1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Frodo falhou como herói??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gil-galad Æ, 17 Abr 2003.

  1. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    "Eu não penso que o de Frodo foi um fracasso moral. Na última hora a pressão do Anel alcançou seu máximo - impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, especialmente depois de tão longa possessão, meses de crescente tormento, e já faminto e exausto. Frodo tinha feito o que ele pôde e se esgotou completamente (como um instrumento da Providência) e tinha criado uma situação na qual o objetivo de sua missão poderia ser alcançado. Sua humildade (com a qual ele começou) e seus sofrimentos foram recompensados justamente pelo honra mais alta; e o seu exercício de paciência e piedade para com Gollum ganhou sua Misericórdia: seu fracasso foi reparado."

    "Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - trecho da tradução da carta 246."


    Em muitas estórias e histórias sempre esperamos que o herói vença, conquiste e nos mostre tudo o que um herói é capaz de fazer! Na obra de Tolkien fica claro não existir esse herói, pois todos o são de uma certa forma! Mas não podemos negar que a figura central é e sempre será Frodo, mas ele falhou como herói... e aí?? O que acham que a obra do mestre quis mostrar com isso, ou vocês acham que Frodo não falhou, como está escrito na frase acima?? De uma certa forma isso causou alguma frustação nos leitores??
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Acho que não. Na verdade, pra mim, o trecho do Senhor dos Anéis que trata exclusivamente sobre a jornada do Frodo e do Sam a Mordor não é uma história de heróis. É uma história sobre duas pessoas comuns, como eu e tu, que são incumbidos de realizar algo que está muito além de suas capacidades. Levar o Anel até as Sammath Naur foi um feito que extrapolou em muito as forças (físicas e psicológicas) do Frodo. Ele cedeu porque ele é uma pessoa normal, que foi exposta ao seu limite máximo. O Anel se aproveitou da fraqueza do Frodo no final da jornada e o seduziu de uma forma deseperadora, pois ele estava na iminência de ser destruído.

    Se Frodo falhou como herói? Não, porque ele não era um herói quando iniciou a jornada. Ele se tornou um quando retornou, mesmo que as coisas tenham acabado da maneira como acabaram.
     
  3. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Pra mim Frodo não falhou como um herói já que inpependente de ele ter sido tentado ou não no final, como o texto diz, ele criou a situação necessária na qual o objetivo de sua missão poderia ser alcançado. O fato dele ter cedido ao poder do Anel foi reparado pela sabedoria demonstrada por ele ao manter Gollum por perto.
     
  4. muäh

    muäh Usuário

    acho que Frodo não falhou como herói...

    Ele carregou o fardo pesado durante toda a história, algo que nem todos conseguiriam fazer, conseguiu superar muitas tentações... no fim não foi ele que jogou o anel, mas isso não significa que ele tenha falhado... afinal se não fosse ele, talvez o anel nem sequer tivesse chegado em Mordor...
     
  5. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Como herói ele não falhou, ele resistiu por muito tempo e criou o meio de destruir o anel. Ele falhou na tarefa a qual foi incumbido. Jogar o anel nas fendas da perdição.
     
  6. †Mæglin†

    †Mæglin† Usuário

    acho o frodo um heroi meio tosco mas não acho q ele falhou não, concordo com o Skylink ele soh flhou na missão
     
  7. como heroi ele falhou, porem como hobbit ele conseguiu realizar sua missão, apesar de ter uma ajuda do gollum, mas soh de ter chegado a Ordruim com o pensamento de morrer ali depois de destruir o anel, jah o torna louvavel...alem do mais, talvez na hora em q ele ia jogar o anel Sauron, finalmente, percebeu q o anel estava ali e ai colocou todo seu poder concentrado em frodo...
     
  8. Goba

    Goba luszt

    Tolkien, como citado por Gil-Galad Rei Élfico, fugiu de clichês ao criar mais pessoas as quais cada uma era considerada herói por feitos separados. E declaremos que mesmo classificado como romance na literatura, pra quem se aprofunda mais, podemos chamar O Senhor dos Anéis de novela. Ele gira em torno de muito, mostra muito e ocorre muito. É extremamente realista dentro da lógica tolkeniana e em parte da nossa. Porém, afirmar que Frodo falhou como um herói?! É errôneo.

    É errônea tal afirmação pois ele resistiu a muito, lutou contra muito, chorou perante à muito e sorrio perante à muito. No momento final ele falhou em um simples ato e assim foi salvo por Gollum. Mas enfim ele foi um herói por já ter conseguido carregar o Anel até Orodruim. Isso já é um feio gigante! Não, Frodo não falhou como herói. E, bem, é isso! :mrgreen:
     
  9. Carcharoth

    Carcharoth Usuário

    Resumo ói ói ói... Frodo eh nosso Herói! hhaaha

    Ah... quer dizer que como Hobbit ele eh um sucesso?hhaha
    Achei que pastasse ter uma barriguinha, fumar cachimbo e ter o pé peludo pra ter sucesso como hobbit... mas vejo que me enganei.... :mrgreen:

    Concordo com Tolkien quando ele caracteriza o herói por ser aquele que luta atéo fim de suas forças, que vai até o limite. Não importa que limite eh esse.

    Mesmo que o anel não tivesse sido destruído e tivesse dado uma grande merda, ainda assim Frodo teria sido um herói.
     
  10. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Frodo não era nem pretendia ser um herói. Mas foi, pelas provas de superação. Se no final se deixou levar pelo anel, muitos antes dele o fizeram, e muitos outros, dentre os mais poderosos da Terra Média, não ousaram tocá-lo nem chegariam tão perto do Monte Orodruim sem relutar e voltar atrás. :mrgreen:
     
  11. Swanhild

    Swanhild Usuário

    O mais importante é que a tarefa de Frodo era impossível desde o começo, e o livro mostra isso logo no começo quando Frodo não consegue jogar o Anel no fogo inofensivo da lareira em Bag End. Era impossível alguém pegar o Anel e jogá-lo dentro das Fendas da Maldição de livre e espontânea vontade. O máximo que se podia esperar de Frodo era que ele tivesse força de vontade para chegar com o Anel até onde ele podia ser destruído. Então nem mesmo o fato de ele não ter conseguido jogar o Anel fora ele mesmo é uma falha nele.
     
  12. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    Ora... essa história de heróis e talz, foi uma cois q diferenciou Muito a magnifica obra q o tolkien escreveu, pois o Frodo não era aquele destemido e fortão, ele era (como o Sky bem disse e todos sabemos) uma pessoa comum, se não fosse por isso ele seria mais um hobbit, assim como o Sam. Claro q o Frodo não foi o único herói da historia, e ao meu ver todos da Sociedade foram e a figura do Frodo não foi a central justo pq Tolkien quis mosttrar o q acontecia ali perto, e lançava a atenção para Pippin, Merry, Aragorn e Gandalf.

    Agora, se Frodo falhou como herói? não! Ele fez muito mais do que pediram, se ofereceu rpa continuar e pá e tal ehheheh Acredito que nenhuma outra pessoa na TM conseguiria fazer o q ele fez, e o Gollum apenas deu um empurrãozinho (o q o torna um membro importante da historia)
     
  13. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Interessante, o Bormir é um dos meus heróis preferidos. :lily:
     
  14. The Man T.

    The Man T. Usuário

    Pra discutir esse assunto temos q ter uma ideia exata de heroi... Se eh um cara forte, inteligente e q detona o mal, axo q Aragorn eh a personificaçao dessa figura.
    Eu pessoalmente considero Frodo e Aragorn os dois personagens centrais da historia, cada um em um canto.
    Frodo, obviamente, eh bem diferente de Aragorn. Mas a missao dele ele desempenhou mto bem, fez td ao seu alcance, lidou mto bem com uma criatura desprezivel como Gollum e se falhou na hora H a culpa nao eh dele, e sim do anel.
     
  15. Pearl

    Pearl Usuário

    Como já foi dito, Frodo não tinha como cumprir a missão.

    Realmente é legal no Sda que não haja um personagem central, como no caso do Hobbit. E sim a situação é central. O desfecho da 3a Era. O ponto final de várias estórias que o Tolkien tinha escrito, e em cada uma tem um personagem principal.
     
  16. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Vc´s acham que o publico em geral, que assistiu os filmes e não conhecem a obra de Tolkien e portanto, não imaginam o final (eles vivem me perguntando) ficarão frustados com a fato de Frodo não terminar a missão?? E sim, por uma obra do destino o próprio Gollun salvar a Terra-média?? Como isso repercutirá no grande público??
     
  17. O Menestrel de Mordor diz:
    Pra mim, quem realmente levou o anel ateh Mordor foi Samwise Gamgi
     
  18. The Man T.

    The Man T. Usuário

    A ajuda de SAm com certeza foi fudamental a Frodo, e ele provavelmente nao faria pior se estivesse com o anel. Acontecesse q o poder do Anel em Mordor era tao grande q tvz ate msm Elrond sucumbisse a ele se estivesse carregando-o desde o começo da jornada.
    Se os hobbits pudessem ter dividido a carga durante a jornada, tvz ateh tivessem melhorado a situaçao...
     
  19. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    Gil, fiquei superfeliz com esse tópico. Já defendi Frodo tantas vezes po aqui, é bom ver q muitas pessoas pensam o mesmo. Pra mim , ele e Aragorn são sim os dois grandes heróis da história, Frodo o herói atípico e Aragorn , aquele q tem tudo q se espera de um herói. Desde quando Frodo pegou para si a tarefa de levar o anel do Condado, para protege-lo ( o Condado) , apesar de saber de suas limitações , para mim , aí ele já mostrou seu carater de herói, e acho q foi o q mais sofreu em toda esta jornada, tanto física (punhalada, lança) como mentalmente tendo q lutar contra o poder do anel durante toda jornada. Claro q naum esperava por aquele fim, mas talvez a maior graça esteja aí.O q mais em fascina em um livro é como o escritor já tem tudo na cabeça desde o começo do livro, mesmo q enorme como SDA, como os detalhes fazem sentido no fim de tudo, o q me deu deu a idéia para um tópico, vou yentar abri, se não pegar eu jogo por qui mesmo.


    Acho q vc deve levar esta questão para filme.
     
  20. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Levei!! hehehehehe!! :wink:
     

Compartilhar