• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

frodo falhou em sua missão? (spoiler)

Ither

Usuário
acabei de reler o livro mais uma vez (já perdi a conta de quantas foram), e dessa vez vi um aspecto da história que antes tinha me escapado...

sim, eu sei, o anel foi destruído e tudo mais, mas muito mais por acaso (ou "providência divina", um termo que me parece mais apropriado pra tolkien) do que pela força de frodo.

no momento mais importante - no clímax da história, frodo falhou, e se não fosse por gollum (é essa ironia umas das coisas que mais gosto no livro), sauron teria vencido...

a "amargura" de frodo antes era, pra mim, fruto do contato dele com o anel, mas agora acho que vai além disso - ele sabe que falhou, e que se as coisas realmente tivessem dependido dele, ninguém teria sido salvo. a culpa não foi toda dele, claro, o anel estava trabalhando cada vez mais na medida que se aproximavam de mordor, mas ainda assim, ele poderia ter resistido naquele último momento e atirado o anel. sam, na minha opinião, no lugar dele teria destruído o um sem pensar 2 vezes...

eu pelo menos deixei de ver frodo como um herói, e (talvez seja culpa do filme) agora enxergo sam sim, como o verdadeiro herói da dupla. se não fosse por ele frodo sequer teria chegado à motanha da perdição.

o expurgo do condado acho que de certa forma mostra, numa interpretação mais aberta, a falha de frodo (é talvez o meu trecho preferido do livro, por ter tantos significados - a queda de saruman, o amadurecimento dos hobbits, industrialização, e porque não, sinal de que frodo não foi completamente bem-sucedido?)

e então, que acham? frodo realmente cumpriu sua missão?



"nachts fand ich mich auf einer heide,
starrend von unrat und staub der sterne.
im haselgebüsch
klangen wieder kristallne engel."
 
como vc pode ter tanta certeza que sam teria jogado o anel??? o anel influenciou MUITO frodo. só ter chegado na montanha, com ajuda ou não, já é uma vitória que, com certeza, muitos homens, ou até elfos, não conseguiriam. passar dias sem comer, ser ferido com uma faca de morgul, envenenado por laracna é MUITO difícil. acontece que a vitória de frodo foi uma vitória diferente da de, por exemplo, aragorn, que lutou e venceu uma guerra. a vitória de frodo naum poderia ser conseguida através de armas e sim de uma resistencia e força de vontade MUITO grandes.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Que Frodo falhou não resta nenhuma dúvida. Tolkien mesmo gasta algumas cartas falando sobre a falha de Frodo e seu significado para o todo da história.

Quanto a Sam, bem, eu não sou tão seguro assim dele. Ele não passou de verdade pela provação do Anel
 
Eu acho que poucas criaturas teriam a força de vontade para contrariar o anel num lugar de tanto poder para ele.
 
Afff...La vou eu de novo...
Nao. Na minha opiniao Frodo naum falhou! Foi tudo muito de repente e como o Gollum tentou pegar o Anel, Frodo se viu num desejo deseperado de proteger o Um...Acho msm q Frodo naum guardaria o Anel para si, ele logo iria recuperar a consciencia como Bilbo, Boromir, Sam...
Poxa, o mininu tava carregando o destino da TM inteira no seu pescoco, quem aqui aguentaria por mais de um dia uma pressao dessas? Ninguem! Ele, pra mim foi o maior heroi da obra inteira, pq sua forca naum era a forca fisica, ele naum gostava de violencia nem matanca, mas sim a forca no coracao!
Pq 6 num dao um desconto, hein?
Ah! Frodo tinha mais amor q qq um, pois foi ele quem perdoou TODOS os seus inimigos, enquanto todo mundo tava querendo mata-los...
Num adianta! Ele eh o melhor!!!

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

[ Clube da Insonia ]
 
Ora bela Senhora dos Anéis. Vc esta equivocada, pois Frodo não tentou proteger o anel de Gollum, e sim o reivindicou como SEU e se negou a destrui-lo, ele não teria tempo para recobrar a consciencia por dois motivos; Primeiro: ele já tinha se apegado ao anel, assim como Gollum e Bilbo.
Segundo: Os nazgûls ja estavam em seu encalço pois quando ele colocou o um em Orodruin Sauron o descobriu e os mandou atraz dele, Sauron estaria em posse do Um antes de o Frodo chegar aos palacios de Mandos.
 
quote:
Ora bela Senhora dos Anéis. Vc esta equivocada, pois Frodo não tentou proteger o anel de Gollum, e sim o reivindicou como SEU e se negou a destrui-lo, ele não teria tempo para recobrar a consciencia por dois motivos; Primeiro: ele já tinha se apegado ao anel, assim como Gollum e Bilbo.
Segundo: Os nazgûls ja estavam em seu encalço pois quando ele colocou o um em Orodruin Sauron o descobriu e os mandou atraz dele, Sauron estaria em posse do Um antes de o Frodo chegar aos palacios de Mandos.


AHHH!!! Sei lá!!! Minha cabeca já tá dando nó de tanto pensar nisso!!!
Cada um acha uma coisa! Eh muito pessoal pra ser discutido, varia de pessoa pra pessoa!!!
Mas, so pra esclarecer eu sei q Frodo reivindicou o Anel, mas, ue, foi apenas um momento de confusao, era IMPOSSIVEL ele naum ser iludido pelo Anel em plena Montanha!!! Nem msm Gandalf resistiria... Eu nem fiquei muito surpresa qdo vi q Frodo o reivindicou...Era INEVITAVEL!!!
E qto a questao do tempo, oras sempre existe um tempinho pra jogar um anel maligno num vulcao !!! Acho q Frodo voltaria a si a uma palavra de Sam ou msm qdo visse q estava sendo enganado, ele era sabio, ia sim voltar a si...

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

[ Clube da Insonia ]
 
quote:
mas sam tinha uma coisa que frodo não tinha (ou tinha muito pouco). amor, pelo seu mestre e pelo condado (isso soa meio piegas, é verdade...)

acho essa a grande diferença entre os 2, e acho que no "teste final", seria o determinante...

mas aí já estamos no campo da especulação pura...



"nachts fand ich mich auf einer heide,
starrend von unrat und staub der sterne.
im haselgebüsch
klangen wieder kristallne engel."

Ither, Frodo era APAIXONADO pelo Condado mais do q qq pessoa!!! Foi por isso q ele sofreu tanto no final, pois foi obrigado a deixar o Condado para sempre, o lugar q ele mais amava!!! Ele se sacrificou totalmente pra salvar o trazeiro de todo mundo e nao pensou em si nem uma vez se quer...
Ah! Nem rola ficar comparando Sam com Frodo!!! Os dois eram como irmaos e tinham obrigacoes diferentes, a do Sam era a de proteger e ser fiel ao Frodo e do Frodo era de levar o Anel a Montanha! Os dois fizeram seus papeis! Credu gente! Para com essa noia de querer ficar comparando quem foi o mais importante Sam ou Frodo...Com todo o respeito do mundo eu acho isso ridiculo.

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

[ Clube da Insonia ]

Edited by - Senhora dos Aneis on 22 February 2002 21:55:41
 
Frodo falhou sim em sua missao...Se não fosse o Sam, o Frodo não iria chegar nem na metade do Anduin...O Sam é injustiçado, pois no final qm leva toda glória é o Frodo...E Ele não fez nada...
 
Agora, deixa eu fazer uma pergunta :

Se o Gollum não aparecece, teria o Sam feito alguma coisa para jogar o anel no fogo ?
 
quote:
Agora, deixa eu fazer uma pergunta :

Se o Gollum não aparecece, teria o Sam feito alguma coisa para jogar o anel no fogo ?


Já existe um tópico tratando disso.
 
O Frodo não falhou. Como disse o Gandalf, Gollum tinha algo importante ainda pra fazer pelo anel. Já era destino do Gollum cair nas Fendas da Perdiçao junto com ele. O que o Frodo tinha de fazer era dar um jeito de destruir o anel, e ele assim o fez.

-------------------------

"Use um labrador para arar, uma lontra para nadar, mas para correr leve, sobre grama capim ou neve, um elfo."

[Clube da Insônia]
 
quote:
O Frodo não falhou. Como disse o Gandalf, Gollum tinha algo importante ainda pra fazer pelo anel. Já era destino do Gollum cair nas Fendas da Perdiçao junto com ele. O que o Frodo tinha de fazer era dar um jeito de destruir o anel, e ele assim o fez.

-------------------------

"Use um labrador para arar, uma lontra para nadar, mas para correr leve, sobre grama capim ou neve, um elfo."

[Clube da Insônia]


Legolas, vc disse tudo que eu queria dizer, mas tava nervosa demais pra pensar...
Frodo cumpriu com seu destino e sua missao, assim como Gollum!!!

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

[ Clube da Insonia ]
 
quote:
Frodo falhou sim em sua missao...Se não fosse o Sam, o Frodo não iria chegar nem na metade do Anduin...O Sam é injustiçado, pois no final qm leva toda glória é o Frodo...E Ele não fez nada...



ARRRGHH!!!! O Sam nao levou gloria? Ele foi prestigiado e foi prefeito no Condado 7 vezes!!!! Se tem alguem na historia que foi injusticado foi o Gollum e o Frodo...
O Gollum pq em toda a sua vida sempre foi rejeitado e odiado, e bem qdo aparece o Frodo pra lhe oferecer amizade e carinho, a indiferenca do Sam naum deixa!
O Frodo sacrificou TUDO que ele mais amava pra salvar todo mundo e ele salvou...Mas, nao para ele mesmo e sim para todos que ele amava tanto!! Ele num pensava em sua felicidade e sim na dos outros...
No final ele nem pode desfrutar de tudo aquilo que salvou e estava tao ferido espiritualmente que num era nem metade do que foi antes...
Ele num fez nada? Acho que ele fez TUDO!!!

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."

[ Clube da Insonia ]
 
O Frodo não recebeu mta atençao no Condado, porque as pessoas de lá nao devem nem ter entendido o que aconteceu. Ainda por cima, o Frodo se tornou muito fechado depois que o Anel foi destruido. Mesmo que ele tivesse prestígio, acho que não ligaria pra isso. Se bem que o aniversário dele se tornou feriado.

[Clube da Insônia]
[Clube da amizade]
 
Meu, o próprio Tolkien disse em uma das Letters o que aconteceria se Frodo não destruisse o UM, os nazgûls chegariam e o tomariam dele, ele não recobraria a conciencia, pois ele carregou o fardo por tempo de mais, Sam não poderia fazer nada, como realmente não fez, e se fizesse morreria na certa na tentativa, pois Frodo não era mais ele. Sauron, a cima de tudo e excepicionalmente dessa vez usava seu pensamento em cima do anel, e o anel por sua vez corrompia o coração de Frodo mais do que nunca, antes mesmo deles chegarem a montanha Frodo mostra isso...em Cirith Ungol, quando ele vê Sam com o anel ele fica furioso, mas depois recobra a conciencia, porem em Orodruin a situação era outra...ele estava de frente ao lugar onde o Um foi forjado, era inevitavel que se ele colocasse o anel não conseguisse tirar mais.
De uma vez por todas FRODO FALHOU e não haveria ninguem que não falhasse, e Gandalf sabia disso, porem sabia tambem que esse era o destino de Gollum, naum digo que ele sabia claramente, mas tinha uma forte intuição disso, por isso confiou o fardo a Frodo.
 
Sim, o Gandalf sabia que esse era o destino de Gollum. Portanto, desde o começo a missão foi apenas levar o anel até lá, e deixar o Gollum cuidar do resto. E foi isso que aconteceu.

[Clube da Insônia]
[Clube da amizade]
 
Caramba, assim é muita vidência de Gandalf. ele suspeitava q Gollum ainda ia desempenhar algum papel, mas não sabia como a historia ia acabar.
 
pô...claro que frodo falhou...foi igual o Ronaldinho na copa 98...na hora do vamo ver, amarelou!!! :-)

O problema é que o gollum do Brasil na ocasião foi o edmundo que não é essas coisas...


-> Este é o Avatar que eu quero!!!
[Clube da Insônia]
OPS..PEIDARAM NO FÓRUM!!O CULPADO TÁ ABAIXO!!!
 
como vcs podem dizer que o froso falhou????

quem aqui no forum pode dizem, com convicção que conseguiria fazer metade do que ele fez??? o anel era um fardo pessadíssimo e tolkien bate muito nessa tecla. sam estava mais inteiro no final só pq naum teve que carregar o anel. no final frodo naum podia nem mais andar direito, estava morto de fome e de sede, ferido e ainda assim conseguiu subir até a montanha da perdição. ninguém seria capaz de jogar o anel no fogo e pouquíssimos naum desistiriam antes do final da viagem. sam foi como uma muleta para frodo: sem ele frodo naum consiguiria mas é muita pretenção falar que ele é o verdadeiro herói.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo