1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf, o Cinzento & Gandalf, o Branco

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Luna Telperion, 1 Dez 2003.

  1. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    Pode ser burrice minha, ou não, mas eu nao saberia explicar como foi a transição do Gandalf, de Cinzento para Branco...Como foi exatamente, o que aconteceu? O q vcs poderiam falar a respeito disso?
    :)
     
  2. olha eu naum sei explicar ao certo, mas tipo mais ou menos e q o gandalf cinzento morreu ( o seu corpo humano) , mas tipo ele naum tinha terminado a verdadeira missao dele ainda, entaum voltou como o Branco, creio eu q com a autorização e banção dos vala, e voltou mais poderoso sei la pelo seu bom coraçao hehe ai eu num sei! :mrgreen:
     
  3. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Foi basicamente isso mesmo. A forma física 'cinzenta' foi morta, fazendo com que Gandalf retornasse à Terra dos Deuses, chegando lá ele reportou aos Valar da traição de Saruman e do perigo que os Filhos de Eru estavam correndo nas mãos de Sauron, conseguindo assim permissão para retornar ao mundo e completar a sua missão. Só que ele voltou em uma forma física menos pesada e mais simples, a 'branca'. Pelo fato de ser mais simples, Gandalf podia manifestar seus poderes naturais mais facilmente.
     
  4. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Bueno...

    Fiquei com mais dúvidas...

    Seria preciso Gandalf informar aos Valar o que ocorria na Terra-Média?

    Acho que eu li em algum lugar por aqui que eles tinham informantes, mensageiros, algo do tipo...
     
  5. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Na verdade os Valar poderiam viajar quando quisessem à Terra-Média... assumindo a forma de um homem ou de um elfo, ou de uma árvore ou de um lobo ou sapo ao brisa de ar... :grinlove: Mas sim, eles preferiam mensageiros porque até certo ponto foram ausentes com a Terra-Média. As Grandes Águias provavelmente podiam atravessar o oceano até Valinor e eram os mensageiros de Manwë.

    Mas na época da Guerra do Anel é provável que eles estavam bem por fora do que estava rolando por aqui.
     
  6. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Vou me aproveitar um pouco mais da sua paciência...

    Existe alguma explicação lógica para este abandono?
     
  7. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    A própria natureza imperfeita dos Valar. Mas a Terra-Média não estava exatamente abandonada, os Valar enviaram os Magos exatamente para ajudar na batalha contra Sauron.
     
  8. THE PASSOLARGO

    THE PASSOLARGO Usuário

    Acho que foi mais ou menos isso o que voçes falaram, mas acho que muitos também não entenderam direito, eu por exemplo...Mas mesmo não entendendo direito antes, agora entendi melhor lendo essas explicações... :wink: Vcs sabem tudo hein!
     
  9. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    eu ja li q manwe de seu trono, poderia enxergar tudo q acontecia em arda, atraves das nuvens, fogos, etc...
    ou seja os valar nunca abandonaram-nos, nem mesmo na epoca do exilio dos eldar, pois foi criado o sol q prejudicou morgoth no inicio e ulmo no caso ajudou na criacao dos reinos ocultos e no destino de earëndil.

    qto ao gandalf, ele basicamente morre(seu hröa) na luta contra o balrog e depois volta encarnado num fána, com autorizacao para poder usar seus poderes pelos valar e mais liberdade sobre os mesmos poderes.
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ele podia enxergar.... mas isso não quer dizer q ele movia uma palha pra mudar... ver alguem sendo morto na rua e não fazer nada é abandonar tb....

    mas de fato, os Istari foram uma ajuda... foi pouco na minha opinião, mas uma ajuda.
     
  11. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Nossa... isso é muito verdade.
     
  12. Witch King

    Witch King Usuário

    Talvez os Valar tenham diminuido a sua participação na Terra-Média por causa do fim da época dos elfos na mesma, deixando a terra mais "humanizada" por assim dizer, e porque os homens temiam os Poderes.
     
  13. Pooka

    Pooka Usuário

    Eu gosto de pensar q "tudo tem seu tempo" Os Valar tiveram o seu, os elfos tb e agora é o nosso... A quem diga q a mitologia q Tolkien crio foi um passaDO pra nossa humanidade.
    O ruim em pensar assim é q as forças do mal ganharam :disgusti:
    Pois as "maquinas" dominam nosso mundo hj em dia, a filosofia de saruman foi vitoriosa.
     
  14. Witch King

    Witch King Usuário

    concordo Pooka, tudo é passageiro menos o motorista de ônibus :mrgreen: , a época dos elfos acabou e por causa do medo dos homens quanto aos Valar esses diminuiram sua participação ali mais ainda. Os Valar ainda poderiam estar ressentidos por causa da traição de Númenor se afastando mais ainda. :?
     
  15. Pooka

    Pooka Usuário

    É isso mesmo!!
    isso nos podemos observar nas nossas histórias biblicas, como o Tolkien era um católico ativo, podemos fazer essa analogia.
    Nas velhas eras os seres magicos e a participação das forças superiores era maior e isso foi diminuindo, diminuindo até chegarmos em nossa era.

    vc ta certissimo kra!
     
  16. Witch King

    Witch King Usuário

    Tolkien sempre fazia seus contos inspirado na Bíblia, tanto que alguns comparam o Pai Nosso com o clímax do Senhor do Anéis como já vi em algum tópico por aqui só não me lembro onde...
     
  17. Pooka

    Pooka Usuário

    Si si ... ele era católico e naquela época isso era ser bem religioso
    é certo q muita coisa foi baseada nas inspirações religiosas dele, junto com a historia linda deles e seus pais e a infancia dele.
     
  18. Witch King

    Witch King Usuário

    com certeza Pooka, mas eu acho o Silma quase mais convincente q a Bíblia! :mrgreen:
     
  19. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Que isso meus amigos, um pouco mais de fé naquilo que é bom e correto. Os Valar são imortais e nunca abondonarão o mundo. Eles apenas estão seguindo a vontade de Iluvatar e não interferindo diretamente nas vidas dos homens, a mais frágil de todas as raças. O que na época dos elfos era tido como interferência ou ajuda dos Valar, hoje pode simplesmente ser tido como milagre ou sorte. :-P
    Nós não podemos vê-los, mas eles com certeza estão nos ajudando. Amém, Glória, Aleluia!!
     
  20. Pooka

    Pooka Usuário

    Sim, sim sim.. vc tem razão os Valar num abandonam o mundo, mas sim passam a ser inativos nele... nessa nossa era banal, sme magia alguma q espaços teriam eles?
     

Compartilhar