1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Frodo: o melhor portador do Anel ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Josuë, 19 Fev 2004.

1. Josuë

Josuë Usuário

Pensando sobre a atitude de Frodo de não jogar o Anel dentro das Fendas da Perdição me veio a seguinte dúvida: seria ele o melhor portador do Anel ? Se no Conselho de Elrond outra pessoa tivesse se oferecido para levar o Anel não teria sido melhor do que Frodo ? Analisando a "carreira" de Frodo como portador, ele comete muitas besteiras, vide Topo do Vento, Colina dos Túmulos, etc. Na minha opinião, a melhor escolha teria sido Sam, pois mesmo quando ele teve que pegar o Anel após o ataque de Laracna, ele "rejeitou" as tentações de grandeza e poder do Anel.

Abraços.

2. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Ah e com certeza o Sam teria sido impecável, não teria sofrido nenhuma influência do Um Anel. Mais que ele só mesmo o Tom Bombadil. Com certeza o hobbit poderia ter ido sozinho até Mordor, saltitando e cantarolando que ninguém iria poder enfrentá-lo e segurá-lo. Não ia precisar nem da ajuda do Gollum. O hobbit iria matar ele logo no começo e pronto, encontraria o caminho para a Montanha da Perdição sozinho e chegando lá firme e forte teria jogado prontamente o Um Anel no fogo. Sim, claro, com certeza.... :aham:

Eu não sei porque diabos, Gandalf, Elrond e Galadriel, provavelmente os três maiores Sábios da Terra-Média colocaram todas as suas esperanças no Frodo.

3. Dante Aqueronte

Dante Aqueronte Usuário

Só se esqueceu de que ele hesitou em fazer isso, mesmo tendo ficado só por um breve período com o anel. Frodo, por outro lado, ficou anos com ele, e durante um ano antes de destrruí-lo, teve que aguentar seu peso e influencia aumentando.

Sim, acho que Frodo foi o melhor portador do Anel.

4. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Frodo foi sim, ele aceitou a tarefa enquanto todos a temeram.

5. =|Andúril|=

=|Andúril|= Usuário

hummm.. não querendo desmerecer o Sam, mas na minha opinião, o Sam só rejeitou o anel porque ele sabia que o Anel foi confiado ao Frodo. Ele rejeitou o Anel pelo "amor" (amizade) que sentia ao Frodo.. nada mais... se ele tivesse que ir sozinho :nope: ele num teria chegado nem em Moria, se bobeasse...
    Outra coisa.. as "besteiras" que o Frodo cometeu num foram intencionais. Ele se revelava aos nazgûl e vacilou na hora de atirar o Anel porque estava sob a influencia do mesmo, não por uma certa "maldade".

6. O_Arlequim

O_Arlequim Usuário

Por mim podia acontecer tudo como aconteceu.Mas quando os orcs pegam Frodo(após Laracna),o Sam podia virar e falar "Problemas.Frodo que se salve".E ia pra Orodruin.É uma troca desigual...um monte de rohirrim e gondorianos,pra não falar em Halbarad,Theóden,etc. por ...um hobbit?Pra não falar que a força de vontade do Sam dá de 1000 a 0 no Frodo.
    Frodo :x
    Sam :D
    Obs:Se bem que podiam mandar uma escolta básica pros hobbits.

7. Thais Tûk

Thais Tûk (avulsa)

Numas, né? O Sam teve toda aquela força de vontade e o Frodo não justamente porque NÃO ERA ELE que estava carregando o anel.

8. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

Ninguem exceto como disseram Tom Bombadil, teria força de vontade para destruir o anel, nem mesmo os sabios.
    O anel fazia a cabeça de todos, so q uns a curto e outros a medio e longo prazo.
    Frodo foi resistente, aguentando o anel por quase 1 ano de viagem e mais 17 no condado, assim como Bilbo aguentou por 60, mas no fim acabava possuindo a todos, Sam tambem nao iria conseguir jogar o anel fora. pois tudo aconteceu como Sauron pensava, ng nunca teria força para jogar o anel fora, pois ng conseguia vencer sua vontade.
    E todos sabem q o anel foi destruido por um acidente, q c nao tivesse acontecido aquilo, Sauron teria pegado o anel de volta.

9. Finrod

Finrod Visitante

Frodo foi o melhor portador do anel, com a ajuda de Sam, porque em várias ocasiões, Sam ajuda ele a não colocar o anel, pela a amizade que ele sentia. Mas se Sam fosse o portador do anel ele iria sofrer igualmente à Frodo, pois o anel cada vez mais corrompia e ficava mais pesado.

10. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

Acho que os dois eram interdependentes. Frodo teria fracassado antes da Montanha da perdição, mas Sam o encorajava, sempre tentava ajudá-lo e nunca o deixaria sozinho. Se Frodo tivesse ido no barco sozinho, estaria perdido, pois, ou Gollum o mataria, ou os próprios orcs o fariam.

Mas, se fosse Sam, também teria fracassado, pois ele só possuiu o Anel por menos de duas horas, e isso, mesmo em Mordor, não seria capaz de corromper ninguem. E, de qualquer forma, foi o amor por seu mestre que o motivou a esquecer o Anel. Afinal de contas, Sam era um dos melhores amigos de Frodo. Foi o amor por seu mestre que o motivou a ajudá-lo.

11. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

A questão básica aqui é quem seria capaz de resistir mais tempo em posse do Um Anel de Poder sem se deixar corromper? Acho que a única resposta é Frodo Bolseiro. O destino escolheu ele por alguma razão.

12. Seia relamento bem incoerente (na minha opinião) que qualquer pessoa (homem, elfo, hobbit, anão, orcs, mago, etc) que pegasse o anel o deixa de lado ou o destrui-se na boa, todos que pegaram o anel ficaram sobre o seu poder, e era isso que o anel fazia, ele nasceu pra isso, e o Sauron não é uma "pessoa" fraquinha que criaria um anel bobinho, então acho que o Frodo foi o melhor, pq ele simplesmente não se desviou do seu caminho, que era o de destruir o anel, já que Isuldor o pegou pra si, Gollum nunca iria destrui-lo, e p/ Bilbo foi difícil deixar o anel p/ o Frodo imagina ter de destrui-lo, acho que não importa quem pegasse o anel, ele seria afetado de alguma forma, mesmo o Sam, e não sei se o Sam ter forças para alguém um mal tão grande já que ele era mais ingenuo q o Frodo

13. Hamann

Hamann Usuário

Acho que o adjetivo 'melhor' não se aplica aos portadores do anel. De uma maneira ou outra eles todos estavam condenados pelo anel e se tornavam vítmas dele, independentemente do tempo que ficassem com o anel ou do que fizessem com ele.

14. :Nienna:

:Nienna: Usuário

Ai, discussão de Frodo vs. Sam denovo não. :doh:

Ninguém (exceto Bombadil) pode possuir o anel sem ser corrompido. Com Frodo não foi diferente e também não seria com Sam. :wink:
    Frodo fez burradas sim. Nos Túmulos, em Bri, no Topo do Vento e também na Montanha da Perdição (a diferença nessa última é que Gollum interveio). Mas a pergunta é: Sam não teria feito? Depois de rumar até a Montanha passando por terríveis perigos e carregando o fardo do anel, alguém teria força de vontade o suficiente para resistir à tentação e jogar o anel no fogo?

Sam só possuiu o anel por algumas horas, e pelo fato de não estar carregando o anel, estava em condições bem melhores que as do Frodo (e não porque que ele tenha mais ou menos força de vontade ou coragem que o Frodo, como muitos dizem).

Por isso acredito que se Frodo tivesse morrido por causa da Laracna e Sam tivesse pego o anel e tivesse tentado destrui-lo, talvez ele tivesse conseguido, mas isso só Eru sabe.

(Sim, sou defensora fervorosa do Frodo :twisted: :aham: )

15. Helluin

Helluin Usuário

Qual é o problema com o Frodo?? :o?:
    Ele foi forte pacas!!
    Na minha opinião, nem o Aragorn teria sido tão forte.
    Não sei se teria existido alguém melhor do que ele para destruir o anél.
    Acho que somente o Tom Bombadil e algum Maia mais poderoso que Sauron (ou um Vala) poderia escapar da influência do anel. Qualquer outro teria se recusado a destruir o anel quando estivesse nas borda da Orodruin, até mesmo o Gandalf.
    E qualquer outro também teria feito besteiras, em menor ou maior grau (dependendo da pessoa).

16. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

para mim o anel teria corrompido aragorn mais facilmente, pois ele era um decedente dos reis de outrora, onde o anel poderia agir com mais eficacia e rapidez e o anel teria tomado conta de sua mente de modo mais facil

17. Turgon

Turgon 孫 悟空

pra mim frodo foi o melhor Sam segurou por pouco tempo o anel e frodo ficou com ele praticamente a viajem toda com o peso do anel e sendo corrompido por ele talvez Sam teria se dado melhor ou naum.....

18. O livro todo fala sobre destino e tals e vcs ainda ficam discutindo isso? :eek:

O destino de levar o anel até Mordor era de Frodo, Gandalf e Elrond simplesmente resolveram não mudar o curso do destino... se o fizessem, muito provavelmente não daria nada certo.
    E qto ao Sam ser melhor ou pior, acho q isso é uma coisa q nem Tolkien sabia... ele já criou o livro com o intuito de o Frodo ser o Portador e Sam o 'ajudante' e não o contrário... acho q isso nem chegou a passar pela cabeça dele... :?

Mas a minha opinião? Fico com Tolkien.Acredito em destino... :roll:

19. pelego

pelego Usuário

imaginem, sauron depositou parte de seus poderes no anel, frodo ficou por anos com ele, entao, pelo poder do anel, alguma conexao ele criou com esses poderes malignos, o que o deixaram muito fraco em determinados momentos. o sam ia na dele, ajudando o mestre. mas ele tem tb os seus méritos, como frodo tem os seus. se ele falhou? como foi dito aki, apenas tom nao falharia... entao gente, resumindo, o sam cumpriu sua funçao na sociedade muito bem e o frodo, por mais que sofresse a interferencia, conseguiu chegar até a orodruin e quis o destino que acontecesse daquela forma.

Ninguem foi melhor que ninguem. Ambos cumpriram com seu papel na sociedade.. tá certo, frodo na hora h hesitou, mas isso era esperado. e o gandalf havia previsto que o gollum teria um desfecho importante..

20. Arwen*LOTR

Arwen*LOTR Usuário

Acho q Frodo foi um corajoso portador do anel, mas se Sam não estivesse com ele, provavelmente teria fracassado em sua missão! E lógico q não podemos esquecer do Gollum pois bem ou mal, a presença dele foi fundamental para a destruição do anel.

Compartilhar