• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fruta d' Ouro Filha de Ulmo?

Déor

Usuário
Bem estava lendo novamente SdA e me deparei com isso, Tom fala que
Fruta d'Ouro e filha do Rio, Ulmo sendo o Rei das Águas seria então seu pai? A sentido faz, não é uma pergunta tão idiota assim (eu acho:mrgreen:).
 
A pergunta não é idiota... mas temos que lembrar que Ulmo (ao vir a TM) trouxe um grupo de maiar e, eu acho, que kda maiar cuida de um rio ou de um oceano. Então Fruta D' Ouro deve ser filha de um maia.
 
Valar não podem ter filhos, bem como os Maiar. Isso só ocorre se eles assumirem a forma de um dos filhos de Ilúvatar e casar-se com um deles. Pelo que sei Ulmo não é casado, nem com Valar, muito menos com um dos filhos. Eu acredito que Fruta D"ouro possa ser uma Maiar da casa de Ulmo encarnada na forma de um dos filhos, apenas.
 
Bem a não ser que Ulmo a tenha criado, eu não descarto essa hipótese, se Aulë fez os anões, e a esposa dele os Entes (foi ne?), porque ele não poderia ter criado Fruta d'Ouro.
Mas também acho muito relevante a sua hipótese, não a descarto. ^^ so fiquei curioso.
 
Bem a não ser que Ulmo a tenha criado, eu não descarto essa hipótese, se Aulë fez os anões, e a esposa dele os Entes (foi ne?), porque ele não poderia ter criado Fruta d'Ouro.

Isso seria algo muito importante, Ilúvatar com certeza saberia e Tolkien não deixaria de citar. Mas não se pode negar que é algo plausível dentro do contexto geral, quer dizer, se Aulë e Yavanna podem, os outros também né?
 
Última edição:
E no que ue penso. Mas concordo que Tolkien não deicharia isso passa em branco, mas também ele não falou muito de tom (até onde eu sei).
 
Fruta D´Ouro poderia ser um maia.
Ou ter uma relação muito próxima com um desses maiar que foram trazidos por Ulmo a TM.
 
Talvez, já que tenho a teoria de que Tom, era um Ainur, mas que chegou à Arda separado dos Valar, assim como Ungoliant.
 
Faz muito sentido Fruta d´ouro ser uma Maia principalmente pelo fato que é citado que ela é filha do Rio, o que como jah disseram, pode revelar que ela é uma maia da casa do Ulmo ( ou descendente de uma Maia dessa casa) principalmente pq ela tem , pelo que eu me lembre, um certo poder mágico... então eu acredito que ela ser Maia ou Filha de Maia da casa de Ulmo é uma boa verdade
 
É bem mais provável que ela seja filha de um Maia, não apenas pela questão de que os Ainur não poderiam ter filhos como também porque senão ela seria filha do Oceano, e não do rio :mrgreen:... É pouco provável que ela seja um Maia por si só, pois senão ela provavelmente ficaria o tempo todo (ou quase) no rio.
Só fico imaginando filho de um Maia com o que que ela seria...
Outra possibilidade é que ela seja de alguma espécie subaquatica e tenha ido para terra para viver com Tom Bombadil (como aquela estória da sereia), o que também de certa forma explica o "filha do rio", mas vai saber...
 
Eu nunca vi nem Tom e nem Fruta d'Ouro como maiar.
São apenas personagens deslocados da história como um todo.
A princípio eu imaginava Fruta d'Ouro como uma elfa, humana ou mesmo hobbit que fora abandonada no rio quando bebê.

Mas já há um bom tempo que não leio SdA e minha memória não anda muito boa para discutir.
No entanto, o mais plausível é dizer que são sim personagens deslocados. Nada mais.
 
Valar não podem ter filhos, bem como os Maiar. Isso só ocorre se eles assumirem a forma de um dos filhos de Ilúvatar e casar-se com um deles. Pelo que sei Ulmo não é casado, nem com Valar, muito menos com um dos filhos. Eu acredito que Fruta D"ouro possa ser uma Maiar da casa de Ulmo encarnada na forma de um dos filhos, apenas.

Compartilho da mesma idéia de que talvez Fruta fosse uma Maiar a serviço de Ulmo encarnada.^^
Assim como compartilho da idéia/teoria de que Tom é um Valar que veio a TM separado dos restantes.
 
Eu nunca tinha ouvido/lido sobre D'Ouro ser filha de Ulmo, mas faz sentido o "filha do rio" ser tão falada. Concordo com Elrorique, de que ela poderia ser uma Maia a serviço de Ulmo. Ou então não estaria a serviço de Ulmo, e viveria como Melian: com seu esposo em seu lar.
 
Tem um detalhe: Os Ainur não tinham filhos.
Ela não seria filha dele, mas serva, ou algo do tipo.
 
Eu nunca vi nem Tom e nem Fruta d'Ouro como maiar.
São apenas personagens deslocados da história como um todo.
A princípio eu imaginava Fruta d'Ouro como uma elfa, humana ou mesmo hobbit que fora abandonada no rio quando bebê.

No entanto, o mais plausível é dizer que são sim personagens deslocados. Nada mais.
Também penso que ela não é Maia nem nada disso. Como Tom, também não tem uma explicação sobre o que ela é, pelo menos não no SdA.

Aqui uma parte sobre ela na Enciclopédia.
De outro modo, ela e Bombadil são enigmas na Terra-Média.
....
No livro de Tolkien The Adventures of Tom Bombadil o primeiro poema conta a história da "captura" dela por Tom Bombadil.
Tom a "capturou", ela pode ser um outro tipo de criatura que Tolkien não nomeou, um mistério da Terra-Média. Pra mim é provável que ela apenas "seja" assim como Tom.
 
Se partirmos do pressuposto de que todas as criaturas que adentraram em Arda no início dos tempos para auxiliarem os Valar, então é bem provável que Tom e Fruta pertençam a ordem dos maiar. Não há outras indicações deixadas pelo Professor de que houvesse outro tipo de ordem entre os Ainur, além dos maiar.

Quanto à Fruta D'Ouro, acredito que ela seja uma maiar, ou a serviço de Yavanna, cedida por Ulmo, ou de Uinen, a Senhora dos Rios.
 
Vamos lá:

Uma Maia
Duas Maiar

Falar "uma Maiar" é o mesmo que dizer "dois elfo": totalmente errado. =]
 
Vamos lá:

Uma Maia
Duas Maiar

Falar "uma Maiar" é o mesmo que dizer "dois elfo": totalmente errado. =]


Foi "mar" aí, Gabriel! Deslizei bonito na língua! :taco: :mrgreen:


PS: o erro fica para que outros não cometam a mesma patetice.
 
Última edição:
Li hoje o trecho de Fruta.
Tom diz que era dia de limpeza do outono, e estava chovendo o dia todo. Com isso, dá a entedner, que ela controla a água sim. Mas, filha de Ulmo, ela não é.....só que é Ainur.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo