• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo empresta seu nome a gene da visão

Gildor

Usuário
Por Imrahil

Até que há vantagens de se ter um repórter de ciência neste site, sabe? ;-] É que a revista científica 'Nature Cell Biology' publicou um interessante artigo no qual foi identificado o gene que controla a formação do nervo óptico e dos olhos em sapos e, provavelmente, nos outros vertebrados. E adivinhe só o nome do gene? Isso mesmo, Frodo!

Os pesquisadores resolveram batizá-lo assim porque, embora pequeno e aparentemente insignificante, o trecho de DNA faz uma baita diferença no organismo - exatamente como o herói de 'O Senhor dos Anéis'.
 
8O Estranho e interessante...

é bom saber que os personagens de SdA estão sendo reconhecidos e “homenageados” em todo o mundo :wink:

Uma pergunta bem idiota... se provar que todos os vertebrados possuem esse mesmo gene, significa que eu tenho dois Frodos??? (eu falei que a pergunta era idiota...)
 
Eu fico imaginando daqui há alguns anos, nos livros de nível superior ou memso nos diáticos, de colégio, alguém lendo sobre o gene Frodo com aquela notinha de rodapé: "Nome dado em homenagem ao personagem da obra 'O Senhor dos Anéis', de J.R.R.Tolkien, que mesmo pequeno eaparentemente insignificante, foi fundamental para o final da história.", ou algo assim.
 
Frodo empresta seu nome ao gene da visão

Gostei dessa homenagem, ficou bem legal.
Se eu já gosto dessa historia de gene, agora gosto + ainda.
Será q eu vou ter algum livro didático, alguma enciclopédia ou qualquer livro q envolva ciência falando sobre o gene Frodo, como o cara disse acima? Eu iria adorar :wink:
Espero q todos os vertebrados tenham o gene Frodo e se tiver eu ñ vou + falar "meus olhos" e sim "meus Frodos"(falei merda) :D

Laís :wink:
 
Qdo eu vi o título da meteria, pensei q o nome fosse porque a visão dele mudava qdo ele punha o anel. Viajei, neh? 8)

Bem legal isso. Qto mais divulgação, melhor.
 
8O Legal... é bom saber que SdA é lembrado e homenageado... (eu sei que tô copiando o post de outra pessoa, mas tudo bem)
 
Prime Nazgûl disse:
Qdo eu vi o título da meteria, pensei q o nome fosse porque a visão dele mudava qdo ele punha o anel. Viajei, neh? 8)

Eu pensei exatamente a mesma coisa! e fikei aki rindo sozinha, hehe.
quer dizer: depois d ter desfeito minha cara d ponto d interrogaçao...
 
Isil disse:
8O Estranho e interessante...

é bom saber que os personagens de SdA estão sendo reconhecidos e “homenageados” em todo o mundo :wink:

Uma pergunta bem idiota... se provar que todos os vertebrados possuem esse mesmo gene, significa que eu tenho dois Frodos??? (eu falei que a pergunta era idiota...)

nao, vc tem um frodo em cada celula do seu corpo
 
***Reflexão***

Já param pra pensar se esse nome foi dado como uma homenagem mesmo do filme, ou o nome frodo tem algum significado científico na linguagem atual da medicina? (estou na onda viajante tb...hjehehe)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo