• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, o branco X Saruman, o branco

Gandalf, o branco X Saruman, o branco

  • Gandalf, o branco

    Votos: 40 83,3%
  • Saruman, o branco

    Votos: 8 16,7%

  • Total de votantes
    48

zorba

VAI CORINTHIANS!
todos sabemos que quando ainda era o cinzento, Gandalf era "inferior" a Saruman, o branco!!!
mas as coisas mudaram......
se duelassem Gandalf, o branco contra Saruman, o branco, ambos no auge de seus poderes, sera que Gandalf coseguiria a revanche????

postem suas opiniões e respondam..............
 
Última edição:
eu acho que Gandalf levaria essa.........
não ia ser fácil, mas se ainda o cinzento ele deu trabalho, imaginem Gandalf, o branco?!?!?!?!?!
 
Boa pergunta Zorba!
Acho bem difícil de responder...

da onde vc tirou isso:

Zorba disse:
não ia ser fácil, mas se ainda o cinzento ele deu trabalho, imaginem Gandalf, o branco?!?!?!?!?!

Não lembro de nenhuma disputa que não seja verbal entre Gandalf e Saruman, antes do primeiro tornar-se branco.


De qualquer forma, arrisco dizer que Saruman venceria um embate, já que considero este mais "bélico" que o Peregrino Cinzento.

Mas ia ser um páreo duro!
 
Votei em Gandalf, o Branco.



De qualquer forma, arrisco dizer que Saruman venceria um embate, já que considero este mais "bélico" que o Peregrino Cinzento.



Que a natureza de Saruman era mais "explosiva" que a de Mithrandir, é fato. Mas isso tornar-se vantagem para Curinír, é questionável.

O orgulho de Saruman talvez fosse vantagem para Gandalf; este, pensaria 1000 vezes antes de desferir um golpe, para não torná-lo drástico para si; já o outro, Saruman, agiria seguindo o seu orgulho, o que poderia fazê-lo tomar decisões precipitadas.
 
Em um embate entre os dois brancos Gandalf sairia vitorioso. Principalmente porque ao se tornar mago branco Gandalf al´m de igualar os poderes com Saruman, já conhece as traspaças de que ele é capaz e não seria pego de surpresa como da primeira vez.

Muito boa a questão hein.
 
Sem duvida SaRuman tomaria altas cajadas do nosso querido mago!
Gandalf na cabeça com certeza!

E sim meu amigo Gandalf se pega na briga com Saruman dentro de Isengard, quando descobre a traição dele, acaba perdendo por muito pouco e fica preso em cima da torre, de onde ele é resgatado pela aguia gigante, a mesma que ajuda a derrotar os Nazgul nos campos de Pelennor. Eu não me lembro é deles terem se encontrado depois de Gandalf ser o branco, pq quando ele chega lá o ents já quebraram tudo.
 
Gandalf o cinzento seria difícil, deviduo ao posto de saruman...mas Gandalf o branco concerteza venceria...
Galera o Ian McKellen concordou em fazer o Gandalf de novo para o filme "O Hobbit"...
e parece que tem mais gente voltando também...
=]
 
Bom,eu considero que seria impossível ter dois magos brancos ao mesmo tempo... Um teria que perder o posto para o outro ser o real mago branco, o que realmente ocorreu...

Mas,comparando o Saruman de antes com o Gandalf de depois...

Eu penso que seria uma disputa muito acirrada,mas Gandalf poderia pensar logo numa estratégia para derrotar Saruman antes da luta ( usaria mais o raciocínio,concentraria-se nos pontos fracos do inimigo...), enquanto este tentaria usar mais a força e o poder de persuadir com a sua voz...

Por isso votei que Gandalf sairia vitorioso,pois conhce muito bem Saruman e o que ele pode fazer...
 
Não é questão de posto, cores e nem mesmo achismos. É simplesmente um fato!

Saruman é descrito na Obra (se não me engano nos Contos Inacabados) como o mais poderoso dentre os Istari que chegam à TM.

Levando em consideração o fána de cada um quando chegaram, ou seja, o auge de seus poderes, como foi explicitado na pergunta, é fatídico que Saruman seria o vencedor em um confronto direto com Gandalf.

O fána de Gandalf não ficou mais poderoso quando ganhou o título de O Branco. Entretanto Saruman foi punido pelos Valar e seu fána se tornou inválido e desprovido de poderes. Nesse caso sim, e só nesse caso, Gandalf ganharia (e realmente ganhou, como é narrado em SdA) de Saruman.
 
Empate.
Como Gandalf disse: "Pode dizer que eu sou Saruman, como ele deveria ter sido"
 
Não é questão de posto, cores e nem mesmo achismos. É simplesmente um fato!

Saruman é descrito na Obra (se não me engano nos Contos Inacabados) como o mais poderoso dentre os Istari que chegam à TM.

Levando em consideração o fána de cada um quando chegaram, ou seja, o auge de seus poderes, como foi explicitado na pergunta, é fatídico que Saruman seria o vencedor em um confronto direto com Gandalf.

O fána de Gandalf não ficou mais poderoso quando ganhou o título de O Branco. Entretanto Saruman foi punido pelos Valar e seu fána se tornou inválido e desprovido de poderes. Nesse caso sim, e só nesse caso, Gandalf ganharia (e realmente ganhou, como é narrado em SdA) de Saruman.

Snaga está certo, você falam de Gandalf porque apenas o conhece, leiam um pouco mais sobre Saruman e verão que ele sem sombra de duvida era o maior dos Istari.

Cadê o Lyvio pra defender Saruman?
 
Snaga está certo, você falam de Gandalf porque apenas o conhece, leiam um pouco mais sobre Saruman e verão que ele sem sombra de duvida era o maior dos Istari.

Cadê o Lyvio pra defender Saruman?


Sei não Almirante, afinal temos que considerar as limitações impostas pelos corpos.
Nenhum dos dois estava no auge de seus poderes, estavam limitados, e essa limitação, embora possa estar enganado, tinha seu limite na "cor".
O istari que trajava branco, a meu ver, era o que estava no maximo do poder que poderia usar na TM...

Realmente, o Lyvio ainda nao deu as caras por aqui.... :think:
 
Arwen disse:
Que a natureza de Saruman era mais "explosiva" que a de Mithrandir, é fato. Mas isso tornar-se vantagem para Curinír, é questionável.

O orgulho de Saruman talvez fosse vantagem para Gandalf; este, pensaria 1000 vezes antes de desferir um golpe, para não torná-lo drástico para si; já o outro, Saruman, agiria seguindo o seu orgulho, o que poderia fazê-lo tomar decisões precipitadas.

Discordo da sua opinião Arwen. Do jeito que você colocou, parece-me que você está misturando as personalidades do Saruman com o Sauron. Apesar dos dois serem orgulhosos, Saruman sempre reconheceu a potencialidade de Gandalf. Duvido muito que deixaria uma brecha na qual o Peregrino pudesse explorar. E na minha opinião, Saruman não tinha nenhum temperamento "explosivo", acho até que ele era frio demais.


E sim meu amigo Gandalf se pega na briga com Saruman dentro de Isengard, quando descobre a traição dele, acaba perdendo por muito pouco e fica preso em cima da torre


Desculpa Melian, mas de onde você tirou isso?
Do filme?

Se for do livro, me cite a parte, por favor. Eu iria adorar ler sobre um acontecimento tão interessante.

Almirante Ackbar disse:
Cadê o Lyvio pra defender Saruman?

:lol:
 
Gandalf ganharia sem cajado e sem barba....rsrs
Gandalf o cinzento enfrentou os perigo de "incomodar" um dragão, um mago superior e deu um pau em um Balrog. Vitória de Gandalf no primeiro round XD
 
da onde vc tirou isso:



Não lembro de nenhuma disputa que não seja verbal entre Gandalf e Saruman, antes do primeiro tornar-se branco.

me referia ao filme sim, onde Saruman , depois de dificil embate, aprisiona Gandalf no topo de Orthanc!!!

De qualquer forma, arrisco dizer que Saruman venceria um embate, já que considero este mais "bélico" que o Peregrino Cinzento.

Mas ia ser um páreo duro!

exatamente, mas nesse caso o cinzento ja seria branco, e convenhamos um pouco mais "bélico" do que antes!




E sim meu amigo Ganldaf se pega na briga com Saruman dentro de Isengard...

valeu querida...



Bom, eu considero que seria impossível ter dois magos brancos ao mesmo tempo....

claro que sim, mas é só uma comparação......
 
Última edição:
Eu e meu nolyon falavamos do filme, creio que para qualquer um que acompanha as duas obras, livro e filmem ficou extremamente claro!

Mas para futuras duvidas heys o video com o trecho da luta no filme:
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=VgPZB9wxs24"]YouTube - Saruman and Gandalf[/ame]

Para quem tbm tenha duvidas do que falam no livro:

Podem-se guiar pelo capitulo : O concelho de Elrond
Caso alguem tenha a mesma versão do livro que a minha que é o Volume unico, 1° edição, 4° triagem.
Podem acompanhar o relato de Gandalf nas paginas 270,271 e 272.

O que me chama a atenção nesse trecho é a lacuna aberta.
Depois de dizer q Saruman estava frio e perigoso e ter sido clamaramente ameaçado, parece q simplismente ele "ataia" a história e vai p/ o castigo, onde ele diz que levaram-no e lhe colocaram no pináculo de Orthanc.
P/ mim foi perfeita e interpretação de quem fez o filme pq pela arpereza das palavras e pelo comentário de Gandalf, entre um paragrafo e outro ele pode sim ter ocultado uma luta.
Afinal Gandalf deixaria se prender assim? Tão obediente? ainda mais que foi justo nessa conversa que ele percebeu as verdadeiras intenções de Saruman?
 
Nenhum dos dois estava no auge de seus poderes, estavam limitados, e essa limitação, embora possa estar enganado, tinha seu limite na "cor".
O istari que trajava branco, a meu ver, era o que estava no maximo do poder que poderia usar na TM...
Errado, Roger!

Não existe significado para as cores. As cores nada têm a ver com o poder. Nem mesmo Tolkien soube explicar o significado das cores nas Cartas.

Sem contar que, quem deu as roupas brancas e a idéia de Gandalf se apresentar com O Branco, foi Galadriel, ou seja, não foi uma ordem superior vindas dos Valar.



E, pessoal, por favor, não vamos usar os filmes como base para discussões, né? Tem muita informação errada ali. Se quiserem uma discussão com credibilidade, baseiem-sem nos livros.
 
Errado, Roger!

Não existe significado para as cores. As cores nada têm a ver com o poder. Nem mesmo Tolkien soube explicar o significado das cores nas Cartas.

Sem contar que, quem deu as roupas brancas e a idéia de Gandalf se apresentar com O Branco, foi Galadriel, ou seja, não foi uma ordem superior vindas dos Valar.

.

só, obrigado pelo esclarecimento Snaga!
 
Gandalf vai ganha essa por questão de marketing dos filmes e não pelo conhecimento nas obras.

Melian_ a maia disse:
O que me chama a atenção nesse trecho é a lacuna aberta.
Depois de dizer q Saruman estava frio e perigoso e ter sido clamaramente ameaçado, parece q simplismente ele "ataia" a história e vai p/ o castigo, onde ele diz que levaram-no e lhe colocaram no pináculo de Orthanc.
P/ mim foi perfeita e interpretação de quem fez o filme pq pela arpereza das palavras e pelo comentário de Gandalf, entre um paragrafo e outro ele pode sim ter ocultado uma luta.
Afinal Gandalf deixaria se prender assim? Tão obediente? ainda mais que foi justo nessa conversa que ele percebeu as verdadeiras intenções de Saruman?

É uma suposição, não descarto a possibilidade talvez no HoME haja algum texto, mas nunca ouvi falar, não é bom responder perguntas através dos filmes porque não corresponde ao Livro em si, e caras chatos como eu descarta logo qualquer possibilidade já que os filmes não estão de acordo com o Livro em parte. Não acho que tenha havido luta, Gandalf era sábio para se sacrificar por uma boa causa (vide o Balrog de Moria). Eu não me lembro se Gandalf tinha noção de que os Nazgûl estavam a caminho de Isengard para interrogá-lo ou levá-lo a Torre Escura, havia uma possibilidade de fugir, afinal de contas ele sozinho entrou um Dol Guldur e... naquele ninho de orcs (No Hobbit) e saiu vivo, foram situações que a meu ver eram muito mais perigosas que na situação de Saruman, ali ainda pode haver conversa e dissuasão das ideias de ambas as partes. Bom, pode ter havido luta ou não, mas ninguém pode confirmar isso com veemência. Como sou chato, acredito que não, até alguém prova o contrário.
 
Acredito muito em evolução e superação. Gandalf até enfrentou um Balrog, até se tornar um branco, Saruman ficou só lá comandando seus orks e uruks. Gandalf ainda contaria com o elemento surpresa, pois Saruman, em sua arrogancia ia achar que estaria enfrentando o mesmo adversário de antes. Por isso, aposto em Gandalf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo