• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf ou sauron

Aldamar disse:
Lembrando que os Istari estavam "vestidos" como mortais, logo eles não tinham como mostrar todo o seu poder, e mesmo com essas restrições Gandalf matou um Balrog.
Não é porque eles estavam "vestidos como mortais" que não poderiam demonstrar o seu poder. Era uma proibição dos Valar.:mrgreen:
 
Caramba, essa discussão pegou! Eu acho que Sauron é e sempre foi muito mais forte que Galdalf, cinza ou branco mesmo. Porque senão qual seria a graça? Eu digo isso porque um valor implícito nos livros de Tolkien é que é muito mais difícil seguir a retidão do caminho honesto. Seguindo o caminho do mal, tudo é mais fácil, por isso Sauron é muito poderoso. Mas o que Tolkien mostra é que o verdadeiro poder está em não se deixar levar por traições e desonras para atingir qualquer objetivo. E é nisso que reside a força de Galdalf, na sabedoria. Esse e outros valores estão em todos os escritos de Tolkien sobre Arda, mais ou menos escondidos. A prova é que, bem, todo mundo sabe quem sai ganhando no final...
 
concordo...
mesmo o bem sendo o melhor caminho, isso não se discute
em uma luta Gandalf x Sauron... não creio que gandalf resistisse ao 1 round
 
Sem exageros, como já falei, Gandalf mesmo com poder restrito matou um Balrog!
 
um balrog eh um maia com poder restrito e vontade sujeita ao senhor do escuro...
levando em consideração que gandalf é um maia poderoso, como poderia ele NÃO ter feito isso? :confused:
 
Sauron era mais poderoso que um Balrog, tanto é que ele era um o Braço direito de Melkor.

Gandalf nunca pode contra Sauron e tem um relato no CI que diz q gandalf temia Sauron
 
Temia por outros motivos, como por exemplo o fato de que ele estava com extrema restrição dos seus poderes.

Gandalf não temia um combate corpo a corpo, mas temia que ele corrompesse os homens, como de fato aconteceu ,mas não com todos.
 
Sauron também estava com exatamente a mesma restrição que Gandalf estava. O corpo que Sauron utilizava à altura da Guerra do Anel era provavelmente um hröa, do mesmo tipo utilizado por Gandalf O Cinzento. E mesmo assim Gandalf tinha medo dele.
 
o próprio GAndalf disse que Sauron era o mais poderoso nas Duas Torres
Sou Gandalf, Gandalf o Branco mas o negro ainda é mais poderoso. Gandalf para Aragorn, O cavaleiro branco, SdA, AdT.
 
Elrond, a restrição dos poderes não estava no fato de eles usarem hröa, mas sim no fato de que Gandalf foi proibido pelos Valar de demonstrara seus poderes.
 
Mais ou menos, com o corpo de um velho, Gandalf mesmo que quisesse liberar todo o seu poder, não conseguiria, pois o Hröa detinha parte de seu poder e não completamente
 
Aldamar disse:
Elrond, a restrição dos poderes não estava no fato de eles usarem hröa, mas sim no fato de que Gandalf foi proibido pelos Valar de demonstrara seus poderes.

O Hröa, no caso do Gandalf, era um problemão também, porque não era um corpo natural para nenhum ainur. O que não é natural, no Tolkien é ruim. Eu acho que o Sauron sempre usou fána mesmo; acontece é que ele ficou fraco demais para poder refazer uma forma bela desde que morreu em Númenor.
 
Maglor disse:
O Hröa, no caso do Gandalf, era um problemão também, porque não era um corpo natural para nenhum ainur. O que não é natural, no Tolkien é ruim. Eu acho que o Sauron sempre usou fána mesmo; acontece é que ele ficou fraco demais para poder refazer uma forma bela desde que morreu em Númenor.
Engraçado é que eu sempre imaginei que devido a semelhança dos passos entre Morgoth e Sauron, ambos tivessem ficados depois de um tempo restritos a um Hröa mesmo, ou pelo menos algo mais "físico" que um fána.

Ate pelo lance de que ambos sofrem um processo de "apego a matéria", etc... Mas isso é só uma impressão minha mesmo.

O Maglor voltou, \o/
 
Olha só, eu não li em lugar nenhum escrito assim "Sauron usa um fána"; eu acho que tanto Sauron quanto Morgoth continuavam com fánar porque não vejo sentido em eles assumirem corpos que limitariam demais as capacidades naturais deles, já muito diminuídas. É verdade que eles tentaram se aproximar da matéria do mundo, mas eles fizeram isso transferindo parte deles próprios para a matéria, sub-criando, e tentando deixar as coisas do jeito que eles queriam. Ou seja, eles precisavam dos poderes deles de ainur, um hröa iria limitar essa capacidade de transformar a matéria, por isso que eu não acho que eles tenham passado a usar corpos como os de homens e elfos.

E sim, meu computador voltou de Mandos depois de um longo tempo de espiação. Bem mais longo do que deveria ter sido.
 
Maglor disse:
Olha só, eu não li em lugar nenhum escrito assim "Sauron usa um fána"; eu acho que tanto Sauron quanto Morgoth continuavam com fánar porque não vejo sentido em eles assumirem corpos que limitariam demais as capacidades naturais deles, já muito diminuídas. É verdade que eles tentaram se aproximar da matéria do mundo, mas eles fizeram isso transferindo parte deles próprios para a matéria, sub-criando, e tentando deixar as coisas do jeito que eles queriam. Ou seja, eles precisavam dos poderes deles de ainur, um hröa iria limitar essa capacidade de transformar a matéria, por isso que eu não acho que eles tenham passado a usar corpos como os de homens e elfos.

E sim, meu computador voltou de Mandos depois de um longo tempo de espiação. Bem mais longo do que deveria ter sido.
Uma pergunta: o Fána não é naturalmente "moldável"? Teria o porquê deles ficarem presos em uma única forma?
 
Lordpas disse:
Uma pergunta: o Fána não é naturalmente "moldável"? Teria o porquê deles ficarem presos em uma única forma?

Acontece que cada troca de fána consome parte do poder natural do ainu. Quando o Sauron teve que refazer seu corpo depois da queda de Númenor, o poder que ele retinha era suficiente só para um corpo terrível, ele não conseguia mais ter uma aparência bela, perdeu o controle que tinha sobre isso.
 
Então se formos considerar que Gandalf está preso a um hröa e Sauron com um fána, um combate entre os dois certamente teria grande vantagem para o lado de Sauron. Mas se considerarmos ambos sem restrições, com seu poder na época da Guerra do Anel, acho que o final seria imprevisível.
 
Não acho não. Sauron era bastante poderoso, o suficiente para que os Valar mandassem os Istaris para derrota-lo
 
Eu sei que Sauron era poderoso, mas somente estou dizendo que não podemos prever o nível de poder de Gandalf sem restrições. Por isso eu não arrisco nenhum dos dois, mas se tivesse que dizer eu colocaria Sauron como o vencedor, pois o "poder" de Gandalf reside em outras áreas, muito mais sutis.
 
Aldamar disse:
Por isso eu não arrisco nenhum dos dois, mas se tivesse que dizer eu colocaria Sauron como o vencedor, pois o "poder" de Gandalf reside em outras áreas, muito mais sutis.

Ditto. A principal força de Gandalf não estava nas armas e poder, e sim na sua sabedoria e conselhos.

Em um combate mano a mano, Sauron pisava no Gandalf.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo