• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Não vejo essa fala de Frodo como falha. Pois, desde que foi concebido por Sauron nas Fendas da Perdição, o Anel Governante possui como único objetivo servir ao Senhor do Escuro, a não ser que alguém com poder superior ao do maia (e Frodo não se enquadra neste perfil) fosse capaz de dobrá-lo e dominá-lo.

Qualquer atitude negativa que Frodo tomasse dentro das Sammath Naur seria o caminho mais lógico. Irreal seria ele simplesmente jogar o Anel e sair de lá assoviando. Cumpriu-se a Demanda e Frodo foi celebrado como herói.
 
Penso que se for pensar que a tarefa da destruição do Um era exclusiva de Frodo podemos dizer que ele falhou.

Eu penso diferente, uma vez que foi montada uma comitiva para ajudar neste proposito a missão passa a ser compartilhada entre todos, logo acho injusto apontar apenas a falha de Frodo. Ao meu ver a falha foi da comitiva, ou seja todos que estavam envolvidos neste objetivo falharam.
 
A falha de Frodo pode ser suplantada pelo fracasso na missão? Claro que não! O objetivo foi cumprido, portanto, a vitória elimina a tal "falha" de Frodo e ponto final.
 
Dei uma rápida pesquisada nas Cartas e encontrei trechos muito esclarecedores em três delas; talvez haja mais informações em outras, mas não procurei, pois estou com muita pressa hoje. Seguem os trechos em questão. Os sublinhados são meus. O itálico da Carta 246 é do próprio Tolkien.

Duas coisas: 1- O "mesmo de sua própria", entre parênteses, na Carta 131, diz respeito à vontade do próprio Sauron, o que remete ao que escrevi anteriormente: nem mesmo ele teria força de vontade suficiente para destruir o Um Anel, se quisesse e tentasse. ; 2- A Carta 246 fala muito mais sobre o assunto, mas creio que os trechos que copiei encerram a questão: a missão de Frodo não era destruir o Anel, mas levá-lo tão longe quanto pudesse; neste sentido ele não falhou. Mas se se considerasse que ele deveria ter destruído o Um Anel, então ele de fato falhou e só se poderia esperar que falhasse, pois ninguém destruiria, por livre e espontânea vontade, o Anel de Sauron. Tanto é que Gollum não o destrói: ele luta com Frodo, tropeça e cai sem querer, levando o Senhor dos Anéis consigo para a lava do Orodruin...

[]'s!

Já ia me esquecendo: na realidade é no Cap. III - O Portão Negro Está Fechado. =)

Bom, é isto aí mesmo: quando vc faz o máximo que podia, não de pode dizer que falhou. Tolkien ainda acrescenta que, ante o esforço máximo de Frodo, haveria uma espécie de "graça" [acho q na mesma carta 246], consubstanciada na pessoa de Gollum [por mais estranho que possa parecer] e na sua tentativa de retomar o Um Anel; seria uma intervenção da providência divina, "merecida" em razão do esforço realizado.
É o que eu penso.
 
Mesmo Frodo tendo sucumbido no momento derradeiro, não falhou moralmente, estava além de suas forças psíquicas e físicas. A falha dele no objetivo é até mesmo irrelevante, se considerarmos o significado da Demanda do Anel. O valor de alguém existe mesmo com a falha ao não cumprir um objetivo que lhe fora incumbido. Frodo já mereceu ter um lugar entre os grandes por ter aceito o fardo (contra a sua vontade, afinal, um hobbit só quer paz, comida, descanso, mas isso tbm é irrelevante).

Ao sair do Condado com o intuito de esconder o Anel da visão dos servidores de Sauron, Frodo já teve o êxito imaculado que diz respeito à índole, ao caráter. Mesmo que o objetivo geral da derrocada de Sauron não tivesse sido cumprido, ainda assim, não poderíamos sequer comparar o peso de tal fracasso com o peso do valor moral e espiritual de Frodo. Não que Frodo fosse melhor que outros, como Sam, Aragorn, etc...pois qualquer um poderia ser glorificado só por aceitar lutar contra o inimigo, mesmo que viesse a se corromper no fim (contra forças aquém, principalmente em se tratando de ficção, a luta do bem contra o mal nos mostra heróis que assim o são pq aceitam um desafio, e não deixam de ser heróis e arquétipos mesmo sucumbindo no final), Não podemos medir o valor de alguém SÓ por sua falha num tempo e circunstância específicos...e ignorar grandes decisões, a coragem, o ímpeto, a esperança.
 
Última edição:
É como Khamul disse lá em cima: a destruição do Um Anel elimina qualquer tentativa de julgar Frodo como alguém que falhou na missão.
 
É como Khamul disse lá em cima: a destruição do Um Anel elimina qualquer tentativa de julgar Frodo como alguém que falhou na missão.
Não, porque o Anel não foi destruído diretamente por Frodo. Cada ato tem que ser julgado separadamente. O fato do Anel ter sido destruído não elimina o fato de que Frodo, objetivamente falando, falhou. Nem a falha de Frodo elimina o seu grande mérito na Missão.
 
Não, porque o Anel não foi destruído diretamente por Frodo. Cada ato tem que ser julgado separadamente. O fato do Anel ter sido destruído não elimina o fato de que Frodo, objetivamente falando, falhou. Nem a falha de Frodo elimina o seu grande mérito na Missão.

É muito difícil de afirmar, embora temos a consciência de que Frodo tenha falhado. Mesmo assim, com a falha do seu ato final, o objetivo em si que é a destruição do Um Anel elimina a tal falha que Frodo cometeu (essa é minha visão), pois o mérito maior que foi o fim de Sauron foi conquistado via Frodo, juntamente com a ajuda de outros.

É assim que vejo, e pessoalmente comparo que a falha de Frodo foi incomensurávelmente menor que a missão final; o fim de Sauron. Embora a comparação em si, do que foi maior não é o objeto de discussão.
 
O problema é que precisamos definir a pergunta: falhou em quê? Em levar o Anel até onde pudesse aguentar, como foi pedido pelo Conselho? Nisso ele não falhou, como os trechos postados pelo Sauron demonstram tão bem. Mas em outro aspecto do que lhe foi ordenado ele falhou: ele tomou o Anel para si, coisa que lhe foi proibida de fazer (embora não possamos culpá-lo por isso). Se Frodo tivesse chegado na beira das Fendas da Perdição e simplesmente voltado atrás, ele não teria falhado de jeito nenhum. Ele teria cumprido com sua missão. Mas como ele disse "o Anel é meu", ele falha, como Boromir falhou, por atentar contra o objetivo da Demanda, falhar com o que lhe foi imposto pelo Conselho e sucumbir ao poder do Anel.

Então, na minha opinião, Frodo não falhou ao não destruir o Anel; falhou ao tomá-lo para si (embora, como eu explico aqui, não pode ser considerada uma falha moral).

Quem teria poder para proibi-lo de tomar o Anel, se não seu próprio dono ou alguém com poder maior que o de um maia?
 
Eu volto a postar neste tópico em defesa do Frodo. Ele não falhou, como foi dito acima e dito por mim anteriormente, a missão foi cumprida; mesmo que tenha sid por intermédio de outrem, o ANEL foi destruido e pôs fim áquelA GUERRA criada por Sauron. Eu costumo ver Frodo como um anti-herói que tem tudo para dar errado e no fim acaba se configurando num grande herói. O Heroismo dele ficou implicito no mometo em que ele tev a oportunidade de matar Sméagol e não o fez, este gesto foi a parte mais importante pois se ele o tivesse matado a missão jamais seria cumprida, ele fracassaria e fugiria com o ANEL até se encontrado pelos Nâzgul e Sauron e o Sam, pobre Samwise Gamgee, esse estara lascado.

Acho que Tolkien o colocou como portador para mostrar que são é somente áquele caveleiro que faz uso de armas e escudo que é um herói. Muitas vezes com pequenos gestos podemos mudar todo o rumo de uma historia que podia estar fadada diretamente ao fracasso.
 
Quem teria poder para proibi-lo de tomar o Anel, se não seu próprio dono ou alguém com poder maior que o de um maia?
Não é questão de alguém proibir (embora o Conselho que lhe incubiu a missão tivesse autoridade para isto). É uma questão que ele, moralmente não poderia tomá-lo para si. Não é necessário alguém proibir explicitamente.
 
Seguindo o que várias pessoas têm dito por aqui, acho que o fato de Frodo ter "falhado", ou melhor, fraquejado no momento derradeiro de sua missão acaba por ser eclipsado pelo fim de Sauron. Não chega a ser uma falha moral, e sim uma demonstração do caráter "humano" da personagem (ele tinha espírito forte, mas estava sujeito aos desejos comuns a qualquer um que se expusesse tanto tempo ao poder do Um). A ideia de que ele não tenha finalizado sua missão é válida, mas não faz com que ele seja um herói falho, pois ele possibilitou que a missão fosse cumprida.

O caráter de um herói infalível não parece ter sido a ideia de Tolkien, portanto não há desfeita na afirmação de que Frodo, apesar de ter cumprido integralmente seu papel de herói, teve um momento de 'queda' na qual outra pessoa assumiu seu lugar para a finalização da tarefa que ele fora incumbido de realizar.
 
Como ja foi dito, acredito que esta "falha" era esperada, pois qualquer um teria falhado. Só quem tivesse um poder maior que o do anél ou de seu mestre poderia domina-lo. Nada menos que um Maia.
 
Uma das coisas que eu sempre insisto (as vezes sendo até chato), é em afirmar que a "coisa" (a tal falha de Frodo) é amplamente menor que o sucesso do objetivo maior que foi a destruição de Sauron. Esse erro de Frodo embora EXISTENTE (não estou negando) é facilmente sobreposto pela conquista maior de todos os povos livres.


O que foi maior? A falha de Frodo ou a derrota final de Sauron?


Ou seja, para finalizar:

Eu desconheço ou ignoro totalmente a falha de Frodo. É apenas uma vírgula no conjunto da obra.
 
É bom lembrar que existem dois lados da falha, a falha da missão e a falha moral, está claro que Frodo não falhou na missão pois o Um anel foi destruido (tenha sido por ele mesmo ou por qualquer outro, isso não importa) e falhou moralmente ao tomar o Um anel para si (tenha ou não sido capaz de fugir da montanha com o anel). A falha moral era esperada, sim, porém não deixa de ser uma falha por causa disso, do mesmo jeito que ter obtido sucesso na missão não é suficiente para "apagar" uma falha "menor", esta falha moral não diminui em nenhum aspecto o Frodo, na verdade é isso que o torna um herói diferente.
Não importa como o Um anel foi destruido, não tem como se firmar nisso para argumentar que o Frodo falhou na missão, pois não falhou, porém a falha moral é óbvia, ele tomando o Um anel para si foi diretamente em direção oposta ao objetivo da missão, é impossivel negar que isso foi uma falha, então independente das correlações que possam ser feitas entre os diversos acontecimentos, a resposta é que sim, Frodo falhou, mas apenas moralmente.
 
Concordo com o Meneldur.

Frodo tomou para si a missão de levar o Anel e destruí-lo na Montanha da Perdição. Mas acabou sucumbindo ao poder do Um.
Objetivamente, ele falhou.
Sabemos que era esta provavelmente uma tarefa além das possibilidades de quaisquer dos que estivessem na Terra-Média. Ali nos domínios de Sauron, a influência do Anel tornava-se avassaladora. No fim das contas, a piedade de Bilbo (e de Frodo, posteriormente) repercutiu sobre o destino de muitos.
Acho que essa discussão sempre vai acabar naquele "Valeu, Frodo! Você fez o que pôde e a sorte nos ajudou!"
 
Eu queria compreender o que todos vocês julgam por "FALHA MORAL"?! Porque todos insistem em bater nesta tecla.
De acordo com o dicionário vamos entender esses verbetes:

Falha: s.f. Fenda, lasca; lacuna, falta.
Fig. Deslize, senão, descuido, omissão: raciocínio com falha.


Moral:adj. De acordo com os bons costumes.
Que é próprio para favorecer os bons costumes.
Relativo ao espírito; intelectual (por oposição ao físico, ao material).
S.m. Estado de espírito, disposição de ânimo.
S.f. A parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes; ética.
Corpo de preceitos e regras para dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural.
As leis da honestidade e do pudor; moralidade.



Pelo que entendi ao pé da letra "FALHA MORAL" quer dizer um deslize que vai contra os bons costumes, que acaba denotando má índole da pessoa que acabou por cometer essa "falha moral". Ao afirmar com tanta veemência que Frodo falhou moralmente, colca-se em dúvida o seu caráter; e eu (pelos acho não só eu mas como muitos) podemos concluir que Frodo jamais pensou e agir com mau-caratismo, ou de má fé.

Como foi citado acima, o que ocorreu foi um deslize afirmando suas características mais humanas; ele fraquejou, e não teve nenhum tipo de desvio de caráter nessa ação. Então não se pode afirmar como "falha moral" e menos ainda como "falha da missão".
 
Como foi citado acima, o que ocorreu foi um deslize afirmando suas características mais humanas; ele fraquejou, e não teve nenhum tipo de desvio de caráter nessa ação. Então não se pode afirmar como "falha moral" e menos ainda como "falha da missão".
Tem certeza? Tomar o Anel para si no fim de tudo não foi um desvio CLARO de caráter?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo