• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo morreu?

Exato, e como bem colocado, além de fazer o tempo soar menos agressivo podemos entender que sua alma teve descanso, o que pode ter precipitado ou encurtado sua vida (se pensarmos no fato da Luz ser demasiadamente intensa para um ser como um Hobbit).
E, perfeitamente, ele e Bilbo morreram em Aman, e puderam ser honrados pelos habitantes das Terras Imortais e imortalizados por seus atos na história de Arda.

Abraços.
 
Mas, a luz de Amam, faria eles viverem mais? Pois, no SIlma diz que enquanto os Numenoreanos cobiçavam as terras importais, oe Eldar dizem que eles apenas murchariam mais rapidos diante de tanta luz, como uma mariposa em uma lâmpada ou algo assim.
 
Isso porque isso foi proibido aos numenorianos, cobiçar as terras imortais era uma proibição, e isso que representava a ameaça aos homens. Já Frodo e Bilbo por seus esforços e feitos durante a guerra, e antes dela, por isso foram recompensados pelos Valar com um acrecimo de sua vida, e poder habitar por um tempo em Amam.
 
Nossa...me deu um branco aqui mas só os Elfos poderiam ressusitar não é?
Os nossos queridos Hobbits descasaram até o fim da Arda não é?
 
Última edição:
Nossa...me deu um branco aqui mas só os Elfos poderiam ressusitar não é?
Os nossos queridos Hobbits descasaram até o fim da Arda não é?

É, acho que é isso mesmo, Mene. Está escrito n'O Silmarillion alguma coisa, mas estou sem o livro agora. :tsc:
 
A Luz apenas tornaria mais curta a vida de um mortal.

Os númenorianos cobiçam o que lhes é negado, algo natural a essência humana, e mais um dos "equívocos" dos Valar, a proibição.
Em nenhum momento é dito que as Terras Imortais trazem a imortalidade, pelo contrário, é dito que ela encurta a vida de um mortal.
Os númenorianos são, além do mais, enganados por Sauron; e isso é algo relevante na narrativa, e fácilmente perceptível.

Frodo morreu em Valinor, talvez antes do que morreria em Endor, porém, confortado de suas máculas.
 
Com certeza Frodo morreu, poi ir para as Terras Imortais não torna ninguém imortal. Mas acho que ele teve a graça de viver bem seus ultimo anos em paz, não crei que sua vida tenha minguado ou durado mais, apenas viveu o tempo que lhe restava sem o fardo que o Um tinha deixado.
 
será que Frodo chegou a tocar o chão das Terras Imortais? Sendo o lugar que é, e sendo ele mortal, passar um tempo lá é uma coisa, mas morrer nesse local é algo bem diferente. Será que seria permitido alguém perecer ali?
 
será que Frodo chegou a tocar o chão das Terras Imortais? Sendo o lugar que é, e sendo ele mortal, passar um tempo lá é uma coisa, mas morrer nesse local é algo bem diferente. Será que seria permitido alguém perecer ali?

Com certeza, até os elfos de Aman "escolhem deixar de viver" (veja a mãe de Fëanor, se não estou enganado) quando tem um tipo de sofrimento muito grande, então creio que Frodo, Bilbo e Sam morreram lá sim...
 
Muito bem colocado Dharnel. =]

Essa referência a Luz de Valinor, é uma analogia a Luz dos Idealistas, de Platão, de Sócrates, mais tarde adaptada ao cristianismo por Agostinho (neo-platônico), e essa Luz ofusca os olhos daqueles que vivem nas sombras.
Assim como colocado na "alegoria da caverna", de Platão, para aqueles que estão presos ao mundo material, às sombras, a Luz da verdade, que é eterna e imutável, pode ofuscar.

Assim o era em Valinor, um mortal poderia perecer perante aquela Luz.
 
Caro colega, enfim, não seja assim, categórico, sem bases. =]

Está escrito nas cartas do autor essa questão, basta dar uma lida, e indico todas, pois vejo que há uma carência factual por parte do colega. Mesmo assim, uma mera analogia em passagens de O Silmarillion e de Contos Inacabados deixam clara a idéia de que é um equívoco humano pensar que a "proibição" tinha esse caráter, de manter os homens mortais. Que petulância dos Poderes teria sido, caso assim não o fosse, não?
Indicaria também a leitura de Athrabeth, o diálogo entre Finrod e a sábia humana, Andreth.
Sempre que discutimos idéias do autor, nos baseamos em colocações escritas do autor.

Não estou querendo julgar, mas, quando se entra numa discussão, temos certos pressupostos teóricos metodológicos, que podemos simplificar em nosso caso como uma "simples dialética". Colocamos teses, antíteses, e buscamos uma síntese.
Redarguir uma idéia sem bases, é infrutífero, é simplesmente, como diria Platão, o doxa, a opinião, uma idéia sem valor.

Abraços.
 
Concordo com Aracáno.

A Luz dos Valar provavelmente trouxe conforto a Frodo, mas não podemos esquecer que Frodo estava fora de seu lugar. Creio que qualquer mortal, quando revelado às luzes de Aman, teria sua vida encurtada, pois para os Imortais o tempo de vida de um humano não é quase nada.

Abraços.
 
Creio que tenha morrido em Aman e que seu corpo tenha permanecido lá,assim como o de Bilbo.E como qualquer outro deve ter sentido, de alguma forma essa nova vida em Valinor.
P.S.: devem ter morrido felizes :mrgreen:.
 
De fato, Frodo nove dedos, morreu nas Terras Imortais...
Valinor foi um tipo de prêmio de consolação para parte da comitiva do anel...Principalmente Frodo, o portador do anel, creio que eles o levaram para lá pra se desintoxicar da influência maligna do Um anel, assim dando um conforto muito grande nos últimos dias do pequeno hobbit.
 
Olha só que estranho: Provavelmente o corpo de Frodo não se decompôs, nem o de Bilbo. Será que eles foram homenageados em algum lugar em especial?

Abraços.
 
Algo interessante de se pensar, como seria a intervenção da matéria mortal nas Terras-Imortais? Caso os corpos tenham permanecido "intactos", creio que tenham eregido algum monumentum em memória dos Hobbits que salvaram Endor, e de certa forma, Arda.
 
!!As terras imortais são assim chamadas porque aqueles que nela vivem estão destinados a não terem a morte definitiva que os homens sofriam, mas viverem pelo tempo que o mundo durasse.!!

Após essa frase, identificamos que sim, todos os que vão as Terras Imortais vivem até o fim dos tempos!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo