1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf teria mesmo morrido no O Hobbit, como Tolkien sugeriu?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Faramir o nobre guerreiro, 7 Dez 2007.

  1. Faramir o nobre guerreiro

    Faramir o nobre guerreiro Desistir não é uma opção!

    Leiam esse trecho de O Hobbit, Cap.Da Frigideira para o Fogo.
    Será que Gandalf o cinzento teria morrido mesmo? Quer dizer, o Aniquilador de Balrogs, o possuidor de Naryia teria morrido desta forma se as Águias não o tivessem salvo???
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

    Eu acho que sim.

    Porque contra um inimigo você foca seu poder, mata ele e acabou. Os wargs eram muitos, iriam atacar por todos os lados e continuariam atacando enqaunto restasse algum deles vivos.

    Se um warg acertasse uma mordida em um ponto estratégico, Gandalf provavelmente morreria pelo ferimento, mesmo se matasse todos os lobos.
     
  3. Tuor

    Tuor Usuário

    Nossa, lendo o trecho, parece que a morte de Gandalf seria por uma coisa meio banal, pois ele lutou contra o Balrog, mais poderoso que wargs, e o derrotou. Mas ainda assim, nesse trecho de O Hobbit, pelo que parece, ele morreria, mas mais pela quantidade de wargs que havia ali e pelos ataques do que por outra coisa. :think:
     
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Não dá para deixar de contextualizar a obra também, né? É aquela coisa de sempre: O Hobbit foi escrito antes da trilogia do Anel e sim, tinha um tom mais "inocente". Com isso quero dizer que naquele momento talvez Tolkien ainda não tivesse visualizado Gandalf tal como o conhecemos em O Senhor dos Anéis (o "Aniquilador de Balrogs") e aí morrer de uma forma "banal" não soaria tão estranho assim.

    O legal disso é que quem lê "na ordem certa" e fica com esse trecho em mente ao ler O Senhor dos Anéis pela primeira vez, certamente deve ficar ainda mais surpreso na hora em que surge Gandalf, o Branco. :dente:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Faramir o nobre guerreiro

    Faramir o nobre guerreiro Desistir não é uma opção!

    Concerteza Ana foiu ima surpresa e tanto!!:yep:
     
  6. Bagrong

    Bagrong RaG

    Sabe, eu acho que isso de fato é verdade, mas ainda penso que o própio poder dos magos não era assim tão grande para combater muitos inimigos ao mesmo tempo. Para ganhar essa briga, por exemplo, Gandalf precisaria fazer uma varredura em volta dele, matando orcs por todos os lados e sem ferir os seus amigos. Nunca o imaginei como tendo tamanha habilidade...

    E é verdade que isso torna o fato de ele ter matado o Balrog ainda mais fodástico! Foi uma superação até para Gandalf.
     
  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Não sei se teria morrido, mas dificilmente teria prosseguido com os anões e Bilbo. Já que teria de lutar contra todos os wargs e orcs. Talvez ele revelasse um pouco de sua ira ao decepar alguns com Glamdring (Mordedora, se não me engano, é o apelido que os orcs deram a espada).

    Acho pouco provável que Tolkien o mataria de modo tão simples naquela floresta. O mago e os anões escaparam dos orcs em túneis repletos deles.
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

    Pra ser sincero.... morreria sim.

    Ele teria centenas de orcs e centenas de lobos com que lutar. Um contra centenas ou talvez milhares (repare que ele está ferido ao final da Batalha dos Cinco Exércitos!) significaria morte certa. Acho que mesmo o Gandalf do SdA ou o Mago Branco.
     
  9. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Então, quantos orcs Gandalf e os anões enfrentaram nas Montanhas Sombrias quando Bilbo se perdeu? Se o próprio passou um sufoco para cruzar o portão onde estavam as sentinelas, como o mago e um bando de anões passaram por lá?

    Faz tempo que li O Hobbit e não lembro agora como se deu a fuga do grupo.
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Enfrentar na correria, com o fator surpresa e a geografia (túneis! um ou dois orcs de cada vez) é uma coisa, enfrentar orcs estando completamente cercado é outra, muito diferente.
     
  11. grlopez

    grlopez Usuário

    Voto pelo "morreria sim". Afinal, era um homem. Jamais se revelaria Olórin e mandaria tudo para para os ares. Seria o velho Gandalf.. grande guerreiro.. mas ainda na carcaça de um homem.
     
  12. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    bom eu ainda não li esse livro...mas quando eu ler com certeza eu respondo!!! :joy:
     
  13. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Só lembrando que Gandalf ainda estava encarnado em um hröa, o que o tornava, naquele momento, tão sujeito à morte quanto qualquer outro ali presente.
     
  14. Nerdanel

    Nerdanel Usuário

    Mesmo ele sendo um Maia talvez ele morresse sim, pela quantidade de inimigos.
     
  15. Faramir o nobre guerreiro

    Faramir o nobre guerreiro Desistir não é uma opção!

    Aproveitando agora esse tópico, os anões sairam para essa aventura usando armas como machados? sei que eles levaram punhais e tal, mas não me lembro de no livro mencionar que eles estivessem carregando machados(a não ser na batalha dos cinco exércitos claro). É uma pergunta banal, mas é só por curiosidade mesmo:D.
     
  16. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    Acho que sim, o Gandalf morreria... Afinal, ele não deixou de certa forma claro que "morrera" na batalha contra o Balrog, mas fora "mandado de volta"? E, um Balrog tem um número limitado de braços e ataques ao mesmo tempo, bem inferior ao número de ataques que se sofre de centenas de Orcs Furiosos e Wargs Famintos... Quanto a Gandalf, o Branco, ele tinha, de certa forma, recebido uma "promoção", então não conta...
    Se ele tivesse a opção de usar todo o seu poder de Maia, aí sim ele "mandaria tudo pelos ares" como diz o grlopez...
     
  17. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Seria uma pena mas eu acho que morreria sim.
    Gandalf enfrentou vários perigos em O Hobbit principalmete da guerra dos Cinco Exércitos, talvés nesta Guerra ele não sobreviveria.
     
  18. Sandaime

    Sandaime a amada do Gandalf...

    HA,HA,HA!
    faça-me rir! claro que ele não morreria tão facilmente assim!
    se o Balrog que é o Balrog levou 10 dias e 10 noites para matá-lo (e sim, matá-lo porque ele morreu!) só orcs e wargs não o matariam!
    ele poderia sair gravemente ferido, a beira da morte ,cheio de ferimentos,hemorragia ou algo do tipo, mas não sem antes levar meio mundo junto com ele!
     
    Última edição: 13 Dez 2007
  19. Tuor

    Tuor Usuário

    Ou seja, poderia morrer. Pra que matar meio mundo, e não deixar nenhum anão ou o hobbit para cumprirem a demanda, e sobreviver? O Balrog estava na frente dele. Os wargs estavam atacando por todos os lados. É basicamente isso:

     
    Última edição: 13 Dez 2007
  20. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Bem o corpo dele era o de um homem comum. Morreria sim. É claro que ele era mais forte mas o fator quantidade numa luta tem que ser levado em conta....
     

Compartilhar