• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, Saruman e ... Morgoth?

Edrahil

Usuário
Será que Gandalf e Saruman participaram da captura de Morgoth? Será que eles foram juntos derrotar o exército do malvadão aí????
 
Será que Gandalf e Saruman participaram da captura de Morgoth? Será que eles foram juntos derrotar o exército do malvadão aí????

Não, os 5 Istar foram enviados para a terra-media na terceira era para ajudar os povos livres a combater a nova sombra que era Sauron.
Como líder dos Istar foi escolhido Curunir (o branco) que foi o primeiro deles a desenbarcar. Os Valar também enviaram Allatar e Palando (os Azuis), Radagast (o castanho) e Olorin (o cinzento).
 
Última edição:
Então quer dizer que eles foram apenas "criados" para combater Sauron ou mesmo enfeitar Valinor? :eek:

Eu acredito que eles possam ter ajudado sim, mas não intensamente como muitos outros Maiar.
 
Última edição:
Que me lembre, apenas um maia veio à T-M na Guerra da Ira, o arauto de Manwë, liderando os exércitos dos vanyar.

Asca, eles não foram "feitos" para enfrentar Sauron. Eles existem desde muito tempo antes da criação de Eä, pois eles são ainur. Eles foram comissionados para enfrentar Sauron na T-M, encorajando seus inimigos (não uma guerra aberta).
 
Não, os 5 Istar foram enviados para a terra-media na terceira era para ajudar os povos livres a combater a nova sombra que era Sauron.
Como líder dos Istar foi escolhido Curunir (o branco) que foi o primeiro deles a desenbarcar. Os Valar também enviaram Allatar e Palando (os Azuis), Radagast (o castanho) e Olorin (o cinzento).
:ahn?:

Eitcha!!!!

Mas a derrota de Morgoth foi bem antes disso.
 
Que me lembre, apenas um maia veio à T-M na Guerra da Ira, o arauto de Manwë, liderando os exércitos dos vanyar.

Asca, eles não foram "feitos" para enfrentar Sauron. Eles existem desde muito tempo antes da criação de Eä, pois eles são ainur. Eles foram comissionados para enfrentar Sauron na T-M, encorajando seus inimigos (não uma guerra aberta).

Sim, eles já habitavam Arda desde o inicio da construção de Ëa. porém não participaram caça a Melkor...somente na Terceira era os Valar fizeram um Conselho e decidiram enviar os 5 Istar para terra media para ajudar a liberta-la. Tanto que Gandalf perde seu Hroar na batalha contra o Balrog de Moria e depois volta para terminar a sua missão.

Eitcha!!!!

Mas a derrota de Morgoth foi bem antes disso.

Sim, por isso ele não perticiparam da caça a melkor...
 
Erulasto disse:
Que me lembre, apenas um maia veio à T-M na Guerra da Ira, o arauto de Manwë, liderando os exércitos dos vanyar.

Hum valeu Erulasto.

Erulasto disse:
Asca, eles não foram "feitos" para enfrentar Sauron. Eles existem desde muito tempo antes da criação de Eä, pois eles são ainur. Eles foram comissionados para enfrentar Sauron na T-M, encorajando seus inimigos (não uma guerra aberta).

Então, por isso me espantei com a explicação do Feänarsil...
Mas assim, a única missão que chegou a ser designada à eles foi a de conter Sauron?
 
Hum valeu Erulasto.

Então, por isso me espantei com a explicação do Feänarsil...
Mas assim, a única missão que chegou a ser designada à eles foi a de conter Sauron?

O que temos como base de discussão é aquilo que esta escrito nos livros do professor, ao que me lembre, tolkien fala apenas desta missão declaradamente, não temos registros de missões anteriores dos Istar. Por isso é perigoso dizer "foi só para esta missão" ou "claro que não, tiveram outras". mas o que temos de certeza é que os 5 foram designados a ajudar os povos livres contra a sombra de Sauron. Não que os Istar tivessem que enfrentar "mano a mano" Sauron e Nazgûl, mas encorajar, aconselhar e até mesmo comandar exercitos amigos.

Eu particularmente não acho que tiveram somente esta missão, como o próprio gandalf disse, ele viveu em arda, cerca de 300 vidas de homens, por isso não acho que ele não tenha feito nada. é até maldade falar uma coisa dessas de Olorin. hehe

tendeu Asca...? :cerva:

Fëa... :assobio:
 
O que temos como base de discussão é aquilo que esta escrito nos livros do professor, ao que me lembre, tolkien fala apenas desta missão declaradamente, não temos registros de missões anteriores dos Istar. Por isso é perigoso dizer "foi só para esta missão" ou "claro que não, tiveram outras". mas o que temos de certeza é que os 5 foram designados a ajudar os povos livres contra a sombra de Sauron. Não que os Istar tivessem que enfrentar "mano a mano" Sauron e Nazgûl, mas encorajar, aconselhar e até mesmo comandar exercitos amigos.

Sim, esse é o único comissionamento que está explícito na obra.

Eu particularmente não acho que tiveram somente esta missão, como o próprio gandalf disse, ele viveu em arda, cerca de 300 vidas de homens, por isso não acho que ele não tenha feito nada. é até maldade falar uma coisa dessas de Olorin. hehe

Não me lembro agora se é no Silmarillion que fala que Gandalf vivia em Aman e passeava sem fána inspirando pensamentos de sabedoria nos eldar. Li isso em algum lugar. :think: Ele também aprendeu a compaixão com Nienna em Valinor, o que eu acredito que foi um dos fatores para seu sucesso em sua missão. Ou seja, eu acredito que ele tenha participado de muitas atividades (senão, não seria nem escolhido para compor a ordem dos magos), mas a mais importante que foi registrada foi a participação na Guerra do Anel. Seus feitos em Aman devem estar cantados em algum lugar fora dos círculos do mundo e jamais vamos saber, mas os maiar estavam a serviço dos valar.
 
Os Valar sempre se preocuparam com os povos da TerraMédia tanto que levaram os elfos na aurora do tempo para viverem protegidos em Valinor e depois que houve a Retratação de Earendil enviaram seus exércitos para destruir Angband e o mal de Morgoth,criaram uma ilha-reino protegida pros edains e deram a escolha da partida pros elfos que ficaram na TerraMédia,e enviaram os Istar pra ajudar os inimigos de Mordor com sua sabedoria e dons.E depois chegou a era dos homens rsrrsrsrs o que será que eles fizeram pra nos ajudar?? Buda??? Jesus??? Maomé??? rsrrsrrss
 
Sim, esse é o único comissionamento que está explícito na obra.



Não me lembro agora se é no Silmarillion que fala que Gandalf vivia em Aman e passeava sem fána inspirando pensamentos de sabedoria nos eldar. Li isso em algum lugar. :think: Ele também aprendeu a compaixão com Nienna em Valinor, o que eu acredito que foi um dos fatores para seu sucesso em sua missão. Ou seja, eu acredito que ele tenha participado de muitas atividades (senão, não seria nem escolhido para compor a ordem dos magos), mas a mais importante que foi registrada foi a participação na Guerra do Anel. Seus feitos em Aman devem estar cantados em algum lugar fora dos círculos do mundo e jamais vamos saber, mas os maiar estavam a serviço dos valar.


Sim, li num lugar que Olorin foi enviado na ordem dos Istar a pedido de Manwë...e já que Manwë é dos ventos, talvez seja por isso que o cinzento seja um peregrino...viajando sempre como o vento.
 
Sim, li num lugar que Olorin foi enviado na ordem dos Istar a pedido de Manwë...e já que Manwë é dos ventos, talvez seja por isso que o cinzento seja um peregrino...viajando sempre como o vento.
Viajando sempre com o vento? :ahn?:

Lembro-me vagamente de Olorin dizer que não seria indicado por temer Sauron, e se minha memória não estiver falhando (estou resolvendo um problema nos servidores e como fiquei chateado, vim para o fórum relaxar :mrgreen:), Manwë disse que exatamente por temer Sauron ele era um indicado. Mas Olorin não era maia de Manwë.
 
Olórin era do povo de Manwë e Varda sim.

E tinha contato com os noldor quando estes ainda estavam lá.
 
Edrahil, realmente ele foi comissionado por Varda e Manwë. Eu estava confuso porque nos C.I. há uma referência que nos rascunhos antigos Olórin era conselheiro de Irmo. Se alguém tiver uma informação concreta ajudaria bastante =]
 
É por aí Erulasto... ele era um Maia de Irmo mas foi Varda e Manwe quem o convidaram pra participar da excursãozinha
 
Sim, li num lugar que Olorin foi enviado na ordem dos Istar a pedido de Manwë...e já que Manwë é dos ventos, talvez seja por isso que o cinzento seja um peregrino...viajando sempre como o vento.

isso ta no CI, na parte dos istaris
nesse texto também fala que Saruman foi praticamente obrigado a levar o Radagast com ele :lol: (isso se eu não tiver com uma memória muito fraca...)
 
Então somente Eonwe foi para a TM na guerra da ira?(como representante maía).

Isabel disse:
isso ta no CI, na parte dos istaris
nesse texto também fala que Saruman foi praticamente obrigado a levar o Radagast com ele (isso se eu não tiver com uma memória muito fraca...)

Tipo irmão mais novo?:mrgreen:
E pensar que até Saruman teve de aguentar esse tipo de coisa.:rofl:
 
Mas nada impede de que os istari tenham vindo a Beleriand na Guerra da Ira, ainda com um fána. A menos que, como o Panda disse, o único maia que tinha vindo na época seja o arauto de Manwë.

Enfim, especulações.
 
Acho que Tolkien não pensou nesse tipo de coisa ao escrever as obras, mas creio que Eonwe tenha sido o único maía a vir para a TM para lutar na guerra da ira, os istari só apareceram por aqui mesmo lá na terceira era, o que pode até ser tirado do fato que ninguém os conhecia quando chegaram nos portos cinzentos, com o risco de ser um sofisma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo