mais dificil (Caradhras) foi Aragorn. Gandalf até cogita a ideia de ir por Khazad Dûn.
Mas concordo com Lukaz, Gandalf temia pelo restante da comitiva, visto que flechas, espadas e machados não teriam função nenhuma em uma batalha contra o Balrog.

E se bem me lembro, o balrog não estava esperando por eles na ponte, mas estava nos salões, não??? sendo assim, poderiam ser atacados por qualquer lado. ainda mais separando a comitiva de gandalf, dentro de moria, seria muito risco.

Gandalf não acahava que poderia vencer e nem que iria perder, ambos eram maiar...e eram poderosos, seria uma batalha dificil.

Ele não tinha como saber onde o Balrog estava por que nunca esteve em Moria. Mesmo sendo um bicho grande, ele não tinha como saber por onde ele poderia ou não andar. E não sabendo disso, o Balrog poderia ficar justamente na ponte de Khazad-Dum, bloqueando completamente o caminho da Comitiva. Era um risco, probabilidades e mais probabilidades que ele analisou e no final, achou melhor não tentar correr, só que acabou sendo obrigado a atravessar Moria, como era seu destino (pelo menos é o que aparenta).

Peraí...gandalf pára entre as tres passagens (quando frodo vê Gollum), pois não se lembrava do caminho, isso indica que ele já esteve lá antes. ou estou errado? por favor me corrijam se errei
 
Última edição:
Peraí...gandalf pára entre as tres passagens (quando frodo vê Gollum), pois não se lembrava do caminho, isso indica que ele já esteve lá antes. ou estou errado? por favor me corrijam se errei

Mas isso só indica que ele não esteve lá, pois Frodo pergunta se ele se lembrou, e ele diz que não, mas o cheiro era melhor. No entanto, para Frodo o perguntar se ele se lembrava, possivelmente considerava que ele já esteve lá, pois ninguém se lembra do que não conheçe. E quanto a senha de entrada, Gandalf não sabia e tentava decifrar a charada, ou apenas não se lembrava?
 
Mas isso só indica que ele não esteve lá, pois Frodo pergunta se ele se lembrou, e ele diz que não, mas o cheiro era melhor. No entanto, para Frodo o perguntar se ele se lembrava, possivelmente considerava que ele já esteve lá, pois ninguém se lembra do que não conheçe. E quanto a senha de entrada, Gandalf não sabia e tentava decifrar a charada, ou apenas não se lembrava?

Mas o proprio gandalf diz que não se lembra do caminho e frodo só reforça com a pergunta, então isso nos leva a crer que ele já esteve em Moria...
também pensei no fato da senha de Moria, mas talvez ele tenha entrado junto com os próprios anoes. ou não se lembrava, pois como ele mesmo diz, tinha uma época que ele sabia todas as senhas de todos os portoes de homens, anoes e elfos, mas ele havia se esquecido...então ou ele entrou com os anoes ou esqueceu mesmo a senha...
 
Ele pode ter conhecido Moria através de contos e histórias. Com a idade e a sabedoria que ele carregava, ele poderia caminhar por lugares pela primeira vez e saber onde estar indo.
 
Bom, então fica a dúvida se Gandalf já tinha ido ou não a Moria. Mas de qualquer forma, ele poderia ir na frente deles, deixando apenas o rastro para os outros seguirem. Assim, se ele econtrasse o Balrog pela frente, poderia se não lutar e vencer, tirá-lo do caminho, como fez. Mas sua insegurança em em pegar o caminho de Moria, e a frase de Saruman fazem parecer que o próprio Gandalf teme o Balrog.
 
Ele pode ter conhecido Moria através de contos e histórias. Com a idade e a sabedoria que ele carregava, ele poderia caminhar por lugares pela primeira vez e saber onde estar indo.

Ainda acho que ele realmente visitou Moria, afinal ele era um peregrino, vivia a vida viajando e conhecendo povos e lugares.

Bom, então fica a dúvida se Gandalf já tinha ido ou não a Moria. Mas de qualquer forma, ele poderia ir na frente deles, deixando apenas o rastro para os outros seguirem. Assim, se ele econtrasse o Balrog pela frente, poderia se não lutar e vencer, tirá-lo do caminho, como fez. Mas sua insegurança em em pegar o caminho de Moria, e a frase de Saruman fazem parecer que o próprio Gandalf teme o Balrog.

acho isso estranho e arriscado, ir a frente deixando rastros para os outros, podendo correr o risco de sofrer um ataque pelas costas...é mais seguro manter os outros perto dele.
 
acho isso estranho e arriscado, ir a frente deixando rastros para os outros, podendo correr o risco de sofrer um ataque pelas costas...é mais seguro manter os outros perto dele.

Mas é exatamente o que eu quero dizer! Isso seria arriscado para Gandalf, então talvez o medo fosse dele. A questão principal é: ele tinha medo porque achava que perderia uma luta para o Balrog? E se ele achava isso, então qual seria o poder de um Balrog?
 
Mas é exatamente o que eu quero dizer! Isso seria arriscado para Gandalf, então talvez o medo fosse dele. A questão principal é: ele tinha medo porque achava que perderia uma luta para o Balrog? E se ele achava isso, então qual seria o poder de um Balrog?

como eu disse, não era uma luta fácil de se dizer quem ganharia, acho que nem gandalf tinha ideia se ganharia ou perderia. mas o que mais preocupava gandalf era o restante da comitiva, ele tinha medo de seus corajosos amigos morrerem.
Um Balrog, por natureza é um Maiar, assim como Gandalf.
 
Mas se Gandalf, como sugeri, deixasse os membros da comitiva para trás, e fosse como uma espécie de batedor, não precisava temer por eles. E sendo o Balrog um Maiar, assim como Gandalf, ele também não precisava ter medo, como se estivesse lidando com uma criatura superior. Talvez então, os Balrogs tivessem algo a mais, algum poder ou especie de vantagem, que Gandalf não possuísse e temesse.
 
Mas se Gandalf, como sugeri, deixasse os membros da comitiva para trás, e fosse como uma espécie de batedor, não precisava temer por eles. E sendo o Balrog um Maiar, assim como Gandalf, ele também não precisava ter medo, como se estivesse lidando com uma criatura superior. Talvez então, os Balrogs tivessem algo a mais, algum poder ou especie de vantagem, que Gandalf não possuísse e temesse.

Pô, o lugar tava cercado de orcs. Corria o risco dele ser pego numa emboscada, algo assim. E Gandalf não sabia muito bem se o balrog ainda estava vivo; o primeiro contato do mago com ele foi enquanto ele lacrava o portão da sala onde a companhia estava. Ele sabia da "ruína de Dúrin", mas não tinha certeza se ela ainda estava desperta.
 
Galdalf tinha medo dele sim. Na verdade nem acho que podemos chmar de medo mas sim um receio porque ele sabia que o Balrog era uma força que não podia ser controlada. Ele sabia que se encontrasse o Balrog não haveria outra coisa a fazer se não lutar até a morte. E sem contar no perigo que seria deixar o Balrog sair de Moria. Ele iria causar um estrago.
 
Galdalf tinha medo dele sim. Na verdade nem acho que podemos chmar de medo mas sim um receio porque ele sabia que o Balrog era uma força que não podia ser controlada. Ele sabia que se encontrasse o Balrog não haveria outra coisa a fazer se não lutar até a morte. E sem contar no perigo que seria deixar o Balrog sair de Moria. Ele iria causar um estrago.

Mas o Balrog só poderia sair de Moria se Gandalf fosse lá? Porque ele não poderia sair antes?
 
Galdalf tinha medo dele sim. Na verdade nem acho que podemos chmar de medo mas sim um receio porque ele sabia que o Balrog era uma força que não podia ser controlada. Ele sabia que se encontrasse o Balrog não haveria outra coisa a fazer se não lutar até a morte. E sem contar no perigo que seria deixar o Balrog sair de Moria. Ele iria causar um estrago.

Medo é uma coisa, receio é outra hein...rs..
concordo que ele tenha receio de encontrar o balrog, pois sabia que seria luta até a morte entre ele e o Balrog e ninguem quer nem pensar em correr o risco de morrer...
mas não acho que ele pensava na possibilidade do balrog sair de moria, afinal o balrog era livre lá dentro e poderia sair quando quisesse...
mas acho que o medo, verdadeiramente medo, é pela sociedade.
 
Hmm, esclarecendo aqui uma coisa: Gandalf tinha de facto estado em Moria antes. Na Irmandade do Anel, Boromir desconfia que Gandalf nunca la tinha estado, mas este responde-lhe que esteve, mas nse lembra da palavra-passe porque entrou pela porta de Leste. Gandalf conhecia Moria, há muito tempo e por isso, podia não se lembrar dos pormenores, até porque tinha feito a viagem inversa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo