• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf tinha medo do Balrog?

Bom, isso não é totalmente dentro do assunto; mas tem a ver com ele: O que Gandalf fez para matá-lo? Já que nenhum membro da comitiva poderia derrotar o Balrog - apenas Gandalf - que tipo de técnicas foram usadas?

Gandalf utilizou seu poder sub-criativo. Visto que Espadas, flechas e machados não tinham lá tanta utilidade nessa batalha.
 
Agora eu me lembrei: ele mesmo disse que tinha medo. Me desculpem por isso. Vejo agora que, sim, ele tinha medo do Balrog, mas acho que ele perdeu este medo depois de se transformar de "O Cinzento" para "O Branco" (ou eu teria escrito tudo aquilo por nada!).

E acho que Gandalf não levou Frodo no colo por que essa não era a missão dele.
 
E acho que Gandalf não levou Frodo no colo por que essa não era a missão dele.
Acho que não coloquei bem o que pensava sobre isso...Eu disse isso para mostrar que Gandalf não era esse ser cheio de coragem e força como vc disse. Ele era sim muito poderoso, mas sabia que nã T-M existiam seres poderosos também e que ele haveria de ter cuidado.
 
Vejo agora que, sim, ele tinha medo do Balrog, mas acho que ele perdeu este medo depois de se transformar de "O Cinzento" para "O Branco" (ou eu teria escrito tudo aquilo por nada!).

Quando ele virou "O Branco" ele já havia matado o Balrog, e já havia morrido também, portanto, ele sempre sentiu medo do Balrog enquanto ele durou, e mesmo que ele fosse "O Branco", estando num fána, ele sentiria medo de um Balrog caso o visse.
 
Acho que ele gelo no comeco quando viu ele quando estava com sua comitiva, mas quando estava quase ganhando ele ficou confiante =)
 
Gandalf utilizou seu poder sub-criativo. Visto que Espadas, flechas e machados não tinham lá tanta utilidade nessa batalha.

Acho que tinham utilidade, sim. Não foi assim que um elfo de Gondolin (Echtelion?) matou Gothmog?

- - - - - -

Bem...acho que qualquer um sentiria medo de um balrog (exceto Melkor, Sauron...). E Gandalf, especialmente nas condições em que se encontrava (cansado, sem muitas forças, e tendo uma comitiva pra guardar) não seria exceção. Ele sabia que o balrog era um inimigo à sua altura (ele mesmo disse isso), e também sabia que, se falhasse, a Comitiva do Anel teria falhado e a Terra-Média estaria perdida. É muita responsabilidade, natural sentir medo.
 
E as evidências do filme leva a crer que Gandalf já tinha noção do perigo a ser encontrado...
Mas os filmes não podem ser levados em conta. São uma adaptação da obra para ser apresentada ao público, sem respeitar alguns detalhes que a obra tem.

Considerando o fórum (Obras) e a questão, eu acredito que Gandalf não sabia muito bem o que encontraria em Moriá. Para ele, a comitiva teria mais chances passando por lá que pelo Caradhras.
 
Dizer que ele tinha medo acho muito forte, mas acho que de certa forma ele temia sim o Balrog. Lembro que os Balrogs ajudaram os exercitos de Melkor, seria até normal o nosso amado Gandalf temer algo que ele não conhecia todo o poder.
 
A impressão que passa aos leitores, e aos que assistiram ao filme é que Gandalf sentiu medo do Balrog e ele memo disse:"Encontrei um inimigo a minha altura..." mas ainda assim ele o enfrentou, o venceu e como recompensa voltou como Gandalf o Branco...
Pelo que li os Balrogs eram espiritos de fogo que foram seduzidos por Morgoth no inicio da TM. e eu é que pergunto: QUÃO PODEROSOS ERAM TAIS INIMIGOS?...
 
Creio que não. gandalf apenas evitou a passagem por Minas Moria temendo que algo pudesse acontecer com a Sociedade e, em especial com o Um Anel. Gandalf faz uma menção de que se ele (Gandalf) usasse o Anel, o Um exerceria um poder maligno que seria desastroso nas mãos de Gandalf. Provavelmente Gandalf afirma isso se referindo, talvez, ao poder de um Maiar (no caso dele, "promovido" a Istari) "possuido" pelo Anel. Portanto, o Anel nas mãos do Balrog poderia ser catastrófico!
Sem falar que Gandalf jamais se perdoaria se algo acontecesse a Frodo... portanto, ele evitou passar por Minas Moria e encarar o balrog por receio pelos seus amigos, pois quando o balrog apareceu, Gandalf não relutou em desafiar e enfrentar o balrog até o fim!
 
Sem falar que Gandalf jamais se perdoaria se algo acontecesse a Frodo... portanto, ele evitou passar por Minas Moria e encarar o balrog por receio pelos seus amigos, pois quando o balrog apareceu, Gandalf não relutou em desafiar e enfrentar o balrog até o fim!

Mas isso era o mínimo que ele deveria fazer. Ele era o único que podia fazer frente ao balrog e a comitiva não teria como escapar. Pelo bem de todos e da Terra-méida inteira, ele pôs sua vida em grande risco. Muito corajoso. Os ideais de Gandalf o induziram a enfrentar o perigo. Medo ele tinha, mas o dever era maior. Fez o que achava que era certo.
 
Gandalf sabia muito bem que ele era o único que podia atrasar o balrog. De uma criatura dessa, o único que eu saiba que realmente nunca teve medo, tirando Tulkas e os Valar, foi Fingolfin, quando este desafiou o próprio Morgoth.
A questão é: foram os ideais de Gandalf ou o medo do Um cair nas mãos do balrog que fez Gandalf se atirar aos braços da morte?
 
Acho que seria os ideais.

Na minha opinião o Balrog não daria o trabalho de possuir o Anel e sim exterminar todos.
Por isso acho que Gandalf acima de tudo queria aumentar as chances da comitiva. Eles tinham que andar logo e Gandalf imaginava que ficaria muito pior a coisa por causa de um simples atraso.
 
Acho que tinham utilidade, sim. Não foi assim que um elfo de Gondolin (Echtelion?) matou Gothmog?

O que quis dizer é que, mesmo tratando-se de Aragorn, Legolas, Gimli e Boromir, seria arriscado demais coloca-los frente ao Balrog, visto que alguem teria que continuar liderando a comitiva se gandalf morresse...por isso gandalf teve medo pelos seus amigos e mandou que corressem em fuga.

Gandalf sabia muito bem que ele era o único que podia atrasar o balrog. De uma criatura dessa, o único que eu saiba que realmente nunca teve medo, tirando Tulkas e os Valar, foi Fingolfin, quando este desafiou o próprio Morgoth.
A questão é: foram os ideais de Gandalf ou o medo do Um cair nas mãos do balrog que fez Gandalf se atirar aos braços da morte?

Acredito que não há a necessidade de dividir a ação de Gandalf nessas duas questões...Gandalf sempre fora muito integro e claro que temia que o anel caísse em maos erradas. por mais que essas mãos fossem a do Balrog. Então acho que os dois motivos se completam...por um ideal maior...o de salvar a comitiva e a t-m...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo