• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Gabeira presidente da Câmara dos Deputados?

Edrahil

Usuário
25/10/2006 - 10h29
Oposição cogita Gabeira para ser presidente da Câmara
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Enfraquecida com o resultado das urnas, a oposição já trabalha para dificultar a escolha de um governista para a presidência da Câmara.

Nos bastidores, líderes de PSDB, PFL e PPS, contrários ao pacto de governabilidade caso Lula seja reeleito, cogitam respaldar um nome "neutro" do PMDB ou apoiar Fernando Gabeira (PV-RJ).

A preocupação é motivada por rumores sobre a indicação dos peemedebistas Geddel Vieira Lima (BA) ou Jader Barbalho (PA). Um líder do PFL afirma que a escolha de Jader ou Geddel ampliaria a ala governista do PMDB. Com 89 federais eleitos, o partido terá a maior bancada, o que, pela tradição, lhe asseguraria o direito de presidir a Casa. Porém, como as chances de Renan Calheiros (PMDB-AL) ser reconduzido à presidência do Senado são grandes, a sigla pode ter dificuldades para comandar também a Câmara.

O PT --segunda maior bancada, com 83 eleitos-- reivindicaria o cargo. Arlindo Chinaglia (SP) é cotado. Outra alternativa seria manter no cargo Aldo Rebelo (PC do B-SP).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u85766.shtml

Para lguns isso seria um abesurdo ... um ex-guerrilheiro, defensor da liberação da maconha e usuário de sungas de crochê.

O que é certo que ele mudou muito, e demonstrou ser sério, tanto que teve grande votação do RJ.

O Severino morre se isso acontecer ... afinal, os dois bateram boca em sessão da Cãmara, Severino teve que renunciar e não se reelegeu. Só falta ver o Gabeira ocupando seu lugar, apesar de sua "insignificância", como disse o véio Severa.
 
A tal da claúsula de barreira lá não impede isso?

*desinformado*

Geddel e Jáder Barbalho não, por favor. É por ter políticos como esses (e como o Garotinho) que eu desprezo o PMDB.
 
Última edição:
Foi o meu candidato nas duas ultimas eleições. Tirou o Severino e conseguiu se impôr dentro da Camara. Se depender de mim, ele já tá lá.
 
Grande Gabeira, ambientalista que se preocupa em preservar a vista do jardim e que faz parte do partido que apoiou a coligação que ajudou a eleger Blairo Maggi, o destruidor da Amazonia (e do Cerrado) no Mato Grosso e que tem cara de pau de se chamar Partido Verde, enfim, coisas do Brasil.
 
Nem a notícia apareceu, e ele já faz planos.

25/10/2006 - 14h32
Cotado para presidir Câmara, Gabeira quer reduzir custos e criar comissões
ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Cotado para ser o candidato da oposição à Presidência da Câmara, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) revelou hoje que tem pronto um projeto para administrar a Casa, que prevê a redução de custos e a criação de novas comissões.

O deputado negou, no entanto, que tenha pretensão em se candidatar, embora admita que se o PMDB insistir em indicar nomes polêmicos para dirigir a Casa, "muito possivelmente haverá um candidato de oposição".

O PMDB terá em 2007 a maior bancada da Câmara, com 89 deputados, o que, pela tradição, asseguraria ao partido o direito de presidir a Casa.

A regra foi quebrada, no entanto, em 2005, quando o PT, maior bancada nesta legislatura, lançou Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), um nome de pouco trânsito nas demais bancadas, que acabou derrotado pelo então deputado Severino Cavalcanti (PP-PE).

Oposição

"Não quero necessariamente ser candidato a nada, mas vamos examinar a situação do momento. Estou disposto a participar do projeto colaborando com propostas. Estou na Câmara há dez anos e tenho idéias para a administração da Casa", afirmou Gabeira.

O deputado disse que não foi procurado por partidos como PSDB, PFL e PPS que, nos bastidores, articulam sua candidatura como um "plano B" no caso de o PMDB lançar nomes como Geddel Vieira Lima (BA) e Jader Barbalho (PA).

"Ninguém falou comigo sobre isso. Tenho uma idéia de um programa para a Câmara e posso ajudar qualquer eleito que tenha boa vontade", afirmou Gabeira.

Mais comissões

Entre as propostas do deputado mais votado do Rio de Janeiro está a criação de novas comissões temáticas, como a de Comércio Exterior.

Quem apostar em Gabeira pode desistir de aumento salarial. Nos planos do deputado está também a redução dos custos da Câmara, medida que passa pelo momentâneo congelamento dos salários dos parlamentares.

"Várias coisas podem ser feitas para se reduzir os custos. Até a Assembléia do Rio de Janeiro conseguiu isso. Uma das medidas passa por não aumentar os salários imediatamente", defendeu.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u85777.shtml
 
Gabeira é um dos pouquíssimos políticos que merece meu respeito. Tomara que esse plano vá pra frente! :clap:
 
Gabeira é um hipócrita. :)

E sim, a clausula de barreira impede ele, a não ser que mude o modo como o TSE olhe para ela, que o PV consiga se unir com mais algum partido, etc e mais etc.

Ps.: Ele não tirou Severino p**** nenhuma, ele fez uma grande bravata de repercussão nacional e saiu na capa da Veja como bastião da ética por ter se voltado contra o PT e ter sido amaciado pelo PSDB/PFL. Pelo amor de Eru, vamos fazer as justas atribuições a pessoa do Sr. Libere a Maconha.
 
Ps.: Ele não tirou Severino p**** nenhuma, ele fez uma grande bravata de repercussão nacional e saiu na capa da Veja como bastião da ética por ter se voltado contra o PT e ter sido amaciado pelo PSDB/PFL. Pelo amor de Eru, vamos fazer as justas atribuições a pessoa do Sr. Libere a Maconha.

Voce tem birra com ele. Deixa de ser menino-do-contra-com-camisa-do-che, pelo amor de deus. Tudo voce arranja um jeito de dizer que nao é bem assim, que é tudo uma farsa... ah, cara, acorda. Sinceramente eu achei que voce fosse mais safo.
 
Mas dizer que ele que tirou o Severino é o mesmo que dizer que os caras-pintadas que tiraram o Collor :lol:
 
Mas dizer que ele que tirou o Severino é o mesmo que dizer que os caras-pintadas que tiraram o Collor :lol:

Não é não. O Gabeira claramente tomou a frente do processo, desmoralizando o Severino. As coisas precisam de impulso e foi isso que ele fez.
 
O processo de desmoralização do Severino começou a partir do momento que o PT mostrou que tinha uma clara cisão interna não consguindo eleger aquele paulista de nome-que-eu-não-sei-escrever para presidente da câmara. A partir desse ponto a mídia em peso caiu em cima das ambições do chamado "baixo clero" tomando a frente as críticas como a do "salários que seriam aumentados por Severino".

A opinião pública caiu em cima, Severino se atrapalhou, mostrou que diante das investigações e denúncias de um suposto mensalinho era um zé ruela e tcharam. Repito, Gabeira foi apenas quem teve uma discussão de impacto nacional com ele em plenário e era um dos tantos que o criticaram duramente. Fazendo parte da ala que quiz eleger o Senador derrotado dessas eleições Nonô (PFL), sendo que a ala da base do governo que quiz eleger Luís Eduardo (o deputado petista não eleito) também o criticavam.

Ou seja, colocar de lado a pressão pública, o episódio do mensalinho e tudo o mais é sim o mesmo que atribuir ao caso Collor o episódio dos Caras Pintadas e esquecer da Elba.

Portanto, não se trata de ser safo ou não TT1. Mas sim de fatos. Eu não acredito que ele tenha tido autoridade alguma pra dizer que foi ele que derrubou Severino ou mesmo que tenha iniciado um processo de repercussão nacional.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo