• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf tinha medo do Balrog?

Hmm, esclarecendo aqui uma coisa: Gandalf tinha de facto estado em Moria antes. Na Irmandade do Anel, Boromir desconfia que Gandalf nunca la tinha estado, mas este responde-lhe que esteve, mas nse lembra da palavra-passe porque entrou pela porta de Leste. Gandalf conhecia Moria, há muito tempo e por isso, podia não se lembrar dos pormenores, até porque tinha feito a viagem inversa.

Boromir pergunta diretamente a Gandalf se ele tinha estado em Moria? Bom, eu realmente não lembrava disso... :think: Mas por que ele perguntaria isso, se inicialmente eles não pretendiam tomar esse caminho?
 
Hmm, esclarecendo aqui uma coisa: Gandalf tinha de facto estado em Moria antes. Na Irmandade do Anel, Boromir desconfia que Gandalf nunca la tinha estado, mas este responde-lhe que esteve, mas nse lembra da palavra-passe porque entrou pela porta de Leste. Gandalf conhecia Moria, há muito tempo e por isso, podia não se lembrar dos pormenores, até porque tinha feito a viagem inversa.

Obrigado por tirar essa nossa dúvida, eu não lembrava exatamente disso e como estou no trabalho, tenho aqui comigo apenas o Silmarillion, então não tinha como pesquisar.

Boromir pergunta diretamente a Gandalf se ele tinha estado em Moria? Bom, eu realmente não lembrava disso... :think: Mas por que ele perguntaria isso, se inicialmente eles não pretendiam tomar esse caminho?

Só lembrando, gandalf cogitou sim de ir por moria, quem quis caradhras foi Aragorn
 
Mas se Gandalf, como sugeri, deixasse os membros da comitiva para trás, e fosse como uma espécie de batedor, não precisava temer por eles.
Não acho que adiantaria Gandalf ir na frente. E se o Balrog aparecesse por um caminho diferente e atacasse a comitiva pelas costas?[/quote]

Ravelion disse:
E sendo o Balrog um Maiar, assim como Gandalf, ele também não precisava ter medo, como se estivesse lidando com uma criatura superior. Talvez então, os Balrogs tivessem algo a mais, algum poder ou especie de vantagem, que Gandalf não possuísse e temesse.
Quando você briga com alguém não sente medo?

Mesmo sendo, à princípio, iguais, Gandalf não conhecia o Balrog e não sabia do que ele era capaz. Cada um tem uma arma secreta, uma "carta na manga". Como em uma briga de rua, você não pode prever se o seu inimigo tem um canivete, um taco de baseball, um spray de pimenta.

Não estou me referindo às armas de Gandalf e do Balrog, mas sim o medo que é gerado quando se tem que enfrentar o desconhecido.

Concluindo, Gandalf sentiu medo sim. =]
 
E complementando Níniel, várias citações aqui são dos filmes, não das obras. Gandalf realmente passou por Moriá e cogitou esse caminho, mas Aragorn preferia o caminho de Caradhras. Gandalf, pelo livro, também dá sinais de não conhecer a existência do balrog nas minas, pois apenas cita que ao fazer um feitiço para fechar a porta, houve um contra-feitiço muito poderoso que o arremessou escada abaixo. Ele pode ter ficado sim apreensivo, pois estava cansado pelo embate anterior com o próprio balrog ao tentar fechar a porta e usava um hröa, que limitava muito o que poderia fazer com seus poderes e era sujeito a cansaço.
 
Mas o Balrog só poderia sair de Moria se Gandalf fosse lá? Porque ele não poderia sair antes?
Poderia... ele era livre, mas imagine se, depois de atiçado e por qualquer descuido, Galdalf saia de Moria...vc acha que o Balrog não ia atrás dele?

Medo é uma coisa, receio é outra hein...rs..
concordo que ele tenha receio de encontrar o balrog, pois sabia que seria luta até a morte entre ele e o Balrog e ninguem quer nem pensar em correr o risco de morrer...
mas não acho que ele pensava na possibilidade do balrog sair de moria, afinal o balrog era livre lá dentro e poderia sair quando quisesse...
mas acho que o medo, verdadeiramente medo, é pela sociedade.
Sim, na verdade como já citato, Gandalf sabia que existia algo de errado em Moria. Mas só quando estava lá dentro ele se deu conta do tamanho do poder e teve sim medo também pela Sociedade.

E complementando Níniel, várias citações aqui são dos filmes, não das obras. Gandalf realmente passou por Moriá e cogitou esse caminho, mas Aragorn preferia o caminho de Caradhras. Gandalf, pelo livro, também dá sinais de não conhecer a existência do balrog nas minas, pois apenas cita que ao fazer um feitiço para fechar a porta, houve um contra-feitiço muito poderoso que o arremessou escada abaixo. Ele pode ter ficado sim apreensivo, pois estava cansado pelo embate anterior com o próprio balrog ao tentar fechar a porta e usava um hröa, que limitava muito o que poderia fazer com seus poderes e era sujeito a cansaço.
Ditto!
Gandalf tinha medo sim porque seu corpo era limitado... qualquer descuido... ele dançava...
 
Quanto as cogitações de Gandalf sair como "batetor caça Balrog", isso nunca daria certo.

1 - Estava repleto de orcs e a comitiva não daria conta sem ele.
2 - Gandalf mal se lembrava do caminho, muito menos Gmili, por que se soubesse tinha opinado na hora de escolher a qual passagem seguir. Quem garantia que eles não se perderiam para sempre em Moria, ou mesmo que Gandalf os encontraria?
3 - Balrog é Balrog.
4 - Como o Erulasto e o Menegroth afirmaram, Gandalf estava em um corpo limitado e não garantiria nada.
 
Quanto as cogitações de Gandalf sair como "batetor caça Balrog", isso nunca daria certo.

1 - Estava repleto de orcs e a comitiva não daria conta sem ele.
2 - Gandalf mal se lembrava do caminho, muito menos Gmili, por que se soubesse tinha opinado na hora de escolher a qual passagem seguir. Quem garantia que eles não se perderiam para sempre em Moria, ou mesmo que Gandalf os encontraria?
3 - Balrog é Balrog.
4 - Como o Erulasto e o Menegroth afirmaram, Gandalf estava em um corpo limitado e não garantiria nada.

1- Mas Gandalf poderia derrotar todos os Orcs de Moria? Acho que mesmo com ele, a comitiva não daria conta de todos. Quando, por exemplo, eles são cercados nos salões. A salvação foi que os orcs fugiram, temendo o barulho do Balrog.

2- Mas Gandalf poderia, nas partes em que o caminho se dividia, deixar um rastro de qual caminho ele seguiu. Jogar alguns feijoizinhos... Hehehe, zueira, mas ele poderia deixar uma marca qualquer nas paredes ou no chão.

3- Gandalf é Gandalf. Como já disseram, a força dos dois era mais ou menos comparada. E na luta contra o Balrog, a comitiva não ajudou em nada. Não faria diferença se eles fossem junto com Gandalf.

4- Essa sim é um bom motivo. Ou, como já disseram, o Balrog poderia aparecer por outro caminho e atacar a comitiva.
 
1- Mas Gandalf poderia derrotar todos os Orcs de Moria? Acho que mesmo com ele, a comitiva não daria conta de todos. Quando, por exemplo, eles são cercados nos salões. A salvação foi que os orcs fugiram, temendo o barulho do Balrog.


Mais uma questão,será que Gandalf tinha conhecimento ou pelo menos
noção de que haveria tantos orcs em Moria?
Ou a única preocupação dele era realmente o Balrog?
 
1- Mas Gandalf poderia derrotar todos os Orcs de Moria? Acho que mesmo com ele, a comitiva não daria conta de todos. Quando, por exemplo, eles são cercados nos salões. A salvação foi que os orcs fugiram, temendo o barulho do Balrog.

2- Mas Gandalf poderia, nas partes em que o caminho se dividia, deixar um rastro de qual caminho ele seguiu. Jogar alguns feijoizinhos... Hehehe, zueira, mas ele poderia deixar uma marca qualquer nas paredes ou no chão.

3- Gandalf é Gandalf. Como já disseram, a força dos dois era mais ou menos comparada. E na luta contra o Balrog, a comitiva não ajudou em nada. Não faria diferença se eles fossem junto com Gandalf.

1- Não, não poderia, mas junto com a comitiva, talvez eles conseguissem dar conta dos orcs suficientes para garantir a fuga da comitiva.

2- E como a comitiva iria se movimentar e ver as marcas? Eles não tinham tochas, e a única fonte de luz deles era o cajado de Gandalf. Além disso, por mais que eles tivessem tochas, seria uma luz demasiada arriscada, já que a luz que Gandalf fazia emitir de seu cajado era bem fraca, e com ela, mal se dava pra ver o chão, e além disso, acho que ele não faria tanta mancada de projetar uma luz que qualquer um pudesse ver, portanto acho que a luz que ele projetou, era "mágica", para que só a comitiva visse, ou era controlada para que ninguém visse ela, ao menos que estivesse bem perto.

3- Cara, o grande problema, é que se Gandalf não fosse com a comitiva, eles teriam de enfrentar os Orcs sozinhos, e lembrando que só haviam 4 combatentes, já que os Hobbits era praticamente inúteis no combate, eles rodariam rápido rápido, além do perigo de eles terem de enfrentar o Balrog sozinho. Pense, se Gandalf fracassa-se, a comitiva não teria nem tempo, nem coragem, nem forças para de um Balrog. Se eles tivessem lutado na ponte então, e Gandalf tivesse quebrado ela, como a comitiva sairia de Moria? Além disso, não esqueça que Gandalf estava num hröa, e nunca seria páreo para um Balrog, mesmo talvez num fána, já que o grande forte de Olórin era sua sabedoria. Ele só matou o Balrog por que ele foi muito cagado de ter caído num lago e o Balrog ter se apagado, e além disso, enqüanto eles nadavam, ele se agarrou no Balrog e o golpeou enquanto ele estava indefeso, e deixou ele enfraquecido, já que se esforçou pacas de ter nadado, sofrido golpes, e ter permanecido na água por tanto tempo quanto ele ficou, o que para um espírito de fogo, deve ser potencialmente fatal. Além disso, lembrem-se de que até no Silmarillion diz que as maiores aquisições de Morgoth para a causa dele, com a possível exceção de Sauron, foram os Balrogs, e até os Valar lamenteram e tremeram com isso. Acho que os únicos Ainur capazes de matar um Balrog no mano a mano fácil, sem morrer junto, ou sofrer grandes ferimentos, seriam Tulkas, Oromë, Sauron ou Eonwë.

Mais uma questão,será que Gandalf tinha conhecimento ou pelo menos
noção de que haveria tantos orcs em Moria?
Ou a única preocupação dele era realmente o Balrog?

Nem Gimli sabia que Moria tinha sido tomada pelos Orcs! Tanto que ele diz que o primo de 2° grau dele, Balin, iria receber eles de braços abertos.
 
Tipo, ele poderia matar muitos orcs, deixando eles com medo, e fazendo eles recuarem jogando "Gâsh" neles, já que pelo visto, eles o temiam bastante. Além disso, sem ele a comitiva ficaria mais perdida do que já estava, e provavelmente cairia direto em outro reduto deles em Moria.
 
Outra coisa que já passou pela minha cabeça é se Gandalf, depois que o Balrog caiu nas profundezas de Moria, queria ir atrás dele. Ele já imaginava que se o vencesse tornaria-se um Mago Branco? E o que exatamente aconteceu para depois de Gandalf ter morrido, voltado em uma forma superior?
 
Outra coisa que já passou pela minha cabeça é se Gandalf, depois que o Balrog caiu nas profundezas de Moria, queria ir atrás dele. Ele já imaginava que se o vencesse tornaria-se um Mago Branco? E o que exatamente aconteceu para depois de Gandalf ter morrido, voltado em uma forma superior?
acho q Gandalf n queria ir atrás dele... acho q n fazia idéia... Eru o mandou de volta.
 
Outra coisa que já passou pela minha cabeça é se Gandalf, depois que o Balrog caiu nas profundezas de Moria, queria ir atrás dele. Ele já imaginava que se o vencesse tornaria-se um Mago Branco? E o que exatamente aconteceu para depois de Gandalf ter morrido, voltado em uma forma superior?

Ele queria ir atrás dele para terminar de matá-lo, e também, ele não conhecia o caminho para fora do lago abaixo da ponte, e por mais que soubesse, ele não teria forças para nadar, logo, teve de se agarrar nele. Ele não fazia a menor idéia de que voltaria como o Branco, e para ele ter voltado, acho que provavelmente, o fëa dele voltou a Valinor, e de lá, ou recebeu direto a mensagem de Ilúvatar, ou foi convocado aos salões eternos, e de lá, recebeu do prórpio Ilúvatar a ordem de voltar a Endor e terminar a missão dele, porém, dessa vez em um fána, não em um hröa. Acho que o fato dele ter voltado em um fána só confirma isso, já que, pelo menos na minha opinião, os Valar não poderiam autorizá-lo a voltar em um fána, e nem mesmo sou muito confiante de que ele tivesse energia para construir um fána para si depois que morreu.
 
A discussão está muito boa, e muitos pontos interessantes foram levantados. Contudo, discordo da maioria quando o assunto é o medo de Gandalf.

Sendo curto e grosso, ele não tinha absolutamente medo algum.
Gandalf é o tipo da pessoa que por saber quão forte e experiente ele é, tem absoluta confiança em si mesmo. Ele sabia que poderia proteger a Comitiva, e assim ele o fez. Quem temia passar por Moria era Aragorn, que teve experiências muito desagradáveis por lá. Não, Gandalf considerava Moria como primeira opção.

Ouso ir além: Gandalf não tinha medo de morrer. Ele sabia que este era um risco desde o momento que a missão de formar a resistência contra Sauron. Mas isto não é um motivo.

O motivo é outro.

Gandalf é um ser muito evoluído, e sua maior característica era o amor a todos os povos livres da Terra Média. Muito antes dele combater o Balrog de Moria, ele já se considerava um homem morto para a vida.

"Morto para a vida?" vocês devem estar pensando, "Isso seria uma desvantagem, pois como ele já morreu, ele não vai lutar nada!". É justamente o contrário. Quando nos consideramos mortos para o resto da vida, nossa mente fica limpa, e toda nosso poder fica voltado para nosso objetivo maior: lutamos com mais força, pensamos com mais clareza, trabalhamos com mais empenho, vivemos com mais intensidade (essa parte realmente parece contraditória, mas não é), pois não temos mais nenhum vício ou desejo secreto nos turvando a mente. O medo da morte era um vício que o Peregrino Cinzento não tinha.

E ele provou que não tinha medo da morte e que estava dedicando todo o seu espírito para derrotar o Senhor das Trevas, lutando contra a "Ruína de Dain" até a morte.

Foi esta qualidade que o levou a vitória, ao invés do Balrog, ou mesmo de Saruman. Estes dois últimos são o exato oposto de Gandalf, pois lutaram por ódio, ganância e orgulho. Ficamos mais fortes justamente quando não lutamos por nós mesmos.

Por isso tudo, eu acho que Gandalf não tinha medo de criatura alguma sob a face da Terra Média, nem mesmo Sauron.
 
Gandalf não sabia que o balrog estava em Moria, ele sabia que Moria havia sido tomada e que ainda não era hora dos anões voltarem. Quanto a querer ir atrás do balrog ele não teve escolha, foi puxado, mas decidiu ir até o fim com sua luta.
post original de Tecumseh: Por isso tudo, eu acho que Gandalf não tinha medo de criatura alguma sob a face da Terra Média, nem mesmo Sauron.
Gandalf antes de ser enviado a Terra Média se diz escolha errada para tal tarefa porque tinha medo de Sauron, isso tá no Silmarillion e é exatamente por esse motivo que Manwë o envia.
 
Eitá homem que escreve bastante... :lol:
Vamos lá...

Sendo curto e grosso, ele não tinha absolutamente medo algum.
Gandalf é o tipo da pessoa que por saber quão forte e experiente ele é, tem absoluta confiança em si mesmo. Ele sabia que poderia proteger a Comitiva, e assim ele o fez. Quem temia passar por Moria era Aragorn, que teve experiências muito desagradáveis por lá. Não, Gandalf considerava Moria como primeira opção.
Galdalf tinha medo sim Tecumseh. E isso não é minha opinião e sim algo afirmado por ele. Concordo que o medo que ele poderia sentir era um medo diferente do que sentimos mas ele sentia medo por exemplo de Sauron.
E ele não tinha tanta certeza que poderia proteger a Comitiva. Se não ele colocaria Frodo no colo, correria até Mordor, destruiria o Anel e voltava pra casa antes do Chá das cinco. :mrgreen:
Gandalf era um estrategista. Ele pensou e repensou cada passo da Comitiva antes dela partir, mas também somente a sua vontade não poderia prevalecer. Ele sabia que a opinião de Aragorn deveria ser ouvida e muitas vezes também seguida, porque ele estava ali para ajudar e não para dominar o destino dos que viviam na T-M.
Ouso ir além: Gandalf não tinha medo de morrer. Ele sabia que este era um risco desde o momento que a missão de formar a resistência contra Sauron. Mas isto não é um motivo.
sim ele não tinha medo de morrer porque ele sabia para onde iria e imagina como seria sua "vida" pós morte (lembre-se que ele ele vivia com os Valar antes de vir para T-M). Mas a sua morte (e isso ele sabia) seria uma baixa muito grande para as Forças Contra Sauron. Tá certo que ele voltou depois da morte mas aquilo foi uma recompensa de Eru pois ele foi de uma nobresa fora do comum ao conter e matar o Balrog.


Gandalf é um ser muito evoluído, e sua maior característica era o amor a todos os povos livres da Terra Média. Muito antes dele combater o Balrog de Moria, ele já se considerava um homem morto para a vida.
Não não..claro que não. Gandalf se considerava mais vivo do que qualquer jovem Hobbit. Não sei da onde vc pode ter tirado essa idéia.
 
Afirmo novamente.
O medo "dele", não era para com ele e sim aos membros integrantes da comitiva que ficaram e ficariam muito mais perdido dentro de Moria.

Quando à ele não ter medo de Sauron isso é mostrado várias vezes nos livros... ele tinha sim, medo de Sauron.
 
Bom, eu não vou citar os posts acima, senão isso aqui vai ficar gigantesco.
Como todos já disseram, gandalf tinha medo sim. é o medo que nos faz ficar sempre alerta, esquecer do desnecessário, entregar-se inteiramente. arrisco em dizer que foi por medo de perder a batalha (pois a terra media ficaria sem Gandalf) que ele ganhou a batalha...
Gandalf de modo algum era um morto para a vida, como disse menegroth ele era muito vivo, isso é ele mesmo quem diz.
 
Bom, isso não é totalmente dentro do assunto; mas tem a ver com ele: O que Gandalf fez para matá-lo? Já que nenhum membro da comitiva poderia derrotar o Balrog - apenas Gandalf - que tipo de técnicas foram usadas?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo