• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf: Seu poder e seu papel na guerra do anel.

Eldarion

Usuário
Estive pensando algo que me deixou com uma pulga atras da orelha. Vcs nao acham que o poder de gandalf nao é totalmente mostrado ou utilizado no livro? La diz que ele é muito poderoso, mas qual era a forma de poder dele? Por exemplo em varias situaçoes ele poderia ter salvo os hobbits "soltando" uma magia. Tipo uma bola de fogo, um raio ou coisas do tipo. Mas que ele tinha esse tipo de poder, estilo "mago do 20 nivel do AD&D"? É bem provavel, pois ele nao soltou aqueles fogos de artificio na festa de despedida de bilbo? Ou aqueles fogos nao eram magicos, sendo antes de tudo algo feito com polvora ou coisa do tipo? E luz que ele acendeu em moria? Nao estou com o sda 1 aqui, mas parece que ele acendia uma luz magica na ponta do cajado quando eles entraram na escuridao de moria. Se fosse assim, por que ele simplesmente nao detonava os orcs com raios luminosos e bolas incadescentes?
Por outro lado, o poder que o livro diz que ele tinha podia ser principalmente o seu conhecimento e experiencia. No livro todo fica bem claro que ele é o mais perigoso inimigo de sauron, por que ele tem conhecimento.
E na luta contra o balrog? Que tipo de poder lhe permitia enfrentar uma criatura daquelas? Como tais poderes lhe propiciaram voltar do abismo de moria, agora como "o branco", e nao "O cinzento"? Me parce uma questao bem interessante...

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Interessante o tópico.

Gandalf era um Maia, da mesma forma que Sauron e o Balrog. Os Maiar eram poderes( similares a criaturas angelicais ou demoniacas) que eram os vassalos dos Valar (poderes maiores)
Sauron era um dos servos de Melkor, ou Morgoth, o verdadeiro senhor do escuro, e apesar de ter sido considerado um dos mais poderosos Maiar, Sauron havia perdido muito de seu poder para forjar o anel.
Gandalf era um Maia também, e também tinha poderes como você pode ver nas descrições de suas "façanhas mágicas" que Tolkien definiu como capacidade sub-criativa. Mas para facilitar vamos chamar de magia, nesse caso, sim, Gandalf podia usar magias, mas ele era um Istari, e aos istaris foi feita uma imposição de que eles não podiam sair por aí usando magias, apenas nas ocasiões mais desesperadores era permitido que eles usassem magia.

Glaurung, o urulóki
 
Em tempo: Gandalf voltou do abismo de Moria como o Branco apenas depois da queda de Saruman....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Hehehe! Faland em Mago de vigésimo nível, bom... ~Em termos de jogog, acho que como Cinzento Gandalf devia ser de décimo segundo... no máximo. Como branco que ele é vigésimo... ou até mais!

Só sei que se não fosse o Gandalf, a Terra-Média estaria perdida!
 
complementando mais um pouquinho, pois Glaurung falou praticamente tudo, gandalf disse que ele nunca demostrou seus verdadeiros poderes... ele veio para a terra média para auxiliar os filhos de eru, e naum fazer tudo por eles e para eles... a forma "encarnada" dele tb limitou os poderes dele... talvez como gandalf o branco ele retomou parte dos poderes dele...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Eu to lendo de novo a parte do Unfinished Tales que trata dos Istari. Segundo diz o livro, eles poderiam ser considerados Maia, mas diferente de Sauron, por exemplo, não só por ser do "bem" ou do "mal". Sauron podia se transformar em diversas formas diferentes, como realmente fez diversas vezes.
 
quote:
Em tempo: Gandalf voltou do abismo de Moria como o Branco apenas depois da queda de Saruman....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge


Isso não é verade.. quando ele encontrou Legolas, gimli e Aragorn em Fangorn ele já tinha se tornado Branco, ou seja, antes da queda de Saruman

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Importante: Se gandalf só podia usar seu poder em ocasiões extremas, por que ele usou poderes na festa de bilbo (uma ocasiao nada "extrema) ?

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
quote:
Importante: Se gandalf só podia usar seu poder em ocasiões extremas, por que ele usou poderes na festa de bilbo (uma ocasiao nada "extrema) ?

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx


Na festa ele só usou os fogos de artifício que ele fabricou... não pode ser considerado uma magia...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Bom, na minha opinião, eu acho que Gandalf gostava de usar seu poder as vezes para fazer suas "traquinagens"....

Veja por exemplo o caso das suas façanhas com fogos de artifício... e também as fumaças coloridas que ele fazia com o cachimbo.... e mais alguns truquezinhos que ele gostava de fazer

Mas lembre-se que o conceito de magia na obra de tolkien é um pouco diferente do conceito de magia "habitual" que nós temos.
Tolkien definiu magia como capacidade sub-criativa e esse conceito faz com que a "magia" não seja exatamente "magia" dependendo da raça que você pega como ponto de vista.

Se vocês quiserem discutir mais sobre capacidade sub-criativa e magia sugiro abrirmos outro tópico.

Glaurung, o urulóki
 
Amigos, eu ainda acho que "magia", na Terra-Média, era a arte de dominar certos elementos e materiais. Claro que existem passagens e fatos que só se explicam como sendo "mágica", mas ninguem me deu ainda um argumento forte que contrariasse essa minha tese. Polvora, fosforo (o elemento quimico), eletricidade, e tantas outras coisas que pra gente é comum, há 7000 mil anos atras deveria parecer "magia".
 
quote:
quote:
Em tempo: Gandalf voltou do abismo de Moria como o Branco apenas depois da queda de Saruman....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge


Isso não é verade.. quando ele encontrou Legolas, gimli e Aragorn em Fangorn ele já tinha se tornado Branco, ou seja, antes da queda de Saruman

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.


A queda do Saruman que eu quis dizer não foi quando os Ents "atacaram" Isengard....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Volto a uma das questoes anteriores: Qual o poder de Gandalf? Por que ele era (ou deveria) ser temido? Por que Sauron o temia? O que ele poderia fazer de tao terrivel? Voltou a levantar a suspeita de que talvez o poder de gandalf fosse em grande parte seu conhecimento, sabedoria, bom senso e experiencia. Ora, ele teve bom senso e sabedoria para comprender que o anel deveria ser permanentemente destruido, tinha conhecimento de que aquilo so podeira ser feito em mordor, etc. Por outro lado, por maior que fossem, repito, seu "conhecimento, sabedoria, bom senso e experiencia" nao creio que seu poder se restringisse a isso. Se assim o fosse, eu nao teria medo de Gandalf, o Branco. O maximo que ele poderia fazer comigo seria: "Tenha cuidado comigo seu tolo. Tenho conhecimento que vc colou na ultima prova de matematica. Reunirei o conselho branco..her digo, o conselho de classe e pedirei sua expulsao!"( nao sei por que eu ainda tento fazer piadinhas...).Bom, mas voltando a falar serio, por que um balrog temeria Gandalf? Ele o enfeitiçaria, jogaria uma maldiçao, uns fogos de artificio no olhos, enquanto a comitiva escapava desesperada, ou o que?? Que poder permitiu que gandalf voltasse de Moria? Se era tao poderoso, por que nao enfrentava os nasgul (nao entendo dessas hierarquias, uns tal de maias, vala, por que ainda nao li o silmarillion, mas tenho a impressao que gandalf era de um "posto" mais alto que os nasgul)? Por que eu deveria apostar minhas moedas em Gandalf se ele um dia, apenas por SUPOSIÇAO,tivesse que enfrentar um guerreiro poderoso como, digamos, Boromir???

(desculpas pelo post meio "avantajado")

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Interessante sua questão Eldarion, mas com o passar do tempo e do seu interesse sobre Tolkien e de visitas a valinor você vai aprender muitas coisas, eu sugiro que imediatamente você leia o Silma, pois se ficar vendo esse fórum e não ler vai pegar muitas coisas incompletas daqui, e quando vc ler o Silma não vai ter a mesma graça. Bom, a questão do Gandalf, ele era uma criatura celestial, podemos dizer que era um anjo num corpo de humano, Sauron tinha medo dele pq o objetivo da vinda dele à terra-média era unir e despertar os povos livres contra Sauron, até o Anel que ele possuía tinha esse poder, de "convencer" as pessoas. Em Moria Gandalf realmente morreu, voltou para Aman, só depois que ele volta denovo a terra média com um corpo mais aprimorado que ele desbanca Saruman. Eh bom lembrar que os Istar, como estavam confinados a um corpo tinha a fragilidade do mesmo.

Bom.. eu tenho ainda mta coisa para falar.. só que acho que vai ficar mto cansativo para um post só... Espero ter ajudado.

"Não gosto de metade de vocês como deveria, mas gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Sercelda
 
Gandalf sem duvida era um ser poderoso a ser temido! Como muita gente já disse, ele não devia ficar soltando "magia" por qq motivo! Mas o proprio conceito de magia na terra-media era variavel como já foi dito! O Elfos por exemplo, eles faziam oq agente chamda de magia, as Lembas eram bolos "magicos", eles tb vaziam outros truquezinhos como aqueles visto em o hobbit q quando alguem entrava numa area circular tudo simplesmente desaparecia! Para eles isso não era magia, e sim um conhecimento q eles. Fica muito dificil estabelecer um padrão de magia já q não existia a nossa ciencia na terra-meida, um fato muito curioso q me intrigou quando li senhor dos aneis é q havia varias referencia aos tempos antigo, esse em tecnologia eram identicos aos do tempo em q se passa o livro! Nada mudava! Se não existia uma ciencia então não se pode dizer q existia magia!
Esse é um tema muito complexo e eu não tenho conhecimento suficiente do Universo de Tolkien para chegar a alguma conclusão!
Aguardo mais opiniões, gostei muito do q já foi falado aqui! Sempre quis discutir isso!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
quote:
Bom, na minha opinião, eu acho que Gandalf gostava de usar seu poder as vezes para fazer suas "traquinagens"....

Veja por exemplo o caso das suas façanhas com fogos de artifício... e também as fumaças coloridas que ele fazia com o cachimbo.... e mais alguns truquezinhos que ele gostava de fazer

Mas lembre-se que o conceito de magia na obra de tolkien é um pouco diferente do conceito de magia "habitual" que nós temos.
Tolkien definiu magia como capacidade sub-criativa e esse conceito faz com que a "magia" não seja exatamente "magia" dependendo da raça que você pega como ponto de vista.

Se vocês quiserem discutir mais sobre capacidade sub-criativa e magia sugiro abrirmos outro tópico.

Glaurung, o urulóki




Que diabos extamente seria isso de capacidade sub-criativa?? Atendendo a sugestoes vou abrir um topico sobre magia e "capacidade subcriativa...

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Mas o Gandalf já usou magia nos livros, apesar de poucas vezes... No hobbit, quando ele estava com os anões que foram capturados por orcs, ele solta um clarão que mata alguns orcs, sem contar c/ as chamas que matam wargs, e em SdA, clarões, contra os nazgul, na chegada de Faramir...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo