Estive pensando algo que me deixou com uma pulga atras da orelha. Vcs nao acham que o poder de gandalf nao é totalmente mostrado ou utilizado no livro? La diz que ele é muito poderoso, mas qual era a forma de poder dele? Por exemplo em varias situaçoes ele poderia ter salvo os hobbits "soltando" uma magia. Tipo uma bola de fogo, um raio ou coisas do tipo. Mas que ele tinha esse tipo de poder, estilo "mago do 20 nivel do AD&D"? É bem provavel, pois ele nao soltou aqueles fogos de artificio na festa de despedida de bilbo? Ou aqueles fogos nao eram magicos, sendo antes de tudo algo feito com polvora ou coisa do tipo? E luz que ele acendeu em moria? Nao estou com o sda 1 aqui, mas parece que ele acendia uma luz magica na ponta do cajado quando eles entraram na escuridao de moria. Se fosse assim, por que ele simplesmente nao detonava os orcs com raios luminosos e bolas incadescentes?
Por outro lado, o poder que o livro diz que ele tinha podia ser principalmente o seu conhecimento e experiencia. No livro todo fica bem claro que ele é o mais perigoso inimigo de sauron, por que ele tem conhecimento.
E na luta contra o balrog? Que tipo de poder lhe permitia enfrentar uma criatura daquelas? Como tais poderes lhe propiciaram voltar do abismo de moria, agora como "o branco", e nao "O cinzento"? Me parce uma questao bem interessante...
"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
Por outro lado, o poder que o livro diz que ele tinha podia ser principalmente o seu conhecimento e experiencia. No livro todo fica bem claro que ele é o mais perigoso inimigo de sauron, por que ele tem conhecimento.
E na luta contra o balrog? Que tipo de poder lhe permitia enfrentar uma criatura daquelas? Como tais poderes lhe propiciaram voltar do abismo de moria, agora como "o branco", e nao "O cinzento"? Me parce uma questao bem interessante...
"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx