1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf e o Fogo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Thais Tûk, 27 Abr 2004.

  1. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Olá,

    Qual a relação de Gandalf com o Fogo?
     
  2. Ange||us

    Ange||us Usuário

    Que eu saiba Gandalf possuia o anel de fogo dos tres dos elfos, o Narya, foi dado a ele por Cirdan, o armados qdo Gandalf chegou nos portos cinzentos, acho q tem mais alguma coisa, porem so disso que eu me lembro... e ao lutar com o Balrof de Moria, Gandalf o chama de chama de Udum, mais ou menos assim.... o que ou quem é Udum(Udun)... ?????
    :wink:
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Ange||us, Udûn é o nome em Sindarin para Utumno, a primeira fortaleza de Melkor, no norte do mundo. Por isso o Balrog é chamado por Gandalf de "Chama de Udûn".

    Na ponte, o mago se diz "Servo do Fogo Secreto, guardião da chama de Anor". O "servo do fogo secreto" talvez se refira à Chama Imperecível, quem sabe indicando que Gandalf é servo de Ilúvatar. "Guardião da chama de Anor" creio estar ligado ao fato dele usar Narya, mas não estou de todo certo.

    Quanto à relação de Gandalf com o fogo, creio que de certa forma seus poderes tenham sim relação com o fato dele portar Narya. Mas também estou apenas supondo...
     
  4. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Apesar de possuir o anel (Narya), ele nunca o usou! Portanto, a sua relação com o fogo não pode ser atribuida a ele.
     
  5. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Mas o poder do Narya nao era acender a coragem no coração das pessoas?
    Acender seria a forma figurativa obvio, logo o poder sobre FOGO ele nao teria nao é?
     
  6. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Mas Olórin já tinha esse poder antes do anel, conforme se vê no início do Silma!
     
  7. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sim, Lothiriel, Narya acendia o coração das pessoas. Mas eu na minha teimosia sempre gostei de pensar (talvez erroneamente) que o anel conferisse algum outro poder ao mago. Observemos Vilya por exemplo. O anel de vento estava de posse de Elrond. Será que foi apenas o poder "élfico" de Elrond, a sua ligação com as terras de Valfenda (se é que esse tipo de poder existe) que lançou a enxurrada sobre os Nazgûl? Será que Vilya não teria o poder de fazer um vento forte para levantar as águas de algum ponto próximo e lançá-las ao vau? Sempre fiquei com dúvidas quanto a isso...
    Será que Nenya não influenciava na água do espelho de Galadriel? Somente o poder da elfa era o responsável por tudo aquilo? São dúvidas que ainda persistem em minha cabeça, e então continuo a pensar que além de "parar o tempo", ou "acender corações", os trê anéis talvez tivessem algum poder mais ligado ao "elemento" de cada um.
     
  8. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    é Panda achei bastante interesante o que escrevesse, e pra falar a verdade nao tinha pensado nessa hipotese. Realmente nao tirasse isso do nada, tens uma boa tese aí, pena que nao temos como provar :|
     
  9. Ange||us

    Ange||us Usuário

    Valew sobre a explicaçao sobre Udûn panda... :wink:
    Tambem gostei da sua teoria dos aneis... faz pensar um bocado....... :o?: :o?:
     
  10. Mith

    Mith This server is too busy!

    Bom, eu acho que ele usou sim, com Bilbo e Frodo.

    Os poderes dos Anéis não são apenas sobrenaturais. Para mim, eles interferem na natureza diretamente. Vilya ajudou Frodo a ser salvo dos Nove. Elrond tem poder sobre o Vau de Valfenda, e até Gandalf deu uma ajudinha (já falei isso até em outro tópico ¬¬".
     
  11. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    hum, bem pensado...
    os Anéis devem conceder algum poder especial ao seu portador... :x

    por que não? :P
     
  12. Proview

    Proview Go

    Em um dos livros (o Hobbit eu axo) Gandaf fala que se dá "melhor" com magias de fogo (não exatamente com essas palavra, mas com esse sentido).
    Talvez seja por causa de Narya.
     
  13. C me lembro bem no silmarillion deixa-se entender que gandalf é um maia "de fogo" acho que devia exister tb maias da água ar etc... os balrogs também eram maias de fogo, isso eu tenho certeza, tá no silma.... já sobre a relaçÃo de gandalf com fogo, vou dar uma olhada no começo do silmarillion de novo e depois posto otra msg falando c falei cagada ou naum.
    Té+ :D :oops:
     
  14. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Não me lembro de nenhuma passagem do Silmarillion que diga que Gandalf é um maia do fogo. Os maiar do fogo conhecidos são Arien, que carrega a nave do sol, e os balrogs.
    Gandalf (Olórin) era tido como o mais sábio de todos os maiar, e era um maia de Manwë (ou seja, se fosse pra se ligar a algum elemento ele se ligaria ao vento).
    Você poderia postar o trecho que diz que Gandalf é um maia do fogo?
     
  15. Disse q naum tenho ctz!!!! disse q vou olhar, mas naum agora à 1:30 am, só faltava... amanha olho certinho e corrigo oq falei.
    Mas c me lembro tá bem no começo junto com a parte q fala dos balrogs vou olhar e te falo, desculpem pelas besteiras....caso realmente oq falei seja besteira..... :oops: :tsc:
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não, Gandalf não é um Maia do fogo. É um Maia de Manwë e Varda.
     
  17. Ok vcs estavam certos, EU ERREI, confundi as partes, hehehee mil desculpas..... :oops:
    Mas já q estamos falando nisso é d conhecimento d alguem d quais elementos eram cada um dos istari???
     
  18. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Acho que não havia um elemento em si. O mais próximo seria Gandalf (Manwë, vento) e Saruman (Aulë, terra). Mas mesmo assim, nem Gandalf nem Saruman pareciam ter qualquer relação com esses elementos propriamente ditos. Somente com os Valar a quem eles pertenciam. Ou seja, Gandalf tinha grande sabedoria e amizade com as águias (já que era um maia de Manwë) e Saruman possuía grande poder sub-criativo, asism como Sauron (já que ambos foram maiar de Aulë).
     
  19. Ahnn entendi....... valew!!!!!! :D :obiggraz:
    Acho q deve ser isso msm!
     
  20. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Se a amizade de Gandalf com as águias tem relação com o fato dele ser maia de Manwë eu não sei, Miduim. Afinal, as águias da 3ª Era não eram mais aqueles espíritos a serviço de Manwë, mas águias "comuns" por assim dizer. Mas não descarto sua idéia. Você pode sim estar certo quanto a isso.
    Ainda sobre os Istari, Radagast como servo de Yavanna estava mais ligado aos animais e plantas. Alatar e Palando eram servos de Oromë, e não duvido que isso favoreceu sua ida ao Leste, afinal, eram Maiar do Caçador dos Valar. Talvez isso os levou a locais tão perigosos da Terra-Média.
     

Compartilhar