• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fronteiras e divisas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Geralmente são coisas que quando viajamos pelo ar ou mar sempre passamos totalmente desapercebido.

Mas viajando por terra, numa viagem longa por mais que não demos importância sempre chega a pergunta do tipo "Quando finalmente cruzarei o Paraná, Minas, a Bahia, o Rio e por aí vai?" ou se a viagem é internacional a tão esperada fronteira para se ter a noção quando "acaba" um páís e "começa" outro, ou então cruzar a linha do Equador ou o Trópico de Capricórnio.

Tem alguma passagem de divisa e/ou fronteira que você tenha gostado ou achado interessante?

De fronteira com o Brasil já cruzei com Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Bolívia. A região da tríplice fronteira em Foz do Iguaçu é sem dúvida a cidade fronteiriça brasileira mais interessante pra se visitar, mas na região da tríplice fronteira só é possível ver um marco de fronteira de cada vez já que existe rios no encontro dos 3 países e cada um tem o seu marco representativo.

thumb_foto.php


Marco%20das%20Tr%C3%AAs%20Fronteiras2.jpg



Em Macapá é a capital estadual que tem como atração o marco onde passa a linha do Equador

Macapa_1_640x480.jpg


Interessante que nos EUA divisa entre estados, eles fazem disso uma atração como acontece no curioso e raro caso de 4 estados (Utah, Colorado, Arizona e Novo México) que se encontram num único ponto e nesse ponto de encontro eles fizeram uma praça onde é possível pisar e estar nos quatro. Eles chamam o local de "Four Corners" onde no centro da praça está uma placa metálica com o ponto exato onde os estados se encontram.

4cbw.GIF
mag1_AZ_Four-Corners.jpg
400px-Four_Corners_Monument_Colorado_Arizona_New_Mexico_Utah_USA.jpg
 
Cara, interessante isso, estou trabalhando com meus alunos do nono ano justamente essa questão sobre Territorios e Fronteiras, concepções filosoficas de Friedrich Ratzel dentre outras. Legal demais!
 
Não conheço, mas tenho vontade de conhecer a Rose Line, é aquela do Código da Vinci.
A Rose Line foi o primeiro meridiano por mais de 200 anos até ser substituído por Greenwich.
 
Uma localização do Globo que poderia render um ponto turistico interessante como no caso dos 4 estados do sudoeste dos EUA que eu mencionei no inicio do tópico, seria o cruzamento das linhas do meridiano de Greenwich com a linha do Equador que permitiria o visitante estar ao mesmo tempo nos hemisférios Norte, Sul, Ocidental e Oriental.

Mas esse ponto em que temos 0° de latitude e 0° de longitude está localizado no Atlântico há pouco mais de 600Km da África, mas sem cruzar sequer nenhuma ilha. O ponto oposto dele com longitude 180° onde está a linha oficial da data também não cruza nenhuma terra emersa e está no Pacífico.

Já pontos que são os mais dificeis de visitar são sem dúvida os pólos da Terra. Não é facil chegar nos 90° da latitude seja no Norte ou no Sul.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo