• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TV Game of Thrones (7ª Temporada) - CONTÉM SPOILERS

Tendo em vista as expectativas desta 7º temporada e também da próxima, após os quatro primeiros episódios, entendo ser interessante compartilhar o que foi escrito por Ana Carol Alves no site http://georgerrmartin.com.br, a respeito do referido assunto e, ainda, fazendo uma comparação com os livros até agora lançados. Peço licença à autora pra mencionar aqui, pois creio ser bem interessante a abordagem por ela efetuada.

O QUE VEM POR AÍ

Curiosamente, todo mundo sempre acha que sabe o que vai acontecer nas temporadas de Game of Thrones. Talvez esse seja um legado herdado da época em que a série acompanhava os livros fielmente, e todo fã ou entusiasta se sentia um pouco parte do processo da adaptação, compreendendo com muita nitidez as escolhas narrativas, inserções e linguagens definidas pela produção da HBO. A verdade é que, por se tratar de uma história onde nada nem ninguém tem a garantia de estar a salvo, estamos todos no escuro, o que adiciona um nível extra de expectativa pela temporada.

Os primeiros trailers divulgados no último mês revelam apenas ideias gerais da trama que veremos este ano em Game of Thrones. Daenerys desembarca com sua frota em Pedra do Dragão, enquanto Cersei planeja como irá enfrentar seus inimigos em Porto Real, e Jon Snow inicia sua campanha de unificação dos reinos para salvar o mundo. Muitas imagens revelam três grandes batalhas que veremos em breve: Uma luta intensa no extremo Norte, e duas envolvendo Lannisters, Imaculados e dothraki em regiões ainda indefinidas de Westeros.

Todas essas situações são inferências da HBO, já que em As Crônicas de Gelo e Fogo a situação dos personagens ainda é outra: Daenerys acaba de voar pela primeira vez e está perdida nas Pradarias de Essos com os dothraki; Jon Snow ainda está morto; e Cersei ainda está planejando seus próximos passos depois de ter passado pela caminhada da expiação. E todas essas situações são ainda mais complexas, porque Cersei terá que passar por um julgamento não sabemos se e como Jon Snow voltará à vida e Daenerys está fisicamente debilitada, tendo deixado para trás um reino de caos em Meereen, com uma guerra civil acontecendo dentro das pirâmides, e uma guerra continental prestes a estourar do lado de fora. A batalha pelo domínio de Winterfell é iminente – e a luta entre Boltons e o exército de Stannis promete ser digna de estar entre as melhores já escritas para o gênero. Shireen Baratheon ainda está sob os cuidados da mãe numa fortificação da Muralha, assim como Sansa, que ainda atende pelo nome de Alayne, está ocupada com os próprios jogos no Vale. Bran está conhecendo e aprendendo coisas sobre o passado de Westeros, fazendo o leitor chorar e delirar com cada descrição de suas viagens mentais pela história do mundo. Arya está tendo um treinamento ainda mais terrível e impressionante, aprendendo idiomas e feitiços obscuros, além de apurar sua habilidade como troca-peles e warg. Sim, nos livros tanto Jon quanto Bran e Arya têm relações mágicas com seus animais. E Rickon, pobre Rickon, ainda está perdido em algum lugar no extremo Norte. Mas com vida.

MORTOS NA SÉRIE, MAS VIVOS NOS LIVROS

Há ainda uma situação complexa e específica para cada um dos personagens que nem sequer são parte da série de TV, como Quentyn e Arianne Martell, Jon Connington e o Jovem Griff, Alys Karstark, o Príncipe Esfarrapado, Jeyne Westerling e Lady Stoneheart. Sem contar aqueles que ainda estão vivos, como os já citados Stannis e Shireen Baratheon, além de Mance Rayder, Barristan o Ousado, toda a família Tyrell (contando com outros membros que não estão na TV), Tommen, Myrcella, o cavaleiro Estrela Negra e tantos outros.

Isso sem falar em personagens que, embora apareçam na adaptação, acabaram sendo esquecidos ao longo da história, pelo menos por enquanto. É o caso de Gendry, bastardo do rei Robert Baratheon, visto pela última vez durante a terceira temporada na série, partindo de Pedra do Dragão num barquinho. Em tempo, o Gendry dos livros neste momento é parte de uma intricada trama ao lado dos membros da irmandade sem estandartes nas terras fluviais. Inclusive, Gendry é apenas um dos outros bastardos vivos de Robert Baratheon, já que também conhecemos os jovens Edric Storm e Mya Stone ao longo dos volumes.

Outro exemplo de personagem que a série descartou por longas temporadas sem maiores satisfações é o magíster Illyrio Mopatis. O rico mercador da cidade de Pentos que presenteou Daenerys com ovos de dragão e conspirou ao lado de Varys numa icônica cena da primeira temporada nunca mais apareceu, nem mesmo quando Tyrion e Varys buscaram refúgio em sua mansão antes de procurar Daenerys em Essos.
 
A Brienne desferiu o golpe (n lembro a temporada), mas ficou implícita o morte do Stannis...
Ficar implícita não quer dizer nada. Ficou obvio que Jon tinha morrido, mas né?

O episódio foi muito bom, tirando alguns erros idiotas pontuais. Arya derrotando Brienne, dany e sua burrice de deixar o Bronn atacar uma segunda vez, mano, aquilo é uma balestra, demora uma eternidade pra armar de novo.
** Posts duplicados combinados **
A Brienne desferiu o golpe (n lembro a temporada), mas ficou implícita o morte do Stannis...
Ficar implícita não quer dizer nada. Ficou obvio que Jon tinha morrido, mas né?

O episódio foi muito bom, tirando alguns erros idiotas pontuais. Arya derrotando Brienne, dany e sua burrice de deixar o Bronn atacar uma segunda vez, mano, aquilo é uma balestra, demora uma eternidade pra armar de novo.
 
Mindinho é engraçado. Fica sorrindo pelos cantos de Winterfell, mas não vejo nehuma carta nas mãos dele. No fundo ninguém em Vale e Winterfell gosta dele. O sujeito estaria muito mais seguro em Vale, articulado apoios militares, pois essa é a única carta que sobrou. Se ficar em Winterfell, vai morrer - e acho que será um fim patético para um personagem tão interessante.
 
Alguém tem que continuar com a tradição:
original-grid-image-30040-1502089808-3.jpg

original-grid-image-30040-1502089809-8.jpg
 
Mindinho é engraçado. Fica sorrindo pelos cantos de Winterfell, mas não vejo nehuma carta nas mãos dele. No fundo ninguém em Vale e Winterfell gosta dele. O sujeito estaria muito mais seguro em Vale, articulado apoios militares, pois essa é a única carta que sobrou. Se ficar em Winterfell, vai morrer - e acho que será um fim patético para um personagem tão interessante.
Só discordo por duvida MUITO que ele realmente não tenha uma carta na manga. Sempre tive impressão de que Mindinho é o personagem favorito de Martin. Acho que ele ainda vai ser decisivo na história toda.
 
Vamos ver. Como ele mesmo disse, ele é um apostador. Apostou em Stannis contra os Bolton e se errou, mas só a Sansa se fudeu. Ele pode ainda estar apostando que pode controlar Sansa, mas agora ela está em casa, com Arya e Bran. Com Bran, que vê a porra toda. A força de Mindinho está no segredo, nos esquemas, nas maquinações e, acima de tudo, no caos. Só que Bran vê através dele, como já ficou claro. Repito: Ele não tem o que fazer em Winterfell - mas veremos.
 
A série não sabe o que fazer nem com Littlefinger, nem com Tyrion, e o Varys... preferiu reduzir ele a Robin Hood.

Por isso nós temos duas amebas dos melhores / mais inteligentes personagens de antigamente e o terceiro só sabe fazer caretas
 
Ué, Tyrion e Varys estão aconselhando Daenerys. Não acho que eles estejam perdidos. Varys parece estar perto do end game dele, que é, por algum motivo ainda não explicado, recolocar um Targaryen/Blackfire (ou apenas alguém com sangue valiriano) no poder. Se bem que não deve ser só uma questão de sangue valiriano, pq em tese os Baratheon tb tinham e ele era contra ambos. Enfim, ele parece estar navegando para a meta dele. E Tyrion é um sobrevivente.

Mindinho está perdido. O end game dele parecia ser destruir as grandes Casas. na prática, só sobraram poucas grandes Casas, sendo que ele deve imaginar que Daenerys vai destruir os Lannister e os Greyjoy, restando apenas os Arryn e os Starks.

O que mais tem me incomodado nessa temporada é a falta de revelações sobre o pq das coisas. Qual a importância das pinturas em Pedra do Dragão? Pq vidro de dragão tem todas essas propriedades mágicas e de cura? Se Bran vê tudo, pq ele não faz logo algo útil, ao invés de ficar naquele estado catatônico? Há algo de relevante em Assay? E a queda de Valíria? Eu esperava que muitas dessas respostas viessem de Sam em Vilavelha, mas acho que não vai rolar.
 
Ué, Tyrion e Varys estão aconselhando Daenerys. Não acho que eles estejam perdidos. Varys parece estar perto do end game dele, que é, por algum motivo ainda não explicado, recolocar um Targaryen/Blackfire (ou apenas alguém com sangue valiriano) no poder. Se bem que não deve ser só uma questão de sangue valiriano, pq em tese os Baratheon tb tinham e ele era contra ambos. Enfim, ele parece estar navegando para a meta dele. E Tyrion é um sobrevivente.

Mindinho está perdido. O end game dele parecia ser destruir as grandes Casas. na prática, só sobraram poucas grandes Casas, sendo que ele deve imaginar que Daenerys vai destruir os Lannister e os Greyjoy, restando apenas os Arryn e os Starks.

O que mais tem me incomodado nessa temporada é a falta de revelações sobre o pq das coisas. Qual a importância das pinturas em Pedra do Dragão? Pq vidro de dragão tem todas essas propriedades mágicas e de cura? Se Bran vê tudo, pq ele não faz logo algo útil, ao invés de ficar naquele estado catatônico? Há algo de relevante em Assay? E a queda de Valíria? Eu esperava que muitas dessas respostas viessem de Sam em Vilavelha, mas acho que não vai rolar.


Acho que tu está dando crédito demais à série, infelizmente, Grimnir.

Olha a forma como eu vejo as coisas:

A série está dando todas as conclusões que as pessoas querem. Não foi isso que fez Game of Thrones se destacar no início.

Se o início da série fosse feito da forma como as temporadas 6 e 7 foram feitas, Ned poderia até ter morrido, mas Tyrion não teria tido nada do arco das primeiras 3 temporadas (a série não foi capaz de fazer ele fazer N-A-D-A que prestasse desde que ele chega a Mereen, isto é, quando acaba a história dos livros) e não haveria casamento vermelho. Quando a série quer que alguém pareça inteligente, bota a Sansa a indicar aos ferreiros colocar couro nas armaduras... porque, claro, não neva no Vale :hahanao:

Tudo que é óbvio, GRR Martin subverte e a série trilha o caminho mais óbvio ainda.

Por isso a série não sabe lidar com Littlefinger e Tyrion, que emburreceu de uma hora para outra assim que não tinha o Martin ensinando.
 
Com Bran, que vê a porra toda... Só que Bran vê através dele, como já ficou claro.
...e ele deu a adaga pra Arya, com uma cara de quem sabia bem o que estava fazendo. Como a série está incrivelmente comprimida (uma impressão de estar indo rápido demais), não seria realmente surpresa que ele tenha um fim logo mais, quem sabe pelas mãos da Arya. E seria patético mesmo. Mas, veremos.
 
Mas peraí, quer dizer que Martin não está mais participando do roteiro dessas últimas temporadas?
 
O Tyrion tem seu papel, mas achei seus últimos movimentos bem aquém do que de costume.
Os irmãos dele previram facilmente o que ele faria, e deram um contra ataque rápido, eliminando um bom aliado que estava mal guardado.
Menos a parte dos Greyjoy que foi um azar danado, e dificilmente poderia ser previsto.

Quanto ao Littlefinger, único trunfo dele é o exercito, que Jon Snow precisa muito, de resto, ele ta so nessa paixonite pela a segunda na fila dos stark de cabelo vermelho.
Talvez ele esteja em Winterfell para se proteger da Cersei.
 
Nada do que está acontecendo nesta temporada faz sentido porque o season finale precisa ser daenerys vs cersei. Assim como em outra temporada (não lembro qual) atrasaram toda a história da muralha só porque o 9o episódio "precisava" ter uma batalha e eles não tinham batalha nenhuma além da luta por castle black. Série = conveniência de roteiro.

Repito: vocês acham que essas soluções fáceis aconteceriam no livro? Vocês acham que os melhores acontecimentos imprevisíveis das primeiras 3 temporadas teriam acontecido sem que os livros tivessem servido de base?

Se fosse ter uma sétima temporada de 10 episódios, a cersei cairia no terceiro e o resto seria vivos vs mortos. Mas não foi assim que dividiram a temporada, então teremos mais 3 episódios até cersei virar churrasco de fogo de dragão.
 
Nossa bom saber que não sou a unica com essa opinião, sobre os três grandes estrategistas terem emburrado desde a sexta temporada, sem Martin para guiar essa historia nada é tão surpreendente, os roteiristas so nos dão obvio, tenho certeza que se o ultimo capitulo tivesse sido escrito pelo Martin ele teria matado o Drogon ou Jayme, teria dando aquilo que não queríamos e o capitulo seria duplamente maravilhoso.

Eu ate compreendo o fato de os roteiristas cortarem personagens porque não tem tempo para trabalhar todos com poucos episódios, mas toda a trama que Dorner faz parte foi picotada sem dor, as serpentes de areia se transformaram em 3, não preciso nem mencionar o que fizeram aos filho(a)s de Doran, isso é compreensivo, mas a trama de estrategia que Doran vem pondo em pratica a anos, simplesmente foi cortada, e colocam quatro mulheres que eram personagens fortes, para virarem bocos (ainda não perdou os roteirista por isso) e participarem da estrategia mais obvia e que a foi comprovada que não funcionava, Tyrion mostrou isso na batalha da baia dos porcos, como os roteiristas esqueceram isso. :doh:
 
Martin faria a tensão por Jaime estrangular Cersei crescer absurdamente e depois faria a cena de batalha com jaime sendo tostado subitamente na frente do tyrion :lol: e depois daria gargalhadas vendo vídeos de reação dos fãs.

E o que dizer da prostituta Rozz ter saído de winterfell, ido parar no bordel do littlefinger, ter sido promovida a gerente dele e depois ainda a mesma personagem ter virado alvo para o sadismo do joffrey mais de uma vez... Porque aparentemente só existe uma prostituta em westeros!

Ou então pegue bronn, o personagem-corpo-fechado-imbativel-multiuso pelo simples motivo de que ele é popular com o público! Fazer sentido é o de menos.
 
Acho que especulações sobre o que o Martin faria não são muito produtivas. Também entendo que ele faria muita coisa diferente e desenvolveria a trama e os personagens de maneira mais inteligente (afinal, a coisa toda saiu da cabeça do véio), mas no fim das contas a série é só uma adaptação mesmo, e uma adaptação que chegou ao ponto incomum de estar na frente dos livros e precisar trilhar um caminho totalmente próprio, sem ter as obras para se ancorar (a não ser por alguns direcionamentos gerais que o Martin certamente deu/dá). A isso podemos somar o fato de que é realmente difícil manter o nível bastante elevado do que o Martin criou - e que será irremediavelmente nosso ponto de comparação. Até porque isso envolve não apenas a qualidade dos roteiros em comparação aos livros, mas às inevitáveis necessidades de adaptação de mídia, de público, de demandas de quem coloca a grana na coisa, etc.

Diante disso, eu já diminuí minhas expectativas em relação à série, e com isso eu passei a curtir mais o que acontece na tela. Claro, é um pouco decepcionante a princípio, mas a série ainda tem ótimos momentos e cenas que podem satisfazer aos menos fanáticos.

Por exemplo, uma coisa que tende a me incomodar na atual temporada é a maneira como os exércitos são "teleportados" para as batalhas. A ideia é deixar implícito que transcorerram alguns dias entre certos eventos, mas isso tem sido trabalhado de maneira muito ruim, e você só consegue descobrir que tem um lapso temporal quando a coisa já está acontecendo. Nesse último episódio, por exemplo, onde no começo eu achei inverossímil que desse tempo ou fosse viável para a Dany interceptar os Lannister. Mas depois que passou o momento "wff?" eu apenas curti a batalha, que foi realmente sensacional, e fez deste episódio o melhor da temporada até aqui.

Aliás, sobre a batalha, a HBO liberou um vídeo com a produção da mesma:

 
Apesar de eu reclamar bastante, concordo contigo, @Fëanor - eu aguardo ansiosa os episódios e procuro gostar e fazer vista grossa para as inconsistências. E a batalha deste episódio foi realmente sensacional, apesar de me irritar com a Bronnmania.

O único momento deste episódio que me incomodou mesmo, de verdade, foi quando Jaime galopa em direção a Daenerys, Tyrion diz "não faz isso seu idiota", e eu nem fiquei nervosa porque sabia que a série não mataria nenhum deles. Ali me veio o baque. Isso agora não é mais o game of Thrones que me fez virar fã, é game of Thrones fase 2 em que os produtores têm medo de ousar e vão atrolhar a série de fan service.
 
@Mellime, mas Jaime ter se lascado já está descartado? Afundar de armadura em águas profundas no meio de uma batalha... :think: Se bem que seria uma morte bem estranha. Se ele tostasse na frente de Tyrion ia ser mais legal. E ainda acho que ele terá um embate com Brienne.

Acho que não está. Se não me engano, ele tinha dito que ia se afastar completamente depois da temporada 6.
Não sabia. Isso explica muita coisa da estranheza que tô sentindo com esses episódios.
 
Apesar de eu reclamar bastante, concordo contigo, @Fëanor - eu aguardo ansiosa os episódios e procuro gostar e fazer vista grossa para as inconsistências. E a batalha deste episódio foi realmente sensacional, apesar de me irritar com a Bronnmania.

O único momento deste episódio que me incomodou mesmo, de verdade, foi quando Jaime galopa em direção a Daenerys, Tyrion diz "não faz isso seu idiota", e eu nem fiquei nervosa porque sabia que a série não mataria nenhum deles. Ali me veio o baque. Isso agora não é mais o game of Thrones que me fez virar fã, é game of Thrones fase 2 em que os produtores têm medo de ousar e vão atrolhar a série de fan service.

Eu também reclamo, mas geralmente não expresso :lol:

Concordo contigo sobre o Bronn, eu também achei que esse episódio era uma ótima oportunidade para o personagem morrer. Já sabíamos (quase com certeza) que o Jaime não ia bater os botas agora (mesmo nos livros, ele deve ser guardado para cumprir a profecia sobre o valonqar), mas o Bronn é só um bom guerreiro e um alívio cômico que já cumpriu sua função e poderia morrer sem muitos problemas, mantendo a tradição da série de ter personagens importantes morrendo (porque afinal é isso que acontece num mundo envolto em guerras), e não mantendo-os vivos apenas para agradar o público. Se a série de alguma maneira conseguir dar um fim melhor para o personagem depois, ótimo, mas por enquanto parece pouco crível. Espero estar enganado.

E bem, em tese ele ainda pode perder a vida no conflito. Não foi só o Jaime que caiu de armadura na água né? Vamos ter que esperar o próximo capítulo pra saber o que será de ambos. Mas se ele morrer afogado vai ser uma morte de merda - queria ver ele morrer num confronto individual com algum outro guerreiro de alto nível (como Sandor, Jon, Brienne, Grey Worm... enfim).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo