• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo um Nazgûl?

Em síntese: a jornada do anel seria anulada.Foi imprescindível para Frodo recuperar-se após tal ataque.Acho uma parte bem bacana do livro, algo decisivo, e, é claro, a primeira batalha.
Nunca se esquece a primeira, não é?
O que começou no Topo do Vento acabou em Orodruin!

Abraços,
Thantalas.
 
Acho que ele ia mesmo era virar um ser meio fantasmagorico, como aqueles antigos reis fantasmas, que aparecem no capitulo do velho Tom, ia ficar perambulando pelo mundo.
 
Faço coro com os defensores da "não Nazgulficação de Frodo". (:mrgreen:)

Frodo seria um espectro menor... uma sombra desgraçada e torturada nas mãos de Sauron.

Realmente o trecho citado, essa fala de Aragorn, dá margem para uma interpretação na qual Frodo se tornaria um Nazgûl. Mas há que se ter bom senso. Obviamente, se Aragorn sabia o que aconteceria com Frodo após ser ferido por uma lâmina Morgul, pressupõe-se que outros o foram anteriormente... isto é, houve precedentes. Se todo sujeito que fosse talhado por uma faquinha dessa virasse um Espectro do Anel, Sauron provavelmente teria um batalhão deles à época da Guerra do Anel. É o que o Elessar Fox colocou.

Além do que citaram os outros, que os Espectros do Anel eram ipsis literis os nove homens que foram "agraciados" com anéis de poder e sucumbiram.

:)
 
Acredito que não viraria um nazgûl, provavelmente só um espectro, se todos feridos com laminas Morgul virassem nazgûl a sociedade não chegaria nem perto de Mordor!


Boa hipótese Elessar, mas acho que a lâmina que feriu o Frodo era única, não imagino que o Rei Bruxo possuía uma coleção daquele tipo, cada uma com um cabo com cor diferente pra ser usada em diversas ocasiões.

Mas também acho que o Frodo "só" viraria um espectro.
Mas, é importante se perguntar: O que é um Nazgûl?

Pra mim é um espectro que serve a Sauron, (por causa do anel). Se o Frodo virasse um espectro, ele seria subordinado a vontade do Rei Bruxo, ou seja, à vontade de Sauron. Concluindo: não faz realmente diferença se Frodo viraria um Nazgûl ou um espectro, o fim seria o mesmo.
 
Boa hipótese Elessar, mas acho que a lâmina que feriu o Frodo era única, não imagino que o Rei Bruxo possuía uma coleção daquele tipo, cada uma com um cabo com cor diferente pra ser usada em diversas ocasiões.

Mas também acho que o Frodo "só" viraria um espectro.
Mas, é importante se perguntar: O que é um Nazgûl?

Pra mim é um espectro que serve a Sauron, (por causa do anel). Se o Frodo virasse um espectro, ele seria subordinado a vontade do Rei Bruxo, ou seja, à vontade de Sauron. Concluindo: não faz realmente diferença se Frodo viraria um Nazgûl ou um espectro, o fim seria o mesmo.

Não é hipótese. É argumento.

Pra mim não faz sentido que a lâmina Morgul que feriu Frodo fosse única. Como já disse, para que Aragorn soubesse de antemão o que ocorreria ao Portador do Anel, pressupõe-se que isso havia ocorrido anteriormente.
 
Não é hipótese. É argumento.

Pra mim não faz sentido que a lâmina Morgul que feriu Frodo fosse única. Como já disse, para que Aragorn soubesse de antemão o que ocorreria ao Portador do Anel, pressupõe-se que isso havia ocorrido anteriormente.


Argumento baseado em uma hipótese, correto?
Assim como o meu.


E pelo que eu entendi quando li o livro, a lâmina que o Frodo foi ferido era algo raro. Realmente, para o Aragorn ter um conhecimento prévio do assunto, ele teria que ter, pelo menos, ouvido falar de uma lâmina daquela, sendo assim, deveria haver mais lâminas (porém imagino que MUITO poucas).
 
Argumento baseado em uma hipótese, correto?
Assim como o meu.


E pelo que eu entendi quando li o livro, a lâmina que o Frodo foi ferido era algo raro. Realmente, para o Aragorn ter um conhecimento prévio do assunto, ele teria que ter, pelo menos, ouvido falar de uma lâmina daquela, sendo assim, deveria haver mais lâminas (porém imagino que MUITO poucas).

Sim, mas o trecho que você citou era o argumento que corroborava com a hipótese defendida pelo Fox, que aliás ficou subentendida. Que seja! Desculpe a chatice. :hihihi:

Raro na medida em que só havia 9 espectros do Anel... e só estes detinham tal tipo de arma. E eu acredito que os Nazgûl faziam uso regular dessa lâmina.
 
Lâminas Morgul. O que nos diz isso? Eram lâminas especiais, únicas, raras, enquanto somente brandidas pelos Espectros. Não me parece óbvio que existissem mais de uma, mas é provável que pelo menos uma para cada Espectro.

Esses seres podiam muito bem escravizar as almas dos seres atacados por suas lâminas por causa do seu poder de trânsite entre os dois mundos. Mas no Silmarillion temos que as formas escuras que estes viam e acreditavam ser revelações de outras realidades nada mais eram que ilusões do feiticeiro Sauron. O que isso nos diz?

Talvez não seja a lâmina responsável, mesmo que esta só pudessem ser brandidas pelos Espectros, mas sim a mão que as brandia. Enquanto Espectros talvez elesnão pudessem usar armas comuns, mas somente armas especiais, forjadas nas Trevas, feitas para os Nazgul.

Logo, a discussão sobre as lâminas não contribui em nada. Ou em muito pouco. Eu creio que o cerne está no poder dos Espectros enquanto escravizadores, ou usuários do poder escravizador da Sombra (e também dominados por ele). A lâmina Morgul não detém poder algum, mas é especial enquanto pode ser brandida pelos Espectros.
 
Lâminas Morgul. O que nos diz isso? Eram lâminas especiais, únicas, raras, enquanto somente brandidas pelos Espectros. Não me parece óbvio que existissem mais de uma, mas é provável que pelo menos uma para cada Espectro.

Esses seres podiam muito bem escravizar as almas dos seres atacados por suas lâminas por causa do seu poder de trânsite entre os dois mundos. Mas no Silmarillion temos que as formas escuras que estes viam e acreditavam ser revelações de outras realidades nada mais eram que ilusões do feiticeiro Sauron. O que isso nos diz?

Talvez não seja a lâmina responsável, mesmo que esta só pudessem ser brandidas pelos Espectros, mas sim a mão que as brandia. Enquanto Espectros talvez elesnão pudessem usar armas comuns, mas somente armas especiais, forjadas nas Trevas, feitas para os Nazgul.

Logo, a discussão sobre as lâminas não contribui em nada. Ou em muito pouco. Eu creio que o cerne está no poder dos Espectros enquanto escravizadores, ou usuários do poder escravizador da Sombra (e também dominados por ele). A lâmina Morgul não detém poder algum, mas é especial enquanto pode ser brandida pelos Espectros.


Concordo quando vc afirma que o poder nao vem das laminas, porem que quem as use. Entao se ve que os espectros tinham o poder de escravizar seres pra que os sirva. Pode parecer exagero meu, porem as criaturar dos tumulos podem ter ai sua origem, considerando que a epoca o rei bruxo comandava angband.
Mas o caso de frodo e especifico, em minha opinial, pois ele era o portador do um anel, que teria muito mais poder do que qualquer outro anel. Essa influencia do poder do um, que poderia ate mesmo subjugar os espectros, faria com que frodo nao se tornarsse um simples espectro, pois o poder do mesmo o elevaria em comparação com qualquer outro espectro, e mesmo que ele nao se tornasse mais poderoso que os nazgul, se tornaria um deles, embora mais fraco e sob seu comando.
 
Vamos ao livro! :yep:

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (volume único), página 230:

Elrond é um mestre das curas, mas as armas do Inimigo são mortais. Para lhe dizer a verdade, eu tinha muito pouca esperança, pois suspeitava que havia ainda algum fragmento da lâmina no ferimento cicatrizado. Mas não foi encontrado até ontem à noite. Então Elrond removeu um estilhaço. Estava enterrado bem fundo, e estava afundando cada vez mais

Frodo tremeu, lembrando a faca cruel com a lâmina manchada, que desaparecera nas mãos de Passolargo. — Não se assuste! — disse Gandalf.

— Já passou. O estilhaço foi derretido. E parece que os hobbits relutam em desaparecer. Conheço fortes guerreiros entre as pessoas grandes que teriam rapidamente sido vencidos por aquele estilhaço, que você carregou consigo por dezessete dias.

— Que mal queriam me causar? — perguntou Frodo. — o que os Cavaleiros estavam tentando fazer?

— Tentaram perfurar seu coração com uma faca de Morgul, que permanece no ferimento. Se tivessem conseguido, você teria ficado como eles, apenas mais fraco e sob o seu comando. Teria se transformado num espectro sob o domínio do Senhor do Escuro, que o torturaria por tentar reter o Anel, se é que existe algum tormento maior do que ser roubado e vê-lo passando às mãos do Inimigo.

Acho que esse trecho deixa claro que Frodo viraria um espectro mais fraco que os Nazgûl (mas não um Nazgûl), e sob seu comando.

That's all folks!
 
Provavelmente apenas um servo deles; seria meio estranho o Frodo, ou qualquer um, virar um nâzgul. Já um servo daria pra entender melhor.

Concordo que ficaria bem estranho ele virar um Nazgul, mais não só ele como qualquer um. Mais ele se tornaria um servo na forma que ele é? Ou teria modificações em seu corpo?
 
Última edição:
Concordo que ficaria bem estranho ele virar um Nazgul, mais não só ele como qualquer um. Mais ele se tornaria um servo na forma que ele é? Ou teria modificações em seu corpo?

Segundo o livro, ele 'desapareceria', isto é, seu corpo físico seria consumido ou seria largado no plano físico enquanto sua alma se corromperia se tornando um tipo de fantasma, espectro mesmo.
 
Concordo com Elessar Fox,
Acho q quando Aragorn disse que ele se tornaria um deles, queria dizer que se tornaria como um deles, e não um Nazgûl verdadeiramnente.. apenas um espectro
E também em nenhuma obra ouve-se dizer sobre servos dos Nazgûl q anteriormente eram seus inimigos.
 
eles só se tornaria num espectro e nao num nazgul porque penso eu nao tinha nenhum anel a nao ser o um e esse acho que sauron nao deixaria ficar com ele.
 
Acho muito minunciosa uma pergunta como esta.
Mas de qualquer forma, é uma pergunta intrigante. :dente:
 
Lendo os outros posts aqui desse tópico, surgiu a me a idéia...
se Frodo, hipoteticamente, não fosse curado do seu ferimento e fosse transformado num Espectro, Servo, etc... ele iria obedecer as ordens de seu "carrasco" (uma vez que Nâzgul já foram reis, possivelmente teriam servos, ou não) ou diretamente do Lorde das Trevas (H.P.6 ecoandOoo..), Senhor do Mal... Sauron ???
 
Lendo os outros posts aqui desse tópico, surgiu a me a idéia...
se Frodo, hipoteticamente, não fosse curado do seu ferimento e fosse transformado num Espectro, Servo, etc... ele iria obedecer as ordens de seu "carrasco" (uma vez que Nâzgul já foram reis, possivelmente teriam servos, ou não) ou diretamente do Lorde das Trevas (H.P.6 ecoandOoo..), Senhor do Mal... Sauron ???

Ele iria obedecer Sauron,só que indiretamente.Os Nazgûls lhe dariam ordens que Sauron,por vez, deu a eles.É isso que aconteceria.

Porém,não acho que Sauron iria dar muita atenção ao espectro-Frodo,por ele ser mais fraco que os nazgûls.Por isso quem daria as ordens era um dos nove espectros do anel.
 
Acredito que não viraria um nazgûl, provavelmente só um espectro, se todos feridos com laminas Morgul virassem nazgûl a sociedade não chegaria nem perto de Mordor!
Realmente, e tambem se fosse assim, imagina! Eles iriam sair ferindo todo mundo que aparecesse pela frente e logo teriam um exercito de nazguls!
 
Sobre:
Você não está preso a perda e ao silêncio.

Porque você não está preso aos círculos deste mundo.
Acho que seria por que Frodo esta na jornada livre de regras para se fazer o próprio destino.
Por esse simples motivo de enredo da historia, ele não se transformou em um Nazgûl. Simplesmente. Acho que não tem muito mistério sobre isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo