• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, o branco X Saruman, o branco

Gandalf, o branco X Saruman, o branco

  • Gandalf, o branco

    Votos: 40 83,3%
  • Saruman, o branco

    Votos: 8 16,7%

  • Total de votantes
    48
boa!!!!
dessa eu não sabia!!!!!
valeu!!!!

mas eae, quem tu acha que leva essa?????


Gandalf, pois quando ele se tornou branco ficou mais poderoso que Saruman! Mais poderoso não, teve mais acesso a seus poderes de maiar que o Saruman, por isso venceria a luta, como venceu.
 
boa!!!!
dessa eu não sabia!!!!!
valeu!!!!

mas eae, quem tu acha que leva essa?????
Sem nenhuma limitação, pensando no 1 x 1, Saruman venceria.

Gandalf, o Branco (em um fána) x Saruman , o Branco (em um hröa). Easy mode pro Gandalf.

Cheguei a comentar a respeito disso tudo em um outro tópico correlacionado a este assunto.
 
Isso aqui está errado, amigo Snaga. Mas você mesmo já corrigiu o erro no outro post, mas valeria um edit para não pegar nenhum desavisado achando que está certo.
Pois é, só depois que percebi meu pensamento falho. Sem contar que coloquei um fána a mais no texto, ao me referir a Saruman, e nem percebi.

Esse post ficou excelente.
Obrigado! Me dê um karma! :lol:

É importante salientar que Gandanlf aos nossos olhos está mais poderoso quando encarnado em um fána, mas o que ocorre na verdade é que ele está menos limitado, os seus poderes são os mesmos de sempre, o acesso a eles é que está menos restrito.
É sempre assim... eu destrincho quilos e mais quilos de texto pra explicar algo, daí vem alguém e explica tudo de maneira mais simples e resumida.

Porque é que eu não consigo ser minimalista??? :neutral:
 
Eu vi agora o Tópico por isso que não havia postado, mas não seria eu hipócrita em dizer que Saruman de Hröa tinha mais poder que Gandalf de Faná.

Só uns esclarecimentos pra reforçar pros novatos:

As cores que distinguém os Istaris não tem absolutamente nada a ver com seus poderes. Saruman era o branco pois assim foi nomeado pelo conselho, como se fosse um líder eleito, o que não quer dizer que ele seja ou não mais poderosos que Gandalf.

Voltando ao tópico, para analisarmos dessa maneira devemos observar o momento que essa suposta luta ocorreria, antes de Gandalf enfrentar o Balrog e depois de Gandalf voltar com um novo copro concedido pelos valar.

No caso da primeira opção devemos entender que Saruman e Gandalf tinha o mesmo nivel de poder apesar de considerar que Saruman de Hröa era mais poderosos que Gandalf de Hröa, porém não muito superior. Em termos de conhecimento bélico acho que Saruman também leva vantagem, pois ele sabia da pólvora, mas não desenvoleu armas mais eficazes, talvez pela falta de tempo, o que poderia engrandecer consideravelmente o poderiu militar de qualquer exército.

Saruman tinha uma voz poderosa, sua oratória era a melhor da Terra-média e nela ele impregnava seus feitiços e encantametos se é que podemos chama-los assim, tendo em vista a magia na terra média ser denominada de poder sub-criarivo e não ser muito escandalosa como em harry Potter ou Eragon.

No segundo momento a vantagem de Gandalf era clara, ele volta com um corpo novo, um corpo mais resitente ao esforço para que pudesse utilizar com mais eficácia seus poderes, mas é bom lembrar que o Balrog de Moria estava de Faná, e Gandalf de Hröa o derrotou, o que significa que mesmo que Gandalf voltando de fana e indo lutar com Saruman, este poderia sim sair com a vitória.

É bom lembrar que em tolkien os inimigos não são invencíveis, um bom exemplo é Melkor que sofreu contra um elfo, Fingolflin, que decepou a perna de Morgoth entre muitas outras feridas que causou. Ora, Melkor era o mais poderosos de todos os valar e teve dificuldades para derrotar um elfo que teoricamente esta abaixo dos maiar que estão abaixo dos valar.

Porém no caso de Saruman após Gandalf se tornar O Branco, teve seus poderes eliminados pelos valar e o ato de Gandalf quebrar o cajado de Saruman era apenas um simbolismo punitivo. Saruman estava desprovido de seus poderes e não cumpriu a missão que lhe foi concedida como os valar queriam, ele era apenas um "velho humano", podemos considerá-lo assim.

O que eu posso dizer concerteza é que Saruman era poderoso e que seus conhecimentos poderiam fazer de um exército praticamente invencivel para a época se ele tivesse mais tempo, tanto para o bem como para o mal a pólvora estava lá, nas mãos de Saruman, bastava ele estudar mais e descobrir maneiras mais devastadoras de utiliza-las, porém não teve tempo, logo eu concluo que devido a esse conhecimento Saruman era mais poderoso que Gandalf, pois estava com tecnologia superior embaixo de seu nariz, bastava estuda-la e desenvolve-la que nem mesmo Sauron conseguiria vencer o exército de Saruman, estando esse utilizando-se da polvora a seu favor.

Porém em termos de 1 x 1 Gandalf venceria pois teria em seus poderes menos limites, ele não cansaria e Saruman cansaria, caso a batalha se alongasse Saruman perderia por exaustão. O que não quer dizer que Saruman não poderia derrotar gadalf rapidamene caso esse desse um vacilo.
 
Última edição:
.

Porém no caso de Saruman após Gandalf se tornar O Branco, teve seus poderes eliminados pelos valar e o ato de Gandalf quebrar o cajado de Saruman era apenas um simbolismo punitivo. Saruman estava desprovido de seus poderes e não cumpriu a missão que lhe foi concedida como os valar queriam, ele era apenas um "velho humano", podemos considerá-lo assim.


Não entendi essa de poderes eliminados Lyvio! Os poderes de Saruman estavam intactos, exeto, claro, o dispendio que o mesmo teve com suas tropas e atos.
Os Valar nunca tirariam o poder de um ser, principalmente por nao poderem faze-lo, senão teriam tirado os de Sauron, ou mesmo de Melkor.
 
Não entendi essa de poderes eliminados Lyvio! Os poderes de Saruman estavam intactos, exeto, claro, o dispendio que o mesmo teve com suas tropas e atos.
Os Valar nunca tirariam o poder de um ser, principalmente por nao poderem faze-lo, senão teriam tirado os de Sauron, ou mesmo de Melkor.
Mas no caso de Saruman, foi isso mesmo que aconteceu. Os Valar, ou talvez o próprio Eru, transformaram Saruman em um inválido.

Por isso ele terminou decadente e morto por seu próprio lacaio.

E após a morte, seu Fëa foi proibido de voltar para Aman, vagando eternamente pela TM como uma alma penada, tal qual Sauron.
 
E complementando o Snaga, a diferença está em Melkor ter sido aprisionado, logo não precisaria tirar os poderes dele, Sauron foi destruido em parte e ficou vagando como alma penada, e Saruman foi tirado os seus poderes, porque senão ele iria aprontar das suas, logicamente os valar não deixariam Saruman vagar pela terra-média com seus poderes, seria o mesmo que nada, antes mesmo disso acontecer ele tentaria alguma resistência contra Gandalf quando este chegou lá, o que não ocorreu, simplesmente lhe restou a voz e ainda enfraquecida pela falta de seus poderes.
 
E complementando o Snaga, a diferença está em Melkor ter sido aprisionado, logo não precisaria tirar os poderes dele, Sauron foi destruido em parte e ficou vagando como alma penada, e Saruman foi tirado os seus poderes, porque senão ele iria aprontar das suas, logicamente os valar não deixariam Saruman vagar pela terra-média com seus poderes, seria o mesmo que nada, antes mesmo disso acontecer ele tentaria alguma resistência contra Gandalf quando este chegou lá, o que não ocorreu, simplesmente lhe restou a voz e ainda enfraquecida pela falta de seus poderes.

Acredito que Melkor nao poderia ter seus poderes retirados por seus pares (valar), mas apenas o proprio Eru tinha poder para isso.
No caso de Sauron, os Valar mesmo tendo poderes para tal, nao retirariam seus poderes, pois desejavam que apenas os Homens dessem cabo dele para que, dessa forma, eliminassem qualquer vinculo restante com os povos imortais.
Enquanto que no caso de Saruman os Valar tinham inteira responsabilidade sobre ele. Eles o enviaram para auxiliar os homens nessa luta contra Sauron, mas como o mago se voltou contra os propositos iniciais dos Valar, estes mais do que ninguem deveriam fazer algo contra imediatamente, e a solução mais apropriada encontrada por eles, julgo eu, era no minimo diminuir seus poderes e enviar alguem com poder semelhante ao que ele tinha para que dessem continuidade à luta contra Sauron. E aí enviaram Gandalf Branco.

Penso dessa forma :mrgreen:
 
Última edição:
Morgoth fala...

Eu voto em Saruman mesmo... Quando Gandalf tornou-se o Branco, Saruman não era mais quem ele fora um dia. Ele criou raízes em Orthanc, sucumbiu a Sauron, ou seja... se estrepou hehehe

Mas vem cá, há muito tempo já participei de discussões sobre fána, hröa, fëa etc... mas hoje, consultando os livros aqui, não achei nenhuma referência ao tal do fána. Em que livro exatamente isto é dito? Não achei em nenhum History, nem Letters nem nada... alguém saberia dizer?
 
Acredito realmente que Gandalf, o Branco, era mais forte que Saruman, o Branco.

Mas claro, isso não significa que G bateria fácil S, apenas que era mais forte. Mas se vacilasse ....
 
Morgoth fala...

Acredito realmente que Gandalf, o Branco, era mais forte que Saruman, o Branco.

Mas claro, isso não significa que G bateria fácil S, apenas que era mais forte. Mas se vacilasse ....

Apesar do meu post acima dizer o contrário, concordo contigo Edrahil. Saruman foi o primeiro mensageiro dos Valar, e era o de maior status em Valinor, mas acredito que esta classificação esteja mais relacionada à guerra contra Sauron do que qualquer outra coisa. Ora, Saruman era um maia ligado a Aulë e ele tinha grande conhecimento da estrutura e dos materiais do mundo, o que poderia ajudar muito contra o novo Senhor do Escuro, que um dia também fora ligado ao mesmo Vala.

Mas no fundo, espiritualmente falando, Gandalf/Olórin era superior, o mais "forte" por assim dizer.
 
No espírito você quer dizer que Gandalf era superior a Saruman de uma forma, digamos, em humanismo e bondade ou você está falando de fëa, ou seja, do poder deles?
Porque Curumo era indiscutivelmente mais poderoso em "magia" do que Gandalf.
 
Nao creio que Gandalf pudesse vencer Saruman em um confronto direto. Mesmo com Isengard ja derrotada, ninguem ousou desafiar Saruman, ( Lembrem, que ainda um Maia de Aulle) que ainda era temido por sua voz e artificios, e que teria ludibriado tambem os Nove, quando Sauron descobrira da traiçao. Olorin pode ser poderoso, mas, nunca foi dito que este era mais do Curumo. Se assim fosse, Saruman, mesmo despojado de seus poderes, nao poderia exercer tamanho poder sobre os demais.
 
É dificl de responder mais porque eu acredito que seria injustiça Gandalf(tão bonzinho)perder para Saruman o Branco,que não era nada bonzinho e legal,(ta certo que o poder era legal).
Mas pra minha tristeza acho que Saruman tinha grandes chances.Depende da hora.
Vou ter fé no Gandalf:lol::lol::lol:
 
Acho que sem as limitações de um corpo (hröa se não me engano) tiram grandes habilidades dos dos maiar.
Na Terra-Média, como Gandalf e Saruman, acho que ficaria bem dividido. Gandalf, depois de ler um tópico daqui, eu acho que era um espírito de fogo, sendo assim, os dois teriam grandes habilidades para um embate, sendo que eu torceria para Gandalf (elementar), mas não teria tanta certeza de sua vitória, pois Saruman, além de suas habilidades anteriormente obtidas estava em contato com Sauron, sendo que poderia ter obtido novas técnicas sombrias.
 
Saruman é fichinha perto de Gandalf, se ele fosse melhor, nao teria sido derrotado =]
e lembrando que o carater de Gandalf parece ter contribuido bastante para com sua sabedoria e seus feitos! Viva Gandalf o nosso preciosso! Abaixo Saruman o traidor!
 
Acho que o Gandalf derrotaria sim o Saruman.
Claro, não seria algo tão fácil, mas ainda assim, no final, acredito que o Gandalf sairia vencedor.
:grinlove:
 
Considerando que Gandalf se tornou branco por conta de um UPGRADE, ele derrotaria Saruman mesmo quando Saruman estava no auge (ou seja, antes da besteira de estudar anéis).

Nada pessoal contra Saruman, mas quando a gente dá um boost diretamente pelos Poderes do Mundo, fica difícil competir.
 
No meu entender, Gandalf.

Realmente penso que não seria nada fácil essa luta, mas ainda acredito que ele seria superior a Saruman que nunca chegou a usar um corpo superior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo