• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Não entendi a parte do Sauron retornar, pois ele já tinha retornado: bem antes da viagem de Bilbo, na realidade. Agora, tudo quanto você falou é verdade: a falha de Frodo possibilitou trabalhar esses laços de amizade e tudo o mais, de um modo formidável. Mas também tem o fato de que, conforme o próprio Tolkien diz, nem mesmo o próprio Sauron teria forças para destruir o Um Anel no momento em que fosse necessário. Ou seja: de um lado a falha de Frodo era inevitável, do outro nem é tanto uma falha assim, pois era de fato uma tarefa impossível que, por sinal, não foi dada a ele: a missão dele era levar o Um Anel até o mais próximo possível da Montanha da Perdição afim de, por algum meio ainda não visível naquela ocasião, tentar destruir o Um Anel e acabar com Sauron de uma vez por todas.

Sobre a partida de Frodo para Aman: não sei quem disse um tal absurdo, mas na realidade a estadia de Frodo em Aman foi concedida como uma recompensa a ele por todos os esforços na guerra contra Sauron, para que ele pudesse descansar e ficar em paz - de modo algum para que ele esquecesse o "fracasso", "saísse da fossa" ou algo assim.


[]'s!

Sim ele já estava na TM, expressei-me mal. Pelo que entendi ele há havia retornado, citado em "O Hobbit" como necromante. Porém, existia uma limitação que não o permitia adquirir corpo físico sem o poder do Um.
*Não sei se estou falando muita besteira.
 
Última edição:
Sim ele já estava na TM, mas pelo que entendi não era capaz de adquirir corpo físico sem o Um. *Não sei se estou falando muita besteira.
Sauron possuía um corpo físico pelo menos desde a época em que se instalou em Dol Guldur. Tolkien descreve essa forma como humanoide, alta, mas não gigantesca.
 
Sauron possuía um corpo físico pelo menos desde a época em que se instalou em Dol Guldur. Tolkien descreve essa forma como humanoide, alta, mas não gigantesca.

Então aquela cena do Aragorn enfrentado Sauron...seria algo possível?
 
Última edição:
Então aquela cena do Aragorn enfrentado Sauron...seria algo possível?

Como o Meneldur disse, pelo menos desde Dol Guldur ele já tinha uma forma física. Agora, a qual cena você se refere? A única que me lembro é de Aragorn no Abismo de Helm através do Palantiri, confrontando Sauron. É essa? Se sim: está o mesmo no livro, ele se revelando a Sauron a fim de perturbá-lo e tentar amedrontá-lo. Gollum diz sobre Sauron que "ele só tem 4 dedos em uma das mãos", aludindo ao fato de que Isildur cortou o dedo dele fora para arrancar o Anel Governante. Mas neste caso, no meu ver, não é um relato 100% seguro, pois ele expressa a visão de Gollum, não uma afirmação do próprio Tolkien. O que é certo é que Sauron em pessoa interrogou e torturou Gollum, mas talvez ele tivesse todos os dedos e Gollum pensou ter visto algo baseado nas histórias sobre a Grande Guerra. Mas já me desviei do que eu queria falar: Sauron tinha uma forma física e um combate homem-a-homem com ele seria possível, se ele tivesse aparecido às portas de Mordor, por exemplo.

[]'s!
 
Como o Meneldur disse, pelo menos desde Dol Guldur ele já tinha uma forma física. Agora, a qual cena você se refere? A única que me lembro é de Aragorn no Abismo de Helm através do Palantiri, confrontando Sauron. É essa? Se sim: está o mesmo no livro, ele se revelando a Sauron a fim de perturbá-lo e tentar amedrontá-lo. Gollum diz sobre Sauron que "ele só tem 4 dedos em uma das mãos", aludindo ao fato de que Isildur cortou o dedo dele fora para arrancar o Anel Governante. Mas neste caso, no meu ver, não é um relato 100% seguro, pois ele expressa a visão de Gollum, não uma afirmação do próprio Tolkien. O que é certo é que Sauron em pessoa interrogou e torturou Gollum, mas talvez ele tivesse todos os dedos e Gollum pensou ter visto algo baseado nas histórias sobre a Grande Guerra. Mas já me desviei do que eu queria falar: Sauron tinha uma forma física e um combate homem-a-homem com ele seria possível, se ele tivesse aparecido às portas de Mordor, por exemplo.

[]'s!

Não é a parte da Palantiri. É combate mesmo. Depois removeram o Sauron e deixaram o Aragorn enfrentando um Troll.

 
Última edição por um moderador:
Creio que ele se refira à cena cortada do filme em que Sauron deixa Barad-dûr e vai em pessoa confrontar Aragorn no Portão Negro.

Teoricamente seria possível, mas no contexto da Terceira Era eu acho muito improvável. Desde que Sauron saiu na pior na luta com Elendil e Gil-galad, ele preferiu comandar a guerra de longe, enfurnado em Dol Guldur ou Barad-dûr
 
Sinceramente, algum personagem não falharia? Concordo quando disseram que a missão de Frodo era impossível. O Um anel representa a corrupção pelo poder que apenas a simplicidade tinha alguma esperança de não ser um desejo tão forte. E mesmo assim o desejo prevaleceu. Mas nesse capítulo eu sempre acreditei que o Tolkien além dar fim à missão de Frodo, ele também deu sentido a jornada de Gollum e a compaixão que Gandalf falou em Moria.

Piergiorge, na mesma carta que o Tolkien discute a "falha" do Frodo ele também fala da partida.

Carta 246 disse:
“É lamentável, mas há certos ferimentos que não podem ser totalmente curados”, disse Gandalf (pág. 1048) – não na Terra-média. Frodo foi enviado ou permitido seguir para o Mar para curar-se – se isso pudesse ser feito, antes que morresse. Ele finalmente “partiu”: nenhum mortal pôde, ou pode, agüentar para sempre na terra, ou em seu Tempo. Assim ele foi tanto para um purgatório e para uma recompensa, por algum tempo: um período de reflexão e paz e ganho de uma compreensão mais verdadeira de sua posição em pequenez e em grandeza, desfrutando ainda o seu Tempo entre as belezas naturais da “Arda Imaculada”, a Terra não violada pelo mal.

http://www.valinor.com.br/52/
 
Como o Meneldur disse, pelo menos desde Dol Guldur ele já tinha uma forma física. Agora, a qual cena você se refere? A única que me lembro é de Aragorn no Abismo de Helm através do Palantiri, confrontando Sauron. É essa? Se sim: está o mesmo no livro, ele se revelando a Sauron a fim de perturbá-lo e tentar amedrontá-lo. Gollum diz sobre Sauron que "ele só tem 4 dedos em uma das mãos", aludindo ao fato de que Isildur cortou o dedo dele fora para arrancar o Anel Governante. Mas neste caso, no meu ver, não é um relato 100% seguro, pois ele expressa a visão de Gollum, não uma afirmação do próprio Tolkien. O que é certo é que Sauron em pessoa interrogou e torturou Gollum, mas talvez ele tivesse todos os dedos e Gollum pensou ter visto algo baseado nas histórias sobre a Grande Guerra. Mas já me desviei do que eu queria falar: Sauron tinha uma forma física e um combate homem-a-homem com ele seria possível, se ele tivesse aparecido às portas de Mordor, por exemplo.

[]'s!

Foi em Helms? Pensava que Aragorn tinha se revelado a Sauron no acampamento em Dimholt :think: Faz tanto tempo que li a trilogia que esqueci.

Agora não temos certeza de Sauron tomou sua forma física em Dol Guldur ou se ele "reencarnou" em outro lugar e depois foi para a fortaleza em guldur.
 
Foi em Helms? Pensava que Aragorn tinha se revelado a Sauron no acampamento em Dimholt :think: Faz tanto tempo que li a trilogia que esqueci.

Agora não temos certeza de Sauron tomou sua forma física em Dol Guldur ou se ele "reencarnou" em outro lugar e depois foi para a fortaleza em guldur.


Puxa, agora você me pegou. Eu juraria que tinha sido no Abismo de Helm, mas agora não sei mais ao certo. Se ninguém aqui lembrar e postar, amanhã eu procuro no SdA e posto.

Quando a Sauron: creio que se resume a seguinte questão: após a queda dele no final da 2ª Era ele fugiu diretamente pra Floresta das Trevas ou esteve escondido em outros lugares? Se sim então foi lá que ele tomou a forma física novamente. Se não pode tanto ter sido lá quanto em qualquer lugar que ele esteve antes disso.

[]'s!
 
Puxa, agora você me pegou. Eu juraria que tinha sido no Abismo de Helm, mas agora não sei mais ao certo. Se ninguém aqui lembrar e postar, amanhã eu procuro no SdA e posto.

Quando a Sauron: creio que se resume a seguinte questão: após a queda dele no final da 2ª Era ele fugiu diretamente pra Floresta das Trevas ou esteve escondido em outros lugares? Se sim então foi lá que ele tomou a forma física novamente. Se não pode tanto ter sido lá quanto em qualquer lugar que ele esteve antes disso.

[]'s!

Posso estar completamente equivocado, mas uma vez eu tinha entendido que Sauron ressurgiu em outra região da Terra media e depois ele chegou a Dol Guldur e lá começou a ser reorganizar novamente e então, um novo e grande mal apareceu novamente na Floresta das Trevas.

Acho que tem um trecho nos Contos Inacabado que fala sobre o povo de Thranduil que muito tempo atrás nas imediações da colina de Guldur habitava aquela região e que depois começaram a perceber que algum mal se aproximava da região sul da Grande Floresta Verde, criaturas estranhas estavam invadindo as bordas meridionais. Depois disso Thranduil e seu povo começaram uma nova migração rumo ao norte onde se estabeleceram na região descrita no Hobbit e no SDA perto de Esgaroth. Mas como disse faz muito tempo que li as obras de Tolkien que posso estar fazendo confusão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo