• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo: o melhor portador do Anel ?

Josuë

Usuário
Pensando sobre a atitude de Frodo de não jogar o Anel dentro das Fendas da Perdição me veio a seguinte dúvida: seria ele o melhor portador do Anel ? Se no Conselho de Elrond outra pessoa tivesse se oferecido para levar o Anel não teria sido melhor do que Frodo ? Analisando a "carreira" de Frodo como portador, ele comete muitas besteiras, vide Topo do Vento, Colina dos Túmulos, etc. Na minha opinião, a melhor escolha teria sido Sam, pois mesmo quando ele teve que pegar o Anel após o ataque de Laracna, ele "rejeitou" as tentações de grandeza e poder do Anel.

Abraços.
 
Ah e com certeza o Sam teria sido impecável, não teria sofrido nenhuma influência do Um Anel. Mais que ele só mesmo o Tom Bombadil. Com certeza o hobbit poderia ter ido sozinho até Mordor, saltitando e cantarolando que ninguém iria poder enfrentá-lo e segurá-lo. Não ia precisar nem da ajuda do Gollum. O hobbit iria matar ele logo no começo e pronto, encontraria o caminho para a Montanha da Perdição sozinho e chegando lá firme e forte teria jogado prontamente o Um Anel no fogo. Sim, claro, com certeza.... :aham:

Eu não sei porque diabos, Gandalf, Elrond e Galadriel, provavelmente os três maiores Sábios da Terra-Média colocaram todas as suas esperanças no Frodo.
 
Na minha opinião, a melhor escolha teria sido Sam, pois mesmo quando ele teve que pegar o Anel após o ataque de Laracna, ele "rejeitou" as tentações de grandeza e poder do Anel.
Só se esqueceu de que ele hesitou em fazer isso, mesmo tendo ficado só por um breve período com o anel. Frodo, por outro lado, ficou anos com ele, e durante um ano antes de destrruí-lo, teve que aguentar seu peso e influencia aumentando.

Sim, acho que Frodo foi o melhor portador do Anel.
 
hummm.. não querendo desmerecer o Sam, mas na minha opinião, o Sam só rejeitou o anel porque ele sabia que o Anel foi confiado ao Frodo. Ele rejeitou o Anel pelo "amor" (amizade) que sentia ao Frodo.. nada mais... se ele tivesse que ir sozinho :nope: ele num teria chegado nem em Moria, se bobeasse...
Outra coisa.. as "besteiras" que o Frodo cometeu num foram intencionais. Ele se revelava aos nazgûl e vacilou na hora de atirar o Anel porque estava sob a influencia do mesmo, não por uma certa "maldade".
 
Por mim podia acontecer tudo como aconteceu.Mas quando os orcs pegam Frodo(após Laracna),o Sam podia virar e falar "Problemas.Frodo que se salve".E ia pra Orodruin.É uma troca desigual...um monte de rohirrim e gondorianos,pra não falar em Halbarad,Theóden,etc. por ...um hobbit?Pra não falar que a força de vontade do Sam dá de 1000 a 0 no Frodo.
Frodo :x
Sam :D
Obs:Se bem que podiam mandar uma escolta básica pros hobbits.
 
F@r@mir disse:
Pra não falar que a força de vontade do Sam dá de 1000 a 0 no Frodo.
Frodo :x
Sam :D

Numas, né? O Sam teve toda aquela força de vontade e o Frodo não justamente porque NÃO ERA ELE que estava carregando o anel.
 
Ninguem exceto como disseram Tom Bombadil, teria força de vontade para destruir o anel, nem mesmo os sabios.
O anel fazia a cabeça de todos, so q uns a curto e outros a medio e longo prazo.
Frodo foi resistente, aguentando o anel por quase 1 ano de viagem e mais 17 no condado, assim como Bilbo aguentou por 60, mas no fim acabava possuindo a todos, Sam tambem nao iria conseguir jogar o anel fora. pois tudo aconteceu como Sauron pensava, ng nunca teria força para jogar o anel fora, pois ng conseguia vencer sua vontade.
E todos sabem q o anel foi destruido por um acidente, q c nao tivesse acontecido aquilo, Sauron teria pegado o anel de volta.
 
Frodo foi o melhor portador do anel, com a ajuda de Sam, porque em várias ocasiões, Sam ajuda ele a não colocar o anel, pela a amizade que ele sentia. Mas se Sam fosse o portador do anel ele iria sofrer igualmente à Frodo, pois o anel cada vez mais corrompia e ficava mais pesado.
 
Acho que os dois eram interdependentes. Frodo teria fracassado antes da Montanha da perdição, mas Sam o encorajava, sempre tentava ajudá-lo e nunca o deixaria sozinho. Se Frodo tivesse ido no barco sozinho, estaria perdido, pois, ou Gollum o mataria, ou os próprios orcs o fariam.

Mas, se fosse Sam, também teria fracassado, pois ele só possuiu o Anel por menos de duas horas, e isso, mesmo em Mordor, não seria capaz de corromper ninguem. E, de qualquer forma, foi o amor por seu mestre que o motivou a esquecer o Anel. Afinal de contas, Sam era um dos melhores amigos de Frodo. Foi o amor por seu mestre que o motivou a ajudá-lo.
 
A questão básica aqui é quem seria capaz de resistir mais tempo em posse do Um Anel de Poder sem se deixar corromper? Acho que a única resposta é Frodo Bolseiro. O destino escolheu ele por alguma razão.
 
Seia relamento bem incoerente (na minha opinião) que qualquer pessoa (homem, elfo, hobbit, anão, orcs, mago, etc) que pegasse o anel o deixa de lado ou o destrui-se na boa, todos que pegaram o anel ficaram sobre o seu poder, e era isso que o anel fazia, ele nasceu pra isso, e o Sauron não é uma "pessoa" fraquinha que criaria um anel bobinho, então acho que o Frodo foi o melhor, pq ele simplesmente não se desviou do seu caminho, que era o de destruir o anel, já que Isuldor o pegou pra si, Gollum nunca iria destrui-lo, e p/ Bilbo foi difícil deixar o anel p/ o Frodo imagina ter de destrui-lo, acho que não importa quem pegasse o anel, ele seria afetado de alguma forma, mesmo o Sam, e não sei se o Sam ter forças para alguém um mal tão grande já que ele era mais ingenuo q o Frodo
 
Acho que o adjetivo 'melhor' não se aplica aos portadores do anel. De uma maneira ou outra eles todos estavam condenados pelo anel e se tornavam vítmas dele, independentemente do tempo que ficassem com o anel ou do que fizessem com ele.
 
Ai, discussão de Frodo vs. Sam denovo não. :doh:

Ninguém (exceto Bombadil) pode possuir o anel sem ser corrompido. Com Frodo não foi diferente e também não seria com Sam. :wink:
Frodo fez burradas sim. Nos Túmulos, em Bri, no Topo do Vento e também na Montanha da Perdição (a diferença nessa última é que Gollum interveio). Mas a pergunta é: Sam não teria feito? Depois de rumar até a Montanha passando por terríveis perigos e carregando o fardo do anel, alguém teria força de vontade o suficiente para resistir à tentação e jogar o anel no fogo?

Sam só possuiu o anel por algumas horas, e pelo fato de não estar carregando o anel, estava em condições bem melhores que as do Frodo (e não porque que ele tenha mais ou menos força de vontade ou coragem que o Frodo, como muitos dizem).

Por isso acredito que se Frodo tivesse morrido por causa da Laracna e Sam tivesse pego o anel e tivesse tentado destrui-lo, talvez ele tivesse conseguido, mas isso só Eru sabe.

(Sim, sou defensora fervorosa do Frodo :twisted: :aham: )
 
Qual é o problema com o Frodo?? :o?:
Ele foi forte pacas!!
Na minha opinião, nem o Aragorn teria sido tão forte.
Não sei se teria existido alguém melhor do que ele para destruir o anél.
Acho que somente o Tom Bombadil e algum Maia mais poderoso que Sauron (ou um Vala) poderia escapar da influência do anel. Qualquer outro teria se recusado a destruir o anel quando estivesse nas borda da Orodruin, até mesmo o Gandalf.
E qualquer outro também teria feito besteiras, em menor ou maior grau (dependendo da pessoa).
 
para mim o anel teria corrompido aragorn mais facilmente, pois ele era um decedente dos reis de outrora, onde o anel poderia agir com mais eficacia e rapidez e o anel teria tomado conta de sua mente de modo mais facil
 
pra mim frodo foi o melhor Sam segurou por pouco tempo o anel e frodo ficou com ele praticamente a viajem toda com o peso do anel e sendo corrompido por ele talvez Sam teria se dado melhor ou naum.....
 
O livro todo fala sobre destino e tals e vcs ainda ficam discutindo isso? :eek:

O destino de levar o anel até Mordor era de Frodo, Gandalf e Elrond simplesmente resolveram não mudar o curso do destino... se o fizessem, muito provavelmente não daria nada certo.
E qto ao Sam ser melhor ou pior, acho q isso é uma coisa q nem Tolkien sabia... ele já criou o livro com o intuito de o Frodo ser o Portador e Sam o 'ajudante' e não o contrário... acho q isso nem chegou a passar pela cabeça dele... :?

Mas a minha opinião? Fico com Tolkien.Acredito em destino... :roll:
 
imaginem, sauron depositou parte de seus poderes no anel, frodo ficou por anos com ele, entao, pelo poder do anel, alguma conexao ele criou com esses poderes malignos, o que o deixaram muito fraco em determinados momentos. o sam ia na dele, ajudando o mestre. mas ele tem tb os seus méritos, como frodo tem os seus. se ele falhou? como foi dito aki, apenas tom nao falharia... entao gente, resumindo, o sam cumpriu sua funçao na sociedade muito bem e o frodo, por mais que sofresse a interferencia, conseguiu chegar até a orodruin e quis o destino que acontecesse daquela forma.

Ninguem foi melhor que ninguem. Ambos cumpriram com seu papel na sociedade.. tá certo, frodo na hora h hesitou, mas isso era esperado. e o gandalf havia previsto que o gollum teria um desfecho importante..
 
Acho q Frodo foi um corajoso portador do anel, mas se Sam não estivesse com ele, provavelmente teria fracassado em sua missão! E lógico q não podemos esquecer do Gollum pois bem ou mal, a presença dele foi fundamental para a destruição do anel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo