• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf teria mesmo morrido no O Hobbit, como Tolkien sugeriu?

Se um warg acertasse uma mordida em um ponto estratégico, Gandalf provavelmente morreria pelo ferimento, mesmo se matasse todos os lobos.



Não creio que os Wargs fossem inteligentes o suficientes para terem estratégia de batalha.



Nossa, lendo o trecho, parece que a morte de Gandalf seria por uma coisa meio banal, pois ele lutou contra o Balrog, mais poderoso que wargs, e o derrotou. Mas ainda assim, nesse trecho de O Hobbit, pelo que parece, ele morreria, mas mais pela quantidade de wargs que havia ali e pelos ataques do que por outra coisa.



Sim, não sei se estou correto mas talvez nem mesmo Tolkien tivesse grandes planos para Gandalf naquela época, quando criou o Hobbit.
Como li em uma revista de RPG uma vez, uma lança no estômago ainda é uma lança no estômago, mesmo que seja um Istari. Se ele saltasse de encontro as lanças é óbvio que ele morreria. Mas quem sabe que magia Tolkien tinha em mente, talvez ela acabasse com metade dos orcs antes dele chegar ao chão e aí só sofreria o impacto da queda e isso poderia ser o que Tolkien quiz dizer com "seria o seu fim".

Não dá para deixar de contextualizar a obra também, né? É aquela coisa de sempre: O Hobbit foi escrito antes da trilogia do Anel e sim, tinha um tom mais "inocente". Com isso quero dizer que naquele momento talvez Tolkien ainda não tivesse visualizado Gandalf tal como o conhecemos em O Senhor dos Anéis (o "Aniquilador de Balrogs") e aí morrer de uma forma "banal" não soaria tão estranho assim.



Uhum, concordo, acabei de falar algo assim acima antes de ler seu post.^^
Sabe, eu acho que isso de fato é verdade, mas ainda penso que o própio poder dos magos não era assim tão grande para combater muitos inimigos ao mesmo tempo. Para ganhar essa briga, por exemplo, Gandalf precisaria fazer uma varredura em volta dele, matando orcs por todos os lados e sem ferir os seus amigos. Nunca o imaginei como tendo tamanha habilidade...



E é verdade que isso torna o fato de ele ter matado o Balrog ainda mais fodástico! Foi uma superação até para Gandalf.

Talvez o plano fosse só distraí-los ou amedrontá-los para que pudessem fugir, de qualquer maneira não creio que Gandalf pudesse matar todos, talvez alguns e mesmo assim se sacrificando para tal pelo que aparenta.
 
Ou seja, poderia morrer. Pra que matar meio mundo, e não deixar nenhum anão ou o hobbit para cumprirem a demanda, e sobreviver? O Balrog estava na frente dele. Os wargs estavam atacando por todos os lados. É basicamente isso:
ficar gravemente ferido não significa morte instantanêa! e eu não disse que ele não pode morrer só disse que ele não morreria só por causa de um bando de orcs e wargs!
 
gray hawk disse:
ficar gravemente ferido não significa morte instantanêa!

Eu sei, pois eu não disse isso. Disse que, por estar gravemente ferido, poderia morrer.

gray hawk disse:
e eu não disse que ele não pode morrer só disse que ele não morreria só por causa de um bando de orcs e wargs!

Eu sei, e foi o que rebati, dizendo que ele poderia morrer por causa de um bando de wargs.

P.S.: amigos? :abraco:
 
Última edição:
Sofreu morte corpórea, estando em um hröa, e não em um fána, algo natural, como no caso dos eldar. De fato, assim como descrito, Gandalf morreu.
 
Ele teria se sacrificado e morrido, logicamente. Gangalf é dotado de muita sabedoria e seus poderes são muitos, mas como disseram aí em cima "Uma lança no estômago ainda é uma lança no estômago".

Ele poderia levar muitos com ele, talvez milhares, pois Orcs e Wargs não são palhos para Gangalf. Mas acho que não seria seu fim.

Se Tolkien tinha planos para Galdalf? Talves sim, talvez não. Mas creio que sim.


Abraços!:abraco:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo