• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf tem um lar?

Saruman vive em Isengard, Sauron em Mordor. Gandalf tem um lar?
É uma casa, como no condado, ou um local aonde ele domina, como um rei?


Bom, pelo que entendo dentro das obras Gandalf na Terra média não tinha posses, e morada fixa também não, embora para o contexto dos homens talvez esse caso da morada fixa fosse até aceita. Por quê? Justamente porque os homens da Terra média (alguns) tinham uma certa vida curta (média geral de 70 ou 80 anos).

Não há uma precisão com referência ao tempo em que o mago permanecia em um certo lugar, onde a linha do tempo tinha uma variação de alguns dias, meses ou até anos dependendo dos objetivos do mago, e isso é perceptível nas obras.

Se pensarmos em outros personagens como Saruman e Sauron, até certo ponto poderíamos dizer que ambos também não tinham morada fixa. Sauron em certos momentos vagava por Dol Guldur, pela Floresta Escura ou outras regiões. A mesma coisa é com Saruman, depois de muitos e muitos anos é que o mago branco se estabeleceu por definitivo em Isengard. Antes ficava vagando igual Gandalf.
 
Só o fato de Gandalf ser conhecido por todos os cantos da TM já prova a falta de lar dele, afinal, se todos o conheciam é porque ele se abrigava em todos os lugares próximos dos problemas que ele precisava resolver. Em nenhuma casa da TM ele era desconhecido e isso nós podemos perceber claramente. Vejam: Théoden nunca mencionou o nome de Elrond e Galadriel era só uma lenda. Os hobbits não eram conhecidos por ninguém e nem eles conheciam os outros povos. Isso tudo porque essas pessoas tinham morada fixa. Já Gandalf conhecia todos e todos o conheciam e os diferentes nomes que ele recebia dos diferentes lugares sempre faziam alusão à sua condição peregrina.
 
O lar a Gandalf nunca faltou, pois acredito que para ele qualquer lugar seria algo como um lar, e aspessoas se alegravam em te-lo por perto, e ele não foi bem recebido em Minas Tirith pois Denethor soube que ele tinha achado o herdeiro real do trono e não apenas um "suplente"
masacredito que ele era um ótimo hospede alem de ter poderes para proteger a terra onde estava!
 
Não há muito mais a dizer!

A dúvida sobre o possível lar de Gandalf foi sanada rapidamente! Gandalf nunca teve um lugar fixo de morada, apesar de, como o colega Lagduf disse, "fixo" pode ser relativo, pois Gandalf viveu dois mil anos na Terra Média!

Mas, mesmo assim, Gandalf não se estabeleceu nem viveu em lugar nenhum durante muito tempo, ou pelo menos não conhecemos nada sobre o assunto! Podíamos especular, mas acho que quem "conhece" a personagem percebe que não há grandes probabilidades de ele ter algum dia "adquirido" ou construído uma casa para morar em lugar nenhum!

;D
 
Dentre os três magos conhecidos, Gandalf é o único que não mora em um único lugar. Radagast se instalou em Rhosgobel, e Saruman em Isengard. Eu acho que é por isso que foi ele o único dentre os Istari a ser bem-sucedido na missão que a ele foi confiada, de auxiliar os Povos Livres na luta contra Sauron da melhor maneira possível.
 
Gandalf não tinha um lar nem tempo para ter um lar. Ele vivia viajando, nunca parava de tentar cumprir a sua. missão. POr isso, concordando co, DaniloStinghen, ele foí o único a ser bem sucedido
 
Ahn, Gandalf podia ter sim um lar em Aman antes de ser convocado para ir em uma missão à Terra-média. Mas quando ele foi para a Terra-média ele não tinha um lar. Por que? Porque na época em que ele foi para lá, o poder de Sauron já estava se espalhando muito rápido, o que significa que ele tinha muito trabalho a fazer. Mesmo se ele quisesse descansar por um tempo considerável, as coisas poderiam voltar a piorar se ele não estivesse na ativa. Ele não foi chamado para tirar férias ou descansar em trabalho.

Eu acho que o tempo que ele passava em Lórien ou no Condado não deve ser considerado uma 'morada' porque, baseando-se no tempo cronológico de vida dele, essas estadias não eram nada! Eram apenas uns dias (meses ou anos, raramente, dependendo da ocasião) - agora eu vi que o Eriadorion falou a mesma coisa. :rofl:

Hum, eu acho que, mesmo sendo poderoso, algumas pessoas gostavam de Gandalf. Alguns homens o viam como um tipo de deus, sabiam que ele tinha um poder incomum, mesmo sem saber a sua verdadeira identidade e de onde veio. :think: Alguns senhores o recebiam porque já sabiam da fama dele de advertir sobre algum perigo eminente; é como se fosse 'Esse cara é um saco, mas deixa ele abusar um pouquinho da estadia e me dar uns conselhos interessantes'. Não digo que era assim, mas eu raciocino assim! =P

Você me fez lembrar que até em Edoras Gandalf não foi bem recebido (é claro, que Théoden estava sobre efeitos de Grima). no dia 19 de setembro de 3018, Gandalf vai como um mendigo a Edoras, e sua entrada é proibida. Somente um dia depois é que o Rei permite sua entrada em Edoras (dia 20). Mas o que eu acho mais interessante é o caso do Scadufaz, a gente pensa que Gandalf foi no animal e teve uma sintonia na maior tranquilidade. Que nada, Scadufax foge dele, ele tem um atraso de dois dias para domar o cavalo, um atraso que se não ocorresse poderia ter encontrado Frodo ainda no Bolsão, mas foi melhor assim, pelo menos os Hobbits sentiram na pele um dos grandes perigo de Mordor, os pequenos aprederam...

p.s: para as pessoas não acharem que estou inventado história (o que nunca faço isso), você nunca vai encontrar essa informação durante a história, principalmente quando Gandalf relata os seus acontecimento no capítulo - Conselho de Elrond. Só encontrarão nas apéndices na cronologia.
 
Mas se ele tivesse um lar, você acham que provavelmente seria em Lórien?
Não. Creio que não. Imagino que ele iria desejar morar no Condado. Ele adorava lá. Tanto que Gandalf era o único ser na Terra-média que conhecia os pequenos, os visitava e os admirava.
 
Não. Creio que não. Imagino que ele iria desejar morar no Condado. Ele adorava lá. Tanto que Gandalf era o único ser na Terra-média que conhecia os pequenos, os visitava e os admirava.

:yep:
tanto que no "A Sociedade do Anel" ele deixa bem claro que adorou voltar para o Condado...maaas, ele teria que fazer uma casa com as proporções dele, se não, ele ficaria batendo a cabeça toda hora , além de ficar com uma baita dor nas costas :lol:
 
Pra mim Gandalf tinha sim um lar, seu coração, não existe lugar melhor para se morar do que dentro do seu coração. Sua morada era apenas algo interior, no exterior sim ele migrava de um lugar a outro, em certas ocasiões demorando-se em alguns lugares e outras passando rapidamente por elas. Mas sua única morada era seu coração.
 
A morada dele era Lórien, mas não a floresta à beira das Montanhas da Névoa, mas em Valinor. Por isso ele nao fixava um lar na TM, pois ele já tinha um lar.
 
O mais sábio dos Maiar era Olórin. Ele também mora em Lórien, mas sua natureza freqüentemente o levava com freqüência à casa de Nienna, e com ela aprendeu a compaixão e a paciência.

(O Silmarillion; Valaquenta)

Só para confirmar a sua afirmação :)

Mas acho que não é essa a razão pela qual Gandalf não estabelecia um "lar" na Terra-média.

No Contos Inacabados é dito que os Istari não tinham memória clara de onde vieram. Sabiam que era do outro lado do Mar, mas isso era para eles como uma lembrança distante e querida, ume lembrança pela qual eles ansiavam intensamente enquanto se mantivessem fiéis à missão a eles confiada.

Se fosse assim, Saruman e Radagast também não teriam moradas fixas na TM, pois ambos também deveriam ter moradas fixas: Curumo (Saruman) com Aulë e Aiwendil (Radagast) com Yavanna.
 
Não. Creio que não. Imagino que ele iria desejar morar no Condado. Ele adorava lá. Tanto que Gandalf era o único ser na Terra-média que conhecia os pequenos, os visitava e os admirava.

:yep:
tanto que no "A Sociedade do Anel" ele deixa bem claro que adorou voltar para o Condado...maaas, ele teria que fazer uma casa com as proporções dele, se não, ele ficaria batendo a cabeça toda hora , além de ficar com uma baita dor nas costas :lol:


Então depois de tantas suposições semrpe imaginei que o Gandalf gostaria de viver no Condado. Talvez fosse pela simplicidade dos hobbits, talvez fosse por ser um lugar mais tranquilo que em outras partes da TM. Acho que até eu iria gostar de morar no Condado; e provavelmente não teria que adaptar nenhuma casa ao meu tamanho, visto que ja me chamam de hobbit por ae :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo