• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo falhou como herói??

A questão do Gil-Galad talvez fique melhor nos filmes mesmo, mas aqui, dá para discutir isso com relação aos livros. No caso dessa passagem, bem, eu gosto de surpresas num livro, e a maneira como o Anel foi destruído foi uma das mais agradáveis. Não fiquei nem um pouco decepcionada. Seria talvez mais... normal, esperado, se Frodo tivesse simplesmente jogado o Anel lá.
 
TelconTar : pAssOLaRgO escreveu:
"como heroi ele falhou, porem como hobbit ele conseguiu realizar sua missão..."


Ah... quer dizer que como Hobbit ele eh um sucesso?hhaha
Achei que pastasse ter uma barriguinha, fumar cachimbo e ter o pé peludo pra ter sucesso como hobbit... mas vejo que me enganei....
Bom, como pessoa normal, ou melhor hobbit, ele conseguiu feitos muito alem de sua capacidade. Mas se levarmos em conta q um heroi deveria ser aquele q destroi o mal e talz, entaum esse heroi eh o Gollum; o kra escondeu o anel debaixo duma montanha por seculos e depois ainda ajuda os kras a chegar ateh orodruim e no final inesperado "se sacrifica"( :lol: ) pra destruir o anel.... esse eh o heroi do SdA :mrgreen: :lol:
 
TelconTar : pAssOLaRgO disse:
Bom, como pessoa normal, ou melhor hobbit, ele conseguiu feitos muito alem de sua capacidade. Mas se levarmos em conta q um heroi deveria ser aquele q destroi o mal e talz, entaum esse heroi eh o Gollum; o kra escondeu o anel debaixo duma montanha por seculos e depois ainda ajuda os kras a chegar ateh orodruim e no final inesperado "se sacrifica"( ) pra destruir o anel.... esse eh o heroi do SdA
Gollum fez isso movido pela cobiça, so pelo desejo de ficar perto do anel... :twisted:
Mas Frodo cumpriu a missao movido por um ideal de bem. Isso faz a diferença entre eles. :obiggraz:
 
É claro q ele ñ falhou,ele foi até o fim só foi dominado pelo anel no último momento,após aguentar todo o sofrimento,todo o peso do anel,coisa q outros ñ conseguiriam,com certeza foi um grande herói.
 
o q eu quis dizer foi q qdo dizemos a palavra heroi, geralmente vem a mente um superman, ou batman ou qualquer outro desses enlatados americanos; esse kras são perfeitos e sempre dão conta do recado, mas as pessoas normais naum são assim, elas erram, ou seja Frodo como heroi (estereotipo) falhou, porem como pessoa(hobbit) ele foi muito alem do esperado, cumpriu sua missão, e teve sim ajuda do gollum, voluntariamente ou não... :wink:
 
O objetivo de Frodo era destruir o Anel... O objetivo foi alcançado, não da forma que ele esperava que fosse, mas sua missaõ foi concluída, independente dos acontecimentos, então acho que ele não falhou... Conseguiu eralizar sua missão, por tanto não deixou de sair como héroi...
 
Os hobbits, por sua historia do passado, não tinhão muito conhecimento de grande poder. :twisted:
Eram tidos como lendas em alguns lugares da TM. :lily:
E a cada aproximação de seres maiores, fugiam. 8O
Gandalf, Aragorn, Elrond, nem um quis tocá-lo. :roll:
Mesmo Saruman, sem fazé-lo, traiu a sua própria causa. :x

Frodo e Sam. Vejam suas vidas! :mrgreen:

Cresceram em um lugar praticamente escondido, tinham notícias de fora apenas por intermédio de Gandalf. :obiggraz:

Seres comuns, que apenas viviam sem se preocupar com guerras ou grandes desejos. :mrgreen:

Bilbo também era assim, até conhecer riqueza e achar O UM. :twisted:

A simplicidade, digamos assim, levou Frodo até onde foi possível. :disgusti:

Gollum e Bilbo ficaram anos em poder dele, "escondidos", por serem seres que nunca tinham "provado" tal poder. :x
Mas na nessecidade de destruição do Um, Frodo pode ter visto tudo que estava se passsando e o que já havia acontecido em motivo do Anel, e fez de vontade própria o que Gandalf, com aquele olhar sabia que apenas ele podería tentar fazer.

Esse é nosso herói principal, pois toda comitiva teve seu momento de bravura. :mrgreen: :obiggraz: :wink:
 
Eu acho que o fato de Frodo não ter terminado sua missão incomodou muita gente!! Não a mim, mas muito daqueles que adoram estórinhas tipo "A História Sem Fim" onde um tal de Atreiu que nunca foi nada na vida foi o herói até o final nessa estória!! E outras surgiram...., sempre com esse clichê, ou seja, um garoto por volta dos seus 10/12 anos entra para um mundo de fantasia e sofre igual a um cachorro-sem-dono mas no final enfrenta o vilão, vence, e depois volta pra casa como se nada estivesse acontecido!! Dá pra citar várias, todas influenciadas pela obra de Tolkien, mas todas tentando arrumar o final para não acontecer o mesmo que aconteceu com Frodo!!

A verdade é a seguinte: Essa obra talvez fique imortalizada por justamente chegar tão perto da realidade, e, ao invés de nos levar por alguns minutos a um mundo de fantasia, faz justamente o contrário, passamos a incorporar a fantasia dentro de nós! Nós consumimos toda a Terra-média trecho por trecho da jornada, fala por fala de cada um, porque poderia ser um de nós e como reagiríamos naquelas horas! P
Procuramos coerencia, simplicidade e principalmente humanidade nessa obra..., e encontramos!! Frodo não falhou... ele só foi tão humano quanto cada um de nós...., só que nobre, forte e de caráter!!

Frodo é perfeito como herói, o herói que posso me espelhar todos os dias, pois eu sei que a tarefa de viver é difícil, mas pretendo suportar até o final, pois quem sabe assim quando chegar a hora e eu fraquejar, eu tenha aquela ajuda inesperada?? fruto de um ato de nobreza e sinceridade de minha vida??
 
Gil Galad, acho que não é apenas uma questão de incomodar... e sim uma questão de sentido. O anel tinha o poder de atrair, então como alguém iria facilmente abrir mão dele num vulcão? É claro que só depois de ler é que entendemos que Frodo jamais iria cumprir a missão, mas não podia ser diferente. O mesmo deve acontecer no filme. Acho que quem acompanhar a trilogia toda (e lembrar!) vai entender isso. :D

Mas uma coisa... não há como comparar a História Sem Fim com o Sda, muito menos Frodo com Atreiu... :obiggraz:
 
Mas uma coisa... não há como comparar a História Sem Fim com o Sda, muito menos Frodo com Atreiu

Vixe...que é isso!!?? Eu nem penso em fazer essa comparação!! Eu só citei estórinhas baseadas onde o garoto frágil vence no final. Uma alusão ao contrário do que acontece com Frodo, acho que sim, que Frodo não ser o herói como muitos queriam incomodou muita gente e muitos filmes foram feitos baseados nisso, só que nos finais o herói sempre vence encontrando forças sabe Deus de onde!! Portanto o final original de SDA em RdR incomodará pessoas que estão acostumadas com isso, muitos pensam que Frodo está fraquinho, frágil, mas que no final uma força vinda das entranhas do hobbit o fará enfrentar tudo e todos e vencer o poder do anel, onde muitos sucumbiram!! Estou falando do filme, mas o mesmo aconteceu com muita gente que se dispôs a ler a trilogia! Alguém teve coragem de dizer que ficou decepcionado?? Não!! Com certeza as pessoas que ficaram não estão por aqui, e não participam de fóruns que tratam da obra do mestre, pois não quiseram, não conseguiram ou nem tentaram entender a mensagem de Tolkien e consequentemente isso não passou a fazer parte da sua vida, ao contrário do que aconteceu comigo e muita gente!!!!
 
É verdade, SdA não é como muitas histórias de aventura ou certos mangás japoneses (adoro mangá, mas tem uns que são ridículos) onde o principal sempre arranja um jeito de tirar uma força do dedão do pé que possibilita derrotar o vilão.
 
Gil Galad, acho que não é apenas uma questão de incomodar... e sim uma questão de sentido. O anel tinha o poder de atrair, então como alguém iria facilmente abrir mão dele num vulcão? É claro que só depois de ler é que entendemos que Frodo jamais iria cumprir a missão, mas não podia ser diferente. O mesmo deve acontecer no filme. Acho que quem acompanhar a trilogia toda (e lembrar!) vai entender isso.


Ha...uma coisa que reparei agora: vc não leu a minha mensagem!! Ou então não entendeu, não quis entender ou nem se esforçou pra isso!! Que pena!! :(
 
[quote="Skylink]Interessante, o Bormir é um dos meus heróis preferidos. [/quote]
ele morreu de primeira nem citei ele por isso, além doq qd o frodo fugiu nem teve tempo do grupo estar REALMENTE separado
 
Ha...uma coisa que reparei agora: vc não leu a minha mensagem!! Ou então não entendeu, não quis entender ou nem se esforçou pra isso!! Que pena!!

:eek:

Hã? Como? :?

Talvez o mesmo tenha acontecido com você, então vamos por parte. É bom que eu complemento algumas coisas.

Eu acho que o fato de Frodo não ter terminado sua missão incomodou muita gente!!


Uma alusão ao contrário do que acontece com Frodo, acho que sim, que Frodo não ser o herói como muitos queriam incomodou muita gente e muitos filmes foram feitos baseados nisso, só que nos finais o herói sempre vence encontrando forças sabe Deus de onde!! Portanto o final original de SDA em RdR incomodará pessoas que estão acostumadas com isso, muitos pensam que Frodo está fraquinho, frágil, mas que no final uma força vinda das entranhas do hobbit o fará enfrentar tudo e todos e vencer o poder do anel, onde muitos sucumbiram!! Estou falando do filme, mas o mesmo aconteceu com muita gente que se dispôs a ler a trilogia! Alguém teve coragem de dizer que ficou decepcionado?? Não!! Com certeza as pessoas que ficaram não estão por aqui, e não participam de fóruns que tratam da obra do mestre, pois não quiseram, não conseguiram ou nem tentaram entender a mensagem de Tolkien e consequentemente isso não passou a fazer parte da sua vida, ao contrário do que aconteceu comigo e muita gente!!!!

Sinceramente, eu não conheço ninguem (e conheço bastante gente que leu os livro) que tenha se incomodado com essa parte. Conheço sim, pessoas que se incomodaram com o final (cap. Portos Cinzentos) mas não com o fato de que Frodo não tenha jogado o anel na Montanha da Perdição. Muito pelo contrário, o fato de surpreender é que agrada grande parte das pessoas que eu conheço.

Acontece que da forma que você fala parece que Tolkien ao escrever o cap. A Montanha da Perdição estava preocupado em surpreender o leitor ou de destinguir Frodo de outros heróis. Eu já acho que não. Tolkien apenas queria na hora que houvesse coerencia com a própria natureza que ele descreve do anel durante o livro todo. Poderia ser qualquer um... que todos teriam a mesma falha. Mas aí você fala, ele poderia ter se apegado a cliches. Sim, também acho, mas você acha que se ele tivesse soluções simplistas, Tolkien conseguiria ter escrito metade do livro que ele escreveu, com a densidade que tem? :wink:

E PJ, nesse caso, vai pelo mesmo caminho. Não é atoa que ele tanto ressaltou a influencia do anel no filme. Ressaltou até demais, fazendo Aragorn com medo de sucumbir a vontade do Anel, ou até mesmo Faramir ameaçar Frodo. E não acredito também que vá decepcionar.

A verdade é a seguinte: Essa obra talvez fique imortalizada por justamente chegar tão perto da realidade, e, ao invés de nos levar por alguns minutos a um mundo de fantasia, faz justamente o contrário, passamos a incorporar a fantasia dentro de nós! Nós consumimos toda a Terra-média trecho por trecho da jornada, fala por fala de cada um, porque poderia ser um de nós e como reagiríamos naquelas horas! P
Procuramos coerencia, simplicidade e principalmente humanidade nessa obra..., e encontramos!!

Sim, concordo que a forma como Tolkien descreve seu mundo de fantasia é bem aplicável ao nosso mundo, e que podemos espelhar nossa realidade na TM. Isso realmente é uma das coisas que eu mais gosto no Tolkien. :D

Frodo não falhou... ele só foi tão humano quanto cada um de nós...., só que nobre, forte e de caráter!!

Ele foi tão humano quanto a maioria dos personagens de toda história. Na mesma situação, poderia ser Gandalf, Sam, Aragorn, Galadriel etc que teria a mesma falha. Gandalf é um dos bons exemplos do quanto Tolkien ressaltava que seus personagens não eram seres tão fantásticos. Era fácil ver no cinema gente reclamando: por que esse mago não faz magia? Por que não solta uma bola de fogo?

Mas pelo visto dá pra ver que você é realmente fã de Frodo. Ele é seu personagem favorito? :o?: E eu sou suspeita pra falar... nunca gostei muito dele. :disgusti:

Eu só citei estórinhas baseadas onde o garoto frágil vence no final.

Você acha isso da História Sem Fim? 8O

Então leia o livro, ou veja o 1o filme. O livro é todo metalinguístico, e se você for ver o 1o filme, que até que é bem fiel ao original, verá que é uma homenagem a literatura. :wink:
 
Sinceramente, eu não conheço ninguem (e conheço bastante gente que leu os livro) que tenha se incomodado com essa parte. Conheço sim, pessoas que se incomodaram com o final (cap. Portos Cinzentos) mas não com o fato de que Frodo não tenha jogado o anel na Montanha da Perdição. Muito pelo contrário, o fato de surpreender é que agrada grande parte das pessoas que eu conheço.

Acontece que da forma que você fala parece que Tolkien ao escrever o cap. A Montanha da Perdição estava preocupado em surpreender o leitor ou de destinguir Frodo de outros heróis. Eu já acho que não. Tolkien apenas queria na hora que houvesse coerencia com a própria natureza que ele descreve do anel durante o livro todo. Poderia ser qualquer um... que todos teriam a mesma falha. Mas aí você fala, ele poderia ter se apegado a cliches. Sim, também acho, mas você acha que se ele tivesse soluções simplistas, Tolkien conseguiria ter escrito metade do livro que ele escreveu, com a densidade que tem?

E PJ, nesse caso, vai pelo mesmo caminho. Não é atoa que ele tanto ressaltou a influencia do anel no filme. Ressaltou até demais, fazendo Aragorn com medo de sucumbir a vontade do Anel, ou até mesmo Faramir ameaçar Frodo. E não acredito também que vá decepcionar.

OK!!

Sim, concordo que a forma como Tolkien descreve seu mundo de fantasia é bem aplicável ao nosso mundo, e que podemos espelhar nossa realidade na TM. Isso realmente é uma das coisas que eu mais gosto no Tolkien.

OK!!

Ele foi tão humano quanto a maioria dos personagens de toda história. Na mesma situação, poderia ser Gandalf, Sam, Aragorn, Galadriel etc que teria a mesma falha. Gandalf é um dos bons exemplos do quanto Tolkien ressaltava que seus personagens não eram seres tão fantásticos. Era fácil ver no cinema gente reclamando: por que esse mago não faz magia? Por que não solta uma bola de fogo?

Mas pelo visto dá pra ver que você é realmente fã de Frodo. Ele é seu personagem favorito? E eu sou suspeita pra falar... nunca gostei muito dele.

Não...!! Gosto de Aragorn!!

Você acha isso da História Sem Fim?

Então leia o livro, ou veja o 1o filme. O livro é todo metalinguístico, e se você for ver o 1o filme, que até que é bem fiel ao original, verá que é uma homenagem a literatura.


Acho!! E não vou ler o livro!!
 
Ow Gil Galad lê o livro!! É bem legal...e eu acho que no livro o Bastian não foi tão clichê...ele quase foi parar numa cidade de loucos por quase sucumbir ao poder que o Aurin poderia lhe dar, e não venceu ngm nem coisa nenhuma.
Mas como esse forum é de SdA, deixa eu falar do Frodo

Aiae...eu sou suspeita pra falar dele...eu adoro ele, puxo a sardinha dele sempre q dá...
Mas vamos lá. Eu acho que o Frodo falhou coisa nenhuma. Acho até que mais ngm faria igual a ele. A Galadriel que era a Galadriel ficou quase que enfeitiçada qdo viu o Um, e isso só de ver, imagine se tocasse ou o possuisse por mto tempo.
Já o Frodo agüentou até onde não dava meeeeeesssmmmooo!!! E não só por ser uma pessoa comum: nenhuma pessoa comum, ordinária no sentido pleno da palavra, resistiria ao poder do Um Anel por tanto tempo. Na verdade, dentro dos limites dele, ele foi uma pessoa fantástica, mto mais que um simples hobbit.
O Sam foi outro que fez um monte, mas que por possuir o anel por algum tempo (um dia) já teve a mente povoada de desejos de usá-lo. E entregou o Um ao Frodo com um certo receio e cobiça, mesmo sentindo todo aquele amor que sentia pelo Frodo!!! Isso é pra provar que o Um não poderia ser jogado por alguém, de livre e espontânea vontade, dentro da Fenda da Perdição. Nem por esses estereotipados! :lol:
E herói estereotipado é um saco!! Eu AMO o Frodo justamente pke ele é o contrário desses manés americanos.
 
E entregou o Um ao Frodo com um certo receio e cobiça, mesmo sentindo todo aquele amor que sentia pelo Frodo!!! Isso é pra provar que o Um não poderia ser jogado por alguém, de livre e espontânea vontade, dentro da Fenda da Perdição. Nem por esses estereotipados!
E herói estereotipado é um saco!! Eu AMO o Frodo justamente pke ele é o contrário desses manés americanos.

hehehe verdade, ô povinho que curte criar esses modelinhos banais! AUHUHAuhA :lol: :lol:

o Frodo era um bosta, hehehe ele só era grande no termo da coragem e determinação!
mas no resto... :disgusti:
prefiro bem mais o Sam hehehe :mrgreen: :twisted:
mas acho que Frodo não falhow nem um pouco na missão, pelo contrário, ele foi até bem d+!!! :)

o Anel não poderia ser jogado por livre e espontânea vontade na montanha da perdição por NINGUEM! nem por um maiar poderoso como Gandalf!
mas será que os valar poderiam jogá-lo facilmente?? :o?: :o?: :o?:
eu acho que sim, hehehe valar é valar! não seria levado e nem "domado" pelo poder maligno do anel :| :roll: :mrgreen:
 
Penso que Frodo nao falhou como heroi. Para mim o heroi e aquele que faz o que tem que fazer quando o tem que fazer. Em Valfenda (em Portugal nos chamamos Rivendell e n Valfenda) no concelho de Elrond Frodo percebe que o seu destino e levar o anel e aceita leva-lo. Ma ao heroi n se pode pedir mais do que ele consgue, Frodo faz tudo ao seu alcance para conseguir destruir o anel mas n caonsegue. Mas para mim o grande heroi do livro e Sam, pq e ele que sustenta Frodo no caminho, é a sua fidelidade a Frodo que salva a Terra Media, e a sua peiedade com Gollum que permite que o anel seja destruido. Sim Frodo e um heroi mas para mim o grande heroi e Sam.

P.S.: Este e o meu primeiro post aqui no forum. Eu sou um fã do Senhor dos Aneis. Vivo em Portugal e ja algum tempo que sigo este site mas so agora tive vontade de participara no forum.
 
Swanhild disse:
A questão do Gil-Galad talvez fique melhor nos filmes mesmo, mas aqui, dá para discutir isso com relação aos livros. No caso dessa passagem, bem, eu gosto de surpresas num livro, e a maneira como o Anel foi destruído foi uma das mais agradáveis. Não fiquei nem um pouco decepcionada. Seria talvez mais... normal, esperado, se Frodo tivesse simplesmente jogado o Anel lá.
concordo plenamente
Frustrante seria se ele tivesse jogado o anel na fenda, e se conçagrasse "o todo poderoso que resiste as vontades do anes"
se nem o Gandalf se atreveu a combater o anel pq o frodo teria que resistir.
e tmb acho que o frodo nao eh o foco principal no livro ( no filme ele pode ate ser) o foco principal na minha opiniao eh o poder do anel sobre um mundo inteiro!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo