1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf em Moria

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ceblanth, 17 Mai 2005.

  1. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    O que Gandalf disse para Frodo em Moria?
    Aquele lance sobre Gollum. Uma coisa de só fazer as coisas com o tempo que nos é dado? Como era a frase mesmo?
    Ah, se alguém souber em que página do livro estiver essa frase vai ser melhor ainda.
    Falow.

    Ceblanth :mrgreen:
     
  2. Olá,

    A frase que vc se refere é dita no filme...não tenho certeza se está nos livros...a frase é mais ou menos assim:

    "Nós decidimos o que fazer com o tempo que nos é dado..."

    :)


    ate mais...
     
  3. Gwen

    Gwen Usuário

    8-) É uma das frases mais bonitas da obra 8-) No livro, Gandalf diz isso a Frodo no Shire (Condado) quando conta a Frodo tudo o que sabe sobre o Senhor Negro, e Frodo deseja que tudo aquilo não estivesse a acontecer.

    "-Também a mim - respondeu Gandalf - Quem dera! pensam todos quantos vieram para ver semelhantes tempos. Mas não está na sua mão decidir. A única coisa que temos de decidir é o que faremos com o tempo que nos é dado. E, Frodo, o nosso tempo já começa a parecer negro. O inimigo está a tornar-se rapidamente muito forte." (pág. 69-70 da edição Portuguesa)
     
  4. Legal Gwen...! É sempre bom ter o livro em mãos! :)


    ate mais...
     
  5. #Melian#

    #Melian# Usuário

    Aqui... na versão completa da Martins Fontes - 2001, essa parte se encontra no capítulo A Sombra do Passado, na página 53. A fala completa, na edição brasileira é:

    _Gostaria que isso não tivesse acontecido na minha época - disse Frodo.
    _Eu também - disse Gandalf. - Como todos que vivem nesses tempos. Mas a decisão não é nossa. Tudo o que temos de decidir é o que fazer com tempo que nos é dado. E, Frodo, nosso tempo já está começando a ficar negro. O Inimigo está se tornando muito forte. Seus planos ainda não estão amadurecidos, eu acho, mas estão amadurecendo. Será muito difícil para nós. Já seria, mesmo se não fosse por esse acaso terrível.
     
  6. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    Po gente. Valeu mesmo. É que eu vou usar essa frase dele como uma epígrafe na minha monografia.
    Brigadão a todos.

    Ceblanth :mrgreen:
     
  7. #Melian#

    #Melian# Usuário

    Que interessante... Sobre o q será sua monografia?
     
  8. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    O tema não tem nada haver com Senhor dos Anéis. É o mito no esporte. Mas eu quero usar essa frase de Gandalf na minha epígrafe. Ela resume muita coisa nesses tempos que eu passei na Faculdade.
    Olha só, se alguém souber de mais frases estailes, tipo essa do Gandalf, seja nos livros do SdA, Silmarillion, Contos Inacabados, qualquer um, bem que vcs podiam me dar um toque né? :D
    Valeu.

    Ceblanth :mrgreen:
     
  9. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    falando nisso, tenho uma duvida que me encabula, sobre a fala de Gandalf quando em combate com o valaraukar, em Moria: "Sou um servidor do fogo secreto... QUE CONTROLA A CHAMA DE ANOR." O que pode ser a "chama de Anor"? algo relacionado ao Sol? ou um outro nome para Narya, um dos Três que ele porta? :o?:
     
  10. Gwen

    Gwen Usuário

    Na verdade essa parte é curiosa.

    "Não podes passar! Sou um servo do Fogo Secreto, manipulador da Chama de Anor. Não podes passar. O fogo negro tão te valerá, chama de Udûn! Volta para a sombra."

    Não sei, mas Gandalf diz que é um servo do Fogo Secreto, e isso faz-me lembrar a Chama Imperecível de Ilúvatar; Gandalf diz que é um servo de Eru, manipulador da chama de Anor, talvez um manipulador da Luz 8-) enquanto o Balrog é um servo o fogo negro, um servo do Senhor Escuro :?

    Que vos parece??? 8O
     
  11. Falca_Br

    Falca_Br Usuário

    Se naum me falhe a memoria, no final do Simarilion, nas sitaçoes finais sobre a terceira era, tolkien cita Narya com outros nomes, um deles eh a chama secreta ou fogo secreto se preferir, relacionando o rubi (vermelho) com seu significado simbólico e suas funçoes...
     
  12. Gwen

    Gwen Usuário

    :wink: Sim, tem razão, Falca_Br.

    Círdan deu a Gandalf Narya, o Anel do Fogo. dizendo:

    "- Toma agora este anel, pois os teus labores e os teus cuidados serão pesados; mas em tudo ele te apoiará e te protegerá do cansaço, pois este é o anel do fogo, e com ele talvez reacendas corações para a coragem de antigamente, num mundo que se torna frio."

    Sem dúvida o Anel do Fogo foi muito importante: Galdalf estava já muito cansado, quando combateu o balrog, pois tinha fechado uma porta em Mória para o reter no outro lado, e o balrog contra-atacou (fez um contra-feitiço) e Gandalf disse aos outros que isso o esgotou. O Anel sem dúvida ajudou-o a recuperar desse cansaço 8-) assim como ajudou a dar coragem aos outros para continuarem. Com a ajuda de Narya, Gandalf opôs o fogo que aquece e conforta ao fogo que destrói, de sauron :P

    :roll: Sim, até pode ser que esse manipulador da chama de Anor tenha a ver com o anel... 8O
     
  13. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Ele disse outra frase também:
    "Muitos que vivem merecem morrer. E alguns, que merecem viver, morrem. Você pode dar-lhes a vida? Então, não seja tão ávido para condenar à morte em nome da justiça, temendo pela própria segurança. Nem mesmo os sábios conseguem ver os dois lados."

    Para mim uma grande frase!
     

Compartilhar