1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fruta d'Ouro

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por yoko, 14 Jun 2008.

  1. yoko

    yoko Usuário

    Fruta d'Ouro é uma personagem secundária das obra de Tolkien. Ela e seu marido, Tom Bombadil, são um mistério no que refere às origens do casal.
    A "Filha do Rio" é, como o nome sugere, a Ninfa das Águas, na Floresta Velha próxima ao Condado, onde passam-se partes das aventuras de
    O Senhor dos Anéis. Já se questionou se Fruta d'Ouro é realmente uma elfa, ou mulher mortal. Alguns acreditam que Fruta d'Ouro é na verdade Yavanna , a Provedora de Frutos, a segunda mais poderosa das Valier. Outros dizem que ela é um espírito da floresta que, assim como Tom Bombadil, só foi colocada para representar as florestas inglesas que à época eram intensamente destruídas. Fruta d'Ouro também poderia ser uma Maia, espírito com menos poder que os Valar e que os servem.
    Seu nome em inglês, Goldberry, pode ter vindo do Sindarin Golodh-bereth, que significa "Flor Rainha". Sua primeira aparição é num livro de poemas de Tolkien intitulado As Aventuras de Tom Bombadil. O primeiro poema conta a história de sua "captura" por Tom.
    <!-- NewPP limit reportPreprocessor node count: 1/1000000Post-expand include size: 0/2048000 bytesTemplate argument size: 0/2048000 bytesExpensive parser function count: 0/500--><!-- Saved in parser cache with key ptwiki:pcache:idhash:414939-0!1!0!!pt!2 and timestamp 20080610233004 -->
    E você o que acha que ela era?
     
  2. Deru

    Deru Raça: Hobbit

    acho que ela é yavanna!
     
  3. Iracema

    Iracema Usuário

    Mortal concerteza ela não era.
    Ou maiar,ou espírito das florestas,ou elfa...apesar de que se fosse mesmo elfa,não iria querer permanecer na Terra-Média.

    ^^
     
  4. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Acho que eu fico muito tentado a acreditar que ela era realmente Yavanna.
    Mas tem um porém muito complicado nessa questão: se ela fosse Yavanna porque ela não interferiu na Guerra do Anel, se ela tinha poder para isso?
    Isso seria uma grande inércia dos Valar em atuar na Terra Média. Tudo bem que eles eram meio preguiçosos com os assuntos fora de Valinor, mas, já estando aqui, eles bem que poderiam dar uma ajudadinha, não é?
     
  5. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Estas a endoidar?

    Nunca que uma coisa dessas poderia ser verdade.

    Se fosse, então seria mais voltado para Radagast como um porta voz de Yavanna na Terra Média. :think:
     
  6. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Yavanna creio que não era, mas poderia sim ser uma Maia, já que muitos dos Maiar decidiram permanecer na TM nos dias antigos, ao invés de irem para Valinor junto aos Valar.

    Acho que poderia ser uma Elfa também, mesmo ela decidindo permanecer na TM, pois ela vivia com Tom, que creo eu, que era seu amado, e poderia ter decidido permanecer na TM para não ter que deixá-lo!!
    Agora sua origem ou quem ela realmente era, isso é um mistério!
     
  7. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Eu acho que ela era filha do rio. Do mesmo jeito que não gosto de especular a respeito de Tom Bombadil, também não gosto de especular a respeito dela.
     
  8. Thui

    Thui Bezerrinhos do mundo, uni-vos!

    Não importa se interferiu ou não na guerra do Anel. Acho que os Valar simplesmente decidiram lavar a mãos no que se referia à Terra Média durante essa guerra, independente da localidade de cada um.
    Independente disso, realmente não acho que fosse Yavanna.
    Creio que fosse uma Maia.
     
  9. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    é... pra mim é yavanna, sim!

    pg 18 do silmarillion:

    "A esposa de Aulë é Yavanna, a Provedora de Frutos. Ela ama todas as coisas que crescem na terra; e guarda na mente todas as suas incontáveis formas, das árvores semelhantes a torres nas florestas primitivas ao musgo sobre as pedras ou aos seres pequenos e secretos que vivem no solo. Em reverência, Yavanna vem logo após Varda entre as Rainhas dos Valar. Na forma de mulher, ela é alta e se traja de verde; mas às vezes assume outras formas. Há quem a tenha visto em pé como uma árvore sob o firmamento, coroada pelo Sol; e, de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo; mas as raízes das árvores estavam nas águas de Ulmo, e os ventos de Manwë falavam de suas folhas.

    Muitas coincidências entre Fruta D'Ouro e Yavanna... muitas! E ainda arrisco dizer que ela tem algo a ver com Ulmo... não sei o que, mas tem, especialmente por ser Filha do Rio...
     
  10. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    É uma boa comparação
     
  11. Beren_2

    Beren_2 Defendendo minha Lúthien

    Tenho que concordar com Cali, dizendo que Fruta D'ouro é a filha do rio "apenas". Digo tal porque para discutirmos quem ela é temos que discutir quem é Tom Bombadil, o "Sem Pai". Confessonão saber se existe uma definição da "captura" dela por Bombadil, mas se ela for Yavanna, seria Eru Ilúvatar. E se forem eles mesmos, porque ela a manteria nessa forma junto dele por todo esse tempo, sem se envolver com os assuntos de seus filhos? E por que seriam enviados aliados (os Istari) para os povos da TM então?
     
  12. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Interessante, ela pode ser Yavanna,
    mas estou mais pra acreditar que Fruta d'Ouro seja uma Maia mesmo.
     
  13. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Encarnação consciente da chama imperecível. :uhu:
     
    • LOL LOL x 1
  14. ALF

    ALF The Proudest Monkey!!

    Outros espíritos (Maiar), que haviam sido servos do Vala Ulmo, também viviam na Velha Floresta. Um desses era a Mulher-do-rio e sua filha, Fruta d’Ouro, que era a esposa de Bombadil. Fruta d’Ouro tinha os cabelos dourados e era bela como uma rainha Élfica, suas vestimentas eram prateadas e verdes e seus sapatos eram como escamas de peixe e seu cantar era como a música de pássaros.


    Esse trecho eu tirei de uma enciclopédia que eu tenho aqui em casa, então não tenho como colocar link para referência.
     
  15. Elwë_Singollo

    Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

    Yavanna? Complicado. Ou Aulë teria os chifres mais longevos de toda a Arda!
     
    • LOL LOL x 1
  16. ALF

    ALF The Proudest Monkey!!

    :batera:

    :rofl:
     
  17. David-gondorian

    David-gondorian Usuário

    Eu acho que ela é uma elfa e casou-se com o Tom Bombaldil, e tambem que é irma de Yavanna porque Yavanna significa Rainha da Terra E GoldBerry pode significar Flor Rainha.
     
  18. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Tom Bombadill?o sem pai?O único q não tem um pai não é Eru lúvatar?!?!?!?!Mas esse tópico é pra discutir sobre Fruta D'ouro,bom,mas eu comfesso,não há como rsponder essa perguntar sem responder quem é Tom Bombadil e não há como resnder sobre Tom bombadil sem saber quem é Fruta d'Ouro.(IHHH!Deu paradoxo)
     
  19. licedelonge

    licedelonge Usuário

    yavanna eu acho meio improvável.
    acho que está mais para maia ou elfa, se bem que se fosse elfa, provavelmente nao iria querer permanecer na terra média
     
  20. Tuor

    Tuor Usuário

    Não faz sentido em ser Yavanna, pois esta era casada com Aulë, e Bombadil não era Aulë. Com essa coisa sempre persistente em ela ser chamada de "filha do rio", às vezes imagino que ela poderia ser alguma Maia de Ulmo, ou quem sabe, mesmo não sendo a própria Yavanna, pois não faria sentido, poderia ser uma Maia dela. :think:
     

Compartilhar