• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf sabe o futuro?

Pessoal,

Assitindo SdA notei que Gandalf, ao falar parece que sabe o que vai haver no futuro...um exemplo: nas Minas de Moria, ao falar com Frodo ele fala que Gollum terá uma participação no fim de todas as coisas...(mais ou menos isso), ou seja, ele já sabia que Gollum iria participar do fim da destruição do Anel.

É coincidencia ou ele tinha esse tipo de poder??


ate mais...
 
Ele era um sábio e disse isso se referindo à uma intuição, tipo: "meu coração diz que ele será importante." Talvez tivesse alguma vidência, mas não creio que possa ser interpretado como um poder dele.
 
Acho que ele era muito sábio (e ce sabe como eles são). Não acho que le tinha poder de videncia não! Mas ce eu te vé errada pessoal me avisem! :wink:
 
Gandalf era o mais sábio dos Maiar, logo com sua experiência ele poderia antever alguns fatos do futuro baseado nas suas memórias.
 
Eu acho que ele nao sabia que o Gollum ia estar presente na destruição mas como ele era muito sabio ele sabia que todas as coisas ou pessoas no caso podem ter seu papel no fim de todas as coisas.... :wink:
 
Não acho isso não!

Acredito que ele deveria ter algum tipo de dom...quando Bilbo vai morar com os elfos..na SdA..ele diz para o Bilbo..."Até nosso proximo encontro...", como se ele soubesse tudo o que iria acontecer.

sei la...acho que ele tinha sim um dom!

ate mais...
 
A não posso confirmar mas continuo achando que era somente pq ele era muito sábio, vc nunca falou : Até nosso próximo encontro ou coisa assim? Mas sei lá isso ACHO não fala no livro então fica a vontade de sua imaginação! :lol:
 
pra mim naum tinha naum........eh a msm coisa q qndo a mãe fala, por exemplo: "não vai nesse show naum, vai dar confusão......."

e se o show der confusão naum qr dizer q as mães tem videncia ( talvez sim... 8-) ) e sim q elas tem a sabedoria e experiencia sobre assuntos....

e ainda mais o Gandalf, o mais sábio de todos os Maiar q tem 7700 anos de experiencia.......
 
Eu cheguei a abrir um tópico bem legal em outro Forum há um bom tempo, sobre este assunto. Vou postar aqui algumas respotas bem linteressantes, de gente que sabe muita coisa!

Mormegil ß disse:
Os Valar e Maiar não eram capazes de antever absolutamente nada do que dependesse do livre-arbítrio das criaturas, como Tolkien deixou explicitamente em diversos textos. Mas eles, tendo grande conhecimento da Música e do passado, eram capazes de fazer previsões muito acertadas. Seguem algumas palavras de Tolkien, para ilustrar:

Carta 156:"Em qualquer caso, nenhum dos meus personagens 'angélicos' é representado como conhecendo o futuro completamente, ou sem dúvida tendo qualquer conhecimento do que diz respeito a outras vontades".

HoME X: "Nesta forma de percepção eles [os Ainur] não podiam prever nenhum dos atos dos filhos, Elfos e Homens, em cuja concepção e introdução em Eä nenhum Valar tomou qualquer parte; em relação aos Filhos eles apenas podiam deduzir chances, da mesma forma que os próprios Filhos, embora com muito maior conhecimento dos fatos e dos eventos contribuintes no passado, e com muito mais inteligência e sabedoria. Mas mesmo assim sempre restava alguma incerteza sobre as palavras e feitos dos Elfos e Homens no Tempo ainda não realizado".

Ósanwë-kenta: "Mentes que possuem grande conhecimento do passado, do presente e da natureza de Eä, podem predizer com grande precisão, e quanto mais próximo o futuro, mais claro ele se apresenta (exceto, sempre, pela liberdade de Eru). Portanto, muito do que é chamado "previsão", em palavras desatentas, é apenas a dedução do sábio."

Swanhikd disse:
(...)os Ainur não eram adivinhos, eles faziam observações baseadas no conhecimento que eles tinham, e que vinha por exemplo da Música ou do fato de eles terem mais informação e conhecimento sobre o que acontecia/tinha acontecido no Mundo do que qualquer um dos Filhos.

Espero que tenham gostado! :wink:

Quem se interessar em ler a discussão toda, visite o link a seguir:
Gandalf e o poder da previsão
 
Esse tipo de premonição aparece nas obras de Tolkien, Eru sempre mandava mensagens atravez de visões e pensamentos para Manwë o mesmo deve ter acontecido com Gandalf
 
Krebain disse:
pra mim naum tinha naum........eh a msm coisa q qndo a mãe fala, por exemplo: "não vai nesse show naum, vai dar confusão......."

e se o show der confusão naum qr dizer q as mães tem videncia ( talvez sim... 8-) ) e sim q elas tem a sabedoria e experiencia sobre assuntos....

e ainda mais o Gandalf, o mais sábio de todos os Maiar q tem 7700 anos de experiencia.......
Falou td ....pra mim é isso que acontece com Gandalf , por essas e outras que os conselhos sao perigosos até mesmo para os mais sabios! Ta vendo galera no que que dá??? Gandalf da conselhos e ja passa a ser dado como vidente ....
 
kilson Viegas disse:
Esse tipo de premonição aparece nas obras de Tolkien, Eru sempre mandava mensagens atravez de visões e pensamentos para Manwë o mesmo deve ter acontecido com Gandalf

Mas cuidado com essas "premonições". Dá umaolhada nesse trecho do texto Mitos Transformados - Arda:

Nesta forma de percepção eles não podiam prever nenhum dos atos dos Filhos, Elfos e Homens, em cuja concepção e introdução em Eä nenhum Valar tomou qualquer parte; em relação aos Filhos eles apenas podiam deduzir chances, da mesma forma que os próprios Filhos, embora com muito maior conhecimento dos fatos e dos eventos contribuintes no passado, e com muito mais inteligência e sabedoria. Mas mesmo assim sempre restava alguma incerteza sobre as palavras e feitos dos Elfos e Homens no Termpo ainda não realizado.
 
Gandalf: o vidente

No inicio das Duas torres - filme, Sam fala a Frodo:

-acho que gandalf não queria que isso acontecesse...
e frodo diz + ou - o seguinte:
- gandalf não queria que muitas coisas que acontecessem

então penso que se Gandalf queria o bem, então ele não é vidente, pois poderia informar frodo e sam que isso iria acontecer... apenas uma intuição batia em seu coração em moria..., penso.


8-)
 
Re: Gandalf: o vidente

Sr. Cachopardo disse:
No inicio das Duas torres - filme, Sam fala a Frodo:

-acho que gandalf não queria que isso acontecesse...
e frodo diz + ou - o seguinte:
- gandalf não queria que muitas coisas que acontecessem

então penso que se Gandalf queria o bem, então ele não é vidente, pois poderia informar frodo e sam que isso iria acontecer... apenas uma intuição batia em seu coração em moria..., penso.


8-)

Em Moria? Hmmmm.... :think: mas ele disse aquela frase clássica sobre Gollum lá em Bolsão, esqueceu? :mrgreen:
 
tipo... Gandalf fala sobre o papel de Gollum, acho q ateh por um ponto de vista idologico... vcs se lembram pq ele fala isso?? akele discurso sobre "muitos que vivem merecem morrer e muitos que morrem merecem viver, vc pode lhes dar a vida?" entao ele acredita que tdos tem destino e que nao se pode julgar e condenar a morte... ou seja, fedegoso tinha um papel a desempenhar nakele mundo... eu noto isso qdu ele fala q gollum ainda tem partes na historia... como sabio q era... ele junta um mais um e bingo! dois... Gollum ainda tem algo a fazer antes do fim... e no caso tinha.... :eek:

entende... nadinha de previsoes... ele nao era um Walter Mercado... :mrgreen:
 
Ele não bem previu o futuro, ele falou que gollum teria uma participação no final, mas não disse como... acho que é mais intuição mesmo, não visaõ do futuro...
 
gandalf o vidente: gollum e se papel pro bem e mal....

Como velho e experiente, Gandalf sabia o que dizia, portanto não falava tolices, ele falava que Gollum ainda teria de cumprir um papel pro bem e um papel pro mal: o papel bem foi ter indiretamente destruido o anel (leia a assinatura pra saber mais :wink: ) e o papel mal foi (acho) ter traído frodo no final, sei lá (qual é o pael do mal ?) ou ter arrancado seu dedo fora.... ai q dor... 8O


8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo