• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo falhou como herói??

"Eu não penso que o de Frodo foi um fracasso moral. Na última hora a pressão do Anel alcançou seu máximo - impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, especialmente depois de tão longa possessão, meses de crescente tormento, e já faminto e exausto. Frodo tinha feito o que ele pôde e se esgotou completamente (como um instrumento da Providência) e tinha criado uma situação na qual o objetivo de sua missão poderia ser alcançado. Sua humildade (com a qual ele começou) e seus sofrimentos foram recompensados justamente pelo honra mais alta; e o seu exercício de paciência e piedade para com Gollum ganhou sua Misericórdia: seu fracasso foi reparado."

"Fonte: www.valinor.com.br - trecho da tradução da carta 246."


Em muitas estórias e histórias sempre esperamos que o herói vença, conquiste e nos mostre tudo o que um herói é capaz de fazer! Na obra de Tolkien fica claro não existir esse herói, pois todos o são de uma certa forma! Mas não podemos negar que a figura central é e sempre será Frodo, mas ele falhou como herói... e aí?? O que acham que a obra do mestre quis mostrar com isso, ou vocês acham que Frodo não falhou, como está escrito na frase acima?? De uma certa forma isso causou alguma frustação nos leitores??

Eu abri o tópico com esse texto e acho que estamos discutindo justamente isso esse tempo todo!! :? :roll:
 
Não estamos não. Em nenhum post deste tópico foi discutido esse trecho que eu postei da carta 246. E ele é relevante aqui. Os meus últimos posts aqui neste tópico têm por base esse texto, e surpreendentemente há alguma discordância no tópico com relação ao que é dito nele. Por isso eu resolvi postá-lo.
 
Agradeço por terem refocalizado o tópico nesse texto, de qualquer forma. Para falar honestamente, eu nem tinha visto os primeiros tópicos (preguiça...).

Em termos gerais, eu venho concordando com as idéias da Swanhild neste tópico. Aliás, meu primeiro post aqui foi justamente para colocar-me ao lado dela. Mas eu nem estava pensando nesse texto. Nem lembrei dele.

Essa visão de Frodo como que deformado pelo anel é muito interessante. Chega a pender para aquele lado que a Lórien destacou quando disse algo como "ele ficou com sede de poder?" e certamente desmente uma impressão com que eu tinha ficado de que ao ser destruído o anel, Frodo (e todos os outros) teriam ficado livres da tentação que ele provocava.

Pensando bem, isso é bastante realista, não é? Não é só "mágica". O Anel era poder, e poder de fato, não só um ícone.

Mas o que me intriga é que se Frodo era assim, como se explica que só tenha cedido à tentação de deixar-se dominar pelo anel por pouquinho? Não faz muito sentido... Se ele era assim, não entendo como conseguiu portar o anel por tanto tempo, sem virar um outro gollum.

Talvez aqui a explicação de fato esteja na persistência e virtude de outro hobbit: Sam.

Às vezes eu fico pensando se Frodo tinha toda essa profundidade psicológica como personagem na cabeça de Tolkien enquanto ele escrevia o livro. Não sei não... Talvez só tenha alcançado essa densidade algum tempo depois, quando Tolkien refletiu sobre a própria obra, depois que ela já tinha sido "sugada" da sua cabeça e publicada.
 
Olwë, eu acho que o Frodo tinha de fato essa profundidade toda. O Tolkien fundamenta toda a discussão, nesse trecho da carta, em frases do próprio livro.

E sobre o porquê do Frodo ter persistido, apesar dessa sede de poder: ele era um sujeito decente. Ele tinha assumido o compromisso de levar o Anel para ser atirado nas Fendas, custasse o que custasse, e tinha toda a intenção de cumprir esse compromisso. Acho que além do exemplo do Sam, havia isso também.
 
Swanhild disse:
Acho que o Frodo é um bom sujeito, acima da média, mas ele não é mais do que humano. O texto diz bem isso, não é?
Sim, ele é muito humano, na concepçao mais bonita e ampla da palavra.
Mas vc não acha q ele tinha carctetísticas élficas?
 
Sim, ele é muito humano, na concepçao mais bonita e ampla da palavra.
Mas vc não acha q ele tinha carctetísticas élficas?

Eu acho que não, e talvez tenha sido essa uma das coisas que possibilitaram a ele e aos demais hobbits escaparem diversas vezes de um inimigo que não estava preparado contra eles. Smaug, que não identificava o que era Bilbo pelo cheiro, Sauron e os nazgul, que não esperavam encontrar nos hobbits a ameaça que de fato eram, e por aí vai.

A única coisa de élfico em Frodo era o conhecimento que tinha sobre a cultura élfica adquirido na convivência com Bilbo.
 
Bem, peimeiramente devo confessar que gostei muito quando Lórien*bsb citou São Fransisco, emocionou-me de uma forma profunda..., Swanhild como sempre adaptando bem suas belas ideologias...

Bem esse lado elfico talvez esteja mais no lado emocional (até concordo de leve), Frodo era um bom homem (50 anos de idade refletem sabedoria)mesmo para um hobbit) -sem contar que os elfos de Valfenda e Lorien passaram de certa forma a tipo orar (cantar) para um eventual fortalecimento no espirito de Frodo, acreditando suas próprias forças neste- mas tambem ele realmente se mostrava diferente dos outros hobbits por sua cultura, ele conhecia histórias contadas e escritas por Bilbo e ainda conversava com Gandalf para saber mais, de fato assim ele tinha um lado élfico por assim dizer...

Olwë concordo com o que disse...
Frodo era acima de tudo obediente Gandalf sempre falava "não ouse usa-lo." e de fato Frodo obedecia mesmo que tenha usado ele não o fez pq quis pois Gandalf falou "o anel tem vontade própria" e com a força dos Nazgul que estão meio lá meio cá por assim dizer Frodo cedia pois ficava o anel querendo ir para seu dedo e os Nazgul desejando fluentemente isso, que fosse-lhes revelado....
(bem sinceramente não me lembro bem todas as vezes que Frodo usa o anel e me ajudem a formular essa ideia se possivel)
 
FRODO não falhou como heroi, o ANEL domina a mente de qualquer ser, mesmo sendo alguem de BOLSÂO, a misão de destruir foi encarregada para ele porque sabia-se que ele era o unico ser capasde destruir o ANEL sem ser rapidamento possuido pelo seu poder. portanto frodo é o verdadeiro heroi da história de O SENHOR DOS ANÉIS.
 
Essa história de os elfos "orarem" pelo Frodo eu não lembro.

E eu acho que o Frodo era um sujeito e tanto, apesar de tudo o que o tio Tolkien diz dele naquela carta. De élfico ele tinha o gosto por conhecer as tradições de Arda e o interesse e a preocupação com o mundo além do Condado. Essas eram coisas que lembravam bastante os Noldor.
 
Swanhild disse:
Essa história de os elfos "orarem" pelo Frodo eu não lembro.

E eu acho que o Frodo era um sujeito e tanto, apesar de tudo o que o tio Tolkien diz dele naquela carta. De élfico ele tinha o gosto por conhecer as tradições de Arda e o interesse e a preocupação com o mundo além do Condado. Essas eram coisas que lembravam bastante os Noldor.

Mais do que isso, lembravam bastante Bilbo. :mrgreen:
 
Essa história de os elfos "orarem" pelo Frodo eu não lembro.
não esta escrito em lugar nenhum, não achara em qualquer outra parte algo relacionado mas acho que o canto dos elfos são como preces (não que seja de igreja, apesar do mestre ser catolico e ter cantado as musicas da igreja a vida toda)..... Galadriel e Elrond sabiam que Frodo iria para Mordor, provavelmente os elfos que residem com estes tambem, então "talvez" tenham criado canções para ajudar Frodo e os outros, assim como cantaram para gandalf quando este caiu, assim como cantam por Elendil.... frisavam o pensamento para o bem, para que tudo se resolvesse, para que as coisas que desejassem o bem o possuissem, para o bem sempre...
Da mesma forma acho q Sauron cantava por seu anel, frisando seu pensamento no anel. :lily:


"...o Anel simbolicamente representa a 'maquina' (tipo revolução industrial)."
até Tolkien falecer a inglaterra tem sua economia 90% voltada para industrias e fabricas, a agricultura uns 3% ... não quero dizer que a historia se passa nessa época mas no que o anel supostamente iria "influenciar" (se é que entendem)...
os povos agricultores da inglaterra (hobbits) passaram a ter de submeter as maquinarias nessa rovolução
vou olhar minhas anotações pra ver aonde peguei essa frase em aspas tirando os parenteses que foi eu quem pois

o que implica é que o anel não é tão pequeno, mas representa uma enorme essencia.
Frodo carregava isso nas costas...
 
Perái gente, o que estamos discutindo é o caráter de Frodo, é isso?? Fiquei meio perdido!!

Isso foi de fato uma tentação vinda do Escuro, uma última centelha de orgulho: desejar ter retornado como um “herói”, não contente em ser um mero instrumento do bem. E estava mesclada à outra tentação, mais negra e ainda (de certo modo) mais merecida, porém que pode ser explicada: ele não tinha de fato jogado fora o Anel por um ato voluntário: ele foi tentado a lamentar sua destruição, e ainda desejá-lo. “Foi-se para sempre, e agora tudo está escuro e vazio”, ele disse quando despertou do mal em 1420."

Esse trecho da carta é estranho, nunca percebi isso em Frodo... "ter desejado retornar como herói"... se alguém percebeu isso nas atitudes de Frodo foi algo bem subliminar... nem nos momentos de mais tentação do Escuro eu me lembro de algo... acho que me marcaria a leitura!! "Ele foi tentado a lamentar sua destruição" Perái... o mestre está dizendo sobre aqueles momentos finais?? Pô... está mais que provado o poder do anel e ninguém conseguiria resistir naqueles minutos finais...!! Mas uma coisa realmente me intriga...Pq ele não ficou contente com o final da jornada e o desfecho dela, sendo que por várias vezes ele imaginou não conseguir?? Não se percebe alegria em Frodo!!
 
Não se percebe alegria em Frodo!!
Realmente, não se percebe....

Mas acho que é pelo fator guerra, talvez ele não tenha ficado feliz em ter perdido o anel, assim como Bilbo não ficou muito quando o deixou. Isso o deixou mal pesou em seu coração o fato de ter visto tanta coisa, ter sofrido tanta e ainda voltar para casa e ver que até mesmo onde ele passou a vida toda havia mudado muito (ele nem imaginava isso) então veio o lamento como sentimento primordial..... fatores intrigantes para o pequeno hobbit aguentar....

afinal quem volta da guerra não é o mesmo de antes, os valores adiquiridos na vida inteira mudam em dias....
não me lembro se ele ainda teve que aturar a Lobélia....
 
Claro q não se percebe alegria gente! Nós estamos dando voltas aqui! :roll:
Os ferimentos que não cicatrizam sempre o fazendo lembrar de tudo q passou, a vergonha por não ter jogado o anel nas fendas, eo Volteryus agora tocou num ponto crucial, ninguém volta o mesmo depois de uma jornada daquela,ou da guerra, lembrem q muitos dizem q Tolkien se baseou muito na questão da guerra q ele participou, companheirismo entre os combatentes, os horrores por que passarame viram.
 
Ae, acho que vocês devem considerar o seguinte: Tolkien é o autor e claro que ele manja pacas naquilo que ele criou. Porém, apartir do momento que ele criou os personagens, eles ganham vida própria, e nem tudo que o autor dizer sobre eles é verdade inquestionável. Acho que isso é importante para analizar personagens, principalmente o Frodo.
 
De certo modo ele falhou, mas ele é pra mim um herói simplesmente pelo fato de ele ter chegado onde chegou, afinal ninguém, nem heróis são perfeitos...e Tolkien de certo modo mostra isso, além do mais tanto no Hobbit como em SdA os "heróis" principais são pessoas comuns com um poder em mãos maior do que eles podem ou mesmo outras pessoas podem aguentar, são pessoas pacatas e simples, mas mesmo assim aguentaram muito mais do que outras pessoas "melhores" aguentariam...
 
Sim, é lindu! :grinlove:
Ow, eu li a página anterior e penso: QUE DROGA, EU NÃO ESTAVA LÁ PRA COMENTAR!!!
Agora se eu for dar quote em tdo que acei legal vai ficar enorme...

Podem tentar encontrar diversos rótulos para Frodo, porém nenhum deles vão conseguir mostrar o que realmente ele se tornou!!
Concordo! :D Mas...bem, nem mesmo 41 poesias bem grandes e falando só dele o definiriam? :mrgreen:

A Lórien disse, tá falado. Frodo num falhou e pronto, ué!^^

Eu tbm o acho bastante élfico!^^ :mrgreen:

E eu tbm num tenhu mta alegria...u.u

Eu acho que eu me identifico mto com o Frodo! :grinlove:

Vá, chega de Frodo!

Mas que o Frodo é o melhor persona, ah isso é...

E tão bom, humano, gentil...O CARA IDEAL PRA MIM! :grinlove:

VÁ, AGORA CHEGA!!!!!!!

Bem olhem meu banner...e minha ass...

E vão no "Ode a Frodo", no CdE!^^ 41 poesias só pro hobbit mais adorável de toda Arda!
 
Saranel disse:
Sim, é lindu! :grinlove:
Ow, eu li a página anterior e penso: QUE DROGA, EU NÃO ESTAVA LÁ PRA COMENTAR!!!
Agora se eu for dar quote em tdo que acei legal vai ficar enorme...

Podem tentar encontrar diversos rótulos para Frodo, porém nenhum deles vão conseguir mostrar o que realmente ele se tornou!!
Concordo! :D Mas...bem, nem mesmo 41 poesias bem grandes e falando só dele o definiriam? :mrgreen:

A Lórien disse, tá falado. Frodo num falhou e pronto, ué!^^

Eu tbm o acho bastante élfico!^^ :mrgreen:

E eu tbm num tenhu mta alegria...u.u

Eu acho que eu me identifico mto com o Frodo! :grinlove:

Vá, chega de Frodo!

Mas que o Frodo é o melhor persona, ah isso é...

E tão bom, humano, gentil...O CARA IDEAL PRA MIM! :grinlove:

VÁ, AGORA CHEGA!!!!!!!

Bem olhem meu banner...e minha ass...

E vão no "Ode a Frodo", no CdE!^^ 41 poesias só pro hobbit mais adorável de toda Arda!

Hahahaha.... Você não viu o que eu, o Ringil e o Elrond fizemos no tópico O controle sobre o um anel. Vou dar uma lida nas poesias... ah, sim, me autoriza no icq... faz tempo...

O texto é bem interessante... Ele falhou, como qualquer um falharia... a diferença é que ele fez a situação pra que o objetivo fosse cumprido... mesmo por acidente, a piedade dele se mostrou a coisa mais importante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo