1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf ou Sauron

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por <<Gandalf>>, 20 Nov 2003.

  1. <<Gandalf>>

    <<Gandalf>> Usuário

    Eu estava pensando qual é o mais poderoso Gandalf o branco ou Sauron com o anel.
     
  2. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Os dois são Maiar, devem ter o mesmo poder. O fato de Gandalf não derrotar Sauron é por ele não poder usar seus poderes, acho que por ordem dos Valar. Além de seu corpo, que limita seus poderes.
     
  3. Lady of Valinor

    Lady of Valinor Usuário

    eu acredito que os dois tenham os mesmos poderes, pois como Haldir já falou, são maias, porem, penso que ser malvado possibilite usar mais amplamente os poderes, já que nãoi se tem que dar satisfação ou obedecer a ninguem, o que não era o caso de gandalf, que na verdade era um enviado das terras imortais
     
  4. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    sauron usava um fána q eh mais flexivel q um hroa, ja q um hroa limita mto os poderes do espirito e alem do mais gandalf estava proibido de lutar contra sauron.
    embora o hroa de gandalf o branco eh mais flexivel e limita menos q o do cinzento.
     
  5. Riff

    Riff Usuário

    Sauron é um dos maiores maiar (acho q só perde pra Eonwe).
    Gandalf estava num hroa, e msmo encarnado com um fána ele não seria capaz de derrotar Sauron com o Anel :wink:
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Tolkien diz... q apenas GANDALF, o Branco... poderia derrotar Sauron, se este(Gandalf) estivesse de posse do anel...
     
  7. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Por que seria que Gandalf tremia nas bases só de pensar o Um em poder do inimigo? Mais de uma vez ele afirma que se o Anel voltasse para o seu criador não haveria esperança de vitória. Não sei o quão forte Sauron ficaria, mas ao que me parece nem Gandalf, nem ninguém na TM seria oponente a sua altura.
     
  8. Dernhelm

    Dernhelm Usuário

    Eu acho que talvez mesmo sem o anél Gandalf não fosse "pareo" p/ Sauron, acho que mesmo entre os Maiar ha uma escala de poder como havia entre os Valar, imagino que Gandalf fosse menos poderoso que Sauron c/ ou sem anél pq se não pq ele não o teria destruido desde o inicio?
     
  9. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    pq c ele ja conseguia comandar seus exercitos com uma parte de sua vontade (ja q ele botou boa parte dela no anel), imagine entao c ele tivesse toda sua vontade disponivel.
    ele poderia criar qtos exercitos quisessem e a queda de gondor e rohan seria questao de tempo e depois disso, ao menos q os valar viessem (impossivel de acontecer novamente) toda TM estaria sob seu dominio.
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Há sim a escala... como há uma escala entre os Valar

    O poder de Sauron, um dos mais poderosos dentre os Maiar, era comparado ao poder de Tulkas... um dos menos poderosos dos Valar...

    uma vez eu ouvi uma analogia boa sobre o assunto...

    Os Ainur teriam seu poder sub-criativo dividido em notas de 0 a 10...

    de 6 a 10 seriam os Valar

    de 1 a 6 os Maiar

    Tulkas seria um 6... Sauron um 5.7 +ou-

    lógico q isso daqui é bem viajante... apenas quantificando pra ficar melhor vizualização, já q não existe essa quantificação do poder nas obras de Tolkien.
     
  11. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Mas, convenhamos... Gandalf não foi egoísta :x ?
    Se ele fosse páreo ao Sauron, ele devia lutar, mesmo desobedecendo aos valar. Ele não gosta tanto dos hobbits? Devia se sacrificar por eles, e por toda a Terra-Média, mesmo depois sendo punido. Estou certo?
     
  12. Thico

    Thico The Passenger

    Mesmo eu preferindo o Gandalf, o Sauron na minha opinião ainda era superior, tanto devido ao poder do Anel quanto ao seu poder.
     
  13. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Ele era páreo para Sauron com o anel. Mas ele sabia que poderia cair na própia tentação de ordenar as coisas para o bem à sua maneira. Por isso a recusa pelo anel. Em suma, vc está errado. O objetivo dele não era simplesmente acabar com Sauron. Se fosse assim, seria mais simples um vala ir, ou uma gigantesca hoste. Gandalf foi incumbido a fazer os povos lutarem, para eles própios se livrarem do mal e não acontecer como das outras vezes, com o mundo sendo desfigurado mais uma vez.
     
  14. Proview

    Proview Go

    Eu tenho a impressão q alguem em algum tópico disse q Olorin naum queria ir a TM para enfrentar Sauron por saber q naum teria chances de vence-lo... Vcs podem me confirmar isso? :o?:
     
  15. Buliwyf

    Buliwyf Usuário

    Eu acho que essa questão de Gandalf lutar ou não contra Sauron é muito complicado...Acho que ele não ganharia um combate direto por motivos que o Fingolfin e outros já levantaram, mas também a luta não era só dele, a luta era mais dos povos livres, alem do mais depois que a coisa toda passasse (caso ele lutasse e vencesse Sauron) de toda forma ele teria que partir com os Elfos para as Terra Imortais e os homens ficariam aqui por conta própria e não teriam feito nada demais para o prórpio bem e que tipo de rei seria Arargorn se tudo procedesse dessa forma? Sei que meio que viagem mas eu acho que era uma obrigação dos "Povos Livres"...



    Buliwyf
     
  16. Eönwë

    Eönwë Usuário

    É verdade. Está nos Contos Inacabados, pág. 432:

    (...)
    Mas Olórin declarou que era demasiado fraco para tal tarefa e que temia Sauron. Então Manwë disse que essa era ainda mais razão para que ele fosse...
     
  17. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    mas tulkas nao derrubava morgoth, nao lembro c era o melkor ainda, na porrada?
     
  18. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Olha, talvez ele tenha sido egoísta. Mas temos que concordar que era sábio, e talvez ele quisesse que os homens, que eram o povo "dominante" na TM tomassem vergonha na cara e resolvessem defender seu povo e terra, fazendo com que eles não se tornassem dependentes. Por exemplo, se um maiar se tornasse mau e fosse para a TM querendo dominar tudo, de tão acostumados com os outros resolverem seus problemos os homens se sentariam e esperariam que viesse alguém das Terras Imortais para salva-los. Os elfos estavam indo embora, e os anões como disse Elrond, se escondiam em seus corredores sob as montanhas atraz de riquezas.
     
  19. Proview

    Proview Go

    Valeu Eönwë... :mrgreen:
     
  20. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    os anões na época da guerra do anel, tinham força militar ou era nula bem dizer?
    os elfos ainda possuiam alguma em valfenda e lothlorien, mas nada demais e soh os homens q salvavam com rohan e gondor, mas qto os anões?
     

Compartilhar