• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf em Dol-Guldur

The Dark Elf

Usuário
Bom, realmente naum sei c existe topico semelhante...
e to com mta preguiça de pesquisar, q maglor me perdoe..

Bom, eu queria saber mais sobre Gandalf em Dol-Gondur.
Jah li todos os livros publicados em portugues, mas em nenhum deles tem a narrativa de gandlaf em Dol-Gondur...

Hora c diz q ele apenas viu o pai do escudo de carvalhao (throrin neh :o?: ) e peguou a "chave secreta" de Erebor... (isso nos contos)

Hora c diz q ele foi feito prisioneiro nos calabolços (Sociedade)

Bom, alguem pode me descrever o q realmente occoreu quando Gandalf esteve em Dol-Gondur (antes de expulsar Sauron de la, obvio)

Grato desde ja
 
Olha, deve ter sido bem estranho, pq não se enconytra um rei-anão assim do nada, ele devia estar vasculhando o lugar, e deve ter sido pego... mas escapou por ser um mago
 
Dark Elf, eu pelo menos não conheço nenhum texto que explique isso aí. Se tiver mais alguma coisa, deve estar num dos HoMEs 6 a 9, de que eu sei bem pouca coisa. Mas eu nunca ouvi falar, acho que não existe um relato detalhado.
 
Tipo, bem q podia ter mesmo alguma coisa mais detalhada sobre Gandalf em Dol-Gondur...pq tipo num cita nada alem dele ter sido aprisionado, tal e encontrado o anao la!
 
O que eu me recordo é que Thráin II, pai de Thorin Escudo de Carvalho, escapou de Erebor na vinda de Smaug, e depois, viajando pela Terramédia para tentar voltar para Erebor, foi capturado por Sauron em Dol Guldur. Gandalf foi investigar Dol Guldur, e lá ele acabou quase morto, de certa forma enfrentou Sauron (que estava muito enfraquecido), e lá, nos calabouços de Dol Guldur, encontrou Thráin à beira da morte, e este lhe entregou o mapa e a chave. :wink:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
O que eu me recordo é que Thráin II, pai de Thorin Escudo de Carvalho, escapou de Erebor na vinda de Smaug, e depois, viajando pela Terramédia para tentar voltar para Erebor, foi capturado por Sauron em Dol Guldur. Gandalf foi investigar Dol Guldur, e lá ele acabou quase morto, de certa forma enfrentou Sauron (que estava muito enfraquecido), e lá, nos calabouços de Dol Guldur, encontrou Thráin à beira da morte, e este lhe entregou o mapa e a chave. :wink:

Por que enfraquecido? Que eu saiba o poder de Sauron só fez crescer durante a Terceira Era. É difícil dizer que ele estava "enfraquecido", ele deu um belo susto no Gandalf.
 
Digo no sentido de que ele ainda não tinha recuperado sua antiga força (sua potência de espírito). Inclusive causando a confusão de que ele fosse um nazgûl. Acho que o próprio Gandalf fala isso ao Conselho Branco, ou algo assim, que ele havia confirmado a suspeita de que o Necromante era Sauron, e que eles deveriam atacar logo, enquanto Sauron ainda não tinha reunido muito de sua antiga força.
 
Nesse mesmo trecho também diz que o poder de Sauron está crescendo e que logo ele vai ser forte o bastante para atacar, mesmo sem o Anel. Eu lembrei precisamente desse trecho, Fëaruin, e fui checar. Isso aí não é da reunião de 2859, mas da de 2941.

Mas acho que a gente já entrou em acordo aqui, certo?
 
Bom, foi convincente e ja q estamos falando do Branco, tem algum problemas pra vcs, heruditos (hahahahha), me contarem mais sobre a 1º vez q Gandalf esteve em Moria... pq desse viagem, eu realmente naum sei nada, ou nuam me lembro...
 
Sobre isso aí, pelo que eu sei, tem menos material ainda do que sobre Gandalf em Dol Guldur. A não ser que, como eu já disse, seja algo que esteja naqueles volumes do HoME. Tudo o que eu lembro agora é que ele procurou Thráinn lá dentro, mas nem sei se ele foi lá para fazer isso, ou se foi por outro motivo.
 
Também sempre tive essa curiosidade.

Nenhum artista nunca retratou Dol-Guldor, e no livro, poucas descrições são feitas.

Concordo com a Swanhild.
 
Ah sim...

O que você quer é HoME, sigla pra History of Middle-Earth.
É uma série de 12 livros de Tolkien publicados e editados pelo filho dele, o Christopher Tolkien. Há muita coisa que foi descartada, mas vale por curiosidade. E há muita coisa legal. Não fossem alguns textos desses livros a nossa visão de legendário seria bem menor, e talvez ficasse a impressão de que é apenas uma "historinha legal" e bem contada.

Não há tradução em português, e nem previsão. :(

Agora, um presentão pra você: http://www.valinor.com.br/jrrtolkien/bibliografia.asp
Seção de Bibliografia da Valinor. Os doze livros tão lá resenhados pelo Imrahil. Divirta-se. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo