Só complementando o que o Roy disse, se não me engano, como Saruman traiu sua Ordem e se pôs a serviço de Sauron fazendo com ele uma aliança, Gandalf quando retornou da morte (digamos assim) ele foi designado como um novo líder da Ordem dos Istari, por isso ele volta como Gandalf o Branco.
JP, parece que no livro não está explícito que Saruman estava a serviço de Sauron para uma aliança. Ou se na verdade estava mas de forma dissimulada. Uma espécie de Capiturunir
lol
. Creio que esta segunda hipótese é a mais razoável.
Já que renovei meus livros com a promoção do Submarino, preciso lê-los novamente para lembrar de certos detalhes!
Gandalf consultava Saruman (não apenas ele, mas todos do Conselho) porque era humilde, trabalhava em conjunto, e não se prendia em seu orgulho por ser sábio o bastante e não depender de outros. Justamente por ser sábia ele compreendia que precisavam trabalhar em conjunto para combater Sauron.
O que me faz pensar no quão exemplar Gandalf nos é, ainda mais atualmente, em tempos nos quais as pessoas fazem de tudo para assumirem um papel maior e mais exposto que os demais, sem prudência, com atitudes precipitadas em virtude de uma falsa noção de coragem, responsabilidade e personalidade.
Verdadeiros líderes nem sempre assumem uma posição que centraliza todos os problemas para si ou que assuma abertamente a liderança por meios muito óbvios. Saruman caiu no erro de se achar suficientemente seguro de suas forças, desconsiderando a importância de ouvir o que outros tinham a dizer. Saruman, na verdade, esnobava opiniões daqueles que ele considerava abaixo em importância.
O aprofundamento em estudos obscuros consumiu Saruman e o envenenou paulatinamente, a ponto de não perceber nem a mais ínfima das mudanças em si mesmo; e, quando tarde, nem grandes maldades o fizeram sequer ter escrúpulos. Isso me faz pensar seriamente que um dos maiores perigos para uma pessoa é fechar-se em si mesma, subestimando a sapiência dos supostamente menos sábios e do conselho dos humildes. Saruman não reconhecia que existiam forças maiores do que ele a ponto de trai-lo totalmente em sua capacidade de auto-controle.
Então como disse o Roy:
Quer dizer então que, já que Saruman os havia traído, um novo líder seria escolhido independente de Gandalf ter caído ou não com o Barlog, certo?
Então também podemos concluir que o fato de ele "voltar da morte" mais forte e "voltar da morte" Branco tem motivos distintos?
Bom, Gwain..tem alguns Spoilers mais à frente...mas já que vc demonstra ter conhecimento dos livros, então não há problema.
Voltar da morte num Fána e voltar com a cor branca tem uma relação simbólica. A Cor branca, bege, azul, marrom, não iria mudar o fato de que Gandalf retorna já instruído a dar o recado a Saruman de que ele já estava destituído por ordem dos Valar. A quebra do cajado finaliza tal fato. Depois disso, a única coisa que restaria a Saruman, seria o arrependimento.
Um novo líder não seria outro senão Gandalf. O fato de ele ter caído com o Balrog talvez estivesse previsto por Mandos. Mas eu não tenho certeza.
O que acho improvável é que dois acontecimentos-chave não tivessem a mínima ligação: a traição de Saruman e a morte de Gandalf e o seu retorno num Fána. De que modo Gandalf receberia a ordem de quebrar o cajado de Saruman e destituí-lo do posto-mor na hierarquia? Com certeza a morte de Gandalf foi uma "necessidade", para que ele fosse avisado sobre quais medidas tomar. Não que a traição de Saruman resultou numa "mudança de planos" inesperada. Pois Eru viu o que aconteceria antes das coisas visíveis existirem. Gandalf, se continuasse como Cinzento de repente nem soubesse como lidar com Saruman, embora provavelmente pudesse destitui-lo de qualquer jeito, tendo em vista que Curunir sucumbiu em forças quando esgotou-se em sua tentativa de destruir Rohan, em vão, e posteriormente quando foi derrotado pelos Ents.