1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf mortal?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por hAlf, 29 Nov 2003.

  1. hAlf

    hAlf Usuário

    eu tava pensando agora....
    gandalf morreu quando lutou com o balrog.... mas ele era mortal? ele não era um vala (ou é maia? não me lembro direito)? :o?:
     
  2. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Morreu porque os Istari são passíveis de morte violenta... Mas Manwë, julgando que seu trabalho ainda estava incompleto, lhe deu a vida novamente. E, pelo visto, aumentou seus poderes, visivelmente mais amplos após seu retorno.
     
  3. hAlf

    hAlf Usuário

    nossa, q pergunta estupida q eu fiz! agora q eu percebi....foi mau....

    fiquei com vergonha de mim mesmo agora......foi mau msm..... :osigh:
     
  4. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    É, mas embora sua morte, seu espírito continuava vivo e ele, se quisesse poderia retornar a um corpo depois independente da vontade de Manwe, como o fez Sauron, mas é claro, ele não faria tal ato de rebeldia.
     
  5. hAlf

    hAlf Usuário

    mas ele poderia voltar no corpo de quem?
     
  6. Guerreiro

    Guerreiro Usuário

    como assim, onde vc viu isso. Eu sempre achei a morte e resuireção de Gandalf um mistério daqueles q nunca se saberá o q aconteceu. coisas do tipo... "o q é tom bombadil?"
     
  7. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Sinceramente?

    Eu vi num post de alguém aqui. Achei a teoria muito bem montada, adotei como minha e postei aqui. Assim que eu achar novamente os posts, dou os devidos créditos ao dono da Teoria.

    Editando:

    Ainda não achei o raio do post, mas achei isto aqui, retirado da Biografia do Gandalf do site Dúvendor:

    "Mas ele mesmo estava muito ferido e mal conseguia se mover, morrendo no dia 25 de janeiro. Sua essência foi levada de volta a Valinor de onde lhe mandaram de volta curada despertando no dia 14 de fevereiro como Gandalf, o Branco."
     
  8. Doom

    Doom Usuário

    Não é bem assim não, quando gandalf lutava com o balrog ele estava usando um Hroa, um corpo fisico de carne e sangue, passivel de ferimentos e de destruição, assim quando esse Hroa estivesse muito danificado o Fea o abandonaria pois era muito doloroso habita-lo, então em Valinor o Fea de Gandalf foi reinviado porem desta vez ele habitaria um Fana, um corpo feito de "poder", tipo sem sangue ou fisiologia, o que lhe dave mais liberdade para agir pois tinha menos limitações e era bem... BEM menos vulnerável que sua forma anterógrada, o Balrog por exemplo usava um Fana, Sauron tb, até Morgoth usou um quando confrontou Fingolfin... e etc
     
  9. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Sempre quis saber um pouco mais sobre isto...

    Aliás, é por isto que pergunto: porque então ele já não veio à Terra Média, na primeira vez, usando um Fana?
     
  10. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Porque não era intenção dos Valar que os Istari usassem seus poderes de maia em sua missão de ajudar a Terra-média. Não era função dos Istari lutar nas batalhas, matar os inimigos com mágica ou coisa do tipo. Eles deveriam ajudar nos bastidores, estimulando e aquecendo os corações dos Povos Livres da Terra-média em sua luta contra o Senhor do Escuro. Para isso, eles não precisavam de um fana. E usando um hroa, ele ficava mais parecido com elfos e homens, podendo ser melhor aceitos por eles.

    Na batalha com o balrog, o hroa de Gandalf realmente morreu. Seu fea (espírito) foi mandado de volta para Aman, e lá os Valar lhe concederam um novo corpo, dessa vez um fana, para que ele terminasse sua missão. Agora sim um fana seria melhor, pois ele se envolveria em batalhas e tinha recebido permissão de usar seus poderes de maia.
     
  11. Nariá

    Nariá Usuário

    tipo assim.vou aproveitar esse tópico porque tô com preguiça de fazer um....o Gangalf, quando volta, vira Gandalf, o branco, sendo assim ele volta com os mesmos poderes de Saruman, o branco.....???
     
  12. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Não. Ele vira O Branco por que tomou o lugar de Saruman como chefe dos Istari. Saruman foi destituído e Gandalf ocupou seu lugar. Nada de tomar seus poderes.
     
  13. Guerreiro

    Guerreiro Usuário

    Gandalf então tomou o lugar de Saruman e se tornou o Branco, e tem também seu novo corpo melhorado... teria a possibilidade de Saruman ter um corpo fana??? já q ele era o branco?? e como se destroi esse fana? nau deve ser do jeito convencional.
     
  14. Andiara

    Andiara Usuário

    até onde eu entendi um fana pode ser destruido de forma +- normal sim os balrogs usavam fana e vários foram destruidos em combates de espada, como em Gondolim ou na Guerra da ira mas era bem mais difícil e era preciso bem mais dano p/ destruir um corpo desses
    Saruman ñ estava usando um fana ñ, os istari vieram encarandos sob a forma de homens velhos p/ sentirem a dor e as privações dos povos da TM isso foi determinado quando eles sairam de Valinor(talvez até antes quando foi propós a missão) portanto nenhuma chanca de Saruman estar em um fana e até onde eu em tendi ele ñ era mais poderoso que Gandalf na TM ele eram amais sábio, tinha chegado primeiro e gastado mais tempo estudando enquanto Gandalf andava entre os gentios dando força p/ eles
     
  15. Nariá

    Nariá Usuário

    ué gente.......o que é um "fana"? :?
     
  16. Andiara

    Andiara Usuário

    um corpo físico que pode interagir normalmente c/ o que estiver em volta mas ñ é biológico, ou seja, ñ pecisa comer, beber, etc... se Ñ me engano tem um topico sobre isso em algum lugar do "diga amigo e entre"
     
  17. Nariá

    Nariá Usuário

    Valeu Andiara pela explicação, vou procurar o tópico...... :)
     
  18. Finrod (Noldor)

    Finrod (Noldor) Usuário

    Conta-se que os Istari vieram à Terra Média em corpos mortais justamente para corrigir um erro dos Valar. Eles habitariam corpos mortais e envelheceriam muito lentamente. Seu corpo físico poderia sim ser morto. Saruman morre no final, não morre. Tá lá nos Contos Inacabados...
     
  19. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Corrigir erro dos Valar? como assim?

    Bom... segundo o CI eles estavam em corpos mortais para poderem sentir na pele o sofrimento dos homens da TM... e assim saber melhor como conduzir a missão q era entregue a eles.

    Saruman morre no sentido corpóreo, mas seu espírito continua vivo, apenas sem corpo. Ele poderia depois voltar a viver, como Sauron fez várias vezes pois seu espírito tinha força suficiente pra isso.

    Os Ainur tinham sua vida independente de seu corpo, quer os Valar queiram quer não... eles podiam proibir Saruman de retornar a Valinor, mas não tinham como tirar sua força dele... como não podiam fazer com nenhum inimigo.

    O espírito dos Ainur estavam ligados a Arda e não desapareceriam enquanto ela existisse... o mesmo vale pros elfos nesse caso.
     
  20. Finrod (Noldor)

    Finrod (Noldor) Usuário

    Os Valar se sentiram omissos, ou algo do tipo. Isso está nos Contos Inacabados também, na parte que trata dos Istari.
     

Compartilhar