• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Eu não diria que Frodo necessariamente falhou, depende muito de como você analisa a coisa: se a gente se ater ao genérico, então, sim, ele falhou. Tipo "ele não jogou o Um Anel na Montanha da Perdição, o reivindicou para si".
Agora... Ele resistiu com todas as suas forças, foi o mais valente de todos os personagens (afinal, aceitar carregar um fardo tão grande como esse, sabendo que corre mais perigos que qualquer um e que só ele poderia salvar o mundo... Tem que ser corajoso, e MUITO). Não se deixou desviar do seu objetivo, mesmo com todo o tipo de angústia e ansiedade que estavam se apoderando dele... Acho que não se pode dizer que ele falhou. No final, ninguém conseguiria não se deixar corromper. E ele tentou e resistiu bravamente.


Tudo certinho, até concordo com o seu ponto de vista!:yep:
Mas acabei de postar em um tópico do Tom Bombadil e é bom lembrar que toda generalização é perigosa, então eu colocaria o Tom fora desse grupo de todos conrrompidos, ele era a verdadeira excessão (volto a lembrar que ainda não sei escrever essa palavra:oops:), mas isso não implica diretamente no que vc disse, realmente a maioria seria conrrompido e até muito antes do que o Frodo foi, tanto que Gandalf (grande sábio!) sabia muito bem disso!
 
Quanta gente que no caminho sem possuir o Um, já se corrompeu, quase puseram tudo a perder... olhando por essa ótica Frodo foi muito herói sim e não falhou! Ele suportou o caminho todo e quase se deu por vencido lá no final... mas tudo correu bem!
 
Ser herói não implica em não falhar, ser corrompido não implica em falhar, e as distorções mais uma vez tomam conta do tópico - achismos.
Desta forma fica complicado tecer alguma consideração, no entanto, creio que a questão em foco já tenha se esgotado, as demais colocações naturalmente tenderiam ao achismo.
 
Não, para mim ele não falhou, pois ele foi até a montanha, depois de muita luta, lógico que o grande responsável pelo sucesso de Frodo foi Sam e indiretamente quase que direta também a comitiva... Certo que quando ele chegou lá ele fraquejou e se não fosse o Gollun ter aparecido o anel talvez não teria sido destruído já que o pequeno Hobbit parecia totalmente tomado pelo poder do anel, mas no fim das contas colocando os prós e os contras em uma balança creio que ele realmente conseguiu.
 
Quase... eu acho que ele quase falhou.
"O final é o resultado dos esforços, ou de nenhum esforço, de todos.".
 
Nossa, olha só esse tópico!!! Que nostálgico!!!




E sim, Frodo FALHOU! Hehehehehehehehehehehhehehehehehe...
 
Nossa, olha só esse tópico!!! Que nostálgico!!!




E sim, Frodo FALHOU! Hehehehehehehehehehehhehehehehehe...

Total.
Só lembrando que 99% não é 100%, que a missão não era ir até Mordor e voltar, e principalmente que se um queniano ficar a São Silvestre inteira em primeiro mas parar na chegada, ele perde.
Frodo falhou.

Graças a seus esforços o anel foi destruído, mas o anel o venceu no fim.

Claro, acredito que ninguém mais poderia ter feito 99% como Frodo fez, aparentemente ninguem no fim podia resistir ao Um.
 
Quotando:

Oras, o Anel acabou destruído, Gollum morreu, Sauron escafedeu-se, todo mundo ficou feliz no final. A missão que Frodo tinha não falhou, por mais que ele não tenha atirado o Anel por vontade própia.

Frodo tinha o objetivo único de destruir o Anel de Sauron. Ele conseguiu levar esse fardo tão pesado por todo um caminho bem espinhudo e ficar cara-a-cara com as Montanha da Perdição. No final, o Anel só caiu por causa das escolhas que ele fez ao longo da vida (poupar Gollum, levar Sam consigo, etc). A missão foi cumprida, não importa se com ou sem obstáculos, fraquejos, dúvidas ou coisas do tipo. Se o que precisava ser feito foi feito, ele não falhou.

Sabe, destruir o Anel não era um joguinho com regrinhas como "Se você não jogar sozinho o Anel, não vale!". Isso era um objetivo, algo a ser alcançado, não importa como. O Anel caiu das mãos de Frodo porque Gollum mordeu-lhe o dedo, podia ter caído porque ele jogou ou porque um elefante voador deu-lhe uma trombada na mão. Não faz diferença se o objetivo final foi cumprido.

:clap:

Nem preciso dizer mais nada. Apenas lembrar mais uma vez: O Um Anel foi destruído. Frodo cumpriu sua missão. Foi exaltado por soldados e Reis dos homens, e honrados pelos imortais por conta do sucesso em sua demanda.
 
Frodo falhou sim. Ele foi dominado pelo Um Anel, no final. Sem o Gollum ali pra arrancar o dedo dele, a história teria sido outra.

A missão dele foi cumprida, e ele é herói por ter aguentado até quase o final. Mas até quase o final não é até o final. Ele se superou, passou por muitos obstáculos... e foi dominado pelo Um. E foi graças à piedade dele que no final a missão foi cumprida, mas não graças à ação dele de jogar o Anel na lava, como deveria ter feito.
 
Mas aonde está escrito que ELE deveria jogar o Anel? :think: A sua missão era destruir o Um. E graças a ele o Um foi destruído.
 
Graças a seus esforços o anel foi destruído, mas o anel o venceu no fim.

Claro, acredito que ninguém mais poderia ter feito 99% como Frodo fez, aparentemente ninguem no fim podia resistir ao Um.

Eu poderia, mas falhou sim.

Nem preciso dizer mais nada. Apenas lembrar mais uma vez: O Um Anel foi destruído. Frodo cumpriu sua missão. Foi exaltado por soldados e Reis dos homens, e honrados pelos imortais por conta do sucesso em sua demanda.

Eles não sabiam da história toda, foi graças a Sméagol que o Um foi destruído, como Gandalf disse a Frodo quando Frodo sugeriu que Sméagol deveria ser morto: "que ele (Sméagol) tinha uma missão importante a cumprir" que era destruir o Anel. Não foi Frodo e sim Sméagol.

A sua missão era destruir o Um. E graças a ele o Um foi destruído.

Assim como Isildur não destruiu, Frodo também não destruiu.
 
Mesmo assim ainda acho que qualquer um ficaria tentado naquele momento. Perto de mordor, de onde foi forjado, o poder exercido em seu potencial máximo...
A missão de Frodo era levar o anel até a Montanha da Perdição e destrui-lo. Ele pode até não ter conseguido se desfazer do anel no último momento, mas para dois Hobbits chegarem até onde chegaram, força de vontade não faltou.

Frodo é um herói, tendo falhado ou não, cumpriu a tarefa que muitos não teriam conseguido cumprir.
 
Mesmo assim ainda acho que qualquer um ficaria tentado naquele momento. Perto de mordor, de onde foi forjado, o poder exercido em seu potencial máximo...
A missão de Frodo era levar o anel até a Montanha da Perdição e destrui-lo. Ele pode até não ter conseguido se desfazer do anel no último momento, mas para dois Hobbits chegarem até onde chegaram, força de vontade não faltou.

Frodo é um herói, tendo falhado ou não, cumpriu a tarefa que muitos não teriam conseguido cumprir.

Não o vejo como um herói não, já que a vida dele também dependia da destruição do Anel, ele só lutou pela sua própria sobrevivência.
 
Acho que a questão tá ficando gramatical quase... sabem, "o anel foi destruído" não é a mesma coisa que "frodo destruiu o anel"... "meu inimigo foi vencido" não é a mesma coisa que "eu venci meu inimigo"...

Sim, o Anel foi destruído, mas Frodo não destruiu o Anel e a missão de Frodo era DESTRUIR O ANEL. IR ATÉ A MONTANHA E JOGAR O ANEL NO FOGO DO INFERNO, AMÉM.

A missão dele não era ir até a montanha fazendo escolhas misericordiosas pelo caminho que por fim poderiam ou não, direta ou indiretamente, ocasionar a destruição do Anel. A missão ele era DESTRUIR O ANEL. Diretamente!

Logo, ele falhou! O Anel foi destruído, ok... mas ELE, FRODO... falhou!
 
Vixi!! Enfim! Como alguém pode tentar dizer o contrário se mesmo o Professor concorda com isso em Cartas?

Desculpem-me o atropelamento, mas esta é uma pergunta com segundas intenções. Naquelas, Frodo falhou em sua missão e se não fosse Sam, e até mesmo Gollum, a TM teria caído no colo de Sauron e sem proteção nenhuma da cintura para os tornozelos(:sacou:) Entendo que Frodo é o "queridinho" de muitos( eu o detesto! ) mas nem com isso, ou por isso, podemos fechar os olhos para a verdade.
Não fosse sua "escolta", hora pela Sociedade, hora pelo remanescente dela, ou de Sméagol, Frodo não teria chegado sozinho aos Pântanos Mortos. Sem Sam, não teria sequer conseguido despencar da cachoeira de Rauros(:sacou:). Sem Sam, coitado de Frodo! tsc,tsc,tsc:no:
 
Vocês estão entrando no campo do E Se... "ah, e se Gollum não tivesse arrancado o dedo?" ou "E se Sam não tivesse ajudado?" Alguém aqui é Istari de ofício e possui a vidência de Mandos para decretar se Frodo falhou? O resulto é inegável, a Terra-média foi salva. E, se o custo para tal demanda foi a caráter de Frodo, por ter fraquejado no final, paciência. Na História há heróis com bem menos virtudes do que o hobbit. E nem por isso deixam de ser louvados e lembrados. Heroísmo anda de mãos dadas com sacrifício.
 
Putz, facin facin ir andando por UM ANO, quase sem comida, enfrentando orcs, aranhas gigantes, tendo um guia que quer te matar, sendo caçado constantemente por espectros, com um ferimento quase mortal que não se cura, carregando um anel maligno, lutando sempre pra não perder o foco, até um vulcão e jogar o tal anel (que lá em cima IA te corromper finalmente) no fogo.
Moleza, qualquer um faz isso.
Tudo bem, ele teve ajuda, mas heroísmo anda ao lado da sorte e de quem está ao seu lado te ajudando a vencer. Ninguém chega lá sabendo tudo tipo ''sou o fod*, e vou destruir a Arma mais poderosa do mundo sem um arranhão''. Sem Sam ele nao teria chegado a lugar algum? Concordo. No finalzinho, depois de ter passado baitas perrengues, ele falhou? Concordo. Tolkien diz que ninguém NINGUÉM poderia destruir o anel. Ali, onde ele foi feito, onde foi preenchido com toda a maldade, frieza, malícia e esperteza de Sauron, seria o lugar onde essas caracteristicas agiriam de forma mais intensa e objetiva. Frodo era falho, como qualquer um. O ato de heroísmo dele foi poupar Smeagol, confiar nele sua vida (o que mostrou toda a bondade e confiança de que há algo de bom em qualquer um) e passar pelo que fosse preciso pra cumprir sua Demanda. E ele teve a sorte de no final isso dar certo!
 
Pois é por isso que eu digo: Frodo é um herói?? Sim, com toda certeza!

MAS, sua missão era ir até a montanha e DESTRUIR o anel. Ele não conseguiu fazer isso diretamente, logo, ele falhou!

Isso significa que ele não é um herói? De maneira nenhuma. Só o fato de ele ter conseguido, mesmo que com muita ajuda, chegar até lá... só isso já faz dele um herói. Peça chave para a salvação da Terra Média... foda pra car#$%*& ! O fato de ele ter falhado não diminui seu valor...
 
Não o vejo como um herói não, já que a vida dele também dependia da destruição do Anel, ele só lutou pela sua própria sobrevivência.

Só lutou por sua sobrevivência? Se só tivesse feito isso, nem a Valfenda teria ido, não?

Acho que a questão tá ficando gramatical quase... sabem, "o anel foi destruído" não é a mesma coisa que "frodo destruiu o anel"... "meu inimigo foi vencido" não é a mesma coisa que "eu venci meu inimigo"...

Frodo tinha a missão de destruir o Um. ELE era o portador. E o Um foi destruído.

Como se destruiria o Um? O jogando nas lavas da Montanha da Perdição. Quem o levou até lá? Frodo (por mais que tenha sido auxiliado pela Comitiva, ele, Frodo, era o portador. Não Aragorn, não Gandalf. Frodo).

Sim, o Anel foi destruído, mas Frodo não destruiu o Anel e a missão de Frodo era DESTRUIR O ANEL. IR ATÉ A MONTANHA E JOGAR O ANEL NO FOGO DO INFERNO, AMÉM.

Em lugar nenhum é dito que Frodo deve seguir esse "manual de como destruir o Um". Ele assume (ninguém o ordena, ele decide por vontade própria) a missão de Destruir o Um Anel. Ele diz "Eu levarei o Anel a Mordor". Vejamos trechos do Conselho de Elrond:

Conselho de Elrond~ disse:
Ninguém respondeu. O sino do meio-dia tocou. Mesmo assim, ninguém falava nada. Frodo olhou para todos os rostos, mas eles não estavam voltados para ele. Todo o Conselho se sentava com os olhos para baixo, pensando profundamente. Um grande pavor o dominou, como se estivesse aguardando o pronunciamento de alguma sentença que ele tinha previsto havia muito tempo, e esperado em vão que afinal de contas nunca fosse pronunciada. Um desejo incontrolável de descansar e permanecer em paz ao lado de Bilbo em Valfenda encheu-lhe o coração. Finalmente, com um esforço, falou, e ficou surpreso ao ouvir as próprias palavras, como se alguma outra vontade estivesse usando sua pequena voz.
— Levarei o Anel — disse ele. — Embora não conheça o caminho.
Elrond levantou os olhos e olhou para ele, e Frodo sentiu o coração devassado pela agudeza daquele olhar. — Se entendo bem tudo o que foi dito — disse ele —, penso que essa tarefa é destinada a você, Frodo; e que, se você não achar o caminho, ninguém saberá. É chegada a hora do povo do Condado, quando deve se levantar de seus campos pacíficos para abalar as torres e as deliberações dos Grandes. Quem, entre todos os Sábios, poderia prever isto? Ou, se são mesmo sábios, por que deveriam esperar sabê-lo, até que a hora chegasse?
— Mas o fardo é pesado. Tão pesado que ninguém poderia impô-lo a outra pessoa. Não o imponho a você. Mas se o toma livremente, direi que sua escolha foi acertada; e se todos os poderosos amigos-dos-elfos de antigamente, Hador, e Húrin, e Túrin, e o próprio Beren, estivessem reunidos juntos, haveria um lugar para você entre eles.

Depois, Elrond diz:

O Anel vai para o Sul disse:
-O Portador do Anel está partindo na Demanda da Montanha da Perdição. Apenas sobre ele recaem exigências: de não se desfazer do Anel, nem entregá-lo a qualquer servidor do Inimigo, nem sequer deixar que qualquer pessoa o toque, com a exceção de membros da Comitiva e do Conselho, e mesmo assim apenas em caso de extrema necessidade.

Ele seguiu todas as "recomendações".

A missão dele não era ir até a montanha fazendo escolhas misericordiosas pelo caminho que por fim poderiam ou não, direta ou indiretamente, ocasionar a destruição do Anel. A missão ele era DESTRUIR O ANEL. Diretamente!

Diretamente, você diz. Mas onde isso está escrito? Tolkien diz que Frodo não falhou, o Um Anel foi destruído, não tem porquê dizer que ele falhou simplesmente porque "fraquejou", num momento onde (de acordo com, novamente digo, o autor das Obras) TODO E QUALQUER ser fraquejaria.

Logo, ele falhou! O Anel foi destruído, ok... mas ELE, FRODO... falhou!

:blabla: Ele tinha de destruir o Anel. Foi destruído.

Vixi!! Enfim! Como alguém pode tentar dizer o contrário se mesmo o Professor concorda com isso em Cartas?

Desculpem-me o atropelamento, mas esta é uma pergunta com segundas intenções. Naquelas, Frodo falhou em sua missão e se não fosse Sam, e até mesmo Gollum, a TM teria caído no colo de Sauron e sem proteção nenhuma da cintura para os tornozelos(:sacou:) Entendo que Frodo é o "queridinho" de muitos( eu o detesto! ) mas nem com isso, ou por isso, podemos fechar os olhos para a verdade.
Não fosse sua "escolta", hora pela Sociedade, hora pelo remanescente dela, ou de Sméagol, Frodo não teria chegado sozinho aos Pântanos Mortos. Sem Sam, não teria sequer conseguido despencar da cachoeira de Rauros(:sacou:). Sem Sam, coitado de Frodo! tsc,tsc,tsc:no:

Cara, receber ajuda de outros não faz de Frodo um fraco. Se for usar tal argumento: Gandalf, sem a ajuda das Águias, teria morrido 60 anos o início do SdA, em cima de árvores, com 13 anões e um Hobbit.

Se não fosse Fingon, Beren morreria em Minas Tirith;
Se não fosse Elwing, Earëndil não chegaria em Valinor;
Se não fosse Voronwë (e Ulmo), Tuor não entraria em Gondolin;
Se não fosse por Beleg, Túrin morreria em Angband.

Essas ajudas fazem destes heróis menos merecedores de honra ou glória?

Vocês estão entrando no campo do E Se... "ah, e se Gollum não tivesse arrancado o dedo?" ou "E se Sam não tivesse ajudado?" Alguém aqui é Istari de ofício e possui a vidência de Mandos para decretar se Frodo falhou? O resulto é inegável, a Terra-média foi salva. E, se o custo para tal demanda foi a caráter de Frodo, por ter fraquejado no final, paciência. Na História há heróis com bem menos virtudes do que o hobbit. E nem por isso deixam de ser louvados e lembrados. Heroísmo anda de mãos dadas com sacrifício.

:clap: Disse tudo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo