Eu vi agora o Tópico por isso que não havia postado, mas não seria eu hipócrita em dizer que Saruman de Hröa tinha mais poder que Gandalf de Faná.
Só uns esclarecimentos pra reforçar pros novatos:
As cores que distinguém os Istaris não tem absolutamente nada a ver com seus poderes. Saruman era o branco pois assim foi nomeado pelo conselho, como se fosse um líder eleito, o que não quer dizer que ele seja ou não mais poderosos que Gandalf.
Voltando ao tópico, para analisarmos dessa maneira devemos observar o momento que essa suposta luta ocorreria, antes de Gandalf enfrentar o Balrog e depois de Gandalf voltar com um novo copro concedido pelos valar.
No caso da primeira opção devemos entender que Saruman e Gandalf tinha o mesmo nivel de poder apesar de considerar que Saruman de Hröa era mais poderosos que Gandalf de Hröa, porém não muito superior. Em termos de conhecimento bélico acho que Saruman também leva vantagem, pois ele sabia da pólvora, mas não desenvoleu armas mais eficazes, talvez pela falta de tempo, o que poderia engrandecer consideravelmente o poderiu militar de qualquer exército.
Saruman tinha uma voz poderosa, sua oratória era a melhor da Terra-média e nela ele impregnava seus feitiços e encantametos se é que podemos chama-los assim, tendo em vista a magia na terra média ser denominada de poder sub-criarivo e não ser muito escandalosa como em harry Potter ou Eragon.
No segundo momento a vantagem de Gandalf era clara, ele volta com um corpo novo, um corpo mais resitente ao esforço para que pudesse utilizar com mais eficácia seus poderes, mas é bom lembrar que o Balrog de Moria estava de Faná, e Gandalf de Hröa o derrotou, o que significa que mesmo que Gandalf voltando de fana e indo lutar com Saruman, este poderia sim sair com a vitória.
É bom lembrar que em tolkien os inimigos não são invencíveis, um bom exemplo é Melkor que sofreu contra um elfo, Fingolflin, que decepou a perna de Morgoth entre muitas outras feridas que causou. Ora, Melkor era o mais poderosos de todos os valar e teve dificuldades para derrotar um elfo que teoricamente esta abaixo dos maiar que estão abaixo dos valar.
Porém no caso de Saruman após Gandalf se tornar O Branco, teve seus poderes eliminados pelos valar e o ato de Gandalf quebrar o cajado de Saruman era apenas um simbolismo punitivo. Saruman estava desprovido de seus poderes e não cumpriu a missão que lhe foi concedida como os valar queriam, ele era apenas um "velho humano", podemos considerá-lo assim.
O que eu posso dizer concerteza é que Saruman era poderoso e que seus conhecimentos poderiam fazer de um exército praticamente invencivel para a época se ele tivesse mais tempo, tanto para o bem como para o mal a pólvora estava lá, nas mãos de Saruman, bastava ele estudar mais e descobrir maneiras mais devastadoras de utiliza-las, porém não teve tempo, logo eu concluo que devido a esse conhecimento Saruman era mais poderoso que Gandalf, pois estava com tecnologia superior embaixo de seu nariz, bastava estuda-la e desenvolve-la que nem mesmo Sauron conseguiria vencer o exército de Saruman, estando esse utilizando-se da polvora a seu favor.
Porém em termos de 1 x 1 Gandalf venceria pois teria em seus poderes menos limites, ele não cansaria e Saruman cansaria, caso a batalha se alongasse Saruman perderia por exaustão. O que não quer dizer que Saruman não poderia derrotar gadalf rapidamene caso esse desse um vacilo.