• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf e as suas frases.

Boa noite acabei de ver outra vez os SDA o retorno do rei e tive aqui a pensar numa frase que gandalf diz a Pippin quando estes combatem em minas tirith que diz assim:

Gandalf: "End? No, the journey doesn't end here. Death is just another path, one that we all must take. The grey rain-curtain of this world rolls back, and all turns to silver glass. And then you see it..."
Pippin: "What, Gandalf? See what?"
Gandalf: "White shores... and beyond. A far green country, under a swift sunrise."
Pippin: "Well, that isn't so bad."
Gandalf: "No... no, it isn't."

Com isto pensei se estas frases q gandalf diz ao pequeno hobbit corresponde ao que ele experênciou quando morreu ao enfrentar Balrog. Será que alguém sabe e q me possa responder :S ?
 
Gostei da pergunta. Eu também estava pensando sobre essa frase de Gandalf um dia desses e não lembrava sua localização no texto original. Agora que você perguntou, eu fui procurar e achei a seguinte referência:

Then Frodo kissed Merry and Pippin, and last of all Sam, and went aboard; and the sails were drawn up, and the wind blew, and slowly the ship slipped away down the long grey firth; and the light of the glass of Galadriel that Frodo bore glimmered and was lost. And the ship went out into the High Sea and passed on into the West, until at last on a night of rain Frodo smelled a sweet fragrance on the air and heard the sound of singing that came over the water. And then it seemed to him that as in his dream in the house of Bombadil, the grey rain-curtain turned all to silver glass and was rolled back, and he beheld white shores and beyond them a far green country under a swift sunrise.

Fonte: Os Portos Cinzentos, O Retorno do Rei

Ou seja, essa descrição reflete a experiência sensorial de atravessar a fronteira entre a Terra-Média e Aman. Possivelmente Gandalf experimentou algo parecido quando morreu após a luta contra o Balrog, já que seu "espírito" (desculpem se o termo estiver errado) também deve ter retornado para que então Eru o enviasse de volta.

Só fiquei com uma dúvida: Qual foi mesmo o sonho de Frodo na casa de Bombadil?
 
Última edição:
"No coração da noite, Frodo teve um sonho sem luz. Depois viu nascer a juvenil Lua, a cuja luz fraca se ergueu à sua frente uma parede de rocha preta rasgada por um arco negro, como um grande portão. Frodo teve a sensação de ser erguido no ar, ao passar-lhe por cima, verificou que a parede de rocha era um círculo de montes no interior da qual havia uma planície em cujo centro se erguia um pináculo de pedra como uma imensa torre, mas que não fora feito por mãos. No seu cimo erguia-se a figura de um homem. A Lua, ao subir, pareceu deter-se um momento acima da sua cabeça e brilhar-lhe no cabelo branco agitado pelo vento. Da negra planície, em baixo, subiram gritos de muitas vozes cruéis e o uivo de muitos lobos. De súbito, uma sombra com o recorte de umas grandes asas passou através da Lua. O vulto ergueu as mãos, e jorrou uma luz do bastão que empunhava. Uma possante águia desceu e levou-o consigo. As vozes ergueram um coro de queixumes e os lobos uivaram, pesarosos. Ouviu-se um ruído, como se soprasse um vento forte, um ruído de que fazia parte o bater de cascos a galopar, a galopar, a galopar vindos de Leste. "Cavaleiros Negros", pensou Frodo, ao acordar com o som dos cascos ainda a ecoar-lhe na cabeça. "

Com este sonho de Frodo, penso que ele "viu" Gandalf a fugir da torre de Orthanc.
A pergunta a qual eu não sei responder é que o sonho de Frodo Seria um aviso de Gandalf a dizer, que estava atrasado e que ele devia ter cuidado com os Cavaleiros Negros? O facto de estar na Casas de Bombadil teria alguma influencia? É que todos os hobbits sonharam nessa noite....
 
"No coração da noite, Frodo teve um sonho sem luz. Depois viu nascer a juvenil Lua, a cuja luz fraca se ergueu à sua frente uma parede de rocha preta rasgada por um arco negro, como um grande portão. Frodo teve a sensação de ser erguido no ar, ao passar-lhe por cima, verificou que a parede de rocha era um círculo de montes no interior da qual havia uma planície em cujo centro se erguia um pináculo de pedra como uma imensa torre, mas que não fora feito por mãos. No seu cimo erguia-se a figura de um homem. A Lua, ao subir, pareceu deter-se um momento acima da sua cabeça e brilhar-lhe no cabelo branco agitado pelo vento. Da negra planície, em baixo, subiram gritos de muitas vozes cruéis e o uivo de muitos lobos. De súbito, uma sombra com o recorte de umas grandes asas passou através da Lua. O vulto ergueu as mãos, e jorrou uma luz do bastão que empunhava. Uma possante águia desceu e levou-o consigo. As vozes ergueram um coro de queixumes e os lobos uivaram, pesarosos. Ouviu-se um ruído, como se soprasse um vento forte, um ruído de que fazia parte o bater de cascos a galopar, a galopar, a galopar vindos de Leste. "Cavaleiros Negros", pensou Frodo, ao acordar com o som dos cascos ainda a ecoar-lhe na cabeça. "

Com este sonho de Frodo, penso que ele "viu" Gandalf a fugir da torre de Orthanc.
A pergunta a qual eu não sei responder é que o sonho de Frodo Seria um aviso de Gandalf a dizer, que estava atrasado e que ele devia ter cuidado com os Cavaleiros Negros? O facto de estar na Casas de Bombadil teria alguma influencia? É que todos os hobbits sonharam nessa noite....

Acho que é isso mesmo, ele sonhou (ou teve uma visão) com a fuga de Gandalf de Orthanc. A minha dúvida é a seguinte: Pq Tolkien escreveu "as in his dream in the house of Bombadil" quando fala sobre a sensação de Frodo no navio para Aman? Não consegui ver a relação entre as duas situações.
 
Acho que é isso mesmo, ele sonhou (ou teve uma visão) com a fuga de Gandalf de Orthanc. A minha dúvida é a seguinte: Pq Tolkien escreveu "as in his dream in the house of Bombadil" quando fala sobre a sensação de Frodo no navio para Aman? Não consegui ver a relação entre as duas situações.

Talvez ele tenha tido este sonhoa na casa de Bombadil, porque lá era um lugar magico e calmo, propício para bons sonhos.

Uma frase do Gandalf que eu gosto muito: Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou.
 
Talvez ele tenha tido este sonhoa na casa de Bombadil, porque lá era um lugar magico e calmo, propício para bons sonhos.

Sim, isso é verdade, já que todos os hobbits tiveram sonhos "especiais" enquanto estavam na casa de Tom. A minha dúvida não é essa. Eu não entendi pq Tolkien comparou a sensação no navio para Aman com o sonho de Frodo na casa de Tom. Será que a experiência na casa de Bombadil teve algo de mísitico, assim como a viagem para Aman? :think:
 
Será que a experiência na casa de Bombadil teve algo de mísitico, assim como a viagem para Aman? :think:

Acho que foi exatamente isso que aconteceu. Como é dito no livro, Tom Bombadil sempre esteve ali desde o princípio e, sendo uma criatura de grande poder (acredito), capaz de resistir ao poder do anel, acredito que suas terras tenham algum tipo de encantamento (ou pelo menos sua casa), o que torna a a passagem de seus visitante uma experiência única, assim como acontece em Lothlórien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo