• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Frodo falhou, e Tolkien deixa bem claro isso, quando ele se apossa do Um para si. Com tudo ele consegue perdoar Gollum, que sem querer vira o herói da História.
 
Frodo falhou, e Tolkien deixa bem claro isso, quando ele se apossa do Um para si. Com tudo ele consegue perdoar Gollum, que sem querer vira o herói da História.

:yep:FRODO FALHOU NEITHAN ! F-A-L-H-O-U

Tudo bem, isso não tira a importancia do que ele fez mas ele não conseguiu comprir por si só.

Abraços.
 
Katrina Galad disse:
A missão falhou? Não
Frodo falhou? Na etapa final, Sim.

Katrina, você disse tudo com isso: a missão, que era ir em busca de Mordor para destruir o Anel, não falhou; mas Frodo, na hora de destruir o Anel, mesmo não tendo resistido à tentação no momento decisivo, falhou!
 
VocÊs são confusos: Frodo tinah uma missão, e cumpriou. Se ele tivesse falahdo, a missão não teria sido completada.
 
VocÊs são confusos: Frodo tinah uma missão, e cumpriou. Se ele tivesse falahdo, a missão não teria sido completada.

Não Neithan, a confusão deve-se mais ao léxico do que outra coisa...
Entendo a Missão de destruição do Um, como algo maior e que englobava um grande número de pessoas (leia-se a Comitiva)...
Já Frodo tinha que destruir o Um, ele fazia parte da missão como o agente principal, aquele que deveria jogar o Um na Fenda da Perdição e que infelizmente não conseguiu...
 
Quem disse que não? LEIAM A CARTA POR FAVOR! Tolkien (lembram dele? Esqueçam Peter Jackson, ele não é o autor do livro) disse isso. Tolkien diz qu eele não falhou. O Um Foi destruído! FIM!
 
ei onde eu posso ver as cartas que tu sempre falas? tem algum site?



Edmundo Animal para sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Tem na Valinor algumas sim. Na Duvendor também achei..mas tem o livro cara.
 
Frodo falhou como herói e na missão que lhe foi dada, isso é fato. Mas como tudo 'acabou bem' no fim das contas já que o anel foi destruido, isso nem tem tanta importância.
 
Vejam, eu creio que há uma diferença entre fim e meio.

O fim era o objetivo de Frodo, aquilo que deveria acontecer para o sucesso ou insucesso da missão. O fim era a destruição do Anel e foi plenamente alcançado. A única coisa estibulada como meta desta missão era o fim em si.

O meio seria como Frodo conseguiria chegar ao fim. Nada aqui foi estipulado, nada aqui pode definir o fracasso ou o sucesso do Hobbit. No caso, o meio não foi intencional, sequer foi como ele desejaria, mas alcançou o fim, que é o importante.

O anel foi destruído, essa era a missão de Frodo, portanto, ele obteve sucesso.

Agora, vamos pensar uma outra coisa: vocês acham que alguém em toda a TM teria poder suficiente para jogar o Anel por vontade própia? Com a exclusão óbvia do Bombadil e criaturinhas do tipo, eu acho que não. Tolkien deixou bem claro que o Anel era poderoso e que dominava aquele que o possuía. Ali pertinho do fim, foi quando o artefato usou de todo o poder que tinha, como um último golpe para evitar sua destruição. É muito pouco provável que qualquer pessoa conseguisse jogar o Anel naquela hora. Desta forma, eu considero o meio "jogar o anel por vontade própia" algo quase que impossível. Quem não cumpre o impossível, simplesmente faz o que é esperado e foi isso que Frodo fez. Não podemos falar que ele falhou, se a única maneira de não falhar era romper uma barreira quase impossível.
 
P-E-R-F-E-I-T-O!!

Aonde fala que a missão de Frodo é jogar o Um no fogo? Ele tinha a missão de destruir o Um, mas não fala exatamente como.

P-E-R-F-E-I-T-O Neithan:yep:, exatamente essa a questão, ele tinha a missão de destruir o um e não destruiu, não foi ele que destruiu, portanto falhou, raciocinem comigo, se o um só poderia ser destruido no fogo da montanha da perdição logicamente ele tinha que jogar o um no fogo da montanha da perdição, essa "sutil diferença", como falaram aí em jogar e destruir, no final acaba sendo a mesma coisa, reforçando, para destruir o um deveria joga-lo no fogo, e frodo não o fez, e frodo poupou gollum sim no entanto por clemência deste, logo ele fez o que quiz, convenceu frodo a não mata-lo e esperou o momento oportuno para tomar o um de volta para si e nesse instante ele caiu no fogo e detruiu o um anel, afinal o um anel so poderia se destruido se atirado no fogo e de nenhuma outra forma, frodo não atirou logo não cumpriu.
 
Vejam, eu creio que há uma diferença entre fim e meio.

O fim era o objetivo de Frodo, aquilo que deveria acontecer para o sucesso ou insucesso da missão. O fim era a destruição do Anel e foi plenamente alcançado. A única coisa estibulada como meta desta missão era o fim em si.

O meio seria como Frodo conseguiria chegar ao fim. Nada aqui foi estipulado, nada aqui pode definir o fracasso ou o sucesso do Hobbit. No caso, o meio não foi intencional, sequer foi como ele desejaria, mas alcançou o fim, que é o importante.

O anel foi destruído, essa era a missão de Frodo, portanto, ele obteve sucesso.

Agora, vamos pensar uma outra coisa: vocês acham que alguém em toda a TM teria poder suficiente para jogar o Anel por vontade própia? Com a exclusão óbvia do Bombadil e criaturinhas do tipo, eu acho que não. Tolkien deixou bem claro que o Anel era poderoso e que dominava aquele que o possuía. Ali pertinho do fim, foi quando o artefato usou de todo o poder que tinha, como um último golpe para evitar sua destruição. É muito pouco provável que qualquer pessoa conseguisse jogar o Anel naquela hora. Desta forma, eu considero o meio "jogar o anel por vontade própia" algo quase que impossível. Quem não cumpre o impossível, simplesmente faz o que é esperado e foi isso que Frodo fez. Não podemos falar que ele falhou, se a única maneira de não falhar era romper uma barreira quase impossível.

Sim, só tiraria o quase. Tolkien afirma nessa carta que não estão lendo que eu postei no primeiro post que ninguem conseguiria isso. Frodo falhou por não conseguir o impossível? E ele fez muito mais do que o esperado. Ele entrou em Mordor apenas com seu criado e chegou em oroduin, ser ceder ao Um durante todo o caminho.

P-E-R-F-E-I-T-O Neithan:yep:, exatamente essa a questão, ele tinha a missão de destruir o um e não destruiu, não foi ele que destruiu, portanto falhou, raciocinem comigo, se o um só poderia ser destruido no fogo da montanha da perdição logicamente ele tinha que jogar o um no fogo da montanha da perdição, essa "sutil diferença", como falaram aí em jogar e destruir, no final acaba sendo a mesma coisa, reforçando, para destruir o um deveria joga-lo no fogo, e frodo não o fez, e frodo poupou gollum sim no entanto por clemência deste, logo ele fez o que quiz, convenceu frodo a não mata-lo e esperou o momento oportuno para tomar o um de volta para si e nesse instante ele caiu no fogo e detruiu o um anel, afinal o um anel so poderia se destruido se atirado no fogo e de nenhuma outra forma, frodo não atirou logo não cumpriu.

Lyvio, raciocine comigo então: Tolkien diz que Frodo não falhou, Tolkien É o autor, o Eru do SdA, se Ele diz isso, será que Frodo falhou?

Eu pensava como você, mas, depois de ler essa carta e entender o que ela diz (que sinceramente não sei se entendeu, sem querer te ofender), dá pra perceber que não, Frodo não falhou. É o segundo parágrafo da Carta. Ele diz isso. Não entendo que agora, você queira teimar com a carta Dele. Deposi eu sou o teimoso.:roll:
 
Tolkien não diz que ele não falhou, muito pelo contrário, é dito em cartas que Frodo não cumpriu sua missão, e o próprio autor levanta a hipótese da falha. E é justamente por esse prisma que analiso a questão desde o início. Frodo, como herói, falhou, corrompeu-se pelo poder do Um, e sua missão pessoal não foi cumprida.
Destruir o Um Anel e salvar Endor era a missão da Comitiva. O papel de Frodo na comitiva era infiltrar-se em Mordor, e, sorrateiramente, destruir o Um Anel no calor de Orodruin. Foi para esta missão que Gandalf o designou, a priori, e justamente nesta missão que ele falhou.

De fato existe a diferença entre fim, e meio, e a falha de Frodo está na finalidade e no meio de sua demanda pessoal. Tanto corrompeu-se pelo poder do Um, como no fim não pôde jogá-lo em Orodruin.

Como já disse, está havendo um erro de contextualização, e uma confusão acerca da finalidade. Ele não teve sucesso por Endor ter sido salva, ao fim ao cabo, pois o sucesso não veio diretamente de suas ações, mas antes disso, como reminiscência de outro fracasso; com relação a Sméagol.

Vejam bem, assim como já coloquei, e Katrina e os outros colegas assim também o fizeram, não discuto a finalidade da Demanda em si, mas o papel de Frodo, e seu fracasso, como finalidade, e como meio para a conclusão da história.
O fracasso de Frodo é em si, a finalidade de sua demanda, esta foi sua conclusão, no entanto, é o meio pelo qual Sméagol pôde destruir o Um Anel.

O plano de Gandalf não foi falho. Frodo foi.

(obs: Neithan, a carta que cita como sendo a afirmação do autor, é justamente a que levanta a questão da falha, não embase algo num documento que desconhece).
 
Última edição:
Se Frodo falhou...eu quero falhar em tudo como ele...
Meu chefe me pede:
- Anderson, faça a homologação da nova promoção que vai entrar no portal. Faça isso até amanhã.

24 horas depois
- Anderson, você fez a homologação?
- Fiz chefe. Fiquei tentado a não fazer. Fiquei jogando Wii, mas o carinha que quer roubar minha vaga fez a homologação mas esqueceu te tirar meu nome de lá. E tá lá, feito com meu nome.
- Excelente trabalho Anderson, quer um chopp?


É tosco sim. Mas é que estamos falando de um poder extremo que tentava a todos e como disseram, o Anel usou de toda a força para que Frodo não o jogasse.
Vocês esqueceram que a pior parte era ser homem/hobbit suficiente para levar o anel até as portas de Amon Amarth.

Ele lutou contra a vontade do anel e de Sauron. Se enfiou na Cova de Laracna e tudo mais. Pasosu fome sede e frio e um monte de outras coisas...

Se foi ele que jogou, se foi o anel que caiu sozinho, se foi Sam, ou se foi como foi, Ele fez o que foi pedido. Sua missão era destruir o anel.
O anel tá destruido?

Missão Cumprida.
 
Querido Elessar (que coisa estranha), eu não desconheço a carta e só criei o tópico após entender quem era a mulher que ele mandou a carta e tudo mais. Sra. Elgar, uma fã de Tolkien, ficou com essa dúvida, se Frodo tinha falhado ou não.

Tolkien diz que, em seu papel de herói, como pessoas de mentes simples vêem isso, Frodo tinha falhado, cedeu no final, esquivou-se. Mas, linhas abaixo, ele diz sobre a clemência, a piedade, que são características que muitos esquecem e, no entanto, esses valores estão presentes na natureza divina. "Em seu mais alto exercício esta pertence a Deus." Tolkien quer mostrar os valores cristãos que estão em Frodo, e por esses valores, Endor foi salva.

Foi a piedade de Frodo e de Bilbo antes dele, que mudaram o destino da TM e "governaram o destino de muitos". Entende? Gandalf fala para Frodo sbre a piedade de Bilbo, e diz aquela frase que EU, considero a mais importante de Gandalf para Frodo (e essa frase pode ter sido mastigada no coração do Hobbit e influenciado nas suas escolhas acerca de Gollum): "Muitos que morrem merecem viver, e muitos que vivem merecem morrer...." (estou sem o livro, perdão).

Essa seria a moral (na minha visão)e a chave de todo o SdA: A piedade de Frodo (ensinada por Bilbo e Gandalf provavelmente, embora seriam características de Frodo) que realmente salvou a Terra Media, e nas atitudes de Frodo com Gollum (Frodo cria em uma cura para Gollum) mostram a grandiosidade de Frodo. Esses foram seus atos heróicos que Tolkien queria nos passar. Não sua coragem, não sua força, mas seu coração. Enquanto todos lutavam com espadas, arcos e coragem gigantes, Frodo lutava consigo mesmo, com maior de todos os Fardos que alguém ja teve de carregar. Por isso um pequeno foi o protagnista. Um pequeno, um cara "normal" mas com valores cristãos, como as já citadas piedade e clemência que mudaram o destino de Endor. Nisso, Frodo não falhou. Seu coração e suas atitudes com Gollum (ele poderia simplesmente matar Gollum. Sem problemas. Gollum merecia a morte) que salvaram a TM. Ele falhou se avaliarmos ele como um Herói épico, um Hércules da vida, mas ele não falhu se avaliarmos ele cmo uma pessoa normal, que ele era. Um Hobbit simples que por amor ao seu lar e aos seus amigos (isso se vê em Rauros também, quando ele abandona Aragorn, Merry, Pippin e Sam (embora o criado tenha o seguido) e decide enfrentar Mordor só) Decidiu e CONSEGUIU destruir o Um Anel.
 
Então temos uma discussão descontextualizada, pois, ele falhou em sua demanda (contexto pessoal), mas contribuiu para o sucesso final (contexto geral).

Em momento algun discordei disso, no entanto, os colegas não só não embasam a afirmação, como (conscientemente, ou não) ignoram a questão do contexto, fazendo um recorte anacrônico e tendencioso (deveras) do assunto em pauta.

Em momento algum disse que a Demanda falhou, apenas que Frodo falhou em sua demanda pessoal. Isto é fato, vide a carta referida. Contra fatos, existem interpretações; e que ao menos essas sejam embasadas, mas não há argumentos.

Nem mesmo irei ao recorte da carta do autor: o simples fato dele não ter jogado o Anel em Orodruin (sua missão pessoal) é o fato que comprova a falha.

Abraços. =]
 
Eu acho q em parte o Frodo falhou, s o Gollum não tivesse tirado o anel, eles não tinham andado á luta e aí o Gollum e o anel não cairiam no fogo. Logo o anel não era destruido e provavelmente ele ficaria com o anel.


Abraços
 
Última edição:
:lol: Tudo é tedencioso! (aprendi essa com você!)

Veja, em momento algum eu citei a Sociedade, então vamos esquecer ela, á questão é Frodo e somente ele.

Frodo se propôs a ir à Mordor, TENTAR destruir o Um, ir mais longe que ele conseguir, dar tudo de si para isso. E Frodo fez isso. Frodo foi aonde ninguem mais conseguiria (lembrando que, ele era um simples Hobbit) e finalmente chegou em Oroduin. Lá, o Herói Frodo falhou sim, Tolkien diz isso. Mas, Tolkien também cita que, graças à Frodo e sua bendita piedade, o Um foi destruído. Isso que TOlkien quer dizer, não foi a coragem e a força de Frodo que derrotu Saurom, foi sua clemência para com Gollum. Simples. Ele pode ter falhado como Herói, mas destruiu o Um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo