• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Tem certeza? Tomar o Anel para si no fim de tudo não foi um desvio CLARO de caráter?

Absoluta! Por um acaso, ao tentar tomar o Anel para si ele agiu por vontade própria ou naquele momento então não existiram forças além da vontade dele que acabaram o manipulando?

Me lembro muito bem dele dizer:

Sinto muito Sam, mas não consigo"
 
Absoluta! Por um acaso, ao tentar tomar o Anel para si ele agiu por vontade própria ou naquele momento então não existiram forças além da vontade dele que acabaram o manipulando?

Me lembro muito bem dele dizer:

Sinto muito Sam, mas não consigo"
Bem, a influência do Anel existia mas sucumbir a ela não foi uma falha moral? Sim, foi. Quanto à dificuldade de vencer a influência já é outra conversa.
 
Vale lembrar que Tolkien diz "No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto. "

Ele falhou por não ter conseguido o IMPOSSÍVEL?
 
Vale lembrar que Tolkien diz "No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto. "

Ele falhou por não ter conseguido o IMPOSSÍVEL?



Faço das palavras do Neithan, minhas também. Acho que insistir que Frodo teve uma falha de caráter é completamente infundado! Se fosse qualquer outra pessoa também estaria fadada a sofrer esse tipo de influência.
 
E vou além como disse duas vezes anteriormente:

A "tal coisa, a falha" de Frodo é imensamente inferior a conquista da destruição do Um Anel. Dessa forma, entendo que a falha de Frodo é um Zero a Esquerda comparada com o objetivo final que foi o fim de Sauron.

Portanto, a falha eu desconsidero.
 
Não, não falhou, quaisquer dos "mocinhos", por mais poderosos que fossem, da saga acabariam corrompidos pelo anel, à exceção, é claro, do bom e velho Sam Jardineiro, o verdadeiro herói, cuja misericórdia salvou tudo e todos.
 
Última edição:
Não, não falhou, qualquer dos "mocinhos", por mais poderosos que fossem, da saga acabariam corrompidos pelo anel, à exceção, é claro, do bom e velho Sam Jardineiro, o verdadeiro herói, cuja misericórdia salvou tudo e todos.

:lol: O misericordioso Sam teria matado Gollun ainda antes dos Pântanos, e matado tudo e todos por isso. Foi a misericórdia de Frodo que fez com que o Um fosse destruído.

E Sam teria fracassado também, na Fenda. Todos teriam. Tolkien deixa isso muito claro.
 
Difícil assim entender a diferença entre uma falha moral e o sucesso de toda a empreitada? A Demanda foi um sucesso, Frodo a cumpriu mas falhou, sim, nesse momento. Não vem ao caso o quão difícil seria, ainda é uma falha moral.
 
Impossível. Não difícil. Esse é o ponto. Ele fez TODO o possível, oras.
 
:lol: O misericordioso Sam teria matado Gollun ainda antes dos Pântanos, e matado tudo e todos por isso. Foi a misericórdia de Frodo que fez com que o Um fosse destruído.

E Sam teria fracassado também, na Fenda. Todos teriam. Tolkien deixa isso muito claro.

Fui provocativo de propósito e desconhecia esta carta do Tolkien, mas o "fato" é que, na hora H, o bom e velho Sam Jardineiro poupou a vida do Gollum, mesmo tendo todo o direito de matá-lo, e assim salvou a Demanda.
 
Última edição:
Um mero exercício de imaginação: Sam mata o Gollum; Frodo recusa-se a destruir o Anel; os oito nazgûl remanescentes vêm e tomam o Anel de Frodo (ele jamais conseguiria impedi-los disto) e o que aconteceria depois é desnecessário enumerar. É, as pessoas têm mesmo preconceito com jardineiros...
 
Eu não creio que houve falha moral, no fim das contas se não fosse o ato de Frodo lá no começo de poupar a vida de Gollum, nada teria dado certo.
 
Estou falando de falha moral objetiva, independente da caridade do professor. Eu também não penso como falha, mas a teologia moral não se baseia nas nossas opiniões nem nas de Tolkien, mas Tolkien baseou sua obra na teologia moral.
 
Tolkien baseou sua obra na teologia moral?
Bom, sou ignorante nesse campo... podia esclarecer melhor isso, Paganus?
 
Bom, é a teologia católica romana que rege todo o mundo do legendarium e isso vale principalmente para as ações e destinos dos personagens, regidos pela teologia moral tomista e agostiniana. Vide livre-arbítrio, Eru como Motor Imóvel, Valar como sendo baseados em anjos e santos, predestinação, atos morais e imorais e suas consequências, fora as relações entre os destinos dos homens e a Graça.

Criei um tópico sobre isso:

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=92938&p=2049218#post2049218
 
Se eu entendi direito, Frodo falhou por ter se deixado "seduzir" pelo Anel, ao contrário de Sam e da própria Galadriel (sempre achei que ela não o aceitou por medo de que ele pudesse traí-la, como traiu Isildur, e, como sabemos, ela não menosprezava mortal algum, ou seja, se o dito cujo acabou por trair alguém como Isildur, poderia trair a ela também), e não por um "ato de força" do Único (sempre achei a tradução "O Um Anel" medonha). Interessante... Tem a ver com que eu já pensava a respeito do assunto.
PS: Eu sei, o Sam Jardineiro ficou pouquíssimo tempo com dito cujo etc...
 
Acho que ele não falhou, mesmo sendo dominado pelo anel. Tolkien poderia ter feito Frodo destruir o Um, permanecendo incorruptível até o fim. No entanto, optou por um ser mais real, mais "humano", e através dessa escolha foi possível trabalhar os laços de amizade e mostrou que uma escolha, aparentemente sem importância hoje, pode influenciar a vida de muitos amanhã.

Será que Se Gollum permanecesse com o Um, os servos de Sauron não libertassem Gollum ou se Bilbo matasse Gollum, Sauron retornaria??? Mesmo Sam sendo importante para a destruição do Um, não acredito que teria coragem de derrubar Frodo nas chamas para salvar a TM, caso Gollum não estivesse lá.Tem gente que não considera Frodo um herói, pois não destruiu o anel e Sam o ajudou bastante, porém acho que isso não tira o mérito dele. Já ouvi até um papo que ele ficou "tão na merda", por "fracassar", que partiu para Aman. :ahn?:
 
Acho que ele não falhou, mesmo sendo dominado pelo anel. Tolkien poderia ter feito Frodo destruir o Um, permanecendo incorruptível até o fim. No entanto, optou por um ser mais real, mais "humano", e através dessa escolha foi possível trabalhar os laços de amizade e mostrou que uma escolha, aparentemente sem importância hoje, pode influenciar a vida de muitos amanhã.

Será que Se Gollum permanecesse com o Um, os servos de Sauron não libertassem Gollum ou se Bilbo matasse Gollum, Sauron retornaria??? Mesmo Sam sendo importante para a destruição do Um, não acredito que teria coragem de derrubar Frodo nas chamas para salvar a TM, caso Gollum não estivesse lá.Tem gente que não considera Frodo um herói, pois não destruiu o anel e Sam o ajudou bastante, porém acho que isso não tira o mérito dele. Já ouvi até um papo que ele ficou "tão na merda", por "fracassar", que partiu para Aman. :ahn?:


Não entendi a parte do Sauron retornar, pois ele já tinha retornado: bem antes da viagem de Bilbo, na realidade. Agora, tudo quanto você falou é verdade: a falha de Frodo possibilitou trabalhar esses laços de amizade e tudo o mais, de um modo formidável. Mas também tem o fato de que, conforme o próprio Tolkien diz, nem mesmo o próprio Sauron teria forças para destruir o Um Anel no momento em que fosse necessário. Ou seja: de um lado a falha de Frodo era inevitável, do outro nem é tanto uma falha assim, pois era de fato uma tarefa impossível que, por sinal, não foi dada a ele: a missão dele era levar o Um Anel até o mais próximo possível da Montanha da Perdição afim de, por algum meio ainda não visível naquela ocasião, tentar destruir o Um Anel e acabar com Sauron de uma vez por todas.

Sobre a partida de Frodo para Aman: não sei quem disse um tal absurdo, mas na realidade a estadia de Frodo em Aman foi concedida como uma recompensa a ele por todos os esforços na guerra contra Sauron, para que ele pudesse descansar e ficar em paz - de modo algum para que ele esquecesse o "fracasso", "saísse da fossa" ou algo assim.


[]'s!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo