• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo: O Herói mais Importante da TM

É bem possível que Eru saberia dizer quem foi o maior herói de todos os tempos. Principalmente porque Frodo, da mesma forma que os outros heróis, foi conseqüência de uma época e os parâmetros que usamos para medi-lo se diluem no tempo. Caberia então perguntar em que condições um herói pode ser o maior.

Logo de primeira já não é possível dizer se a batalha entre luz e trevas no interior de Frodo foi mais heróica que a de outros grandes porque ficou em um lugar invísível aos olhos dentro do coração. Assim como Beren só ele sabia o que passou e o que viu. Podemos pesar então os atos exteriores dele começando pelos talentos, sendo a sorte e o destino o mais visível e o maior mérito dele foi o de escolher usar os talentos que tinha em favor do bem (porque sorte também é um talento). Para ter sucesso ele precisaria aliar a herança que recebeu (o destino/sorte) a escolha que faria. É muito interessante que Frodo ao passar tanto tempo com Gandalf começa a se parecer com ele num sinal de que Tolkien agrupou seus personagens por afinidade de interesses e escolhas. Basicamente porque em relação ao anel Gandalf também se manteve em dúvida na questão de que conseguiria ou não resistir ao embate com o anel ou diretamente com Sauron.

Fica claro para mim que Elrond quis realmente dizer aquilo que disse, não escolhendo colocar Frodo nem acima nem abaixo dos outros, mas apenas um herói entre outros grandes heróis. O que é típico das explicações élficas que não dizem nem uma coisa nem outra para não cometer injustiça.
 
Tá ocorrendo algum evento The Walking Dead? Que avalanche de ressurreição de tópicos. Frodo se não foi o herói mais importante da T-M, foi o mais sortudo; depois de carregar o Um por todas a regiões inóspitas, o saldo foi um dedo perdido e um ferimento de adaga Morgul.

Dentro todos os possíveis candidatos, Gandalf fez a escolha, para não dizer aposta, mais acertada para levar o Anel até as Fendas da Perdição. Creio que (e aqui é uma suposição minha) desde o início, o Mago tinha a intenção de utilizar um hobbit para esta jornada, devido ao fantástico trabalho realizado por Bilbo durante a demanda de Smaug. E também havia a suspeita de que o Anel mágico que o hobbit diz ter ganho tinha mais poderes do que ele simplesmente tornar a pessoa invisível.

Porém, como Gandalf teve de buscar mais informções sobre o local de desaparecimento do Um e os lugares onde esteve oculto por tantos séculos, Bilbo já se encontrava em idade avançada, apesar de não ter alterado sua aparência.
Resumindo, Frodo já tinha a atenção do mago por ter um temperamento parecido com o do Tio e de não ter vínculos familiares muito fortes que o impedissem de sair de Bolsão. Foi uma escolha que caiu no momento certo.
 
Eu acho que realmente Frodo teve um papel importantíssimo no SdA. Mas dizer que ele é o maior herói pode ser um exagero. É indubitável que sua coragem foi realmente extrema se comparado aos seus iguais. Mas somente a bravura e a coragem não podem dar esse título a ele, não sem uma análise maior.
Na minha opinião, há outros grandes heróis que mereciam entrar nessa disputa. Há o Gandalf, que foi senão um dos maiores oponentes de Sauron, e tantos outros que fizeram frente a Morgoth ainda na Primeira Era, talvez com menos bravura que Frodo, mas com feitos tão grandes quanto ter conseguido, com todas as limitaçõs e dificuldades, chegar à Montanha da Perdição e destruir o Um.
Fica aí minha opinião.
Abç!
 
Logo de primeira já não é possível dizer se a batalha entre luz e trevas no interior de Frodo foi mais heróica que a de outros grandes porque ficou em um lugar invísível aos olhos dentro do coração. Assim como Beren só ele sabia o que passou e o que viu.

Podemos dizer que o Um Anel, o fardo de Frodo, foi o mais pesado já carregado por um mortal. É dito isso nas obras.

Fica claro para mim que Elrond quis realmente dizer aquilo que disse, não escolhendo colocar Frodo nem acima nem abaixo dos outros, mas apenas um herói entre outros grandes heróis. O que é típico das explicações élficas que não dizem nem uma coisa nem outra para não cometer injustiça.

Mas quando Elrond faz tal comparação, colocando Frodo ao lado de grandes heróis da Primeira Era, ainda estávamos no Conselho de Elrond, antes de nascer a Sociedade do Anel. Ali Frodo já foi comparado a eles, mesmo sem nem começar de fato a sua jornada, que salvaria a TM.

Tá ocorrendo algum evento The Walking Dead? Que avalanche de ressurreição de tópicos. Frodo se não foi o herói mais importante da T-M, foi o mais sortudo; depois de carregar o Um por todas a regiões inóspitas, o saldo foi um dedo perdido e um ferimento de adaga Morgul.

Nostalgia. :lol:

E dizer que Frodo foi o mais sortudo é um baita de um exagero, hein? Vários heróis, senão todos, tiveram a sorte ao seu lado durante as suas jornadas.

Dentro todos os possíveis candidatos, Gandalf fez a escolha, para não dizer aposta, mais acertada para levar o Anel até as Fendas da Perdição. Creio que (e aqui é uma suposição minha) desde o início, o Mago tinha a intenção de utilizar um hobbit para esta jornada, devido ao fantástico trabalho realizado por Bilbo durante a demanda de Smaug. E também havia a suspeita de que o Anel mágico que o hobbit diz ter ganho tinha mais poderes do que ele simplesmente tornar a pessoa invisível.

Porém, como Gandalf teve de buscar mais informções sobre o local de desaparecimento do Um e os lugares onde esteve oculto por tantos séculos, Bilbo já se encontrava em idade avançada, apesar de não ter alterado sua aparência.
Resumindo, Frodo já tinha a atenção do mago por ter um temperamento parecido com o do Tio e de não ter vínculos familiares muito fortes que o impedissem de sair de Bolsão. Foi uma escolha que caiu no momento certo.

Nisso eu concordo. Gandalf foi extremamente sábio, e "apostou" bem em Frodo.
 
Isso me interessou. Me conta um pouco dessa passagem. Tipo uma citação da perspectiva de Bilbo escrevendo o livro a partir de relatos da história ou do autor em Sda?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo